Buscar

ENViAR NiLCY

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
NILCILENE PEREIRA DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Januária
2018
NILCILENE PEREIRA DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
 Tutor Eletrônico: Silvana de Cassia Bozolan 
 Tutor de Sala: Carmem Lúcia de Souza Melo
Januária
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3,4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4,5
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	5,6,7,8,9,10
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	21,22,23,24
CONSIDERAÇÕES FINAIS	25
REFERÊNCIAS..........................................................................................................26
INTRODUÇÃO
	O estágio supervisionado I , foi realizado na creche Cemei Paraíso infantil, com a carga horária total de 100 hs distribuídas em 52hs de atividades realizadas na instituição de Educação infantil e 48 horas dedicadas ao estudo teórico . As etapas de estágio ficaram subdivididas da seguinte forma: 
Fora do campo de estagio:Atividade 1- Leitura do manual do estágio (04 horas) 
(Campo) Escola: Atividade 2- Visita à escola para apresentação do acadêmico (04 horas) 
(Campo) Escola: Atividade 3- Período de observação participativa (24 horas) 
Fora do campo de estágio : Atividade 4 -Elaboração dos planos de aula para 
a regência (20 horas) 
(Campo) Escola: Atividade 5-Realização da regência nos anos iniciais do ensino fundamenta l (24 horas) 
Fora do campo de estágio: Atividade 6 - Elaboração do relatório final de estágio (24 horas) 
	Este estágio teve como objetivo colocar em prática tudo aquilo que se aprende em sala de aula, possibilitando a oportunidade de aprender errando e acertando .O estágio é um passo importante na elevação profissional, propicia o desenvolvimento de habilidades, atitudes e competências e a busca pelo aprimoramento profissional e pessoal.
Essa etapa é fundamental para o aluno do curso de Pedagogia, pois é o momento de comprovar na prática tudo que já foi aprendido na teoria, e um instrumento de conhecimento e integração na realidade escolar onde futuramente poderá exercer sua profissão. 
Ao participar da realidade do mundo educativo e aprofundar os conhecimentos nas áreas pedagógicas vivenciando o cotidiano e complexidade da formação, trazendo benefício para aprendizagem e melhoria para o ensino, identificando estratégias para solucionar problemas no ambiente escolar . Através do estágio o aluno coloca em prática o que foi aprendido na universidade como ferramenta que pode mudar a educação com projetos feito através de pesquisa , respondendo as demandas proposta de intervenção na escola . Com a finalidade de obter mais conhecimento sobre o curso de pedagogia durante o estágio foram realizados algumas atividades como : observação do espaço físico, caracterização e análise da proposta pedagógica.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A creche Cemei Paraíso infantil, está situada no município de Ibiracatu – Minas Gerais funciona no período de manhã e tarde , ela foi fundada no dia 08 de Julho de 2017. Sua estrutura física e composta de 6 salas de aula , na sala há mesas para os professores e as carteiras são suficientes para todos os alunos, 2 berçario, e um maternal, uma secretária , cozinha , biblioteca, 2 banheiros para alunos e 2 para os profissionais, possui refeitório e os momentos de brincadeiras funcionam em um pátio amplo e aconchegante , os profissionais da escola conta com uma diretora e uma vice -diretora , uma coordenadora , 4 funcionários para serviços gerai s e 6 professores e 10 monitoras. 
Os professores realiza seu trabalho de avaliar nas necessidades dos alunos . A escola tem a misão de forma cidadãos comprometidos com o meio em que vive visando sempre sua cultura seus saberes e nova influência voltada para a compreensão do mundo que o cerca alem de está interagindo-se na sua proposta baseada na LDB que fundamenta seus princípios na universalidade de igualdade de acessos da obrigatoriedade da educação básica. 
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO I
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Data: 23 de agosto de 2018 
Hora de início/ término da aula: 12:30 às 16:30 hs
Professor (a) regente: Jaqueline 
Nível /Ano: Pré – escola “ B”
Estagiário (a): Nilcilene Pereira dos Santos
No primeiro contato com a escola, foi recebida de forma calorosa e carinhosa pela diretora Elma Cristina, a qual me deixou a vontade para conhecer o dia a dia da creche, em seguida realizei o reconhecimento da estrutura física da instituição, que por sinal conta com uma estrutura muito boa, recém inaugurada, espaçosa, confortável para atender todos os alunos, inclusive o prédio foi criado pensando também no bem estar e atendimento das pessoas deficientes as salas tem as portas amplas para ter acesso com cadeira de rodas, nos banheiros tem um repartimento exclusivo para deficientes, tem rampas para facilitar o acesso. A escola possui todas as áreas adequadas para os alunos. 
