Buscar

Case de apoio Gillette Sensor for Women

Prévia do material em texto

Disciplina: Pesquisa de Mercado
Prof.: Cristiane Pereira 
Material de apoio: 	Pesquisa qualitativa	
Gillette apóia direito igual para as mulheres: livrou-se do fracasso por um triz
	Em outubro de 2000, a Gillette anunciou o lançamento de um aparelho para depilação destinado às mulheres que continha as características especiais encontradas nos populares aparelhos de barbear para homens Mach3. O nome do aparelho, Vênus, foi revelado numa conferência à imprensa em Nova York e tornou-se disponível para os consumidores em abril de 2001. Embora as vendas da Gillette tenham declinado constantemente nos últimos anos, a empresa estava confiante em que esse novo aparelho destinado às mulheres, com três lâminas (‘com um cabo não convencional’) ajudaria a recuperar o crescimento das vendas e os clientes. Essa nova ideia de produto foi inspirada no bem-sucedido lançamento anterior do sensor para mulheres. 
	Como o sensor para mulheres foi desenvolvido? Depois de receber a incumbência de redesenhar o aparelho feminino da Gillette, Jill Shutleff contava muito com a pesquisa qualitativa. Ela utilizou entrevistas de profundidade com 30 mulheres escolhidas com base em seu julgamento de segmentos diferentes do mercado-alvo em potencial. Entrevistas de profundidade foram selecionadas sobre discussões em grupo (focus groups), porque a depilação é uma experiência pessoal para as mulheres. Essa técnica permite uma investigação extensa dos sentimentos das entrevistadas em um ambiente mais pessoal proporcionando percepções mais profundas na experiência de depilação. 
	As entrevistas de profundidade mostraram que as mulheres se depilam de uma forma muito diferente da dos homens. A mulher norte-americana depila uma área muito maior que a do homem, mas apenas duas ou três vezes por semana. Ela muda de lâmina aproximadamente uma vez por mês. Os homens costumam se barbear em frente a um espelho bem iluminado ao passo que as mulheres preferem se depilar durante o banho, geralmente com pouca iluminação, e precisam raspar áreas que elas não conseguem enxergar, bem como as axilas ou a parte de trás das pernas. A pesquisa indicou que a depilação era uma experiência pessoal para as mulheres, que provocava sentimentos de antecipação e aceitação. 
	Essa pesquisa também mostrou que a maioria das mulheres não gostava dos aparelhos femininos e optava pelos aparelhos para homens ou os descartáveis. Elas preferiam aparelhos que fossem firmes para segurar e que proporcionassem uma depilação limpa e suave. Geralmente, os aparelhos masculinos têm uma lâmina muito mais afiada. Embora o risco de as mulheres se cortarem aumentasse com o uso dos aparelhos para homens, a qualidade da depilação era muito melhor do que com a dos aparelhos tradicionais femininos. Essas descobertas foram substanciadas em um estudo que realizou entrevistas pessoais domiciliares. Uma amostra de 500 mulheres foi selecionada para esse propósito. 
	Com essas informações sobre a situação, Shurtleff começou o desenho de seu produto. Primeiramente eliminou o desenho em formato de T usado para os aparelhos masculinos que dá aos homens o controle sensível de que eles precisam, mas representa risco para as mulheres por causa das mudanças no ângulo das lâminas. Shurtleff resolveu usar um desenho para o cabo que parecesse uma hóstia – branco com uma inserção aquosa no centro. As cores eram diferentes da tradicional cor-de-rosa dos aparelhos femininos e provocavam um sentimento limpo e aquoso. a inserção aquosa era de plástico transparente e tinha sulcos ondulados para evitar que escorregasse. A cabeça do aparelho assemelhava-se à do sensor (aparelho masculino) e angulada em 46 graus com uma acomodação entre os ângulos ideais de depilação das axilas e das pernas. 
	O toque final foi o nome. Lady sensor foi rejeitado porque parecia quase condescendente e muitas mulheres não gostaram dele. A empresa concordou com o nome sensor para mulheres por ser direto honesto e evocar as respostas mais favoráveis em um teste de associação de palavras que examinou vários nomes possíveis. 
	A pesquisa qualitativa ajudou a desenvolver um produto verdadeiramente bem-sucedido. O Sensor para Mulheres substituiu rápida e facilmente o líder de mercado, o Personal Touch e acumulou 60% de participação no mercado.

Continue navegando