Buscar

Paper grupo (3)

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
Os Tipos de Pesquisa
Aleff Rodrigues de Lima
Carlos Pilger
Claudilene Alves de Macena
Suzane Amaral da Costa
Vanessa F.R. Dos Santos
Prof. Eberton Vargas
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso RHU (0386)-Metodologia Científica
21/06/2017
 
 
RESUMO
Para abordar os tipos de pesquisas nesse trabalho, primeiramente esclareceremos o que é pesquisa?.
Pesquisa é basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. Falando um pouco mais sobre pesquisa.A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento.
 Utilizamos algumas citações para reforçar o desenvolvimento desse trabalho acadêmico, atualmente, também se entende pesquisa como qualquer busca realizada por meio da internet.
O planejamento de uma pesquisa depende tanto do problema a ser investigado, de sua natureza e situação espaço-temporal em que se encontra, quanto da natureza e nível de conhecimento do investigador. Assim pode haver um número sem fim de tipos de pesquisa.
Explicamos alguns tipos de pesquisa, e por fim concluímos o nosso trabalho acadêmico.
 
Palavras-chave: .Pesquisa científica, Tipos de pesquisa, Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
 
A pesquisa científica é de suma importância, pois através dela, despertamos o interesse do aluno, ou acadêmico, sobre diversos assuntos, para um melhor conhecimento.
Por meio da pesquisa, mostraremos que ela é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento, tanto pessoal, quanto para sociedade. Através delas podemos ter uma visão mais ampla e crítica sobre o nosso mundo. 
 As pessoas não estão muito habituadas com o ato de pesquisar, elas simplesmente explicam os fatos com seu conhecimento cotidiano, que chamamos de senso comum. Nesse trabalho explicaremos o que é uma pesquisa, e destacamos alguns tipos de pesquisa que nos auxiliam para um melhor conhecimento na área a ser pesquisada.
Na primeira parte do trabalho esclarecemos o que é pesquisa,e a sua importância para a formação profissional. 
Na sequência especificamos quais são os diversos tipos de pesquisas utilizados para aprofundar o nosso conhecimento.
 DESENVOLVIMENTO
2 O QUE É PESQUISA?
Explicaremos com base em algumas citações utilizadas para um melhor desenvolvimento do trabalho.
Para Richardson (1999):“ Pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem por objetivo gerar novos conhecimentos ou refutá-los, constituindo-se num processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza, quanto da sociedade, na qual esta a se desenvolve”.
 
Pesquisa tem sua origem no latim com o verbo “perquirir”, que significa, procurar, buscar, buscar com cuidado , informar-se . 
A pesquisa faz parte de nosso dia-a-dia, seja a busca por melhores preços, ofertas de produtos, etc.
É também  toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos oriente em nossas ações (1996, p. 29).
 Essa está presente no desenvolvimento do ser humano. 
“O êxito de uma pesquisa dependerá fundamentalmente de qualidades do pesquisador, como curiosidade, atitude autocorretiva, perseverança e paciência.”(GIL, 2002)
O método científico parte de uma questão e levanta hipóteses para respondê-la. Assim, a pesquisa é feita para verificar se a hipótese é verdadeira.
 Pádua (1996, p. 29) define-a deste modo;
Tomada num sentido amplo, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão desta realidade e nos orientar em nossas ações.
“Esta tem sido considerada um lugar em que se vivencia a cultura universal e que tem por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo organizada para a formação de profissionais que atuarão na sociedade “.(RODRIGUES, 2006).
O método científico parte de uma questão e levanta hipóteses para respondê-la. Assim, a pesquisa é feita para verificar se a hipótese é verdadeira.
 Pesquisar não é só ser conhecedor de um determinado assunto, é abrir a visão para o futuro.
2.2 FALANDO SOBRE PESQUISA: 
Quando falamos em pesquisa, não colocamos a leitura no contexto geral, e sim de forma mais complexa, o hábito da leitura para o pesquisador, sempre lhe trará perspectivas de cunho científico, cada leitura tem um propósito, com um caráter investigador o leitor evolui dentro de uma escala, subindo gradativamente seu nível de conhecimento.
O educar pela pesquisa, é estimular o aluno à curiosidade pelo desconhecido, instigá-lo a procurar respostas, ter iniciativa, compreender e dar início a elaboração de seus próprios conceitos. Assim Pedro Demo (2003, p 02) aponta: 
 
Educar pela pesquisa tem como condição essencial primeira que o profissional da educação seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princípio científica e educativo e a tenha como atitude cotidiana (...). Não se busca um profissional de pesquisa, mas um profissional da educação pela pesquisa. 
 
