Buscar

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201706333697)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Existe uma relação entre clima e cultura organizacional. Apesar de se tratar de conceitos distintos, eles são complementares.
Sobre esse assunto analise as afirmações a seguir:
I - Como o clima organizacional é mais estável que a cultura de uma empresa, ele é  afetado apenas pelos acontecimentos do passado e, portanto, mais difícil de ser modificado.
II - Por conter aspectos difíceis de mudar, a cultura é mais profunda e duradoura em termos de normas, valores e crenças, visto que ela é composta pela história da organização e demora certo tempo para ser consolidada e definida.
III - A cultura pode ser compreendida como um aspecto relacionado ao presente, mais fácil de ser alterado e adaptado, e, por isso, mais flexível.
IV - O clima refere-se ao estado de ânimo dos funcionários de uma empresa num dado momento, sendo um fenômeno temporal.
V - Aspectos relacionados à qualidade da relação entre líderes e subordinados e políticas de RH são pouco relevantes no clima organizacional.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
		
	
	I e II.
	
	III e IV.
	
	IV e V.
	 
	II e IV.
	
	II e III.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706333572)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São técnicas de monitoramento do clima organizacional e possibilitam recolher indícios de sua qualidade: a) avaliação de potencial e ombudsman. b) ombudsman e avaliação psicológica. c) café da manhã com o presidente e ombudsman. d) ombudsman e canal direto com o RH.
		
	
	As alternativas a e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas b e c são corretas.
	 
	As alternativas c e d são corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706333666)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É sabido que há diversas técnicas adotadas para avaliar e monitorar o clima nas organizações. Nesse sentido, ao afirmarmos que é a técnica mais demorada, a mais dispendiosa, requer pessoas tecnicamente habilitadas, sua principal vantagem é que ela permite ao respondente esclarecer suas dúvidas, estamos nos referindo à técnica:
		
	
	Coaching
	
	Nenhuma das respostas
	
	Observação direta
	
	Questionário
	 
	Entrevista
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201706333669)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cultura e Clima Organizacional andam juntos. Enquanto Cultura Organizacional é o conjunto de crenças, valores, costumes, rituais, mitos, tabus, sentimentos e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização, o Clima Organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação ou insatisfação dos membros de uma empresa, num dado momento. Veja as afirmativas que seguem: I) Valores: representam a importância que as organizações dão a determinadas coisas, como, por exemplo, certos comportamentos ou posicionamentos. II) Mitos: geralmente focalizam questões que não são bem-vistas pela organização. III) O clima está para as organizações, assim como a personalidade está para as pessoas; define o modo de ser de uma organização. IV) Tabus: geralmente utilizadas para reforçar certas crenças organizacionais. Analisadas as afirmativas, assinale a opção correta:
		
	 
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	
	As afirmativas I, III e IV são falsas.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201706333745)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Revista Você RH de jun/jul 2014 na seção Lugares Incríveis relata sobre uma empresa de digitalização de arquivos, a Acesso Digital, que tem como umas das estratégias para manter um clima organizacional agradável disponibilizar recursos para que cada novo funcionário personalize sua mesa de trabalho. A ideia é que ao dar seu toque pessoal a sua estação de trabalho, esta lhe pareça como a extensão da sua própria casa. Este relato está diretamente relacionado
		
	
	Ao clima e a relação estabelecida com a cultura organizacional
	
	Ao desempenho das demais áreas da organização
	 
	Ao impacto do clima organizacional sobre a qualidade dos serviços prestados ou produtos oferecidos
	
	A avaliação de desempenho
	
	A utilização eficiente de todos os recursos organizacionais

Continue navegando