Em seguida a diretora me apresentou para a turma do pré da tia Kelly (Jaqueline), a qual foi muito bem recepcionada por ambas as partes, a professora iniciou a aula com a música boa tarde coleguinha como vai? Seguida cantou e fizeram gestos com a música cinco patinhos foram passear. Os alunos sentaram e a professora passou uma atividade para realizar pinturas com tinta guache. Na hora do intervalo ela conduziu as crianças para lavar as mãos para o lanche. Pude perceber a organização e planejamento da professora o que e feito a cada quinze dias. Após o intervalo a professora passou o filme Monsters, SA. Bem divertido e atrativo que as crianças adoraram. Ao fim do primeiro dia pude perceber a importância do estágio e o quanto será proveitoso nessa etapa. 
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO II 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Data: 24 de agosto de 2018
Hora de início/ término da aula: 12:30 às 16:30 hs 
Professor (a) regente: Elida Karina
Nível /Ano: 2 º Período “B”
Estagiário (a): Nilcilene Pereira dos Santos
No segundo dia fui para a sala da tia Elida a qual os alunos já estavam ansiosos com a nova visitante, fui muito bem recebida. A professora deu início à aula fazendo a oração. Após, as crianças cantaram e gesticularam músicas do seu dia-a-dia, as crianças gostam muito deste momento. A professora passou uma atividade utilizando tinta guache; às crianças realizaram uma atividade de pintura com plástico bolha no pé, elas gostaram muito alem que a atividade ficou linda, e as crianças com isto aprenderam mais, pois foi usada uma técnica prazerosa e dinâmica para tal. Foi feito com as crianças um painel e no fim, as crianças estavam sujas de tinta, mas estavam felizes, e a professora conseguiu atingir os objetivos esperados.
Depois da atividade, houve socialização com as crianças que dançaram a dança das cadeiras, pude perceber que a professora interage bem com os alunos, e a todo o momento estar preocupada com o desenvolvimento deles, e uma professora organizada bem preparada, que sabe como resolver qualquer tipo de situação diferente que aconteça.
Na turma tem uma criança com deficiência a qual tem a presença de uma professora de apoio. 
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO III
Instituição: Creche CemeiParaíso infantil
Data: 27 de agosto de 2018
Hora de início/ término da aula: 12:30 às 16:30 hs 
Professor (a) regente: Roseane 
Nível /Ano: 1 º Período “B”
Estagiário (a): Nilcilene Pereira dos Santos
No terceiro dia de observação, fiquei na sala do 1 º Período “B” da tia Rose, fui bem acolhida e os alunos ficaram felizes com minha presença, ela iniciou a aula com a oração, seguida cantaram e gesticularam a música meu pintinho amarelinho, Em seguida, a professora começou a trabalhar com a letra J , propondo aos alunos uma atividade onde eles deveriam circular o som inicial de palavras que iniciam com a letra J e depois pintar as palavras que iniciam com a letra J. Após terminar a atividade estava na hora do intervalo à professora pediu que os alunos, de dois em dois, fossem lavar as mãos para lanchar. Em seguida fizeram a oração e cantaram a musica “Meu Lanchinho”. Depois de lanchar e brincar no pátio os alunos retornou para a sala com a professora  e foi iniciado uma atividade de colagem onde os alunos deveriam colorir o desenho do jacaré e colar corações na roupa dele. As 16:00 hrs foi entregue e explicado a tarefa para casa. Seguida cantaram e brincaram.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO IV
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Data: 28 de agosto de 2018
Hora de início/ término da aula: 12:30 às 16:30 hs 
Professor (a) regente: Ely 
Nível /Ano: 1 º Período “A”
Estagiário (a): Nilcilene Pereira dos Santos
No quarto dia de observação, fui para a sala do 1 º Período “A” da professora Ely, ela me apresentou para a turma, e iniciou a aula cantando a musica “Indiozinho”. Depois foi trabalhado o número 9, para isso a professora entregou várias tampinhas aos alunos e  pediu que cada um separasse nove tampinhas. Em seguida entregou uma atividade, pedindo que os alunos escrevessem e cobrir o número “9” e a palavra “nove” várias vezes. Seguida a professora havia preparada um piquenique que foi realizado em uma praça que fica perto da creche, cada aluno trousse um lanche de casa, a professora colocou um carpete debaixo de uma arvore bem grande, onde fizeram o lanche e a professora conduziu várias brincadeiras e músicas, os alunos gostaram muito dessa aula diferente, em seguida retornamos para a escola para aguardar os pais para buscá-los.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO V