 3 OS TIPOS DE PESQUISAS
 Refere se como procederemos em um estudo mais detalhado sobre o assunto, veremos a seguir alguns tipos de pesquisas . Podendo haver inúmeras opções dependendo da capacidade do pesquisador.
3.1 PESQUISA EXPLORATÓRIA:
O principal objetivo da pesquisa exploratória é proporcionar maior familiaridade com o objeto de estudo.
“[...].Por ser um tipo de pesquisa muito especifica, quase sempre ela assume uma forma de estudo de caso.”(Gil,2008). Muitas vezes o pesquisador não dispõe de conhecimento suficiente para formular adequadamente um problema ou elaborar de forma mais precisa uma hipótese. Os problemas da pesquisa exploratória geralmente não apresentam relações entre variáveis. O pesquisador apenas constata e estuda a frequência de uma variável. 
O planejamento da pesquisa exploratória é bastante flexível e pode assumir caráter de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, estudos de caso, levantamentos, etc. As técnicas de pesquisas que podem ser utilizadas na pesquisa exploratória são: formulários, questionários, entrevistas, fichas para registro de avaliações clínicas, leitura e documentação quando se tratar de pesquisa bibliográfica.
Segundo (Cervo e Silva,2006): “A pesquisa exploratória estabelece critérios, métodos e técnicas para elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objetivo desta e orientar a formulação de hipóteses.”
3.2 PESQUISA DESCRITIVA:
A finalidade da pesquisa descritiva é observar, registrar e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos, sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos.
Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.
O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendido como um estudo de caso onde, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação dos efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto (Perovano, 2014).
A pesquisa descritiva pode aparecer sob diversos tipos: documental, estudos de campo, levantamentos, etc., desde que se estude a correlação de, no mínimo, duas variáveis.
A pesquisa descritiva é, juntamente com a pesquisa exploratória, a mais habitualmente realizada pelos pesquisadores sociais preocupados com a atuação prática. Étambém a mais solicitada por organizações como instituições educacionais, empresas comerciais, partidos políticos etc.
3.3 PESQUISA EXPLICATIVA:
As pesquisas explicativas buscam identificar e explicar as causas de determinado problema do objeto de estudo. Mostram, portanto, a realidade ao explicar o porquê das coisas. Costumam dar continuidade a pesquisas descritivas e exploratórias, uma vez que oferecem uma visão mais detalhada do assunto e do tema estudado. A maioria das pesquisas explicativas costuma utilizar dois procedimentos técnicos.
 Este tipo de pesquisa é o mais propenso a erros, uma vez que se interpreta a realidade e o objeto de estudo, dando um caráter subjetivo à pesquisa, mas é, também, a que costuma envolver ações de ordem prática.
Segundo Gil(2008)”A pesquisa explicativa tem como objetivo primordial identificar fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos.”
É mais aprofundada no conhecimento da realidade.
3.4 PESQUISA ACADÊMICA:
Esta é realizada na academia, ou seja, em uma instituição de ensino superior sempre sendo conduzida por pesquisadores que geralmente são os professores universitários ou pesquisadores independentes. Este tipo de pesquisa visa o conhecimento para determinada disciplina que o acadêmico esteja estudando.
3.5PESQUISA EXPERIMENTAL:
 Esta pesquisa envolve qualquer tipo de experimento que auxilie no desenvolvimento da pesquisa.
Kerlinger (1985, p. 127) apresenta três vantagens da pesquisa experimental. A primeira é a fácil possibilidade de manipulação das variáveis isoladamente ou em conjunto; a segunda é a flexibilidade das situações experimentais que otimiza a testagem dos vários aspectos das hipóteses; a terceira é a possibilidade de replicar os experimentos ampliando e facilitando a participação da comunidade científica na sua avaliação. 
3.6 PESQUISA LABORATORIAL:
Muitas vezes confundida com a pesquisa experimental mesmo que algumas sejam de cunho experimental, porém, muitas vezes as ciências sociais e humanas deixam de lado este tipo de pesquisa por tratar de estudos que envolvem experiências. O que o denomina como laboratorial é o fato de que elas ocorrem em situações controladas. A maioria das pesquisas é realizada em locais fechados (laboratórios) e até mesmo ao ar livre ou em ambientes artificiais. Em todas as pesquisas laboratoriais necessitam de um ambiente possível de ser controlado, estabelecido de forma prévia de acordo com o estudo a ser desenvolvido.
3.7 PESQUISA BIBLIOGRAFICA:
Desenvolve-se tentando explicar um problema através de teorias publicadas em livros ou obras do mesmo gênero. O objetivo deste tipo de pesquisa é de conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer pesquisa. Pode-se usá-la para diversos fins como, por exemplo:
- Ampliar o grau de conhecimento em uma determinada área;
- Dominar o conhecimento disponível e utilizá-lo como instrumento auxiliar para a construção e fundamentação das hipóteses;
- Descrever ou organizar o estado da arte, daquele momento, pertinente a um determinado assunto ou problema.
3.8 PESQUISA DE CAMPO:
Este tipo de pesquisa vai muito além da observação dos fatos e fenômenos e faz uma coleta do que ocorre na realidade a ser pesquisada. Depois disso, elas são analisadas e seus dados são interpretados com base em uma fundamentação teórica sólida com o desígnio de elucidar o problema pesquisado.
Segundo Franco (1985) “numa pesquisa em que a abordagem é basicamente quantitativa, o pesquisador se limita à descrição factual deste ou daquele evento, ignorando a complexidade da realidade social.” A pesquisa de campo procede à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Ciência e áreas de estudo, como a Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, História Arquitetura, Pedagogia, Política e outras, usam frequentemente a pesquisa de campo para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Dependendo das técnicas de coleta, análise e interpretação dos dados, a pesquisa de campo poderá ser classificada como de abordagem predominantemente quantitativa ou qualitativa.
	
