Buscar

PSICO ESCOLAR

Prévia do material em texto

Psico escolar
	
		
	
		1.
		Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar em países estrangeiros como Estados Unidos, França, Suíça e Inglaterra é possível afirmar que:
I- O trabalho inicial (século 19) ocorria com professores e pais, com atuação institucional e preventiva.
II- O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19.
III- O trabalho do psicólogo escolar sempre buscou o atendimento exclusivo aos professores.
Está INCORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	Apenas II
	
Explicação:
Estão INCORRETAS as afirmativas I e III. O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19. O foco inicial da psicologia escolar era o ajustamento e os problemas de aprendizagem dos alunos, assim o trabalho do psicólogo não era de atuação preventiva e institucional e não buscava atender somente aos professores.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Ao comparar os contextos de surgimento da Psicologia Escolar estrangeira (norte-americana, francesa, suíça, inglesa) e da Psicologia Escolar brasileira, é possível afirmar que:
	
	
	
	Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira considerava que os fatores sociais e institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso escolar, a Psicologia Escolar brasileira considerava que os alunos eram os principais responsáveis pelo fracasso escolar.
	
	
	Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de intervenir exclusivamente junto ao corpo docente.
	
	
	Diferentemente da Psicologia Escolar estrangeira, a Psicologia Escolar brasileira sempre considerou os fatores sociais e institucionais estavam entre os responsáveis pelo fracasso escolar.
	
	
	Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962.
	
	
	Enquanto a Psicologia Escolar estrangeira apresentava caráter exclusivamente preventivo, a Psicologia Escolar brasileira tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa a. A Psicologia Escolar estrangeira surgiu no início do século 19, juntamente com a Psicologia geral, a Psicologia Escolar brasileira foi introduzida no Brasil juntamente com o início do primeiro curso de graduação em Psicologia, no ano de 1962. Nesse momento, tanto a psicologia escolar brasileira quanto a estrangeira tinham o intuito de trabalhar com dificuldades de aprendizagem e não consideravam os aspectos sociais que se refletem no ambiente esoclar.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre o surgimento da Psicologia Escolar afirma-se: I. Surgiu no ano de 1876, nos Estados Unidos, com a publicação de um artigo de Lightner R. Witmer sobre crianças com dificuldades de aprendizagem. II. Surgiu no ano de 1867, na França, com a publicação de uma pesquisa realizada por Alfred Binet sobre memorização. III. Surgiu no final do século XIX, a partir de pesquisas e práticas de profissionais norte-americanos e europeus. Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas I
	
Explicação:
Correta a alternativa III. A psicologia escolar não tem uma data e um autor específico que caracterize seu surgimento. Ao longo do século XIX existiram diferentes pesquisas em diferentes lugares (América do Norte e Europa) acerca da psicologia escolar simultaneamente.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre a atuação do psicólogo escolar brasileiro afirma-se:
I. A Psicologia Escolar no Brasil sempre teve o ajustamento do aluno à escola como preocupação central. PORQUE
II.O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar foi atender, diagnosticar e tratar crianças com distúrbios de comportamento.
	
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
 
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
 
	
Explicação:
Está correta a letra d. A primeira afirmativa é falsae a segunda é verdadeira. O enfoque inicial de atuação do psicólogo escolar foi atender, diagnosticar e tratar crianças com distúrbios de comportamento, no entanto ao longo do tempo o enfoque da psicologia se modificou e passou a ser a promoção do desenvolvimento do aluno e a prevenção de problemas.
 
 
	
	
	
	
		
	
		5.
		No que se refere aos sujeitos atendidos pelo psicólogo na escola, afirma-se:
(I) Seu foco exclusivo é referente aos alunos, principalmente os que apresentam dificuldades de aprendizagem.
(II) Ele pode atender a diferentes sujeitos, a exemplo de alunos, pais, professores e funcionários, mas raramente atende professores, porque estes são responsáveis pelo processo educacional.
(III) Apesar de historicamente ter tido foco nos alunos, atualmente atua tanto com alunos como com pais, professores e funcionários.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Somente a alternativa III
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
Explicação:
Correta somente a afirmativa III. Apesar de historicamente ter tido foco nos alunos, atualmente atua tanto com alunos como com pais, professores e funcionários e não somente com um desses públicos.
 
	
	
	
	
		
	
		6.
		Desde o final do século XX a Psicologia Escolar possui uma preocupação central:
	
	
	
	Práticas de socialização e solidariedade para contrapor as práticas neoliberais do mundo atual.
	
	
	Apresentação de modelos significativos para o desenvolvimento moral dos alunos.
	
	
	Identificação e tratamento de problemas de aprendizagem.
	
	
	Auxílio à escola no cumprimento de seus objetivos fundamentais.
	
	
	Problemas relativos a relação professor-aluno.
	
Explicação:
Está correta a letra c. O objetivo principal do trabalho do psicólogo é auxiliar a escola a alcançar seus objetivos e para isso ele pode trabalhar aspectos de socialização, desenvolvimento moral, solidariedade etc.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, na década de 1960. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era: I. A intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem. II. A atuação junto aos professores, auxiliando-os na identificação de novas estratégias de ação. III. A promoção de ajustamento e adaptação dos alunos à escola, através de avaliação e diagnóstico dos problemas de aprendizagem. Está INCORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas II
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão INCORRETAS as afirmativas I e II.  O foco inicial de trabalho do psicólogo escolar era a promoção de ajustamento e adaptação dos alunos à escola, através de avaliaçãoe diagnóstico dos problemas de aprendizagem. São formas de atuação mais recentes a  intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem e a atuação junto aos professores, auxiliando-os na identificação de novas estratégias de ação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		O psicólogo escolar possui diferentes funções no espaço escolar. Acerca de sua atuação, podemos afirmar que:
	
	
	
	O psicólogo deverá atuar somente nos problemas entre professor e aluno que surjam na escola.
	
	
	Os problemas de indisciplina são o principal foco de atuação do psicólogo escolar.
	
	
	O psicólogo deverá atuar de forma preventiva com os alunos.
	
	
	A principal função do psicólogo é a atuação junto aos professores.
	
	
	A principal função do psicólogo na escola é resolver os problemas existentes.
	
Explicação:
Correta a afirmativa c. O psicólogo deverá atuar junto na resolução de problemas e de forma preventiva entre professor e aluno através de suas diferentes possibilidades de atuação.
		1.
		Atualmente acredita-se que o Projeto Político Pedagógico deva ser fruto da reflexão e discussão dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo. Sobre o PPP podemos afirmar que: I- O psicólogo escolar não pode participar da elaboração, da implementação e da avaliação permanente do PPP, já que seu trabalho será definido a partir dos objetivos do PPP. II- A implementação do PPP é um processo constante, no qual as ações procuram alcançar os objetivos a que ele se propõe. III- Os objetivos do PPP funcionam como orientação para o trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo. Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	Somente alternativa III
	
	
	II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas II e III. A implementação do PPP é um processo constante, no qual as ações procuram alcançar os objetivos a que ele se propõe, esses objetivos orientam o trabalho dos profissionais que atuam na escola, inclusive o trabalho do psicólogo.
 
 
	
	
	
	
		
	
		2.
		Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: (...) É fundamental ressaltar o quanto as condições objetivas de trabalho limitam a constituição da consciência docente integral: classes lotadas, extensa jornada de trabalho, baixos salários, muitas faltas docentes, dia-a-dia escolar atribulado, solidão em sala de aula, excesso de barulho, burocracias são os elementos principais que constituem o conjunto de tais condições. Diante desse panorama, os professores sucumbem, adoecem, por vezes desistem de ensinar. Nesse cenário, como resistir à ruptura entre o significado e o sentido pessoal atribuído à atividade pedagógica? Por outro lado, contraditoriamente, vimos professores buscarem formas mais humanas e humanizadoras de conduzir sua atividade pedagógica e organizar suas ações na escola.  Uma construção coletiva do PP pode auxiliar nesse processo. A partir do trecho acima e com base no que estudamos sobre PPP, podemos afirmar: I. A autora observa que cada vez mais professores desistem da carreira docente, e que a maioria culpabiliza os alunos e as famílias pelo fracasso escolar. PORQUE II. Além do esforço individual dos docentes, o PPP requer espaços de compartilhamento e construção coletiva de uma nova realidade.
	