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Data: 29 de agosto de 2018
Hora de início/ término da aula: 12:30 às 16:30 hs 
Professor (a) regente: Maria Sandra 
Nível /Ano: 2 º Período “A”
Estagiário (a): Nilcilene Pereira dos Santos
No quinto dia de observação, fui para a sala do 2 º Período “A” da professora Sandra, como de costume ela me apresentou para a turma,a qual todos já me conhecia, seguida início a aula com uma oração, e cantaram a música boa tarde coleguinha e pombinha branca, a professora iniciou a aula com um conversa informal sobre respeito e afeto, passou uma atividade em folhas xerocadas , fez uma rodinha para realizar brincadeiras com os alunos, após terminar a atividade cantaram a música para lavar as mãos todos os alunos juntos e seguiram para o intervalo, após o recreio trabalhou a coordenação motora e equilibro através de brincadeiras diversas, como amarelinha, saltar a corda, morto vivo, cantigas de rodas fazendo o gesto da música. Organizou o material e aguardou os pais para buscá-los.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO VI 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Data:30 de agosto de 2018
Hora de início/ término da aula: 12:30 às 16:30 hs 
Professor (a) regente: Patrícia
Nível /Ano: Pré- escola “A”
Estagiário (a): Nilcilene Pereira dos Santos
	No sexto dia de observação, fui para a sala do Pré-escola “A” da tia Paty, ela foi receber os alunos até o portão e conduziu para a sala, me apresentou para o pequenos, fez a oração e cantou a música boa tarde coleguinha, formiguinha e loja do mestre Andre, seguida iniciou uma atividade de artes pintura com tinta guache a qual ela molhava as mãos das crianças na tinta para que eles pintasse o desenho com as mãos , e seguida conduziu os alunos para o recreio, após o recreio eles começaram a brincar com massa de modelar até o final da aula. 
	Após o período de observação participativa do cotidiano infantil, optei por desenvolver uma proposta de trabalho com as crianças da tia Rose a turma do 1 º Período “B” , essa turma me chamou atenção a professora regente utiliza vários recursos didáticos como: livros, histórias contadas, músicas, etc., tornando a aula dinâmica e atraente.  A professora apresentou domínio de turma e demonstrou atitude lúdica e prazerosa, o que facilita a aprendizado dos alunos. Também buscou motivá-los através de atividades e brincadeiras, valorizando suas descobertas e importando-se com a aprendizagem e nível de desenvolvimento de cada criança, buscando, inclusive, conhecer as características e particularidades de cada uma.
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
	Um dos maiores desafios para os alunos é o de unir a teoria e a prática para um bom desempenho no decorrer de sua profissão. Dessa forma o Estágio Supervisionado desempenha o papel de modelador na preparação do graduando durante o processo de formação para execução da prática. 
Ao definir novos caminhos pedagógicos nos tempos e espaços da escola e da sala de aula que favoreçam o encontro da cultura a proposta de aula folclore tem como o intuito de incorporar a ludicidade no aprender aos planos de cognição e das interações sociais, possibilitando o acesso à fruição, a decisão, a escolha, a descoberta. A abordagem do tema parte da necessidade de resgatar os valores culturais.
As atividades indicadas representam a importância do soldado na sociedade os soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as ruas das cidades. 
O plano de aula é de suma importância para atingir resultados positivos no ensino-aprendizagem conforme Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”.
Portanto o plano de aula e a base que o professor precisa para alcançar seus objetivo sempre levando em consideração a flexibilização para as diferentes turmas e realizar alguma alteração que venha a acontecer. Sempre lembrando que o plano também e flexível para atender o desenvolvimento de cada aluno.
PLANO DE AULA 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Professora: Roseane Rodrigues Pereira 
Nível /Ano: 1 º Período “B” 
Período: Vespertino 
Números de alunos: 15 
Data: 31/08/2018 
Tema da aula: Números de 0 á 10.
