Buscar

Avaliação Discursiva Online Literatura Infanto Juvenil FAEL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva Online - Literatura Infanto-Juvenil
	
Iniciado em
	terça, 13 Nov 2018, 23:34
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 13 Nov 2018, 23:36
	Nota
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1 Completo
Texto da questão
Questão A 
A leitura no contexto geral educacional vem ampliar a competência leitora, a percepção de mundo e sociedade no qual o sujeito esta inserido.  Para a melhor formação do leitor é necessário o contato com diversas leituras, diversos gêneros e tipos textuais como o texto narrativo ficcional, o texto poético, dentre outros que despertam no aluno a curiosidade e promove uma nova experiência de leitura. Nesse contexto explique em um texto de 10 a 15 linhas, a importância da obra ficcional no contexto da literatura Infantojuvenil.
Questão B
Fernanda é professora de português e trabalhar em uma escola pública com a turma de 7ª ano do ensino fundamental. Para cumprir o currículo educacional ela deve trabalhar com algumas obras da Literatura Infantojuvenil, mas a escola não tem biblioteca. Você na posição de educador como disponibilizaria o contato com a Literatura Infantojuvenil para seus alunos sem ter uma biblioteca? Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas para que o estudante tivesse mais acesso a leitura? Pense em um plano de ação para resolver esse impasse e registre sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.
 
AVALIAÇÃO DISCURSIVA ONLINE
Literatura Infanto-Juvenil
ALUNA: ...
 
Questão A – A importância da obra ficcional no contexto da literatura Infanto-juvenil
 Precisa-se dar espaço adequado nas salas de aula para que os alunos tenham um contato agradável e contínuo com o mundo mágico e ficcional, próprio das narrativas literárias. Na contemporaneidade, as crianças já nascem envolvidas com inúmeros aparatos tecnológicos, e o livro de papel, que era seu primeiro contato com a leitura, muitas vezes não o é mais.
Destaca-se a importância de trazer de volta a prática da leitura, pois isso significa resgatar a função primordial da leitura, buscando a recuperação do contato do aluno com a obra de ficção.
Tornar seus alunos leitores eficientes e não apenas meros decodificadores da língua é papel da escola, dentre outras coisas, pois a leitura é um processo de percepção da realidade que envolve, entre outros fatores, a visão do mundo do leitor. Destaca-se a importância de inserir-se a criança e o jovem no universo literário, porque também preconizam os PCNs, quando trazem os Temas Transversais em suas propostas didáticas, sugerindo a abordagem de temas universais, devendo proporcionar para a criança e o jovem a discussão de assuntos pertinentes ao momento social, político e cultural específico de seus contextos.
Resultados demonstram que na literatura ficcional infantil, tenta-se adotar procedimentos de análise, semelhantes à literatura não ficcional. O texto literário exige uma análise de assunto mais subjetiva,
devida às características estéticas do texto. A literatura Ficcionall provoca a imaginação, povoando de sonhos a vida cotidiana. Novelas, contos, romances, as principais formas literárias do gênero ficção estão à disposição do leitor, da primeira infância até terceira idade.
 
Questão B – Na ausência de uma biblioteca...
Não é fácil se ter uma educação de qualidade, a professora sempre terá que estar pronta para enfrentar as divergências que surgem no meio do caminho, enfrentando situações e encontrando soluções para resolver a todo e qualquer tipo de problema. Não é sempre que os(as) professores(as) encontraram materiais para trabalhar, e para isso, terão que colocar a cabeça pra funcionar, encontrando outros meios de ensinar. Uma pesquisa sobre os principais autores da literatura portuguesa poderá ser feita antes da aula começar, a educadora deverá se preparar para conseguir dar aula mesmo que seja sem livros, com o intuito de abordar o tema de forma que os alunos entendam e tenham maior participação na aula. A educadora poderá fazer cópias e distribuir para seus alunos acompanharem o que está sendo exposto.
A professora pode também escolher algumas levar fragmentos para que os alunos pudessem conhecer melhor, como um quebra-cabeça, além disso, poderia ser feita a leitura dos textos através de ferramentas da tecnologia como computadores e também slides.
Seria interessante pensar em estratégias que poderiam ser desenvolvidas para que o estudante tivesse mais acesso à leitura, justamente com a criação de uma biblioteca na escola, por meio da doação de livros com campanha promovida nas redes sociais, comércios locais e nos aplicativos de mensagens utilizados. Certamentee a arrecadação de livros seria um sucesso, desde que ocorresse a ampla divulgação e adesão por parte da direção da escola, colegas de trabalho e alunos.
Parte inferior do formulário

Continue navegando