Buscar

Avaliação online Currículos e Programas

Prévia do material em texto

niciado em
	terça, 13 Nov 2018, 09:36
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 13 Nov 2018, 10:08
	Nota
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
A discussão central sobre currículo perpassa o processo de organização e seleção dos conteúdos trabalhados nas escolas. Discutem-se as escolhas feitas pelos professores e as concepções acerca de determinada sociedade e de como se percebe o desenvolvimento desta. Segundo Santos e Moreira (1996, p. 33), “em parte, por meio do currículo, diferentes sociedades procuram desenvolver os processos de conservação, transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados”.  Pensando na função de currículo, por que essa discussão é tão significativa?  Qual é a importância de selecionar e organizar os conteúdos curriculares na instituição educacional?  A partir do fragmento de texto acima, das  perguntas elencadas sobre  seleção e organização dos conteúdos curriculares e com base no conhecimento adquirido nessa disciplina, elabore um texto entre 10 e 15 linhas.
  
Questão B
A diretora de uma escola do interior da Bahia foi questionada a respeito de uma proposta curricular única para o seu Estado, mas ela se mostrou contrária a esta proposta, afirmando que o currículo deve se adequar a realidade de cada escola. Esta é uma preocupação demonstrada não só pela diretora, mas também por outros agentes educacionais, pois segundo esses, as propostas que devem abordar a realidade social dos alunos, buscando meios de incorporá-las ao currículo. Pensando na sua realidade social, econômica e cultural,  que propostas de atividades seriam relevantes para a construção desse currículo? Desenvolva sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.
Questão nº 1
                A padronização do ensino e o foco na qualidade do mesmo, tem sido questões muitos discutidas atualmente.                                 Quando falamos de organização no âmbito escolar essa questão nos remete a como isso tudo deve ser colocado em prática.
                Com o movimento da Escola Nova com ideias e propostas diferentes da Escola Tradicional, a educação teve que passar por uma espécie de evolução pois ambas as escolas têm sua importância para formação social dos educandos.                
A escola é a base do conhecimento, ela é responsável pela transmissão do conhecimento universal. O ser humano nasce com a sede do saber e prova disso é olharmos para as gerações passadas e vermos o quanto evoluímos tanto no ponto de vista positivo quanto negativo. A Educação deve acompanhar esse crescimento, materializando novas formas de transmitir o conhecimento. Nos dias de hoje com os efeitos da globalização o acesso a informação tem se tornado uma ferramenta muito útil na promoção da educação. Mas saber onde buscar e como utilizar essa ferramenta precisa ser adequado a realidade educacional.
De acordo com SACRISTAN (1996), "As vidas internadas nas salas de aula e os conteúdos se vinculam com o mundo exterior." O conteúdo curricular deve ser um paralelo entre o universo da sala de aula e a sociedade que aguarda o pelo seu futuro. Por isso a importância da organização dos conteúdos curriculares.
Para finalizar de acordo com Walter Garcia, Conteúdo é: "tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações.
 