Objetivos: 
- Ter noções de quantidade e relação dos numerais. Como também saber realizar a contagem oral.
- Estimular e desenvolver a leitura e a escrita dos números como suporte para a assimilação de vários tipos de conteúdo do conhecimento matemático.
- Explorar e reconhecer os números e fazer relações entre quantidades e números.
Conteúdo: Números de 0 á 10.
Metodologia:
 - Inicie a aula fazendo a contagem dos números de 0 a 10 em ordem crescente e depois decrescente, o uso de cartazes pode auxiliar nessa etapa 
- Faça a contagem com os dedos, e peça aos alunos para repetirem;
- Cantar com os alunos músicas que precisem de contagem gradativa: 10 indiozinhos ; Mariana conta 1 até 10; 1 minhoquinha faz ginástiquinha; 1, 2 feijão com arroz etc.
- Atividade em folha
- Utilize objetos (palitos de picolé, caixinhas decoradas, fichas preparadas em EVA, feijões ou algum material que tenha a mão) e peça aos alunos que façam conjuntos de 10 em 10;
Recursos: Cartolina, Pincel, Folhas, Fita, EVA, Palitos de picolé.
Avaliação: A avaliação será feita através do entendimento do aluno sobre o assunto, o desenvolvimento em cima dos temas propostos e da execução das atividades. Esse processo de avaliação também servirá para que o professor analise o grau de conhecimento dos numeraise o processo de contagem dos alunos.
Referências: Pesquisa na internet, Livro didático.
PLANO DE AULA 2
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Professora: Roseane Rodrigues Pereira 
Nível /Ano: 1 º Período “B”
Período: Vespertino 
Números de alunos: 15 
Data: 03/09/2018 
Tema da aula: Folclore 
Objetivos:
- Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural.
- Valorizar o folclore brasileiro resgatar brincadeiras e músicas folclóricas.
- Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore.
- Estimular as brincadeiras lúdicas com as crianças
- Desenvolver o gosto pela música, pela dança e por ouvir histórias.
Conteúdo: Folclore
Metodologia: 
- Brincadeiras / Catingas de roda.
- Contar histórias e lendas.
- Adivinhas.
- Parlendas.
- Atividades para colorir.
- Roda de conversa explicando a data;
- Confecção de um painel criativo iara, fazer o desenho da sereia na cartolina, com tinta guache, peça a ajuda dos alunos para pintar o fundo com a cor que preferir e o cabelo. Na parte de cima do biquíni, decore com papel crepom da cor que preferir. Para a pedra, rasgue pedaços de papel camurça marrom e vai colando no formato dela. Por fim, peça aos alunos que abram e dobrem as forminhas de papel ao meio e cole pela extensão da cauda até completar ela. 
Recursos: Atividades xerocadas, aparelho de som, cartolina, tinta, papel camurça, forminha de papel. 
. 
Avaliação: Se dará pela participação dos alunos e também pela compreensão do tema. A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades 
Referências: Proposta curricular. Materiais extras. Livro didático.
PLANO DE AULA 3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Professora: Roseane Rodrigues Pereira 
Nível /Ano: 1 º Período “B”
Período: Vespertino 
Números de alunos: 15 
Data: 04/09/2018 
Tema da aula: As cores e formas da bandeira do Brasil
Objetivos:
 - Ao final da aula o aluno devera desenvolver a coordenação motora fina 
- Aprender as cores 
- Identificar as formas da bandeira do Brasil
- Trabalhar a letra S e sua família silábica.
- Trabalhar o dia do Soldado com os alunos, mostrando sua importância para o país.
Conteúdo: Dia do soldado
Metodologia: 
 A colhi me nto (o ração ) 
 Musi ca ( bom d ia colegui nha como vai ? ) 
 Músi ca (bo m di a co leg ui nha como vai ) 
 D esenvo l vi mento da a ti vi dade 
 Interação a o a mbie nte escolar . 
 A colhi me nto (o ração ) 
 Musi ca ( bom d ia colegui nha como vai ? ) 
 Músi ca (bo m di a co leg ui nha como vai ) 
 D esenvo l vi mento da a ti vi dade 
 Interação a o a mbie nte escolar . 
- Acolhimento (oração ) 
- Musica ( boa tarde coleguinha como vai ? ) 
- Desenvolvimento da atividade 
- Confecção de chapeuzinho de soldado 
- Roda de conversa explicando a data;
- Atividade em folha.