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
 
	
	
	As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
Explicação:
A primeira afirmativa é falsa porque não há um aumento da desistência da carreira de docente, embora grande parte dos docentes culpabilizem o aluno e a família pelo fracasso escolar.  E a segunda afirmativa é verdadeira porque o PPP requer espaços de compartilhamento e construção coletiva de uma nova realidade.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre o Projeto Político Pedagógico de uma instituição escolar, afirma-se:
I. O PPP é um documento, fruto de reflexões coletivas, que contem os objetivos e as metas de uma instituição escolar. PORQUE
II. O PPP deve ser consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos institucionais.
	
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas
	
Explicação:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. O PPP deve ser consultado com freqüência para o alinhamento dos objetivos institucionais e deve ser fruto de reflexões coletivas. Essas afirmativas são independentes e uma não se justifica pela existência da outra.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Acerca do Projeto Político Pedagógico, assinale as alternativas incorretas: I- O Projeto Político Pedagógico é um documento oficial da escola e deve ser elaborado somente pelo diretor e pelo pedagogo da instituição. II- O Projeto Político Pedagógico é um documento pedagógico e deve, portanto, ser elaborado somente pelo pedagogo. III- O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado por todos os sujeitos que compõem o universo escolar. Após a leitura das alternativas acima, assinale a(s) incorreta(s):
	
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	Somente a alternativa I.
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
Explicação:
Estão incorretas as afirmativas I e II. O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado por todos os sujeitos que compõem o universo escolar: professores, alunos, pais e funcionários.
	
	
	
	
		
	
		5.
		A escola é um espaço social de formação e possui estrutura, dinâmica de funcionamento e objetivos. (I) Por estrutura entende-se apenas o espaço físico. (II) Por dinâmica de funcionamento entende-se sobretudo as regras. (III) Por objetivos entende-se a intenção de influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas II
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I e III
	
Explicação:
Está correta apemas a afirmativa III. A escola é um espaço social de formação e possui estrutura, dinâmica de funcionamento e objetivos. A estrutura é o espaço físico e os materiais utilizados para o funcionamento da escola.  A dinâmica de funcionamento contempla as regras e as relações interpessoais e os objetivos objetivos são intenção de influenciar a aprendizagem do outro em determinado sentido. Está CORRETO o que se afirma em:
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Leia um trecho do relato da psicóloga escolar Flávia Asbarh no Boletim Eletrônico da ABRAPEE sobre o Projeto Político Pedagógico: ¿A origem dessa pesquisa está em alguns questionamentos que surgiram no decorrer de minha atuação como psicóloga escolar em escolas públicas. Nas diversas escolas pelas quais passei, algumas questões sempre me incomodavam: os discursos cristalizados dos professores sobre sua prática e sobre sua relação com os alunos e a falta de clareza acerca das finalidades da educação de forma geral e da atividade pedagógica de forma específica. As tarefas propostas pelos professores aos alunos pareciam-me "soltas", "perdidas" e muitas vezes sem objetivos definidos. Muitasvezes tinha a impressão de que a maior parte das ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula restringia-se ao fazer pelo fazer, professores passavam uma série de exercícios aos alunos buscando deixá-los ocupados e estes executavam tarefas que não lhes fazia sentido algum. (...)¿ O trecho acima revela que a psicóloga escolar constatou:
	
	
	
	Que está presente o alinhamento dos objetivos institucionais às atividades pedagógicas propostas.
	
	
	Que o projeto pedagógico levava a reflexões coletivas.
	
	
	A existência de Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas pelas quais a psicóloga passou.
	
	
	A ausência de reflexões coletivas para o estabelecimento dos objetivos e das metas das instituições escolares.
	
	
	Que a educação, de forma geral, não tem propósitos.
	
Explicação:
A letra e está correta.  Foi obsevado na pesquisa uma dissonância entre os objetivos do PPP e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula e uma ausência de reflexões coletivas para o estabelecimento dos objetivos e das metas das instituições escolares.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre a educação, afirma-se: I. A educação é o processo social através do qual o ser humano transmite e aprende conteúdos socialmente acumulados. PORQUE II. A educação formal ocorre predominantemente na escola.
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
Explicação:
As duas afirmativas isoladamente são verdadeiras. A segunda afirmativa não justifica a primeira. Não é porque a educação formal ocorre predominantemente na escola que o ser humano transmite o conhecimento acumulado socialmente através da educação.
	
	
	
	
		
	
		8.
		O diretor da escola "Planeta Azul" deciciu realizar a reformulação do Projeto Político Pedagógico. Em conjunto com a pedagoga e a psicóloga escolar estruturaram um planejamento para elaboração do Projeto Político Pedagógico. Considerando o que vimos na aula 2, analise as afirmativas abaixo:
	
	
	
	A elaboração deve ser realizada somente pelos funcionários da escola, incluindo os professores.
	
	
	O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado de forma participativa por professores, pais , alunos e funcionários.
	
	
	O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado pelo diretor e pelo pedagogo que são os agentes educacionais de planejamento finananceiro e acadêmico.
	
	
	A elaboração deve ser feita pelos agentes de planejamento psicopedagógico: pedagogo e psicólogo.
	
	
	A elaboração do Projeto Político Pedagógico não deve considerar a participação de pais e alunos porque não são agentes permanentes da escola.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa b. O Projeto Político Pedagógico deve ser elaborado de forma participativa por professores, pais, alunos e funcionários. Essa participação deve ocorrer através de reuniões onde possam ser pensados os objetivos e práticas da escola. 
	
	
		
	
		1.
		Os sujeitos que compõem o espaço escolar podem apresentar diferentes patologias. No que tange à essa questão o psicólogo que atua na escola:
	
	
	
	deve conhecer as diferentes patologias e tratá-las dentro da própria escola.
	
	
	não precisa conhecer as diferentes patologias, já que não atua como psicólogo clínico.
	
	
	deve conhecer as diferentes patologias para que possa identificá-las a fim de sugerir a transferência dos alunos para escolas especiais.
	
	
	identifica patologias e dificuldades cognitivas nos alunos e atua orientando pais e professores.
	
	
	as patologias são objeto de estudo do psicólogo clínico e este deve ser solicitado à comparecer à escola para identificar possíveis patologias nos alunos.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa a. O psicólogo escolar deve identificar as possíveis patologias e encaminhar para avaliação. Além disso deve orientar os professores e os pais no que se refere ao processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno.
	
	
	
	
		
	
		2.
		"A professora Antonia procurou a psicóloga da escola para relatar sua insatisfação com a instituição. Nessa conversa ficou claro que a insatisfação estava relacionada com a direção da escola que não abria espaço para ouvir os professores e demais profissionais. A psicóloga decidiu elabora um questionário para o corpo docente com a finalidade de identificar o grau de insatisfação dos professores." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode realizar assinale a que corresponde a situação acima relatada.
	
	
	
	Análise
	
	
	Capacitação
	
	
	Orientação
	
	
	Avaliação
	
	
	Assessoria
	
Explicação:
Está correta a letra d. A função que o psicólogo escolar realiza nesse caso é a avaliação de um aspecto escolar (satisfação docente).
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Dentre os diversos trabalhos realizados pelo psicólogo no espaço escolar está o trabalho de orientação. Está INCORRETO o que se afirma:
	
	
	
	A orientação pode ocorrer tanto em caráter preventivo como para a resolução de problemas instalados.
	