	
3.10 PESQUISA TEORÍCA:
Este tipo de pesquisa faz uma análise de determinada teoria, sempre utilizando embasamentos teóricos para explicar a pesquisa que está sendo levantada. Artigos científicos é um exemplo de uma pesquisa teórica. 
A utilização de novas ferramentas para a exploração científica deve sempre estar presentes nos planejamentos, visto que as pessoas são diferentes e cada um tem suas peculiaridades, e o docente necessita atender a todos, ele precisa estar atento e reciclar-se a cada dia. Alguns meios propostos para atender a tanta diversidade devem ser o uso correto da internet, utilização de recursos de áudio e vídeo, estes métodos buscam novos paradigmas, buscando uma prática pedagógica dinâmica, onde cada um tenha seu lugar ao sol no processo de aprendizagem. 
Assim o acadêmico responde a todas as provocações e instigações abrindo espaço para a elaboração de uma ligação com conhecimento, e acaba percebendo sua importância da pesquisa para sua formação acadêmica, obtendo um sentido no ato de aprender. 
 
 
 
4 MATERIAL E MÉTODOS
 
	Neste trabalho foram utilizadas ferramentas de pesquisa em livros, sites que tratavam sobre o assunto “ O que é pesquisa” e ‘Os tipos de pesquisa científica ”. 
 
 
 
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
 
	Os resultados obtidos a partir das análises realizadas dos dados no Trabalho de pesquisa nos levam a analisar a importância da pesquisa para um saber mais crítico, mais profundo de um determinado assunto. Podemos também mencionar as diversas formas de pesquisa, que estão disponíveis para nos auxiliar. 
 Portanto percebe-se que a ferramenta essencial para o ingresso e desenvolvimento de um profissional é a pesquisa através da leitura; ela ocupa o papel de protagonista dessa inclusão na rotina do acadêmico para uma visão maior do mundo. Compreende-se que dominar os tipos de pesquisa é importante na valorização do indivíduo na sua formação intelectual e profissional, assim permitindo que se transformem em profissionais competente e que domine a sua área de conhecimento específico.
6 CONCLUSÃO
 
Conclui-se então que a pesquisa científica é de suma importância, pois através dela, despertamos o interesse do aluno, ou acadêmico, sobre diversos assuntos, e áreas do conhecimento.
A utilização de novas ferramentas para a exploração científica deve sempre estar presentes nos planejamentos, visto que as pessoas são diferentes e cada um tem suas peculiaridades, e o docente necessita atender a todos, ele precisa estar atento e reciclar-se a cada dia.
A pesquisa tem uma importante contribuição na formação de qualquer profissional de nível superior e até mesmo de nível médio e fundamental.
O principal objetivo da pesquisa exploratória é proporcionar maior familiaridade com o objeto de estudo. As técnicas de pesquisas que podem ser utilizadas na pesquisa exploratória são: formulários, questionários, entrevistas, fichas para registro de avaliações clínicas, leitura e documentação quando se tratar de pesquisa bibliográfica.
 
A pesquisa descritiva pode aparecer sob diversos tipos: documental, estudos de campo, levantamentos, etc., desde que se estude a correlação de, no mínimo, duas variáveis.
 
As pesquisas explicativas buscam identificar e explicar as causas de determinado problema do objeto de estudo. Oferecem uma visão mais detalhada do assunto e do tema estudado.
Podemos assim ter uma variedade de métodos científicos que nos proporcionam uma ampla forma de conhecimento.7 REFERÊNCIAS
 
Campinas: Papirus, 1996. RICHARDSON, Roberto. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999
 
DUARTE, Jorge. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Jorge Duarte, Antônio Barros – organizadores. São Paulo, SP: Atlas, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
 
Gil;Antônio Carlos.Como elaborar projetos de pesquisa.5.ed.São Paulo.Atlas 2008.
 
 
http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/cristala/materiais/Unidade3aPesquisaCientifica.pdf
 
 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/metodologia-cientifica-tipos-de-pesquisa/50264
 
 
http://www.unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2015/importancia_pesquisa_paraformacaocientifica.pdf

Continue navegando