- Cantiga "Marcha Soldado":
 - Marchar igual soldadinho
 - Contar os alunos que vieram a  aula
Recursos: lápis preto e de colorir, aparelho de som, eva, e jornal.
Avaliação: Será avaliado a participação e o interesse da turma.
Referências : Pesquisa na internet. Livro didático.
PLANO DE AULA 4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Professora: Roseane Rodrigues Pereira 
Nível /Ano: 1 º Período “B”
Período: Vespertino 
Números de alunos: 15 
Data: 05/09/2018 
Tema da aula: Letra do Alfabeto L e M
Objetivos: 
- Conhecer e identificar a letra L e M nas palavras;
- Apresentar o som e a grafia da letra L e M;
- Treinar a escrita;
- Desenvolver as habilidades cognitivas.
Conteúdo: Letra do Alfabeto L e M
Metodologia:
 - Cante a canção "Boa tarde coleguinhas", depois repita a canção trocando a palavra "coleguinhas" pelos nomes dos alunos até cantar o de todos. 
- Monte uma roda de conversa com seus alunos e converse com eles sobre as letrinhas do alfabeto, perguntando se eles as conhecem e para que servem.Se na sala tiver cartazes com o alfabeto, faça a leitura em voz alta.
- Explique aos alunos qual a letra do alfabeto que vocês irão estudar. Veja a possibilidade de conseguir algum objeto ou fruta que comece com a letra e enquanto vai explicando sobre a letra, apresente esse objeto e escreva o nome dele no quadro em letras bem grandes, destacando essa letra.
 -Utilizar o material que tiver em sua escola para reproduzir com os alunos a letra que está sendo estudada: 
Massinha de modelar: peça aos alunos para fazer rolinhos e depois montar as letras.
Barbante: entregue um pedaço grande de barbante para os alunos, peçam para que dividam em pedaços com a tesoura e depois monte as letras em cima da mesa, ou no chão;
Tinta guache: distribua a tinta em recipientes, entregue uma folha A4 em branco e peça para que eles molhem o dedo na tinta e desenhem as letras
- Escolha uma canção onde a letra apareça em evidência e ensine para os seus alunos, por exemplo: Com a letra L: Lava a mão (Galinha Pintadinha) Com a letra M: Mariana conta 1.
- Recorte reportagens de revistas e entregue uma para cada aluno, peça para que eles procurem a letra que estão estudando e circule todas as que encontrarem, depois cole essa atividade no caderno.
Recursos: Revistas, cola branca, aparelho de som, tinta, folha, massinha, barbante. 
Avaliação: Participação do aluno e capacidade para resolver as atividades e os problemas criados no decorrer da aula.
Referências: Proposta curricular, Pesquisa na internet.
PLANO DE AULA 5
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Professora: Roseane Rodrigues Pereira 
Nível /Ano: 1 º Período “B”
Período: Vespertino 
Números de alunos: 15 
Data: 06/09/2018 
Tema da aula: - Higiene e saúde.
Objetivos:
 - Compreender que a falta de higiene pessoal e ambiental causam prejuízos à saúde.
- Identificar a importância da higiene pessoal;
- Identificar alguns alimentos e hábitos alimentares importantes à saúde;
- Reconhecer a importância de lavar as mãos em momentos específicos;
- Analisar os cuidados com o corpo e relacionar as doenças que estão associadas com a falta de higiene.
Conteúdo: Higiene e saúde.
Metodologia: 
- Inicie a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre higiene e depois inicie uma conversa falando sobre o que é higiene e qual a importância dela para as pessoas;
- Confeccione cartazes sobre práticas de higiene e hábitos saudáveis (escovação de dente, higiene corporal, cuidado com os alimentos etc);
- Conte a história "A estrelinha azul":
-  Trabalhe com alguns questionamentos em cima da história, dando ênfase no tema proposto (higiene). Exemplos: Por que a Estrelinha Azul não brilhava como as outras estrelas? O que aconteceu com ela, quando o vento disse que ia chover? Como é que a Estrelinha Azul voltou a brilhar?
- Monte um painel com recortes de revistas sobre práticas saudáveis ou com embalagens de produtos de higiene pessoal.
Recursos: Livro sensorial, cartolina, livro (A estrelinha azul), cola, tesoura, canetinhas, cola glither , EVA.