	
	A orientação tem como maior objetivo a capacitação de professores
	
	
	A orientação pode ocorrer junto a pais e alunos para discussão de temas de interesse desses grupos.
	
	
	A orientação é um dos mais antigos trabalhos realizados pelo psicólogo escolar.
	
	
	O auxilio aos diversos componentes do universo escolar para a boa realização dos objetivos da instituição.
	
Explicação:
Está incorreta a afirmativa d. O trabalho de orientação é um dos mais antigos realizados pelo psicólogo e pode ser realizado com alunos, pais e funcionários de forma preventiva e com temas diversos e pode ser utilizada também para resolução de problemas existentes. Como todo trabalho do psicólogo na escola, a orientação deve contribuir para os objetivos da instituição. A capacitação é uma outra função do psicólogo escolar diferente da orientação.
	
	
	
	
		
	
		4.
		"A professora Elisângela que leciona português no ensino médio, procurou a psicóloga da escola e relatou que o aluno Tiago de 15 anos tem estado disperso e desinteressado nos últimos meses. Segundo o professor, antes ele era um aluno muito participativo. Diante do relato da professora a psicóloga marcou uma entrevista com Tiago." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo pode desempenhar no espaço escolar, assinale a realizada na situação acima relatada.
	
	
	
	Assessoria
	
	
	Orientação
	
	
	Capacitação
	
	
	Organização
	
	
	Pesquisa
	
Explicação:
Correto o ítem e. O psicólogo na entrevista com o aluno realiza o trabalho de orientação. Ele procura escutar o que está acontecendo com o aluno na escola e na família e orienta de acordo com o que for observado. Essa entrevista pode ser a primeira etapa de uma processo de levantamento de informações para a compreensão de um problema.
	
	
	
	
		
	
		5.
		"O psicólogo escolar, juntamente com a coordenadora pedagógica e a professora de educação física decidiram elaborar um trabalho para ser realizado com os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao longo do ano letivo. O tema definido foi "abuso de drogas" e o objetivo do trabalho era a prevenção ao uso de drogas na adolescência. O trabalho contaria com palestras de diversos profissionais, dinâmicas de grupo e uma "feira informativa sobre o tema" à ser realizadapelos alunos para encerrar o trabalho." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções que o psicólogo escolar pode realizar, assinale a que corresponde à situação acima relatada.
	
	
	
	Avaliação
	
	
	Assessoria
	
	
	Projeto
	
	
	Orientação
	
	
	Capacitação
	
Explicação:
Está correta a afirmativa C. No  caso apresentado o trabalho desenvolvido pelo psicólogo acerca do tema de drogas foi através de projeto.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		O trabalho de avaliação realizado pelo psicólogo no espaço escolar consiste em:
	
	
	
	Atuação exclusivamente preventiva que visa compreender os problemas que podem ser evitados.
	
	
	Atuação exclusivamente voltada para a resolução de problemas instalados que visa conhecer os problemas para propor soluções.
	
	
	Atuação exclusivamente proativa que visa compreender os problemas.
	
	
	Atuação realizada por meio de técnicas diversas que visam levantar as questões existentes e intervir quando necessário.
	
	
	Intervenção pontual que visa à integração entre professores e familiares dos alunos.
	
Explicação:
 
Correta a alternativa C. O trabalho de avaliação pode ocorrer de forma preventiva com o levantamento de questões com alunos, professores ou funcionários e que pode ocorrer atavés de questionários ou dinâmicas, por exemplo. A avaliação também pode ser utilizada para avaliar problemas que já existam e pode ser realizada através dos instrumentos citados anteriormente. A avaliação pode contemplar a investigação de diferentes temas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		"Lucia trabalha como psicóloga em duas creches. Ao longo dos anos, ela tem observado um comportamento mais condescendente dos pais em relação aos filhos e imagina que isso possa estar relacionado à culpa em função das mães trabalharem e deixarem seus filhos na escola. Lúcia decidiu se aprofundar no assunto e elaborou uma entrevista semi-dirigida para investigar o assunto junto aos pais. Sua intenção é produzir conhecimento e divulgá-lo." Considerando o que vimos na aula 3 acerca das funções do psicólogo escolar assinale abaixo a que corresponde à situação acima relatada.
	
	
	
	Pesquisa
	
	
	Análise
	
	
	Avaliação
	
	
	Orientação
	
	
	Assessoria
	
Explicação:
A letra e está correta. No caso exposto a psicóloga estará realizando uma pesquisa com o objetivo de produção de conhecimento e não uma avaliação para uma intervenção no espaço escolar.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Dentre os diversos trabalhos realizados pelo psicólogo escolar está o trabalho com projetos. Sobre tal trabalho afirma-se:
(I) tem por objetivo produzir conhecimento relativo ao campo da psicologia escolar e ser realizado junto às secretarias de educação e junto às universidades.
(II) É utilizado apenas em situações em que já existe um problema instalado e que precisa ser solucionado.
 (III) Trata-se de um trabalho de elaboração e implementação de planos temáticos direcionados para alunos, pais, professores e/ou funcionários.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas I e II
	
Explicação:
A afirmativa correta é a III. O trabalho com projetos é realizado através de temas que podem ser escohidos para lidar com situações problema ou com a prevenção. Seu objetivo é trabalhar algum aspecto no espaço escolar e não produzir conhecimento.
	
	
	
		1.
		Para facilitar a adaptação do aluno ao universo escolar o psicólogo pode realizar diversas atividades. É incorreto afirmar que o psicólogo possa:
	
	
	
	Acompanhar a adaptação do aluno através de seu rendimento e observação de sua conduta.
	
	
	Para preparar a turma de 9º ano para a mudança de segmento.
	
	
	Propor atividades que estimulem o rendimeto escolar.
	
	
	Aplicar testes projetivos para avaliar sua personalidade.
	
	
	Propor atividades em sala de aula
	
Explicação:
A afirmativa C é a incorreta porque o psicólogo escolar não aplicar testes nos alunos para avaliação de personalidade. As demais afirmativas estão corretas e são ações que podem ser desenvolvidas pelo psicólogo: propor atividades em sala de aula,  Acompanhar a adaptação do aluno através de seu rendimento e observação de sua conduta, preparar a turma de 9º ano para a mudança de segmento e propor atividades que estimulem o rendimeto escolar.
	
	
	
	
		
	
		2.
		"Lúcia é uma adolescente de 13 anos que estudava em uma escola construtivista e, este ano, ingressou no 9º ano do ensino fundamental numa escola com metodologia de ensino tradicional". Lúcia deverá se adaptar à nova escola. Considerando a situação relatada assinale os aspectos aos quais ela deverá se adaptar.
( ) Lúcia deverá se adaptar ao novo método de ensino.
( ) As regras das escolas de ensino fundamental são semelhants e por isso ela não precisará se adaptar.
( ) Lúcia precisará se adaptar às novas relações interpessoais.
( ) A adaptação ao espaço físico não ocorrerá com lúcia, pois está não é portadora de necessidades especiais.
( ) A adaptação do aluno ao método de ensino só é importante até o 6 º ano do ensino fundamental em função da idade.
	
