Buscar

tcc Jairo

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER IDENTIFICAÇÃO
TCC PROJETO
Nome: Jairo de Alomba Silva
RU: 1156305
1 TEMA 
Perfil de alunos do ensino médio em regime de privação total de libaerdade.
DELIMITAÇÃO DO TEMA 
O perfil dos alunos que frequentam o ensino médio em uma Unidade prisional de regime fechado em Linhares- ES.
PROBLEMATIZAÇÃO
Quais são as características que mais se repetem nos alunos que estão matriculados no ensino médio de uma unidade prisional de regime fechado?
JUSTIFICATIVA
As especificidade desta pesquisa está ligada a curiosidade despertada ao longo da gradução em Pedagogia, em saber qual é o público que um profissional de educação pode encontrar em ambientes não tradicionais de ensino. 
Vê-se uma predileção por parte dos profissionais de educação em pesquisar determinados ambientes em detrimento de outro. Hospitais, empresas e Organizações não governamentais por exemplo, tem uma busca muito maior do que ambientes que se encontram estigmatizados e marginalizados, como por exemplo escolas referencia de sistema prisional. 
E como atualmente o sistema prisional tem vínculo direto com a ideia de ressocalizar, fica evidente a necessidade de uma educação de qualidade dentro da escola. No entanto, precisamos conhecer quem são os alunos que frequentam a escola para então propor ideias inovadoras que contribuam para o seu bom desempenho escolar. Assim então a educação estará contribuindo para o processo de reinserção social, e não apenas reproduzindo práticas enrijecidas que colaboram com a segregação e exclusão da pessoa presa.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Identificar qual é o perfil dos alunos que estão regularmente matriculados no ensino Médio em uma escola do Sistema penitenciário de regime fechado.
Objetivos Específicos
Identificar a situação socioeconomica dos alunos
Descrever quais são as características predominantes nos alunos preso do ensino médio
Analisar as informações e traçar estratégias para a reinserção dos alunos presos por meio da escolarização
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
Atualmente a população prisional no Brasil é de 607.731 mil pessoas, sendo que 250.094 (41%) estão em regime de privação total de liberdade, com esse número o país encontra-se com a 4ª maior população prisional mundial ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia. No entanto desde 2008, os 
Estados Unidos, a China e, principalmente, a Rússia, estão reduzindo seu ritmo de encarceramento, ao passo que o Brasil vem acelerando (INFOPEN,2014).
Dessa forma, pensando a escola como uma importante instituição social, sustentada pela ideia de mediadora entre individuo e sociedade, percebe-se que é uma das principais responsáveis por expandir a cultura, os moldes sociais de comportamento e valores morais (MATOS; CARVALHOSA, 2001).Pensado por essa perspectiva a escola parece ter o poder de libertar, possibilitando um melhor futuro e deve cumprir o papel de instância de saber, o que a vincula às possibilidades e impossibilidade de ascensão social (OLIVEIRA; DE SÁ 2001). E quando não cumpre esse papel que lhe é atribuído, na maioria das vezes resulta em comportamentos desviantes ou problemáticos tais como fumar, beber, consumir drogas (POLÔNIA, DESSEN, 2005).
Por isso, é necessário entender quem são os alunos que frequentam a escola, principalmente os anos finais, para propor modelos educacionais mais efetivo para que a reinserção social dos apenados seja efetiva e evite a reincidência, apostando que a educação tem grande influencia nesse processo de ressignificação.
METODOLOGIA
Para a pesquisa propõe-se uma pesquisa documental dos prontuários educacionais de todos alunos matriculados no ensino médio no ano de 2017, do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares. Além de uma revisão bibliográfica na área de educação e da construção sócio histórica do aprisionamento. Para então fazer uma análise quantitativa dos dados e uma leitura qualitativa dos dados obtidos com a literatura disponível da área.
REFERÊNCIA
BRASIL, Informações Estatísticas Do Sistema Penitenciário Brasileiro (INFOPEN), Brasília, 2014.
___________; Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília, 2015 CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP Nº 012/2011. Brasília, 2011.
MATOS, M. G; e  CARVALHOSA, S, F. A.  Saúde dos adolescentes: ambiente escolar e bem-estar. Psic., Saúde & Doenças  2001, vol.2, n.2, pag. 43-53.
OLIVEIRA, D. C; de SÁ C. P; Futuro e liberdade: o trabalho e a instituição escolar nas representações sociais de adolescentes. Janeiro Estudos de PsicoFlougtuiaro 2001.
POLÔNIA, A. C., DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005

Continue navegando