Avaliação: A avaliação ocorrerá de forma contínua, tendo em vista a participação ativa dos educando nas atividades propostas, o envolvimento, o interesse, a assiduidade e as relações interpessoais.
Referências: Livro didático, Pesquisa na internet.
PLANO DE AULA 6
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Instituição: Creche Cemei Paraíso infantil
Professora: Roseane Rodrigues Pereira 
Nível /Ano: 1 º Período “B”
Período: Vespertino 
Números de alunos: 15 
Data: 10/09/2018 
Tema da aula: Figuras geométricas 
Objetivos:
- Conhecer as formas geométricas planas
- Diferenciar as formas geométricas
- Proporcionar aos alunos a leitura das figuras geométricas planas através do cartaz.
- Desenvolver a coordenação motora
- Identificar, comparar e classificar as formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
- Estimular a desinibição e o entrosamentoentre as crianças
Conteúdo: Formas geométricas
Metodologia: 
- Roda de conversa.
- Apresentar as quatros formas geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo para os alunos explicando suas características. Explicar que as formas geométricas estão presentes nos diversos ambientes e espaços dos quais participamos no nosso cotidiano e citar alguns exemplos.
- Atividade em folhas com formas geométricas.
- Joguinho das formas.
Recursos: Cartazes, atividades xerocadas, folha, lápis preto e de cor, borracha. 
Avaliação: Avaliação formativa, de forma a proporcionar a ajuda adequada aos educados em cada momento.
Referências: Pesquisa na internet , Livro didático.
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
Diário de regencia 1. Para realizar a regência escolhi a turma da tia Rosy 1º Período “B” , fui receber os alunos no portão e eles gostaram muito em saber que ficarei alguns dias com eles, conduzir até a sala, fizemos a oração e cantamos a música boa tarde coleguinha, seguida inicie a aula fazendo a contagem com as mãos e pedi para que eles fizessem o mesmo, na sala havia um painel com os números utilizei para melhor conduzir a aula, passei uma atividade impressa para colorir os números, na hora do intervalo conduzir os pequenos para lavar as mãos e cantamos a música meu lanchinho, voltamos para a sala e realizamos uma atividade com feijão e palito para formar conjuntos, cantamos várias músicas com a presença de números para que os alunos possam compreender melhor o que foi passado, após organizamos os materiais para voltarem para casa, foi uma aula muito proveitosa, e divertida na saída os alunos perguntaram se iria voltar no dia seguinte.
Diário de regencia 2. A  aula inicia com a rotina, já habituada da escola. Fizemos a oração e cantamos a música boa tarde coleguinha, seguida iniciei a aula fazendo uma roda de conversa falando sobre o folclore, o que deixou as crianças curiosas, assim que iniciamos a confecção do painel da iara eles ficaram muito agitados para realizar a atividade, divide a turma em grupo para cada uma fazer uma etapa do painel, eles adoram forma a calda da sereia com forminhas de papel, assim que terminamos fomos lavar as mãos que por sinal todos inclusive eu estava sujos de tenta, para preparar para recreio, no retorno fizemos várias brincadeiras e cantigas de roda, fiz a leitura de parlendas e contei a história do curupira finalizei a aula colando em seus cadernos atividades para colorir do saci e a mula sem cabeça para casa.
Diário de regencia 3. A aula iniciou com a oração do anjo da guarda, cantamos a música boa tarde coleguinha como vai, passei uma atividade para cobrir da letra S, seguida comecei conversar com os alunos perguntando se eles conheciam algum soldado, falei da importância deles na sociedade, em seguida pegue com a professora uma bandeira do Brasil que é móvel as peças e pedi para elas montarem a bandeira, expliquei as formas da bandeira,o nome dela, as cores que é composta, fomos para o recreio e no retorno paguei jornais e revistas e ensinei para eles como fazer um chapéu do soldado decoramos com eva, e realizamos brincadeiras com a música marcha soldado, marchando como o soldado, e contando o numero de alunos presente. Fo uma aula muto devertda e provtosa.
