Buscar

AULA 12 PRATICA V RECURSO

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR 2º VICE PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO Y
PROCESSO nº: 
JOSÉ, já qualificado nos autos do processo, por meio de seu advogado que esta a subscreve já qualicado, vem inconformado com acórdão de folhas nº..., proferido por esse Tribunal de Justiça, perante Vossa Excelência, com fulcro no artigo 102, inciso III, alínea “a”, da Constituição Federal/88 e artigo 1.029 da Lei nº 13.105/15, interpor
RECURSO EXTRAORDINÁRIO 
em face do respeitável acordão proferido nas fls ___, que negou provimento ao recurso de apelação interposto nos autos da AÇÃO POPUPAR, em face dos recorridos BANCO X e EMPRESA W também já qualificados nos autos.
Requer que seja recebido e processado o presente recurso, intimando-se a parte contrária, para que querendo ofereça, dentro do prazo legal, as contrarrazões, e após seja o recurso extraordinário admitido e encaminhado com as inclusas razões ao Egrégio Tribunal Federal.
Por fim, requer a juntada das custas de preparo e parte da remessa e retorno.
Termos em que , pede deferimento
Local/Data
Advogado/OAB
RAZÕES DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
RECORRENTE: JOSÉ
RECORRIDOS: PRESIDENTE DO BANCO X E EMPRESA W
EGRÉGIO TRIBUNAL
COLENDA TURMA
I - DA TEMPESTIVIDADE E DO CABIMENTO
Consoante se depreende nos autos, o recorrente foi intimado do acórdão no dia ___, e protocolizou o presente recurso no dia ___, portanto dentro do prazo de 15 dias, previsto no art. 219 do CPC/15.
Trata-se de decisão que viola o art. 37, XXI da CRFB/88 e os Princípios da legalidade,impessoalidade e moralidade, presentes no art. 37, caput da Constituição e viola também o art. 1°, p. único da Lei 8666/93.
Aliás, é o que preconiza o artigo 102, III da Constituição Federal: 
Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
III - julgar, mediante recurso extraordinário, as causas decididas em única ou última instância, quando a decisão recorrida:
a) contrariar dispositivo desta Constituição;
b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal;
c) julgar válida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituição.
d) julgar válida lei local contestada em face de lei federal. 
II - DA REPERCUSSÃO GERAL
Nota - se que a questão possui relevância apta a ensejar admissibilidade do apelo extraordinário por essa Corte. 
No caso em apreço, é nítida a repercussão geral diante do interesse econômico e jurídico que ultrapassam questões subjetivas da causa, tendo em vista o prejuízo ao erário e a violação à moralidade administrativa, pois a manutenção da lei nº 1.234 gera violação aos princípios constitucionais e à lei infraconstitucional, atingindo a coletividade.
Portanto, preenchido o requisito da repercussão geral, nos termos do artigo 1035 do CPC/15.
III - DO PREQUESTIONAMENTO
Consoante se depreende do acórdão as fls___. Verifica-se que foi amplamente debatido e decidido sobre a questão violação da Constituição Federal, justamente a matéria objeto do presente recurso.
Portanto, demonstra-se prequestionada a matéria,e preenchido dessa forma, o requisito constitucional.
IV - RAZÕES RECURSAIS
A) BREVE RESUMO DOS FATOS
Trata- se de ação popular ajuizada por José... em face do Presidente do Banco X e da Empesa W perante o Juízo de 1ª instância da capital do Estado Y. Com fundamento na re cente Lei n. 1.234, do Estado Y, que exclui as entidades de direito privado da Administ ração Pública do dever de licitar, o banco X (empresa pública daquele Estado) realizou a contratação di reta de uma empresa de informática - a Empresa W - para atualizar os sistemas do banco. 
O caso veio a público após a revelação de que a empres a contratada pertence ao filho do presidente do banco e que esta nunc a prestou tal serviço antes. Além disso, o valor pago (milhões de reais) estava muito acima do preço de mercado, do que vem sendo praticado por outras empresas.
