Buscar

APOL 2 Política Classica e Moderna e Política Comparada - NOTA 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Política Comparada
Segundo Chilcote (1988, p. 52): “Na busca de uma política comparada alternativa, várias hipóteses podem ser sugeridas. Primeiro, deve-se enfatizar que teoria e clara conceitualização são a essência da pesquisa quando analisamos situações diferentes; em contraste, a disciplina continua lutando com o legado de uma perspectiva comparada, essencialmente descritiva e configurativa, isto é, voltada para estudos de nações individuais ou instituições. Política comparada inclui mais do que estudo sobre governo, especialmente o governo americano, que tem influenciado os valores e suposições sobre o que é e como nós devemos estudar política”. 
Fonte: CHILCOTE, Ronald. H. 1988. Perspectivas alternativas de política comparada. Revista de Ciência Política, v. 31, n. 2, p. 52-65.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo acerca das características da pesquisa comparada antes da chamada revolução comportamentalista, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. Até 1950, a Pesquisa Comparada possuía um viés formalista e normativo.
II. O paradigma principal da área era o chamado “antigo institucionalismo”.
III. Mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, os estudos de política comparada já focavam países do Oriente Médio, Ásia e África.
	
	A
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	C
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	D
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	E
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	
Questão 2/5 - Política Clássica e Moderna 
Leia o trecho abaixo e depois responda: 
Segundo Quadros, a teoria das formas de governo apresentada por Maquiavel em “Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio” inova em relação às teorias antigas, propostas por autores como Platão e Aristóteles. Essa inovação teve efeitos importantes nas discussões posteriores da Ciência Política, fazendo de Maquiavel um autor ainda atual. 
Fonte: QUADROS, D. O Estado na Teoria Política Clássica. Curitiba: Intersaberes, 2016. 
De acordo com o conteúdo visto nas aulas e no material didático, assinale a alternativa abaixo que descreve corretamente como a teoria das formas de governo apresentada por Maquiavel inova em relação às teorias dos pensadores gregos, como Platão e Aristóteles:
	
	A
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em reduzir os tipos possíveis a apenas dois: república e principado.
	
	B
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em afirmar que há apenas formas degradadas e indesejadas de governo, como a república e o principado.
	
	C
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em reduzir os tipos possíveis a apenas dois: a democracia e a ditadura.
	
	D
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em afirmar que existem seis formas possíveis de governo, três virtuosas e três degradadas.
	
	E
	A novidade da teoria das formas de governo de Maquiavel consiste em afirmar que não devemos estudar a política como ela de fato é, mas sim como ela deveria ser.
Questão 3/5 - Política Clássica e Moderna 
Leia o trecho abaixo e depois responda:  Maquiavel dedicou uma de suas principais obras, O príncipe, à análise das condições que permitem a um governante se manter no poder. Entre essas condições, encontram-se a “virtù” e a “fortuna”, dois conceitos centrais na teoria política do autor: “E como o fato de tornar-se príncipe um homem comum pressupõe valor ou boa sorte, parece que uma ou outra destas duas coisas mitigam, em parte, muitas das dificuldades. Todavia, aqueles que tiveram a boa sorte em grau menor que o do valor mantiveram-se melhor nas posições conquistadas”. Fonte: Maquiavel, N. O príncipe. São Paulo: Cultrix, 1998, p. 57. 
De acordo com o conteúdo visto nas aulas e no material didático, assinale a alternativa abaixo que descreve corretamente como Maquiavel enxerga a relação entre a virtù e a fortuna:
	
	A
	A fortuna refere-se aos efeitos das contingências e do acaso sobre o destino político do príncipe. Ela, contudo, não é suficiente para que o governante se mantenha no poder, sendo necessário que este exiba as qualidades intrínsecas para tal, ou seja, a virtù.
	
	B
	A fortuna refere-se às qualidades intrínsecas que o príncipe deve apresentar para se manter no poder, aproveitando as oportunidades que o acaso (a virtù) oferecem a ele.
	
	C
	A fortuna refere-se aos efeitos das contingências e do acaso sobre o destino político do príncipe. Quando a fortuna é favorável ao governante, este pode prescindir de qualidades intrínsecas ou virtù para se manter no poder.
	
	D
	A fortuna refere-se à capacidade intrínseca do príncipe em aproveitar as oportunidades criadas pelo acaso e pelas contingências, sendo a virtù a ausência dessa capacidade.
	
	E
	Quando o governante é dotado das qualidades intrínsecas para a manutenção do poder (a virtù), os efeitos das contingências e do acaso (a fortuna) deixam de exercer qualquer influência sobre o destino político dele.
	
	
	
Questão 4/5 - Política Comparada
De acordo com Braga (2011, p. 116): “As razões (teóricas) aduzidas por cada um dos representantes deste paradigma para a rejeição do conceito de Estado são de natureza distinta: ora pela confusão e falta de precisão do conceito em si, ora pelo fato de ele não abarcar os processos políticos que se davam em coletividades humanas primitivas nas quais inexistia Estado, tais como as sociedades comunitárias tribais, ora pela sua pouca aplicabilidade em análises concretas de processos decisórios de “governo comparado” e de desenvolvimento político”. 
Fonte: BRAGA, Sérgio. Poder, formas de dominação e Estado no diálogo entre Nicos Poulantzas e a sociologia política norte-americana. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 5, p. 109-137, 2011.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo, acerca do conceito de sistema político, são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) O conceito de sistema político substituiu o antigo conceito formal de Estado e ampliou assim o campo da política comparada.
(  ) O conceito de sistema político foi criado por David Easton, que se inspirou em áreas  como a biologia e a cibernética.
(  ) O conceito de sistema político, criado por David Easton, substituiu o antigo conceito de sistema partidário.
(  ) O conceito de sistema político já era utilizado por autores como Karl Marx e Max Weber ao longo do século XIX.
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	V, V, F, V
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, V, V
	
	E
	V, V, F, F
Questão 5/5 - Política Comparada
Leia com atenção esta indagação feita por Marenco dos Santos (2012, p. 203): “Por que comparar? Todo comparatista possui uma resposta-padrão para esta interrogação: diante da impossibilidade de recorrer a métodos experimentais que permitam o isolamento de variáveis e a repetição de testes, compara-se como recurso para identificar regularidades, baseando-se no cânone milliano, no método das semelhanças e das diferenças ou na observação de variações concomitantes”.
Fonte: SANTOS, André Marenco dos. Quando comparamos para explicar: desenhos de pesquisa e sequências temporais na investigação de instituições políticas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 27, n. 80, p. 203-217, out.  2012.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina Política Comparada, examine se os enunciados abaixo são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
(  ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de incluir o estudo de sociedades não ocidentais na Ciência Política.
(  ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de produzir descrições realistasa respeito de como os sistemas políticos nacionais funcionam, indo além da análise formalista de leis e instituições.
(  ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de produzir teorias normativas a respeito de qual a melhor forma de governo e de sistema político.
(  ) Entre os objetivos da Política Comparada, está o de expandir a análise para além do tema “Estado”, incluindo outros conceitos, como os de cultura política e de socialização política.
	
	A
	V, V, F, V
	
	B
	V, V, F, F
	
	C
	F, V, V, F
	
	D
	V, V, V, V
	
	E
	F, F, F, F

Continue navegando