Diário de regencia 4. No quarto dia de regência reunimos todos os alunos no pátio da escola e fizemos a oração, cada turma se deslocou para sua sala e cantamos a música boa tarde coleguinhas dessa vez de uma forma deferente colocando o nome de cada aluno no lugar de coleguinha, seguida fizeram a leitura do alfabeto, assim como as orientações que a professora regente me passou do que poderia ser trabalhado, dei continuidade ao conhecimento do alfabeto, na aula trabalhamos a letra L e M. Passei uma atividade e mostrei algumas fotos de frutas que começam com as letras estudadas, a cada imagem mostrada escreve o nome dela no quadro, fui até a mesa de alguns alunos que estavam com dificuldades para fazer a atividade, na volta do intervalo alguns aluno terminaram de fazer a atividade e em seguida entregue para eles massinha de modelo orientando a formar a letra que estávamos trabalhando, nessa etapa eles gostaram bastante a professora me falou que a turminha gosta muito de fazer trabalho com massinha, finalizei a aula passando a atividade para casa no caderno. 
Diário de regencia 5. Dessa vez iniciamos a aula de uma forma diferente, organizei todos e fomos lavar as mãos,eles ficaram apreensivo questionando se já era a hora do lanche, voltamos para a sala fizemos a oração como de costume e cantamos, expliquei para eles o porque levei eles para lavar as mãos, pergunte se sabiam o que era higiene e para minha surpresa todos sabiam explicar o que era, e citaram vários exemplos, após passei uma atividade sobre como manter nossa higiene alguns hábitos saudável, quando eles terminaram colamos no painel de atividades na sala, levei um livro sensorial e cada aluno escovou os dentes do jacaré, no intervalo eles brincaram muito no pátio e quando voltaram para a sala lembraram de lavar as mãos, contei a história "A estrelinha azul" e fizemos algumas atividade sobre a história,eles gostaram muito da história, em seguida paguei várias embalagens de produtos de higiene pessoal e misturei com outros e pede para eles separar para montar um painel de recortes no varal da sala. A aula foi finalizada com a professora entregando para eles o convite da festa da família que a escola realiza todo ano.
Diário de regencia 6. No último dia de estágio fui ate o portão para receber todos os pequenos, começamos a aula com a oração e cantamos a música boa tarde coleguinha, e cinco patinhos, a seguir iniciaram a roda de conversa falando sobre as formas geométricas, mostrei para eles vários objetos que estão presentes no nosso dia a dia, que tem formas geométricas e eles começaram a citar também objetos que eles conheciam e mostravam com que forma geométrica parecia, depois passei uma atividade em folhas com formas geométricas deu o horário do recreio e eles não haviam terminado, guardamos o material e fomos lavar as mãos e lanchar, no pátio brincamos muito por seu meu último dia aproveitei bastante, voltamos para a sala terminamos a atividade e começamos a brincar do joguinho de memória das formas geométricas, antes do horária de término da aula falei pra eles que era meu último dia e entreguei uma lembrancinha que havia preparado em casa, e eles me deram um abraço caloroso que não pude conter as emoções, cantamos várias músicas e finalizamos a aula. 
 
	
	
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio e de suma importância para o conhecimento e o desenvolvimento de toda teoria adquirida na caminhada do curso de Pedagogia. Após realizar essa etapa, foi notório o crescimento profissional e pedagógico. A realização deste estágio enriqueceu-me de novos conhecimentos, experiências e a pratica aliada com a teoria.
Com o estágio pude perceber que o processo de ensino e aprendizagem é muito complexo e que para forma cidadãos é necessário que todos os envolvidos na educação possa contribuir de forma significativa e que cabe a todos contribuir da melhor maneira para que ocorra educação de qualidade .
É importante ressaltar que o estágio é fundamental, pois somente assim o aluno consegue visualizar o papel do professor dentro de uma escola, uma vez que ele é inserido exatamente no mundo profissional em que vai atuar. Esse momento o aluno deve refletir sobre todos os aspectos possíveis e aproveitar ao máximo o estágio.
REFERÊNCIAS
Brasil,Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LD B ) – Lei 9394/96, de 
20 de dezembro de 1996.
Maluf, Ângela Cristina Munhoz, Atividades lúdicas para a educação infantil: conceitos , orientações, praticas, 3 editora Petróp olis , Vozes, 2012. 
ABRAMOVICZ, Anete; WAYSKOP, Gisela. Educação Infantil: Creches: Crianças de Zero a Seis Anos. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 1999.
Atividades para Educação Infantil Disponível em : <http://www.editoradobrasil.com .br/educacaoinfantil/educacao_infantil/orientacoes_didaticas.aspx> A cesso em: 30 de setembro de 2018
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167886212018000300011&lang=pt
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 1993
EDUCAÇAO. Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.

Continue navegando