Buscar

LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA AULA 10

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: GST0879_EX_A10_201802010238_V11 
	18/11/2018 15:05:30 (Finalizada)
	Aluno(a): EDIANA SILVA ALMEIDA
	
	Disciplina: GST0879 - LEGISLAÇÃO IMOBILIÁRIA 
	201802010238
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Além da escritura, que é o ato mais comum para a constituição, transferência, modificação ou renúncia dos direitos reais sobre bem imóvel, existem situações em que a lei autoriza que o ato seja praticado por instrumento particular. Dentre as hipóteses que se seguem, apenas uma se acha incorreta; assinale:
		
	
	A constituição dos direitos reais sobre imóvel de valor inferior a trinta salários mínimos
	 
	A constituição dos direitos reais sobre imóvel de valor inferior a cinquenta salários mínimos
	
	Por contrato tendo por objeto loteamentos populares
	
	Pela aquisição de imóvel por meio de consórcio
	
	Por meio de contrato de alienação fiduciária
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Celebrado contrato de locação entre empregado e empregador, nas posições, respectivamente, de locatário e locador, mediante instrumento escrito, e pelo prazo de vinte e quatro meses, findo esse prazo, o imóvel poderá ser retomado
		
	
	em decorrência de extinção do contrato de trabalho, independentemente de a ocupação do imóvel estar relacionada com o emprego do locatário, podendo ser concedida liminar para desocupação em quinze dias, desde que provada a rescisão do contrato de trabalho por escrito.
	
	provando-se a rescisão do contrato de trabalho e somente depois do trânsito em julgado de sentença proferida pela Justiça do Trabalho reconhecendo a quitação de todas as verbas devidas ao empregado.
	
	mediante notificação premonitória, com prazo de trinta dias para desocupação, não sendo, porém, admissível decisão liminar de despejo.
	
	somente depois de cumpridos cinco anos da celebração do contrato, porque a denúncia vazia nas locações residenciais só é admissível, findo o prazo contratual, se esse tiver sido igual ou superior a trinta meses.
	 
	em decorrência de extinção do contrato de trabalho, se a ocupação do imóvel estiver relacionada com o emprego do locatário, podendo ser concedida liminar para desocupação em quinze dias, havendo prova da rescisão do contrato de trabalho, ou sendo ela demonstrada em audiência prévia.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No que tange à Lei n.º 8.245/1991, que trata de locações de imóveis urbanos, e a suas alterações, assinale a opção correta.
		
	 
	Na hipótese de haver condomínio, o condômino terá prioridade no seu direito de preferência em detrimento do locatário.
	
	Tanto as benfeitorias úteis quanto as necessárias serão indenizadas pelo locador, ainda que ele não tenha autorizado.
	
	Pelo princípio da autonomia privada, é possível que o valor da sublocação seja superior ao da locação.
	
	No caso de um imóvel alugado que precise de reparos urgentes, cuja realização seja obrigação do locador, se os reparos durarem mais de quinze dias, o locatário poderá pedir o abatimento do aluguel ou resilir o contrato.
	
	A locação para temporada é destinada à residência temporária do locatário, não superior a sessenta dias, para a prática de lazer ou para a realização de cursos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma das formas de aquisição da propriedade imobiliária é por meio do registro em cartório; para que se possa identificar um imóvel, a Lei dos Registros Públicos criou o que denominou de matrícula, que vem a ser para o imóvel o que é para o cidadão, a carteira de identidade. No que se refere à aquisição da propriedade através do registro, assinale a alternativa correta:
		
	
	O registro, no direito brasileiro, é apenas meio de se dar publicidade ao ato translativo
	
	O registro confere presunção absoluta de domínio.
	
	Em casos especiais, o registro pode ser dispensado
	
	O registro é necessário para aquisição de bens móveis e imóveis
	 
	O registro confere presunção relativa de domínio
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa correta sobre a usucapião no direito brasileiro.
		
	
	Tem direito a adquirir o domínio do imóvel rural aque- le que não sendo proprietário de outro imóvel, possua como sua, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área não superior a duzentos e cinquenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, comprovada a boa-fé.
	
	As áreas urbanas e rurais com mais de duzentos e cin- quenta metros quadrados, ocupadas por população de baixa renda para sua moradia, por dez anos, são sus- ceptíveis de serem usucapidas coletivamente, desde que todos os possuidores não sejam proprietários de outro imóvel, de modo que, cabe ao Poder Judiciário delimi- tar a área cabível a cada possuidor.
	
	Aquele que possuir, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, um imóvel, adquirir-lhe-á a propriedade se comprovar o justo título e a utilização para fins de moradia habitual ou serviços de caráter produtivo.
	
	Aquele que, contínua e incontestadamente, possuir por dez anos a propriedade do imóvel, adquirida de forma onerosa, com registro do título cancelado, posteriormen- te, terá direito a adquiri-lo desde que comprove a reali- zação de investimentos de interesse social e econômico.
	 
	Aquele que exercer, por dois anos ininterruptamente e sem oposição, posse direta, com exclusividade, sobre imóvel urbano de até duzentos e cinquenta metros quadrados cuja propriedade divida com ex-cônjuge, ou ex-companheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe o domínio intergral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Aquele que não for proprietário de outro imóvel urbano ou rural e possuir área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, utilizada para sua moradia ou de sua família, adquirirá seu domínio após decorridos:
		
	
	10 (dez) anos.
	
	15 (quinze) anos.
	
	20 (vinte) anos.
	 
	5 (cinco) anos.
	
	30 (trinta) anos.

Continue navegando