Buscar

Avaliação On Line 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On Line 3
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
Com o advento da Idade Média surge a igreja cristã, que concebia o homem como imagem e semelhança de Deus. Essa crença não aceitava que crianças “imperfeitas” pudessem ser filhos do criador e, por consequência, eram tidas à margem da raça humana por serem consideradas imorais ou pecadoras. Crianças com má formação eram isoladas, menosprezadas e estigmatizadas, chamadas de doentes, loucas e sem possibilidade de conviver com as demais. Influenciados pelo Cristianismo, alguns feudais criaram e mantiveram casas de abrigo onde era ofertada assistência humanitária aos desfavorecidos. Com base na afirmação acima, produza um texto, entre 10 e 15 linhas, comparando o modo como a deficiência era compreendida na Idade Média e como é compreendida nos dias atuais.
 
Questão B
Gabriela tem oito anos de idade e está no 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola organizada por ciclos de aprendizagem (com progressão automática). É uma criança muito afetuosa, sempre pontual e assídua na escola. A família é participativa e interessada pelo processo de escolarização da filha, mas, apesar de todos os aspectos favoráveis a aprendizagem, Gabriela ainda não está alfabetizada. Mesmo demonstrando enorme força de vontade, ainda não consegue ler frases ou pequenos textos. Em suas tentativas de escrita, inverte letras e palavras, escreve de forma desordenada, ora com letras muito pequenas, ora com letras grandes demais. Após ser encaminhada pela escola para uma avaliação psicoeducacional, foi constatado que Gabriela tem “Dislexia Visual”. O que a escola deve fazer para auxiliá-la? Comente entre 10 e 15 linhas.
Questão A
Os estudos sobre o direito das pessoas com deficiência não estão dissociados dos fatos históricos, reveladores que são da evolução da sociedade e da consequente edição de suas leis. As crianças na Idade Média, eram tratadas com total desprezo e descaso, fruto de pré-julgamentos baseados em orientações religiosas, levando ao preconceito e a discriminação. Todavia, em nossa sociedade, com o advento dos direitos humanos, conscientização e respeito pelas diferenças, as crianças com deficiências apresentam uma maior assistência e leis que garantem seus direitos, seja no âmbito social, político ou educacional.
 
 Questão B
A criança disléxica deve frequentar a escola regular. É importante que a equipe escolar conheça os aspectos característicos da dislexia, o funcionamento leitor do disléxico estando pronta e disponível para atender estas necessidades especiais.
O professor deverá orientar e instruir o aluno, dando dicas simples e específicas de como executar determinado exercício, certificar-se que ele entendeu as instruções dadas (se forem escritas, verificar se o aluno consegue ler e compreender o enunciado, caso seja negativo o professor deverá ler para ele). Não permitir que os colegas o humilhem ou rejeitem por conta de suas dificuldades, evitar pedir ao aluno que leia em voz alta, valorizar suas conquistas, apoiando e favorecendo sempre que possível estratégias lúdicas que auxiliem sua aprendizagem, além de utilizar recursos audiovisuais (computador, jogos, gravador, principalmente imagens).

Outros materiais