APOL4
3 pág.

APOL4

Disciplina:Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações131 materiais70 seguidores
Pré-visualização1 página
Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Os grupos de funcionários da mesma área, que se encontram com frequência semanal ou mensal a fim de discutir e recomendar soluções para os problemas de trabalho, constituem as(os):
	
	A
	equipes de trabalho.

	
	B
	equipes de solução de problemas.

	
	C
	grupos gerenciais.

	
	D
	círculos de qualidade.

	
	E
	grupos de trabalho

Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Após a Revolução Industrial, o mundo econômico passou a se estruturar sob a forma de empresas. Estas, por sua vez, necessitaram de novas formas de administração, o que veio sendo aperfeiçoado ao longo dos séculos. No século XX esta evolução caracterizou-se por criar modelos de gestão. Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda relacionando os modelos de gestão e suas características.
 
	1
	 Gestão holística. 
	(   )    Modelo horizontal de administração.

	2
	Gestão participativa.
	(   )    Qualidade total.

	3
	Gestão clássica.  
	(   )    Capital humano.

	4
	Gestão do conhecimento. 
	(   )    Planejamento estratégico.

	5
	Gestão japonesa.
	(   )    Produção em massa.

 Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
	
	A
	4, 5, 1, 3, 2

	
	B
	3, 5, 2, 1, 4

	
	C
	2, 5, 1, 4, 3

	
	D
	5, 4, 3, 2, 1

	
	E
	2, 1, 4, 5, 3

Questão 3/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Dentre as vantagens para a instituição, destaca-se o comprometimento dos funcionários, que é alcançado com uma gestão mais participativa. Sobre a Administração Participativa, considere:
I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.

II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.
III. O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de gestão articulado e considerado legítimo para toda a organização.

IV. Esse modelo exige flexibilidade da alta administração para permitir acesso às informações necessárias para que se possa tomar a decisão mais adequada possível.
Está correto o que se afirma APENAS em:
	
	A
	II, III e IV.

	
	B
	I e II.

	
	C
	I, II e IV.

	
	D
	I e IV.

	
	E
	II e IV.

Questão 4/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO/IBGE/2014) Geralmente os autores neoclássicos da administração dedicam um ou mais capítulos de seus trabalhos à questão do grau de descentralização administrativa de uma organização.
Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas:
	
	A
	As decisões, por um lado, são tomadas mais lentamente pelos executores da ação, mas, por outro lado, pode haver falta de informação e de coordenação entre os departamentos envolvidos.

	
	B
	A pequena participação no processo decisório promove baixa motivação entre os administradores médios e risco da subojetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresariais.

	
	C
	Um clima de competitividade negativa se forma dentro da organização, já que as pessoas se comparam e são avaliadas com base em resultados, e o controle e tratamento uniformizado de problemas são difíceis.

	
	D
	 A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

Questão 5/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Com relação aos Círculos da Qualidade, assinale Certo ou Errado para as seguintes questões:
(    ) A imposição da direção para que os círculos de qualidade sejam formados é um fator positivo para o sucesso da iniciativa.
(     ) Objetivos de trabalho claramente definidos e focados em situações reais de trabalho tornam os resultados dos círculos de qualidade mais eficazes.
(     ) Embora seja uma das característica dos círculos de qualidade, a lealdade entre os membros da equipe não é um aspecto relevante para o sucesso de uma equipe de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	C, C, C

	
	B
	C, E, C

	
	C
	E, E, C

	
	D
	E, C, E

	
	E
	E, E, E

Questão 1/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
O envolvimento do funcionário pode ser definido como um processo participativo que utiliza a competência total dos funcionários e se destina a encorajar o maior comprometimento com o sucesso da organização. É envolver os trabalhadores nas decisões que os afetam e aumentar sua autonomia e controle sobre sua vida profissional, assim se tornarão mais motivados, mais comprometidos com a organização, mais produtivos e mais satisfeitos com seus trabalhos. O programa de envolvimento do funcionário onde os subordinados compartilham um grau significativo de poder de tomada de decisão com seus superiores imediatos é do tipo?
	
	A
	Participação Representativa

	
	B
	Círculos de Qualidade

	
	C
	Administração Participativa

	
	D
	Planos de Participação Acionária

	
	E
	Gestão de Qualidade Total

Questão 2/5 - Modelos Contemporâneos de Gestão
Em relação à prática da gestão participativa.

I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.

II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.

IV. Na gestão participativa, o grau de participação torna-se o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.

V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
	
	A
	Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

	
	B
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

	
	C
	Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.

	
	D
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

	
	E
	Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.

Questão 5/5 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização, quando, por exemplo:
	
	A
	A capacidade dos gerentes está equilibrada com a carga de trabalho

	
	B
	Os processos informatizados estão em reformulação

	
	C
	A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa

	
	D
	A contratação de pessoal está além da capacidade de treinamento da empresa