	
	
	V, F, V, F, F
	
	
	F, V, F, V, F
	
	
	V, V, F, F, V
	
	
	V, F, V, F, V
	
	
	F,F,V,V,F
	
Explicação:
Correta a alternativa a. A aluna deverá se adaptar ao espaço físico, à metodolotia de ensino, as relações interpessoais e as regras da nova escola.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Analise as afirmações que se seguem:
I. Quando muda de professor ou de turma a criança passa por nova adaptação às relações interpessoais.
II. Se um aluno adolescente ingressar numa escola, vindo de outra com metodologia de ensino muito diferente, não haverá necessidade de atenção a esta adaptação.
III. No processo de adaptação escolar a escola não precisa se modificar para se adaptar melhor aos seus alunos.
Sobre a adaptação escolar está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	Somente a afirmativa I
	
Explicação:
A letra e deve ser marcada porque somente a afirmativa I está correta: quando muda de professor ou de turma a criança passa por nova adaptação às relações interpessoais.
A afirmativa II e III estão incorretas porque se um aluno adolescente ingressar numa escola, vindo de outra com metodologia de ensino muito diferente será necessário acompanhar essa adaptação e no processo de adaptação escolar a escola precisa se modificar para se adaptar melhor aos seus alunos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O processo de adaptação escolar é complexo e envolve múltiplos fatores. Acerca desse processo é correto afirmar:
I. Quando muda de professor ou de turma, a criança passa por nova adaptação às relações interpessoais.
II. Se um aluno adolescente ingressar numa escola, vindo de outra com metodologia de ensino muito diferente, não haverá necessidade de atenção a esta adaptação.
III. O processo de adaptação refere-se à vivência do aluno. A instituição só precisa se adaptar quando recebe portadores de necessidades especiais.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	Somente a alternativa I
	
	
	II e III
	
Explicação:
Correta somente a afirmativa I. A criança se adapta ao professor e à novas relações interpessoais quando muda de turma. Quando o adolescente muda de escola irá se adaptar à nova metodologia de ensino. E a instituição escolar deve se adaptar às necessidadesde todos os alunos e não somente aos portadores de necessidades esepciais.
	
	
	
	
		
	
		5.
			O psicólogo escolar pode atuar nas situações de adaptação escolar, tanto em relação à situações de dificuldade de adaptação como na facilitação do processo de adaptação escolar.Acerca dessa atuação podemos afirmar:
I- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, como em relação aos alunos antigos.
II- O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação da instituição escolar às mudanças necessárias para atender melhor seua alunos no processo de ensino-aprendizagem, podendo orientar professores na proposição e realização de trabalhos grupais que facilitem a integração dos novos alunos com a turma.
III- Sempre que se fizer necessário, o psicólogo escolar trabalhará para facilitar o processo de adaptação da escola ao sistema de educação não sendo necessário trabalhar com alunos e familiares.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a (s) correta (s):
	
	
	
	I e III
	
	
	Apenas II
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II. O psicólogo escolar trabalha para facilitar o processo de adaptação escolar dos alunos que estão ingressando na instituição, tanto em relação às regras e procedimentos desta escola, como em relação aos alunos antigos e também trabalha para facilitar o processo de adaptação da instituição escolar às mudanças necessárias para atender melhor seua alunos no processo de ensino-aprendizagem, podendo orientar professores na proposição e realização de trabalhos grupais que facilitem a integração dos novos alunos com a turma. Na adaptação da escola à educação inclusiva é fundamental que o psicólogo trabalhe com alunos e familiares.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Em relação ao processo de adaptação que ocorre na escola com os diferentes sujeitos que a compõem, é incorreto afirmar que:
	
	
	
	Cada escola possui uma metodologia de ensino definida no Projeto Político Pedagógico. O aluno poderá ou não se adaptar à metodologia de ensino da escola.
	
	
	A adaptação escolar é um processo contínuo e ocorre em todos os segmentos ao longo da escolarização
	
	
	Os professores e funcionários já estão adaptados e portanto não passam pelo processo de adaptação.
	
	
	A instituição escolar e os professores passam por adaptações constantes para atingir os objetivos educacionais.
	
	
	O aluno quando ingressa na escola passa por um processo de adaptação que inclui as regras institucionais em relação ao comportamento.
	
Explicação:
Está incorreta a afirmativa C. A instituição escolar e os professores passam por adaptações constantes para atingir os objetivos educacionais. O processo de adaptação ocorre em todos os segmentos ao longo da escolarização e inclui as regras, a metodologia de ensino, as relações interpessoais e o espaço físico.
	
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre a adaptação escolar afirma-se:
I. Ocorre permanentemente nos diferentes segmentos do ensino, ao longo de toda a vida escolar do aluno.
II. Ocorre apenas quando o aluno ingressa na escola.
III. Apesar de ser constante, não é recíproco. Enquanto o aluno precisa adaptar-se à escola, a escola não tem o mesmo compromisso, a não ser nos casos de educação inclusiva.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas III
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Correta somente a afirmativa I. O processo de adaptação escolar ocorre permanentemente nos diferentes segmentos do ensino, ao longo de toda a vida escolar do aluno. Ele é um processo recíproco onde escola e aluno devem se adaptar.
 
	
	
	
	
		
	
		8.
		A adaptação escolar é um processo importante que ocorre na escolarização do aluno. Considerando o que vimos na aula 4, analise as afirmativas abaixo:
 I- Ao longo da escolarização o aluno ou a escola podem passar por diferentes momentos de adaptação.
II - O aluno pode passar por um período de adaptação quando ingressa na escola ou quando muda de escola.
 III- No processo de educação Inclusiva a escola pode ter modificações em suas instalações e materiais utilizados para aprendizagem para poder se adaptar ao aluno.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	
	II e III
	
	
	Somente I
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
As três alternativas estão corretas porque ao longo da escolarização o aluno ou a escola podem passar por diferentes momentos de adaptação, tais como mudança de turma, mudança de segmento, asptação à uma turma mais agitada ou à um aluno com dificuldades específicas. As adaptações também acontecem quando o ingressa na escola ou quando muda de escola.  No processo de educação Inclusiva a escola pode necessitar modificar suas instalações e materiais, assim como capacitar seu corpo docente.
	
	
	1a Questão
	
	
	
	Amanda é uma menina de 8 anos que vive atualmente a separação litigiosa dos pais, que disputam sua guarda na justiça. Desde o início desse processo, Amanda apresenta dificuldade de manter a atenção nas atividades escolares, dificuldades para seguir até o final as instruções de uma atividade e dificuldades para terminar tarefas escolares que exijam atenção.A professora de Amanda conversou com o psicólogo escolar sobre a possibilidade de Amanda apresentar Transtorno de Déficit de Atenção. Avalie os procedimentos do psicólogo escolar:
I. O psicólogo explicou para a professora de Amanda que, apesar de a menina apresentar sintomas que também ocorrem no TDAH predominantemente desatento, faz-se necessário que o indivíduo apresente tais sintomas por no mínimo seis meses.
II. O psicólogo solicitou duas entrevistas, uma com a mãe e outra com o pai de Amanda, para levantar informações sobre a situação da família, informar sobre a baixa concentração da menina e sensibilizá-los sobre os prejuízos que tal litígio podem trazer à vida de todos, especialmente da filha.
III. O psicólogo escolar convocou os pais da aluna e solicitou diagnóstico neurológico, sob a hipótese de TDAH.
Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	 
	Apenas III
	
	Apenas I
	
	Apenas II e III
	
	Apenas II
	
Explicação:
Esta INCORRETA apenas a alternativa III. A psicóloga deve explicar que é necessário que a criança apresente os sintomas por, no mínimo, 6 meses e ela deve, também, conversar com os pais para buscar informações acerca do que está ocorrendo fora do espaço escolar que pode estar interferindo na atenção da criança e orientá-los de acordo com a questão.
Nesse caso o encaminhamento não deve ser realizado porque o comportamento de desatenção não ocorre há pelo menos 6 meses e existe um conflito familiar que pode estar influenciando esse comportamento de desatenção. Devemos orientar os pais e aguardar as mudanças na forma de conduzir a separação e observar se haverá melhora na atenção da criança.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os problemas relacionados à aprendizagem são classificados no DSM V como transtornos de aprendizagem. Entre eles o transtorno da matemática que caracteriza-se por:
(I) dificuldade para manejar números e conceitos matemáticos decorrente da ausência de habilidades matemáticas básicas (operações).
(II) dificuldade para manejar números e conceitos matemáticos decorrente do mau funcionamento da metodologia de ensino.
(III) o mesmo que descalculia.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Somente a afirmativa III
	 
