Buscar

Testes Motores e Testes de Capacidades Físicas em crianças e adolescentes (1)

Prévia do material em texto

Testes Motores e Testes de Capacidades Físicas em crianças e adolescentes
Com o passar dos anos, a atividade física vem repercutindo de forma positiva no desenvolvimento dos adolescentes, promovendo a saúde, prevenindo doenças e melhorando, assim, a qualidade de vida (PEREIRA; MOREIRA, 2013). A experiência motora adquirida pode propiciar o desenvolvimento da coordenação, o equilíbrio e o esquema corporal, que são componentes da motricidade (MEDINA-PAPST; MARQUES, 2010). A combinação entre o nível de estresse, características nutricionais e a prática de atividade física estão sendo fatores determinantes da saúde de cada indivíduo, por isso, se faz necessário a mudança do estilo de vida para que possa prevenir as doenças crônicas degenerativas, como as doenças cardíacas, diabetes, câncer, obesidade, artrite, hipertensão, entre outras (VALLE, 2017). 
De acordo com Glaner (2003), a hipocinesia vem sendo agravada devido modificação dos hábitos das pessoas no qual o lazer é sedentário, tornando, assim, o homem do futuro em um ser inoperante e obeso. Dessa forma, a prática regular de atividade física, em todas as idades, torna-se fundamental para minimizar o risco de incubação ou manifestação das doenças crônicas regenerativas e melhorando, assim, a longevidade e a qualidade de vida das pessoas.
A atividade física oferece um conjunto promissor para a melhoria da qualidade de vida relacionada a saúde (PEREIRA; MOREIRA, 2013). Os adolescentes que possuem problemas evolutivos de coordenação motora apresentam conseqüências que podem durar ao longo da vida adulta. As capacidades de coordenação motora são a base de uma boa capacidade de aprendizagem sensório motor, ou seja, quanto maior for o nível de desenvolvimento motor, mais rápido os movimentos difíceis ou novos serão aprendidos com uma economia de esforço (PEREIRA; MOREIRA, 2013). Para possibilitar o desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, os profissionais de Educação Física surgem para promover o desenvolvimento dos mesmos. 
No intuito de promover o desenvolvimento da aptidão física e motora surgem alguns testes para avaliar esses níveis e, assim, melhorar o processo de ensino. No estudo de Silva et al (2006), foi utilizado o Teste ABC do movimento para investigar a aplicabilidade desse teste pelos professores de sala de aula. Os testes eram compostos por duas partes: lista de checagem, que trata os aspectos comportamentais das crianças e a segunda parte é o teste de habilidades motoras. O trabalho concluiu que o professor de sala de aula reconhece os comportamentos descritos e que a atuação conjunta com o professor de Educação Física mostrou ser a solução mais adequada para preencher a lista de checagem.
Já no estudo de Medina-Papst et al (2010), foi investigado se crianças com dificuldade de aprendizado apresenta algum comprometimento motor no desenvolvimento dos componentes da motricidade. As crianças foram avaliadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motor no qual avalia a motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e organização temporal. O trabalho teve como conclusão que crianças com dificuldade de aprendizagem apresentam atraso motor no desenvolvimento da maioria dos componentes avaliados.
A avaliação do desenvolvimento motor deve existir em qualquer planejamento de aulas de Educação Física, pois é uma ferramenta na qual os professores podem mensurar as potencialidades e progressos dos alunos e também o processo de ensino aprendizagem (PEREIRA; MOREIRA 2013).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
GLANER, M. F. Aptidão física relacionada à saúde de adolescentes rurais e urbanos em relação a critérios de referência. Revista Brasileira Educação Física e Esportes. Vol. 19. Núm. 1. 2005.
PAPST-MEDINA, Josiane; MARQUES, Inara. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira Cineantropometria Desempenho Humano, 2010,
PEREIRA, Elenice de Souza; MOREIRA, Osvaldo Costa; Importância da Aptidão Física relacionada à saúde e aptidão motora em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.7, n.39, p.309-316. Maio/Jun. 2013.
SILVA, Jane A. O; DANTAS, Luis E; CATTUZZO, Maria T; WALTER; Cinthya; MOREIRA, Cássia R. P. Teste MABC: aplicabilidade da lista de checagem na região sudeste do Brasil. Rev Port Cien Desp. Pouso Alegre, MG, 2006.
SILVA, Roberto Jerônimo dos Santos; Capacidades físicas e os testes motores voltados à promoção da saúde em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Volume 5 . Número 1 . p. 75-84 . 2003.
VALLE, Paulo Heraldo Costa do. Atividade Física, Lazer e Saúde. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2017.