Buscar

ADM. PÚBLICA UFF PÓLO N. IGUAÇÚ PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL AA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF)
Curso de Administração Pública
Disciplina: Psicologia Organizacional
Atividade Avaliativa 1:
A psicologia organizacional é um ramo da psicologia voltado para avaliação, adequação e reestruturação do sistema ambiente de trabalho - funcionário - empresa, através do incremento de ações cientificamente estudadas.
A psicologia organizacional além de se preocupar com a melhoria das instalações físicas no ambiente de trabalho, segurança, higiene e crescimento profissional dos funcionários, também tem uma função voltada para o aumento da produtividade de uma empresa, visto que, as ações desenvolvidas contribuem com a redução dos índices de acidentes de trabalho, estresse e esgotamento mental dos funcionários. Em consequência, o resultado é uma diminuição do índice de absenteísmo no trabalho.
O psicólogo organizacional deve ser um avaliador do perfil individual dos colaboradores, a fim de, detectar medidas que assegurem uma maior eficácia para a empresa.
O psicólogo deve ser observador e bom ouvinte para intermediar conflitos e flexibilizar questões que muitas vezes não chegam ao conhecimento dos ocupantes de cargos de gerenciamento numa empresa.
A teoria da motivação tem espaço e destaque na gestão do serviço público em virtude de uma série de problemas estruturais, culturais e financeiros que norteiam a história desse serviço. São falhas organizacionais que começam pela burocracia, passando pela impessoalidade, tecnicismo e mecanicidade do serviço. Esse conjunto de falhas provoca uma excessiva carga de reclamações, demonstrações de insatisfação e a desmotivação de funcionários. 
Uma das saídas para reverter esse quadro é promover a atuação do gestor público no que diz respeito ao aspecto motivacional dos funcionários, enfrentando de forma conjunta os problemas decorrentes do cotidiano das tarefas, a partir da apropriação de soluções propostas pela psicologia organizacional.
Alcançando um maior grau de motivação, esta irá ajudar na recuperação da autoestima e da capacidade de trabalho do servidor. Quando o funcionário público trabalha motivado, o seu aproveitamento é traduzido na prestação de um bom serviço à sociedade. A permanência no seu ambiente de trabalho se torna mais agradável, revelando uma satisfação e entrega profissional intensa durante o horário de trabalho.
A psicologia organizacional aliada à capacidade motivacional são os grandes responsáveis por uma gestão transformadora, onde os funcionários tenham voz, sejam respeitados em seus limites, necessidades e direitos e assim, em contrapartida deem o retorno profissional adequado e esperado no atendimento à sociedade.

Outros materiais