	I e II
	
	II e III
	
	I, II e IIII e III
	
Explicação:
Está correta somente a afirmativa III. O Transtorno da matemática é o mesmo que discalculia e se caracteriza por dificuldade para manejar números e conceitos matemáticos decorrente do funcionamento do sistema nervoso central e não pela ausência de habilidades matemáticas básicas (operações) ou pelo mau funcionamento da metodologia de ensino.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Dentre os aspectos individuais envolvidos na aprendizagem escolar, é possível destacar:
I. Aspectos cognitivos: memória, cognição e pensamento.
II. Aspectos emocionais: capacidade de estabelecer relacionamentos e autoconfiança.
III. Aspectos sociais: auto-estima.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	Apenas I
	 
	Apenas II
	
	Apenas I e II
	
	Apenas III
	
	I, II e III
	
Explicação:
Somente a afirmativa 1 está correta. Os aspectos emocionais seriam a auto-estima e a autoconfiança e os aspectos sociais seria a capacidade de estabelecer relacionamentos.
 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O transtorno da expressão escrita é caracterizado por:
(I) dificuldade para compor textos escritos e para organizar parágrafos de forma adequada.
(II) caligrafia precária.
(III) dificuldade de compreender o significado contido num texto escrito.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I, II e III
	 
	I e II
	
	Somente a alternativa I
	
	II e III
	
	I e III
	
Explicação:
Está correta a afirmativa I e II. O transtorno da expressão escrita caracteriza-se pela dificuldade de compor textos escritos, organizar parágrafos de forma adequada e caligrafia precária. A dificuldade de compreensão do significado contido no texto caracteriza o transtorno da leitura e não o transtorno da expressão escrita.
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	"Ana Lúcia é psicóloga escolar em uma instituição que trabalha com ensino fundamental. Esta semana a professora do segundo ano procurou por ela para expor a situação de um aluno que não consegue realizar as operações de adição e subtração. O aluno em questão é excelente na matéria de portugues, mas possui grande dificuldade com conceitos matemáticos." Considerando a situação relatada qual deve ser o procedimento do psicólogo escolar.
		
	
	Conversar com o aluno e explicá-lo que isso é problema comeum.
	 
	Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação psicológica e psiquiátrica.
	
	Conversar somente com o pai que é a figura de autoridade e solicitar uma avaliação psicológica.
	
	Conversar com o aluno para verificar como são as relações em sala de aula e encaminhá-lo para avaliação psiquiátrica.
	 
	Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação fonoaudiológica.
	
Explicação:
Está correta a letra e. O psicólogo deverá conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação fonoaudiológica porque o aluno apresenta características do transtorno da matemática. O encaminhamento seria para esse profissional e não para o psiquiatra ou psicólogo clínico porque é ele quem avalia e trata transtornos de aprendizagem.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os problemas relacionados à aprendizagem são classificados no DSM V como transtornos de aprendizagem. Entre eles o transtorno da matemática que caracteriza-se por:
(I) dificuldade para manejar números e conceitos matemáticos decorrente da ausência de habilidades matemáticas básicas (operações).
(II) dificuldade para manejar números e conceitos matemáticos decorrente do mau funcionamento da metodologia de ensino.
(III) o mesmo que descalculia.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I e III
	
	I, II e III
	
	I e II
	 
	Somente afirmativa III
	
	II e III
	
Explicação:
Está correta somente a afirmativa III. O transtorno da matemática também é denominado de discalculia. A dificuldade de manejar números e conceitos matemáticos ocorre por disfunção no Sistema Nervoso Central e não por ausência de habilidades matemáticas básicas ou por problema na metodologia de ensino.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A dificuldade de aprendizagem é uma questão importante no contexto escolar. I- A aprendizagem pode ser influenciada pela relação professor-aluno. II- A relação entre os alunos influencia a conduta, mas não a aprendizagem. III- Fatores emocionais e cognitivos podem influenciar na aprendizagem do aluno. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	II e III
	
	I, II e III
	 
	I e III
	
	I e II
	
	Somente a I
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e III. A aprendizagem pode ser influenciada pela relação professor-aluno e também pela relação entre os alunos.  Essas relações podem facilitar ou dificultar o aprendizado. Os fatores emocionais e cognitivos podem influenciar na aprendizagem do aluno.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"Fernanda é psicóloga escolar de uma instituição que trabalha com ensino fundamental. Esta semana a professora do segundo ano procurou por ela para expor a situação de um aluno que consegue reconhecer as letras, mas não consegue ler pequenos textos." Considerando a situação relatada qual deve ser o procedimento da psicóloga escolar ?
		
	 
	Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação fonoaudiológica.
	
	Conversar com o aluno para verificar como são as relações em sala de aula e encaminhá-lo para avaliação psiquiátrica.
	 
	Conversar somente com o pai que é a figura de autoridade e solicitar uma avaliação psicológica.
	
	Conversar com o aluno e os pais e solicitar uma avaliação psicológica e psiquátrica.
	
	Conversar com o aluno para verificar como são as relações em sala de aula e encaminhá-lo para avaliação com um clínico.
	
Explicação:
Correta a alternativa a. O aluno aprensenta uma dificuldade na leitura que caracteriza o transtorno de leitura (dislexia). O fonoaudiólogo realiza a avaliação e o tratamento desse transtorno.
	
		1.
		A área de educação atribui grande importância ao conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal construído por Vygotsky. Esse conceito é importante porque:
(I) Revela que ao criar a Z.D.P., o aprendizado escolar põe em movimento diversos processos mentais, que serão mais plenamente adquiridos pela criança posteriormente, quando seu aprendizado estiver concluído.
(II) Revela que a partir da interação com o professor, o aluno construirá o conhecimento de forma ativa, atribuindo-lhe significado.
(III) Revela que através da Z.D.P. o aluno absorve os conhecimentos transmitidos pelo professor, a partir dos significados que o professor atribui a tais conhecimentos.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	Somente alternativa II
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal possui importaância porque mostra que é a partir da interação com o professor que o aluno construirá o conhecimento de forma ativa, atribuindo-lhe significado. Nesse processo ao criar a Z.D.P., o aprendizado escolar põe em movimento diversos processos mentais, que serão mais plenamente adquiridos pela criança posteriormente, quando seu aprendizado estiver concluído.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Diversos autores, no campo da psicologia, tem estudado as relações entre desenvolvimento e aprendizagem. Considerando as concepções clássicas podemos afirmar:
I- Piaget considera que é o amadurecimento das funções mentais que possibilita o aprendizado de determinados conteúdos.
II- Para Vygotsky a criança aprende através da mediação social e seu aprendizado propicia seu desenvolvimento.
III- ParaPiaget a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento mental.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Somente alternativa II
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
Explicação:
Está correta a afirmativa I e II. Piaget considera que é o amadurecimento das funções mentais que possibilita o aprendizado de determinados conteúdos. Para Vygotsky a criança aprende através da mediação social e seu aprendizado propicia seu desenvolvimento, segundo esse autor a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento mental.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		O método de Piaget combinava observação e questionamento flexível. A partir das observações dos próprios filhos e de outras crianças estabeleceu os estágios cognitivos e construiu sua teoria. Quanto a teoria de Piaget responda:
I ¿ Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e readaptação
II ¿ Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios, que são: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais
III ¿ No estágio pré-operatório a criança pode resolver problemas de maneira lógica se eles estiverem voltados ao aqui e agora
IV- Nas operações formais a pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades.
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Apenas alternativas I, III e IV estão corretas
	
	
	Apenas alternativas II e IV estão corretas
	
	
	Apenas alternativas I e III estão corretas
	
	
	Apenas alternativas I, II e IV estão corretas
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas II e IV. Piaget descreveu o desenvolvimento cognitivo como uma série de estágios, que são: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais. No estágio pré-operatório a criança ainda não pode resolver problemas de maneira lógica. Nas operações formais a pessoa pode pensar em termos abstratos, lidar com situações hipotéticas e pensar em possibilidades.
	