 O recorrente pleiteou em primeira inst ância a declaração de invalidade do ato de contratação e o pagamento das perdas e danos, ao fund amento de violação ao art. 1º, parágrafo único da Lei n. 8.666/1993 (norma geral sobre licitação e contr atos) e a div ersos princípios constitucionais.
A sentença, entretanto, julgou improcedente o pedido formulado na petição inicial, afirmando ser válida a lei estadual que autoriz a a contratação direta, sem licitação, pelas entidades de direito privado da Administração Pública, analisada em face da lei federal, não considerando violados os princípios constitucionais invocados. 
Pelo, ora recorrente, foi interposto recurso de apelação, ao qual foi negado provimento, por unanimidade, pelo mesmo fundamento levantado na sentença. Após interpostos os embargos declaratórios que foram rejeitados, o recorrente não viu outra saída senão a interposição do presente recurso. 
B) DO MÉRITO
Compete privativamente à União legislar sobre normas gerais de licitação e contratação (art. 22, XXVII da CRFB) e tal competência foi exercida por meio da edição da Lei n. 8.666/93) sendo assim a lei.1,234 do estado Y viola a competência da União para legislar sobre licitação, exluindo entidades de direito privado da administração pública do dever de licitar.
A Lei nº 1.234, do Estado X, também desbordou dos limites da competência do Estado, e, portanto, é inválida.
 O Tribunal de origem entendeu válida a lei local contestada em face da lei federal, e, assim, dá ensejo a um conflito quanto às competências de cada ente federativo (União e Estado X).
É, pois, flagrante a violação ao princípio da legalidade previsto no art. 37, caput, da CR F/88, pois a lei 8.666/93, lei de Licitações, é a competente para dispor sobre licitação e contratos, bem como suas dispensas no âmbito da administração. 
Foram vilipendiados também os princípios da moralidade e impessoalidade constantes do artigo 37, caput da C arta Ma gna, pois com a contratação da empresa W, sem experiência técnica no setor, de propriedade do filho do presidente do Banco, com dispensa de licitação tornou evidente a gravidade dos atos praticados. Acrescenta - se que o custo do serviço contratado foi bem superior ao valor de mercado. A jurisprudência do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro é majoritária no mesmo sentido de condenar violações aos princípios da administração pública.
0010138-11.2012.8.19.0031 – APELACAO Des. marcia alvarenga - julgamento: 06/08/2014 - decima setima camara cível. Apelação cível. ação civil pública. improbidade administrativa. hipótese de violação dos princípios da economicidade, moralidade e legalidade. sobrepreço praticado em licitação. dano ao erário demostrado através do relatório do tce/rj que considerou ilegal o contrato celebrado entre o apelante na qualidade de prefeito do município de maricá e a empresa rsi de maricá comércio de produtos alimentícios ltda.constatação do sobrepreço praticado em licitação, cujo objeto era a aquisição de gêneros alimentícios para o 1º se mestre de 2008, em atendimento ao programa municipal de ensino incluindo-se j ovens e adultos e projeto guarda-mirins, para atendimento de 100 di as letivos, em que foi verificado, através do voto prolatado no processo nº 242.928-0/08, pelo t ce/rj, a ocorrência do dano ao erário público. recurso de apelação a que se nega provimento.
Assim, na esteira dos fundamentos acima expostos, aguarda o recorrente o provimento do presente recurso, como medida da mais lídima Justiça.
V - PEDIDO
Isto posto, requer:
a) Tendo em vista o preenchimento de todos os requisitosde admissibilidade seja, conhecido e que seja dado provimento ao recurso, para reformar a decisão recorrida;
b) Requer a invalidade da Lei n. 1234, do Estado X pois desbordou dos limites da competência do Estado;
c) Requer a invalidade do ato de contratação e condenação dos recorridos ao pagamento das perdas e danos 
d) Condenação ônus da sucumbência e honorários advocatícios.
Termos em que, pede deferimento
Local/Data
Advogado/OAB

Continue navegando