Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
Psicologia Institucional

Pré-visualização | Página 8 de 16

ser melhores na sociedade.
	
Explicação:
A escola e a família em parceria é fundamental para a formação do aluno, e não se trata apenas da escola  formar o caráter do indivíduo e nem a família apenas determinar aqueles que serão produtivos para a sociedade.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A relação família x escola é de fundamental importância na construção da identidade e autonomia da criança, uma vez que o processo educacional contribui para que a mesma adquira segurança, sentindo-se amada tanto pelos pais quanto por seus professores. Isso significa dizer que: I- cada escola, em conjunto com os pais, deve encontrar formas peculiares de relacionamento que sejam compatíveis com a realidade de pais, professores, alunos e direção, a fim de tornar este espaço físico e psicológico um fator de crescimento e de real envolvimento entre todos os segmentos. II- a escola deve estruturar-se de forma a atender da melhor maneira possível seu aluno e seus pais, utilizando de todos os meios e métodos de que possuí, formando parcerias com todos os envolvidos no processo educativo para que se cumpram seus objetivos éticos e sociais. III- a Escola deve se planejar de acordo com as características e necessidades da população atendida; por exemplo, os currículos e programas escolares devem ser elaborados, respeitando-se o repertório inicial da população, as diferenças culturais e direcionados numa perspectiva de formação do comportamento crítico. Marque a alternativa correta.
		
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
Explicação:
I- cada escola, em conjunto com os pais, deve encontrar formas peculiares de relacionamento que sejam compatíveis com a realidade de pais, professores, alunos e direção, a fim de tornar este espaço físico e psicológico um fator de crescimento e de real envolvimento entre todos os segmentos. VERDADEIRO, É FUNDAMENTAL QUE A ESCOLA LEVE EM CONSIDERAÇÃO A REALIDADE DOS EDUCANDOS, REPRESENTANDO-OS NO CURRICULO ESCOLAR, ABRINDO ESPAÇO PARA QUE TODOS OS SUJEITOS DA COMUNIDADE ESCOLAR TENHAM VOZ ATIVA, POSSAM PARTICIPAR DAS DECISÕES
II- a escola deve estruturar-se de forma a atender da melhor maneira possível seu aluno e seus pais, utilizando de todos os meios e métodos de que possuí, formando parcerias com todos os envolvidos no processo educativo para que se cumpram seus objetivos éticos e sociais. VERDADEIRO, ESCOLA E FAMÍLIA EM PARCERIA,ENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS
III- a Escola deve se planejar de acordo com as características e necessidades da população atendida; por exemplo, os currículos e programas escolares devem ser elaborados, respeitando-se o repertório inicial da população, as diferenças culturais e direcionados numa perspectiva de formação do comportamento críticoVERDADEIRO, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE O CURRICULO DISCIPLINAR E O CURRÍCULO REAL, VIVIDO.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analise a seguinte situação, levando em conta a importância da relação escola-família: Imagine que você é o Pedagogo de uma escola e uma professora diz que um aluno está apresentando um comportamento hiperativo e agressivo. O que faria diante dessa situação? Marque a alternativa correta.
		
	 
	Conversaria com a professora para saber como chegou a essa conclusão, observaria o aluno e chamaria a família para conversar e tentar entender o que está acontecendo.
	
	Chamaria o aluno para conversar e tentaria entender o que estava acontecendo com ele e caso precisasse de uma punição faria a mesma.
	
	Concordaria com a professora, pois não ficaria bem desautorizar na sua percepção e tomaria providências quanto ao aluno.
	
	Diante desse caso de hiperatividade e agressividade que são muito comuns nas escolas, não tomaria nenhuma providência por enquanto até ver se a situação se modificaria.
	
	Imediatamente suspenderia o aluno da escola, pois se está agressivo também pode por em risco outros alunos.
	
Explicação:
Concordar com a professora só para não estremecer um relacionamento entre ela e a pedagoga não é um procedimento adequado, pois é preciso ter clareza e transparência nas relações interpessoais, visando alcance de objetivos; conversar com a professora sobre como ela chegou a essa conclusão parece de bom tom; o diálogo é sempre bem-vindo e deve ser uma prática comum em ambientes de trabalho, visando, nesse caso, o bem-estar do aluno; supender o aluno sem antes conversar com os familiares não parece uma boa proposta pedagógica e também por sua vez não tomar nenhuma providência, isso seria omissão.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Para um melhor entendimento do contexto que envolve a relação família-escola, é importante que se tenha como ponto para análise a compreensão de que os processos de ensino e de aprendizagem ocorrem sob a perspectiva de três dimensões que envolvem o contexto educacional, (CANDAU, 1983):
		
	
	dimensões social, emocional e técnica.
	 
	dimensões técnica, político-social e humana.
	
	dimensões emocional, ética, técnica e social.
	
	dimensões política-social e técnica.
	
	dimensões ética, social e humana.
	
Explicação:
Dimensões técnica (CONHECIMENTO TÉCNICO, PEDAGÓGICO),  político-social (A AÇÃO NÃO E NEUTRA, É UM ATO POLÍTICO SOCIAL) e humana (LIDA COM SERES HUMANOS)
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois muita coisa mais que a uma informação mútua:este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos.Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se a uma divisão de responsabilidades [...] (PIAGET,2007,p.50) A partir dessa citação, qual das afirmativas a seguir vai ao encontro do que foi dito pelo autor:
		
	
	A família necessita que a escola tenha total responsabilidade pela educação de seus filhos, para compensar os momentos de sua ausência e permitir melhor formação para os indivíduos.
	
	As condições favoráveis à participação dos pais na escola dos filhos, apontam para um modelo de família, onde um adulto, com tempo livre e conhecimento, deve ter uma disposição especial para educar;
	
	Embora a escola ainda não sustente a posição de substituta da família na função educadora, não lhe cabe assumir uma postura de resistência e rivalidade nesta interação, pois isso se deve a uma possível incapacidade ou ignorância da família para educar.
	 
	Reconhecendo que a aprendizagem é construída a partir da interação de conhecimentos, na realidade e vivência social e familiar, as instituições, escola e família, fazem parte e dividem o processo de ensino-aprendizagem;
	
	É necessário se ter em mente que há um conflito histórico de fronteiras entre as instituições família e escola, cujas funções educativas se confundem e se sobrepõem e comprometem o processo de ensino-aprendizagem, já que a escola deve atuar desvinculadamente da família.
	
Explicação:
A resposta deve mostrar a interação entre família e escola, numa relação de troca para benefício dos filhos/alunos.
	
	CEL0378_EX_A7_201407242199_V1 
	03/09/2018 20:44:48 (Finalizada)
	Aluno(a): ELENIR MOÇO SANTOS MONGIN
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL0378 - PSICOLOGIA INSTITUCIONAL 
	201407242199
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A partir de reflexões feitas sobre questões relativas à repetência, vários autores defendem a necessidade de participação da comunidade na escola e da escola na comunidade. Isso porque: I- a relação escola-comunidade oportuniza a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho
Página1...456789101112...16