	
	
	
		
	
		4.
		No campo da psicologia existem diferentes concepções acerca do desenvolvimento mental. Avalie as afirmações sobre as concepções clássicas do desenvolvimento.
I- Piaget considera que o desenvolvimento das operações lógicas, concretas e abstratas ocorre separadamente do aprendizado escolar. Tal desenvolvimento possibilita o aprendizado de determinados conteúdos.
II- Para Vygotsky a interação de uma criança com crianças mais velhas, com adultos ou outros indivíduos mais experientes que ela em determinado assunto possibilita aprendizagens novas, mas nada interfere nas capacidades mentais.
III- Para Vygotsky a aprendizagem deve se antecipar ao nível de desenvolvimento em que a criança se encontra.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	Somente alternativa III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e III.  Piaget considera que o desenvolvimento das operações lógicas, concretas e abstratas ocorre separadamente do aprendizado escolar e tal desenvolvimento possibilita o aprendizado de determinados conteúdos. Já para Vygotsky a aprendizagem deve se antecipar ao nível de desenvolvimento em que a criança se encontra. Para ele a interação de uma criança com crianças mais velhas, com adultos ou outros indivíduos mais experientes que ela em determinado assunto possibilita aprendizagens novas e o desenvolvimento de capacidades mentais.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Vygotsky define a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) a partir da postulação da existência de dois níveis de desenvolvimento: 1) o real e 2) o potencial. O primeiro refere-se:
	
	
	
	À integração de um conhecimento no sistema, dando assim significado ao contexto.
	
	
	Às funções psicológicas consolidadas e com a capacidade de desempenhar tarefas sozinho.
	
	
	À distância entre o nível de desenvolvimento atual do indivíduo, e o nível de desenvolvimento do mesmo indivíduo, determinado pela capacidade de resolução de problemas sob orientação do adulto.
	
	
	Às funções psicológicas que estão em processo de amadurecimento e à capacidade de desempenhar tarefas em colaboração com adultos ou companheiros mais capazes.
	
	
	À tendência para a criança procurar o equilíbrio entre os elementos cognitivos do organismo e entre este e o mundo exterior.
	
Explicação:
Resposta: A-  refere-se à organização de Piaget; B-  refere-se ao desenvolvimento potencial; D-  refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky; E-  refere-se à equilibração de Piaget.
	
	
	
	
		
	
		6.
		O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é importante para a educação porque
(I) Revela como a intervenção pedagógica realizada pelo professor provoca avanços no desenvolvimento do aluno.
(II) Revela que a intervenção do professor deve ocorrer de tal forma que crie a Zona de Desenvolvimento Real nos alunos.
(III) Revela que o ensino deve se equiparar ao nível atual de desenvolvimento da criança, acompanhando-o.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas III
	
Explicação:
Está correta a afirmativa I. O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é importante para a educação porque mostra como a intervenção pedagógica realizada pelo professor provoca avanços no desenvolvimento do aluno. A mediação social (intervenção do professor) auxilia na criação da ZDP.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		O desenvolvimento para Vygotsky, possui dois níveis distintos: o desenvolvimento real e o desenvolvimento proximal. Considerando essa perspectiva é correto afirmar que:
I- Para ele o desenvolvimento mental é determinado apenas pelo que já se desenvolveu completamente, sem influência dos processos mentais que estão em vias de desenvolvimento.
II- O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal, que desperta diversos processos internos de desenvolvimento.
III- O desenvolvimento proximal é o que possibilita novas aprendizagens.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	Somente a alternativa II
	
	
	I e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas II e III. O desenvolvimento para Vygotsky, possui dois níveis distintos: o desenvolvimento real e o desenvolvimento proximal. Para ele o desenvolvimento mental é determinado pelo que já se desenvolveu completamente (ZDR) e pelos processos mentais que estão em vias de desenvolvimento (ZDP). O aprendizado organizado cria a Zona de Desenvolvimento Proximal, que desperta diversos processos internos de desenvolvimento, é esse processo que possibilita novas aprendizagens.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o início da vida. Sobre essa relação podemos afirmar que:
	
	
	
	O aprendizado apenas possibilita a assimilação e a acomodação de conteúdo.
	
	
	O aprendizado possibilita o desenvolvimento das funções mentais superiores.
	
	
	O desenvolvimento ocorre primeiro que a aprendizagem.
	
	
	O aprendizado não influencia o desenvolvimento das funções mentais superiores, apenas possibilita a assimilação de conteúdo.
	
	
	O desenvolvimento impulsiona a aprendizagem através da Zona de Desenvolvimento Proximal.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa a. Para Vygotsky o aprendizado impulsiona e possibilita o desenvolvimento das funções mentais superiores. A mediação irá possibilitar a aprendizagemna zona de desenvolvimento proximal que irá conduzir ao desenvolvimento.
	
	
	
		1.
		Sobre as relações interpessoais entre alunos afirma-se que:
(I) As brincadeiras e os apelidos são comuns no universo escolar.
(II) O bullying envolve comportamentos recíprocos de humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences.
(III) O bullying se distingue da brincadeira por ser agressão repetida e que causa intimidação na vítima.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Apenas a I
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas II e III
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e III.  Bullying é a denominação atribuída a um comportamento de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno (vítima), sem que haja provocação da vítima, ou seja, não é um comportamento recíproco. Dentre as características do bullying podemos destacar: humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física e roubo de pertences. As brincadeiras e os apelidos são atitudes comuns no universo escolar. O bullying se distingue da brincadeira por ser agressão repetida e que causa intimidação da vítima.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Considerando o trabalho do professor em relação ao aluno, podemos afirmar:
I- O professor trabalha para a formação integral do aluno.
II- Os valores e crenças que o professor transmite nas aulas podem influenciar os alunos, porque o ensino é perpassado por uma ideologia.
III- O professor influencia o aluno somente na motivação deste para aprender.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	Apenas a III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II.  O professor trabalha para a formação integral do aluno influenciando na construção de sua subkjetividade, em sua percepção de mundo, autoconceito, auto-estima e motivação. Os valores e crenças que o professor transmite nas aulas podem influenciar os alunos, porque o ensino é perpassado por uma ideologia.
 
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		No processo educacional que ocorre na escola os alunos aprendem não só com o professor, mas também com os colegas. Essa aprendizagem envolve diversos aspectos: cognitivo, emocional e social. Assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	No aspecto social interações com os demais colegas possibilitam o desenvolvimento de habilidades sociais.
	
	
	No aspecto cognitivo a relação entre os alunos pode funcionar de tal modo que os alunos que já adquiriram determinadas capacidades auxiliem os que ainda estão em processo de desenvolvimento.
	
	
	No aspecto social a relação entre os alunos proporciona aprendizagem de socialização, em que aprendem, na relação com os pares, formas de comunicação, cooperação, competição e defesa.
	
	
	No aspecto emocional a interação negativa com os colegas não interfere no desenvolvimento do autoconceito do aluno.
	
	
	No aspecto social interações positivas com os pares possibilitam o desenvolvimento de habilidades sociais.
	
