Buscar

PRINCIPAIS COMPETENCIAS GERENCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRINCIPAIS COMPETENCIAS GERENCIAIS
Você sabe quais são as principais competências gerenciais? Quais são as habilidades que um gestor precisa ter além da liderança? Pois bem, muito se fala na importância de saber liderar pessoas, entretanto, quando se é responsável por gerenciar uma empresa, é preciso desenvolver outros aspectos para oferecer à organização exatamente os resultados que ela espera.
No ambiente corporativo, quanto mais preparado um profissional é, maiores são suas chances de se desenvolver ainda mais. Digo isso porque os desafios são imensos e constantes e servem como uma espécie de escola de preparação para o futuro. Assim, conforme seus resultados, mais na frente estes gestores terão a bagagem de experiências necessárias a dar um passo adiante e alçar novos papéis de ainda mais responsabilidade na empresa.
Por isso mesmo que não basta apenas ser líder de uma equipe, é importante que mais competências gerenciais sejam desenvolvidas para que, deste modo, o gestor possa agir assertivamente, tanto ao lidar com pessoas como quando tiver que gerenciar os processos operacionais, técnicos e definir ações estratégicas.
Exemplos de Competências Gerenciais Importantes
Visão estratégica e sistêmica (de longo prazo);
Empreendedorismo empresarial;
Comunicação interpessoal assertiva;
Foco em evolução contínua (aprimoramento constante);
Inovação (Pensar fora da caixa);
Inteligência emocional e social;
Capacidade de resolver conflitos internos e externos;
Rapidez para solucionar problemas;
Atuação mais estratégica e planejada;
Habilidades multidisciplinares;
Gestão de equipes e processos;
Habilidades de comunicação e negociação;
Capacidade de agregar networking de valor;
Habilidade de gestão do tempo e das tarefas;
Resultados sempre acima da média.
Habilidades Além da Liderança
Como podemos perceber, além da liderança existem outras competências estratégicas que também se destacam quando falamos da atuação de um gerente nas empresas. Entretanto é importante ressaltar que nenhuma destas habilidades citadas acima faz sentido se o gestor não for um líder realmente.
Portanto, quando maior for o seu conjunto de conhecimentos e capacidades e, especialmente, sua maestria para transformar o que sabe em ações positivas, melhores será sua atuação na gestão de pessoas. Assim, quando a equipe de profissionais sente confiança neste líder e, considera que suas ações, ideias e discursos são realmente congruentes, todos podem caminhar na mesma direção e conquistar juntos grandes resultados.
Se você é um líder ou pretende ser, busque desenvolver ou mesmo aprimorar, de forma contínua, as competências que eu mencionei anteriormente. Liderança é uma arte em construção, acertamos, erramos, e acima de tudo, aprendemos para nos tornamos gestores sempre melhores para nós, nossos profissionais e a empresa onde empreendemos ou trabalhamos.
Lembre-se sempre disso e busque ter ao seu lado pessoas engajadas e motivadas e processos assertivos e ser o gestor que todos têm como espelho. Para isso, uma boa dica final é – busque desenvolver-se por meio do Coaching, esta fantástica metodologia de desenvolvimento humano e aceleração de resultados. Conheça a formação Leader Coach Training – LCT e seja verdadeiramente um líder com habilidades de Coaching.

Continue navegando