Buscar

Atividade de Aprendizagem 01 Educação e Diversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de Aprendizagem 01 Educação e Diversidade
Parte inferior do formulário
1)Nós estamos convencidos, portanto que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa...Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros. Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virginia que nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, homens."
Por ocasião da assinatura de um tratado de paz, nos Estados Unidos, com Índios de seis nações, os governantes mandaram uma carta para os índios para que enviassem seus jovens para serem educados nas escolas dos brancos. A carta escrita acima é a resposta à proposta dos brancos. O que podemos pensar a respeito da proposta dos brancos e da resposta indígena, em relação à educação? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A boa iniciativa dos brancos foi rejeitada pelos índios porque estes são ignorantes e preferem viver longe da civilização.
b)Ser guerreiro de nada serve hoje em dia, pois melhor seria que os índios tivessem aceito o convite.
c)Não há uma maneira única de educação. A escola nem sempre é o melhor lugar para se aprender.Alternativa assinalada
d)Podemos pensar que embora as culturas sejam diversas o aprendizado indígena é inferior a educação do branco.
e)A possibilidade dos brancos irem conviver com os índios para aprender seus costumes não serve como educação para os filhos de brancos.
2)A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade se manifesta na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compões a humanidade. Fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, a diversidade cultural é para o gênero humano, tão necessária como a diversidade biológica para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.
Assinale a afirmativa que explicita a maneira correta de se educar para a diversidade: 
Alternativas:
a)Educar para diversidade exige uma revisão dos valores e atitudes que levarão a superação das injustiças, preconceitos e estereótipos.Alternativa assinalada
b)Educar para a diversidade implica separar aqueles que fazem parte de um certo grupo hegemônico, dos diferentes.
c)Todos somos iguais na humanidade, mas devido as diferenças culturais não podemos estar juntos, nem termos a mesma educação.
d)Somos diferentes e a desigualdade é um fator inerente ao ser humano. As injustiças sempre existirão, mesmo dentro das escolas.
e)Entender a diversidade na educação é muito difícil pois nem todos compreendem o que é o preconceito.
3)As pessoas e os grupos sociais têm o direito a serem iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza, [E acrescenta:] Este é, consabidamente, um imperativo muito difícil de se atingir e manter. Não se deve contrapor igualdade à diferença. De fato, a igualdade não está oposta à diferença, e sim à desigualdade, e diferença não se opõe à igualdade, e sim à padronização, à produção em série, à uniformidade, a sempre o mesmo, a mesmice.
Baseando-se nas concepções de Boaventura em que os conceitos de igualdade e diferença não são opostos, assinale a alternativa que está relacionada com a dialética proposta pelo autor.
Alternativas:
a)Maria é mulher e tem atividades que são de mulheres, João é motorista de caminhão. Maria não vai poder dirigir caminhão porque é mulher. João tem um salário superior ao de Maria porque ele é homem.
b)Maria é igual a João, pois ambos são humanos e devem ter os mesmos direitos. Maria não pode ter um tratamento desigual a João só porque é mulher. Maria é diferente de João, porque ela é mulher e João é homem.Alternativa assinalada
c)Maria e João são diferente porque sexualmente nasceram opostos. João é homem e por isso tem melhor salário do que Maria. Maria sabe sua posição na sociedade e não discute com João.
d)Maria tem um tratamento desigual aos homens, porque ela é mulher. Mulher é mais fraca que os homens por isso não podem ter uma remuneração equitativa ao dos homens.
e)Homens e mulheres seguem uma padronização social em relação ao lugar que devem ocupar. Homens são racionais e mulheres emocionais, por isso elas não devem ocupar cargos de comando.
4) Conforme a notícia vinculada ao site da ONU Brasil, a relatora especial das Nações Unidas para o direito à moradia, Leilani Farha apresentou em seu relatório no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, no início de  março de 2016, a questão do direito à moradia.
O aumento do número de sem-teto é evidência da falha dos Estados em proteger e garantir os direitos humanos das populações mais vulneráveis, disse Farha, citando estigma social, discriminação, violência e criminalização enfrentadas por pessoas em situação de rua.
Ela culpou a persistente desigualdade, a distribuição desigual de terra e propriedades e a pobreza em escala global entre os fatores que contribuem para o aumento dos sem-teto, afirmando que o consentimento dos Estados em relação à especulação imobiliária e mercados desregulados são resultado do tratamento das moradias como uma commodity mais do que um direito humano.
Segundo as declarações de Farha, os sem tetos existem no mundo todo. Assinale a alternativa correta que mostre o significado dessa situação mundial.
Alternativas:
a)A existência dos sem tetos no países mais desenvolvidos tem a ver com o grande número de imigrantes que os governos não têm obrigação de auxiliar.
b)A existência dos sem-tetos é considerada uma questão de violação dos direitos humanos, pois essa condição de vida coloca os sujeitos à margem da sociedade negando-lhes os direitos fundamentais.Alternativa assinalada
c)Os sem-tetos ou moradores de rua são pessoas desorientadas que têm problemas para se integrarem na sociedade por isso são excluídas dela.
d)A questão da moradia está relacionada com o sucesso das pessoas. Os mais esforçados conseguirão ter sua casa própria, o que não acontece com os preguiçosos.
e)A grande quantidade de moradores de rua está gerando uma série de problemas sociais. A polícia deve tirá-los debaixo das pontes para que não arruínem a visão da cidade.

Outros materiais