Explicação:
Está INCORRETA A afirmativa b. No aspecto emocional a interação negativa com os colegas interfere no desenvolvimento do autoconceito do aluno. No aspecto cognitivo a relação entre os alunos pode funcionar de tal modo que os alunos que já adquiriram determinadas capacidades auxiliem os que ainda estão em processo de desenvolvimento. No aspecto social a relação entre os alunos proporciona aprendizagem de socialização, em que aprendem, na relação com os pares, formas de comunicação, cooperação, competição e defesa. Essa interação possibilita o desenvolvimento de habilidades sociais.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre as relações interpessoais entre os alunos afirma-se:
(I) A interação negativa entre alunos pode dificultar a aprendizagem e o desenvolvimento nos aspectos afetivo e social.
(II) Bullying é a denominação atribuída a um comportamento de intimidação de um aluno ou grupo a outro aluno. Caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno (vítima), sem que tenha havido motivação aparente.
(III) O aluno vítima de 'bullying' pode sofrer com o rebaixamento de sua auto-estima.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas II
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I, II e III. A interação negativa entre alunos pode dificultar a aprendizagem e o desenvolvimento nos aspectos afetivo e social. O Bullying é uma interação negativa onde um comportamento de intimidação de um aluno ou grupo a outro alun e caracteriza-se por atitudes agressivas e repetidas contra um aluno (vítima), sem que tenha havido motivação aparente. O aluno vítima de 'bullying' pode sofrer com o rebaixamento de sua auto-estima.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Sobre as relações interpessoais e sua contribuição para a construção do sujeito e sua aprendizagem afirma-se:
(I) O processo educativo é realizado exclusivamente pela escola.
(II) O processo educativo ocorre através das relações interpessoais que são estabelecidas, a exemplo da relação professor-aluno e entre alunos.
(III) As relações interpessoais estabelecidas no processo educativo influenciam a construção do sujeito mas não influenciam os aspectos relacionados à aprendizagem.
Está INCORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	Somente afirmativa I
	
	
	Somente aafirmativa III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
Explicação:
Estão INCORRETAS as afirmativas I e III. O processo educativo é realizado pela escola e pela família. O processo educativo ocorre através das relações interpessoais que são estabelecidas e  influenciam a construção do sujeito e a aprendizagem.
	
	
	
	
		
	
		6.
		O bullying é uma situação que ocorre no ambiente escolar e que vem sendo investigada nos últimos dez anos. Sobre este comportamento é correto afirmar que:
I. Caracteriza-se por atitudes negativas repetidas contra um aluno e que não possui uma motivação aparente.
II. A relação desigual de poder e as atitudes de intimidação ao aluno que é alvo da agressão podem causar rebaixamento da auto-estima.
III. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de atitudes de humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física, roubo de pertences etc.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
	
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	Somente a alternativa II
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I, II e III.  Caracteriza-se por atitudes negativas repetidas contra um aluno e que não possui uma motivação aparente. Existe uma relação desigual de poder e as atitudes de intimidação ao aluno que é alvo da agressão podem causar rebaixamento da auto-estima. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de atitudes de humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física, roubo de pertences etc.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A relação entre o aluno e o professor possui aspectos relevantes. Acerca dessa idéia, podemos afirmar que:
	
	
	
	O conceito que o professor expressa sobre o aluno é o único fator que influencia na construção da subjetividade dele (aluno).
	
	
	O conceito que o professor expressa sobre o aluno não influencia a construção da subjetividade dele (aluno).
	
	
	A relação com o professorinfluencia na motivação para aprendizagem, mas não pode influenciar a auto-estima do aluno.
	
	
	A relação entre professor e aluno pode influenciar na motivação do aluno para aprendizagem.
	
	
	O professor quando trabalha o conteúdo com o aluno, o faz de forma neutra.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa a.  A relação entre professor e aluno influencia a construção da subjetividade do aluno, embora não seja o único fator que influencia nessa construção. A relação professor e aluno também influencia a motivação para aprendizagem, a auto-estima e a percepção de mundo do aluno porque o ensino não é neutro e sim perpassado por uma ideologia.
	
	
	
	
		
	
		8.
		O bullying é uma situação que ocorre no ambiente escolar e que vem sendo investigada nos últimos dez anos. Sobre este comportamento é correto afirmar que:
I. Caracteriza-se por atitudes negativas repetidas contra um aluno que ridiculariza os outros alunos em público.
II. A relação desigual de poder e as atitudes de intimidação ao aluno que é alvo da agressão podem causar rebaixamento de sua auto-estima.
III. O aluno alvo de bullying sofre em decorrência de atitudes de humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física, roubo de pertences etc.
Após a leitura das afirmativas acima, assinale a(s) correta(s):
	
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	Apenas a III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas II e III. Na situação de bullying existe uma relação desigual de poder e as atitudes de intimidação ao aluno que é alvo da agressão podem causar rebaixamento de sua auto-estima. Esse aluno sofre em decorrência de atitudes de humilhação, colocação de apelidos depreciativos, ofensas, exclusão, discriminação, agressão física, roubo de pertences etc.
 
		1.
		O psicólogo que atua na instituição escolar, em termos teóricos, deve:
I- Conhecer acerca do desenvolvimento humano.
II- Conhecer acerca de temas relacionados à área de educação.
III- Conhecer acerca de Psicologia Social e dinâmica de grupo.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	Apenas I
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O psicólogo escolar deve ter conhecimento sobre desenvolvimento humano porque trabalha com o desenvolvimento dos alunos. Deve ter conhecimento de temas relacionados à educação porque atua em uma unidade escolar e deve conhecer sobre psicologia social e dinâmica de grupo porque atua em uma instituição e com trabalhos em grupo.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Para a formação do psicólogo escolar é fundamental que haja:
(I) articulação entre teoria e prática.
(II) estágio supervisionado por um psicólogo formado.
(III) Pós-graduação em Psicopedagogia.
Está CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	Somente a II
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II. Para a formação do psicólogo escolar é fundamental que haja: articulação entre teoria e prática e estágio supervisionado por um psicólogo formado. Não é necessário que o psicólogo escolar faça pós-graduação em Psicopedagogia para atuar.
 
	
	
	
	
		
	
		3.
		Quanto ao conhecimento necessário à atuação do psicólogo no contexto escolar, leia as afirmações a seguir:
I- O psicólogo escolar deve possuir conhecimento teórico acerca da área de psicologia e da área de educação.
II- Os conhecimentos da área de educação são importantes para o profissional de Pedagogia e não para o psicólogo escolar.
III- Para atuar no contexto escolar, o psicólogo deve possuir conhecimentos técnicos que possibilitem o trabalho individual e o trabalho grupal.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I
	
	
	Apenas I e III
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e III. O psicólogo escolar deve possuir conhecimento teórico acerca da área de psicologia e da área de educação porque seu campo de atuação è a escola que trabalha com educação.  è importante que o psicólogo escolar tenha conhecimentos técnicos que possibilitem o trabalho individual e o trabalho grupal.
	
	
	
	
		
	
		4.
		O psicólogo, para atuar na instituição escolar, deve possuir conhecimentos teóricos e técnicos. No que tange aos conhecimentos técnicos, o psicólogo deve conhecer:
	
	
	
	as teorias de Skinner
	
	
	as teorias de desenvolvimento humano.
	
	
	as teorias de aprendizagem
	
	
	as técnicas de computação gráfica.
	
	
	as técnicas de entrevista e de observação.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa b. A pergunta refere-se aos conhecimentos técnicos e não aos conhecimentos teóricos, sendo assim são conhecimentos técnicos: as técnicas de entrevista e de observação.  
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O psicólogo escolar deve possuir saberes técnicos do campo da psicologia. Considerando a atuação do psicólogo no espaço escolar, quais saberes técnicos são importantes à sua prática ?
I- Técnicas de observação e de entrevista.
II- Técnicas de dinâmica de grupo e entrevista.
III- aplicação e avaliação de testes.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	I, II e III
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	Somente a alternativa III
	
Explicação:
Estão corretas as alternativas I, II e III. O psicólogo escolar deve possuir saberes técnicos do campo da psicologia, entre eles: técnicas de observação, técnicas de entrevista, técnicas de dinâmica de grupo,aplicação e avaliação de testes.
	