 
Questão nº 2
 
Concordo de certo modo com o pensamento da diretora na questão proposta.
                 Nossa educação precisa de diretrizes que sejam pontos de referência no ensino nas escolas. Mas vivemos num país onde há muita desigualdade social, então penso que que propostas devem ser discutidas, mas também deve se usar o bom senso em analisar a realidade social dos alunos onde se pretende organizar o conteúdo curricular.
A aplicação do conteúdo pode sofre varrições dependendo da localização e o perfil social dos alunos.
Olhando para realidade social e cultural de minha cidade, acredito que oficinas profissionalizantes para jovens que estejam terminando o ensino médio e orientação profissional seriam pontos positivos no currículo, pois muitas vezes o jovem sai do Ensino médio sem saber que caminho seguir, acabando por não continuar os estudos.
Promoção da alfabetização de adultos, pois uma grande parcela das pessoas tem dificuldade em ler e escrever assim como o incentivo a leitura e o conhecimento sobre a cultura local. Acredito que estes conteúdos ajudariam na construção desse currículo.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Temos visto, na Educação Infantil, diferentes formas de se conceber a brincadeira. Uma delas diz respeito à concepção estruturalista e organicista do brincar, baseada em uma visão de natureza infantil biologicamente determinada, segundo a qual a brincadeira é vista como uma atividade natural e espontânea, originada na própria essência da criança. Partindo desse pressuposto podemos dizer que:
I.As práticas de Educação Infantil, baseadas nessa visão, encaram a brincadeira apenas como atividade recreativa, que permite que as crianças relaxem e liberem energias acumuladas.
II.Nos métodos mais tradicionais, o brincar pode ser considerado como um obstáculo para a aprendizagem, pois as oportunidades de brincar se limitam à hora do recreio e, quando possível, nos momentos de chegada e saída da instituição.
III.Uma outra tendência é a utilização da brincadeira como instrumento didático. O brincar é concebido como preparação para a escolaridade futura, por meio da sua transformação em exercícios e treinamentos. O educador usa a brincadeira para ensinar noções e habilidades, como cores, formas, partes do corpo, numerais, entre outras.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III.
Conteúdo: Direito de ser criança. As práticas de Educação Infantil, baseadas nessa visão, encaram a brincadeira apenas como atividade recreativa, que permite que as crianças relaxem e liberem energias acumuladas; Nos métodos mais tradicionais, o brincar pode ser considerado como um obstáculo para a aprendizagem, pois as oportunidades de brincar se limitam à hora do recreio e, quando possível, nos momentos de chegada e saída da instituição; Uma outra tendência é a utilização da brincadeira como instrumento didático. O brincar é concebido como preparação para a escolaridade futura, por meio da sua transformação em exercícios e treinamentos. O educador usa a brincadeira para ensinar noções e habilidades, como cores, formas, partes do corpo, numerais, entre outras.
b. I.
c. II e III.
d. III.
e. II.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O ato de avaliar é uma constante na vida do ser humano, pois de forma consciente ou inconsciente estamos sempre nos avaliando e queiramos ou não, somos avaliados pelos outros a partir de nossas atitudes. A avaliação é um processo de descrever, conseguir e fornecer dados úteis para um procedimento de tomada de decisão. No campo da educação escolar, a prática avaliativa só tem sentido se estiver a serviço da aprendizagem de alunos e alunas. Os PCN orientam os professores e as professoras a realizarem a avaliação por meio de: - observação sistemática, análise das produções dos alunos, atividades específicas para a avaliação. Diante desses três modelos de avaliação, é correto afirmar que:
I-Atividades específicas para a avaliação: os alunos devem ter objetividade ao expor sobre um tema e ao responder um questionário.Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam semelhantes às situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula;
II-A observação sistemática: consiste no acompanhamento do aprendizado dos alunos, utilizando alguns instrumentos, registro em tabelas,diário de classe e outros;
III-Análise das produções dos alunos: considera a variedade de produções realizadas pelos alunos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;
IV-Análise das produçõesdos alunos: consiste no acompanhamento do aprendizado dos alunos, utilizando alguns instrumentos, registro em tabelas,diário de classe e outros;
V-Atividades específicas para a avaliação: considera a variedade de produções realizadas pelos alunos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas;
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas a II e V estão corretas;
b. Todas estão corretas;
c. Apenas a I e III estão corretas;
d. Apenas a I, II e III estão corretas;
Conteúdo: Planejamento e avaliação do currículo no Ensino Fundamental. Os PCN orientam os professores e as professoras a realizarem a avaliação por meio de observação sistemática - consiste no acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, utilizando alguns instrumentos, como registro em tabelas, listas de controle, diário de classe e outros; análise das produções dos alunos - considera a variedade de produções realizadas pelos alunos, para que se possa ter um quadro real das aprendizagens conquistadas pelos alunos para fins específicos dessa avaliação; atividades específicas para a avaliação - os alunos devem ter objetividade ao expor sobre um tema e ao responder um questionário. Para isso é importante, em primeiro lugar, garantir que sejam semelhantes às situações de aprendizagem comumente estruturadas em sala de aula, isto é, que não se diferenciam, em sua estrutura, das atividades que já foram realizadas; em segundo lugar, deixar claro para os alunos o que se pretende avaliar, pois, inevitavelmente, os alunos estarão mais atentos a esses aspectos.