	
	
	
		
	
		6.
		A atuação do psicólogo no espaço escolar requer o desenvolvimento de habilidades específicas. Analise as afirmativas abaixo e assinale a que estiver correta.
I- O psicólogo escolar deve possuir habilidade de trabalhar com grupos.
II- O psicólogo escolar deve possuir habilidades pessoais de busca de conhecimento e aperfeiçoamento.
III- O psicólogo escolar deve possuir habilidades para lidar com diferentes pontos de vista.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	Somente a alternativa I
	
	
	I e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O psicólogo escolar deve possuir habilidade de trabalhar com grupos, habilidade para lidar com diferentes pontos de vista e habilidades pessoais de busca de conhecimento e aperfeiçoamento. Na escola o psicólogo lida com diferentes grupos e com grande diversidade de pensamentos e deve ter a capacidade de lidar e respeitar as diferenças.
	
	
	
	
		
	
		7.
		No que concerne ao conhecimento necessário à prática do psicólogo escolar, podemos afirmar que:
	
	
	
	O psicólogo escolar não precisa conhecer questões da área de educação.
	
	
	O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos técnicos que possibilitem o trabalho individual e o trabalho em grupo.
	
	
	O psicólogo escolar não precisa ter conhecimento sobre trabalho com grupos.
	
	
	O psicólogo escolar só precisa ter conhecimento sobre psicopatologia.
	
	
	O psicólogo escolar só precisa ter conhecimento sobre psicologia clínica.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa d. O psicólogo escolar deve possuir conhecimentos técnicos que possibilitem o trabalho individual e o trabalho em grupo, além disso ele precisa ter conhecimento das questões da área de educação porque trabalha em uma instituiçãoeducacional que tem como objetivo o desenvolvimento e a aprendizagem.
	
	
	
	
		
	
		8.
		O psicólogo que atua na instituição escolar, em termos teóricos, deve:
I- Conhecer acerca de aprendizagem.
II- Conhecer acerca de desenvolvimento humano.
III- Conhecer acerca de grupos e instituições.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	Apenas a I
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I, II e III. O psicólogo que atua na instituição escolar, em termos teóricos, deve conhecer acerca de aprendizagem, desenvolvimento humano e grupos e instituições. Esses conhecimentos são fundamentais na prática do psicólogo escolar.
		
		No que concerne ao trabalho do psicólogo escolar e os demais profissionais da escola, podemos afirmar que:
I- O trabalho do psicólogo, professor e pedagogo deve ser multidisciplinar.
II- O psicólogo escolar caracteriza-se como membro de uma equipe que trabalha de forma cooperativa.
III- O trabalho do psicólogo escolar, por ser individualizado, não pode ser multidisciplinar.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas III
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	Apenas I
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II. O psicólogo escolar caracteriza-se como membro de uma equipe que trabalha de forma cooperativa. Ele deve trabalhar com o professor e o pedagogo de forma multidisciplinar.
	
	
	
	
		
	
		2.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. Se existe uma dificuldade de relação com um aluno ou uma turma, o professor deve levar a questão para o psicólogo e deixar de buscar a compreensão da situação e de buscar alternativas, passando para o psicólogo a responsabilidade de resolver o problema. PORQUE
II. O psicólogo ocupa basicamente o lugar de solucionador de problemas.
	
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
Explicação:
Correta a letra d. As duas afirmativas são falsas. Quando existe uma dificuldade com o aluno ou turma o professor pode conversar com o psicólogo para, juntos pensarem, alternativas de ação que possam melhorar a questão. É imprescindível que o professor se implique na busca de soluções. O papel do psicólogo escolar é de interlocutor que auxilia o professor à pensar, compreender e buscas estratégias para os problemas, porém esse não é o seu papel básico, a atuação possui um caráter preventivo que é fundametal na atualidade.
 
 
	
	
	
	
		
	
		3.
		Sobre o trabalho do psicólogo que atua na instituição escolar, podemos afirmar que:
I- O psicólogo deve trabalhar conjuntamente com os coordenadores e professores.
II- O psicólogo procura refletir juntamente com o professor a busca de soluções para dificuldades que surjam em sala de aula.
III- O trabalho do psicólogo é individualizado e por isso não deve trabalhar com os outros profissionais da escola.
Marque a opção de resposta que contempla afirmativas CORRETAS:
	
	
	
	Somente a alternativa II
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
Explicação:
Estão corretas as afirmativas I e II. O psicólogo deve trabalhar conjuntamente com os coordenadores e professores e deve procura refletir juntamente com o professor a busca de soluções para dificuldades que surjam em sala de aula, assim como realizar trabalhos preventivos que sejam elaborados juntamente com outros profissionais da escola.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. O trabalho desenvolvido nas diferentes funções da escola (professor, coordenador, pedagogo e psicólogo) deve ser multidisciplinar. Para que um trabalho interdisciplinar possa ser construído, faz-se necessário que haja reuniões para reflexão acerca do trabalho e para o planejamento conjunto de atividades.PORQUE
II. Os profissionais que trabalham na escola possuem, como objetivo, a formação do aluno de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico. Eles possuem funções diferentes e objetivos comuns.
	
	
	
	somente a aprimeira afirmativa é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
Explicação:
Está correta a afirmativa a, as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Os profissionais que trabalham na escola possuem, como objetivo, a formação do aluno de acordo com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico. Eles possuem funções diferentes e objetivos comuns, para que o trabalho multidisciplinar seja desenvolvido faz-se necessário que haja reuniões para reflexão acerca do trabalho e para o planejamento conjunto de atividades
	
	
	
	
		
	
		5.
		Sobre a atuação do psicólogo no contexto escolar, afirma-se:
I. O psicólogo escolar deve atuar levantando questões para serem refletidas, discutindo alternativas e resultados conjuntamente com o professor. Essa conduta é importante para que o professor participe, se sinta seguro e qualificado para resolver os problemas que se apresentam no processo educativo PORQUE
II. O psicólogo escolar deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor nas dificuldades que este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem pensadas. Esse aspecto da prática é importante porque retira o psicólogo do lugar de solucionador de problemas.
	
	
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	
	As duas afirmativas são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	
Explicação:
Correta letra a. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. O psicólogo escolar deve funcionar como um interlocutor qualificado que auxilia o professor nas dificuldades que este possua, refletindo conjuntamente e colocando questões para serem pensadas. Esse aspecto da prática é importante porque retira o psicólogo do lugar de solucionador de problemas e valoriza a implicação do professor na busca de soluções onde este se sentirá mais seguro e qualificado para resolver problemas que acorrem no proceso educativo.
 
 
	
	
	
	
		
	
		6.
		O trabalho do psicólogo escolar deve considerar os seguintes aspectos:
	
	
	
	O psicólogo sempre trabalha sozinho em sua sala para que não haja interferências de outros profissionais.
	
	
	O professor deve encontrar sozinho as soluções para os problemas que ocorrem em sala de aula.
	
	
	O psicólogo escolar deve refletir conjuntamente com o professor as alternativas de ação diante dos problemas existentes.
	
	
	O professor deve encontrar as soluções para os problemas que ocorrem em sala de aula sem precisar de um interlocutor.
	
	
	O psicólogo deve encontrar as soluções para os problemas levantados pelos professores.
	
Explicação:
Correta a letra d. O psicólogo escolar deve refletir conjuntamente com o professor as alternativas de ação diante dos problemas existentes e não

Continue navegando