e. Apenas a I, III, IV e V estão corretas;
Feedback
A resposta correta é: Apenas a I, II e III estão corretas;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Geralmente, os professores e professoras iniciantes encontram maiores dificuldades em relação aos saberes disciplinares e sua adequação, mas, com o tempo irão adquirir maior segurança para elaborar suas aulas, organizando os conteúdos em consonância com as reais demandas dos seus alunos e alunas. De acordo com Tardif (2005),no trabalho docente, professores e professoras incorporam diversos conhecimentos, como:
Escolha uma:
a. Saberes técnicos e saberes empíricos.
b. Saberes curriculares e extra-curriculares.
c. Saberes da formação profissional; saberes curriculares; saberes disciplinares; saberes experienciais.
Conteúdo:
A formação dos educadores e educadoras e sua atuação no processo. Para ele, esses saberes de ordem profissional são os transmitidos pelas instituições de formação e se refletem na prática docente. Os saberes disciplinares têm especificidades, pois estão relacionados aos diversos “campos do conhecimento, aos saberes de que dispõe a nossa sociedade, tais como se encontram nas universidades sob a forma de disciplinas, no interior de faculdades e de cursos distintos” (TARDIF, 2005, p. 38). Já os saberes curriculares dizem respeito aos:
discursos, objetivos, conteúdos e métodos, a partir dos quais a instituição escolar categoriza e apresenta os saberes sociais definidos e selecionados por ela como modelo da cultura erudita e de formação para essa cultura, sob a forma de programas escolares que os professores devem aprender e aplicar (TARDIF, 2005).
d. Saberes teóricos, práticos e profissionais.
e. Saberes profissionais e saberes pessoais.
Feedback
A resposta correta é: Saberes da formação profissional; saberes curriculares; saberes disciplinares; saberes experienciais..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A brincadeira com regras também tem importante valor no desenvolvimento da criança, pois esse tipo de brincadeira tem início com os primeiros experimentos do brincar dos bebês e penetram no faz de conta, nos jogos e construções. As normas demarcam um campo de ação a ser adotado, com base no qual as crianças regulam seu comportamento. Além das regras subentendidas nos jogos de faz de conta,é fundamental que a criança aprenda a brincar com:
Escolha uma:
a. Regras alternadas.
b. Com regras pontuais.
c. Regras soltas.
d. Sem regra nenhuma.
e. Regras explícitas.
Conteúdo:
Abordagem pedagógica dos conteúdos. Os jogos que podem ajudar nesse sentido são:
amarelinha, jogos com peteca ou bola, jogos de linguagem (adivinhas, travalínguas, parlendas), jogos tradicionais como rodar pião, bola de gude, pular corda, soltar pipa e outros como dama, xadrez, dominó, quebracabeça, trilha e muitos outros jogos construídos nas diferentes culturas ou transformados/criados a partir dos já conhecidos. O que os educadores e educadoras devem fazer na hora das brincadeiras? Qual é a sua função? Primeiramente, é imperativo salientar a importância de observar as brincadeiras das crianças como elementos de conhecimento delas quanto às suas maneiras próprias de pensar e agir sobre o mundo. Observar é um momento de ação.O fundamental é que os educadores e educadoras compartilhem das brincadeiras das crianças, propiciandolhes espaço, tempo e artefatos adequados e convidativos para o brincar, e ajudandoas quando forem solicitados.
Feedback
A resposta correta é: Regras explícitas..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Há muito tempo a educação e infância vêm, pleiteando, na sociedade, o seu lugar como verdade absoluta, com a intenção de definir a natureza das crianças e a forma como elas devem ser cuidadas e educadas. Nessa fase da vida a dimensão corporal, se desenvolve intensamente. Essa dimensão do corpo e da evolução da criança não se limita apenas a aspectos físicos e orgânicos. A afetividade também se entrelaça às experiências corporais das crianças e com quem elas se relacionam no seu universo social. Sendo assim, a dimensão cognitiva se estrutura via linguagem, sendo um processo sociocultural. Diante dessa temática, assinale a alternativa que melhor apresenta o desenvolvimento das capacidades cognitivas nessa fase da criança.
Escolha uma:
a. O desenvolvimentos das capacidades cognitivas somente ocorre por intermedio das relações estabelecidas pelas crianças com adultos, em situações de interação com seu contexto social;
b. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas pelas crianças com outras crianças e com os adultos, em situações de interação com os objetos do mundo físico, social e cultural.
Conteúdo:
Crescimento, desenvolvimento e afetividade. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas pelas crianças com outras crianças e com os adultos, em situações de interação com os objetos do mundo físico, social e cultural. As linguagens verbais (oral e escrita) e não verbais (gesto, desenho, brincadeiras de construção e de faz de conta) têm grande importância no desenvolvimento do pensamento e na formação da própria subjetividade da pessoa.
c. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas unicamente pelas crianças com outras crianças em situações de interação.
d. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece apenas por intermédio das relações de afetividade, em situações de interação.
e. O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas pelas crianças com a tecnologia, em situações de interação.
Feedback
A resposta correta é: O desenvolvimento das capacidades cognitivas acontece por intermédio das relações estabelecidas pelas crianças com outras crianças e com os adultos, em situações de interação com os objetos do mundo físico, social e cultural..
Parte inferior do formulário

Continue navegando