Buscar

DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PIM II UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

6. DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Outro aspecto que requer atenção e revela-se de grande importância para o âmbito empresarial trata-se das relações interpessoais. Primeiramente é necessário compreender o conceito do termo personalidade e posteriormente as relações interpessoais. Sabendo-se sobre a existência dos diversos pressupostos teóricos sobre personalidade, será adotada apenas uma definição do conceito, com o objetivo de simplificar essa breve reflexão sobre o tema, que vem acompanhado de abrangência e controvérsias consideráveis e está longe de uma unanimidade. Considerou-se a Teoria Humanista da Personalidade de Carl Rogers. 
 Conforme Rogers (1980) a personalidade é um contínuo estado de fluxo, em contínua mutação, não é estática. O sujeito nunca “é”, ele “está”. Existe uma tendência inata para a autorrealização, porém os sujeitos estão sob influência do ambiente social e por ele é afetado. Assim, uma personalidade saudável é aquela que pode confiar em sua própria experiência e aceitar o fato de que as outras pessoas são diferentes. 
 Considerando assim, o indivíduo e suas peculiaridades, entender as relações interpessoais e a sua dinâmica torna-se de suma importância. Estudos realizados pelo M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachussets) relatam a importância das relações interpessoais para a qualidade de vida pessoal e profissional. O indivíduo que conhece bem seus sentimentos e emoções consegue se expressar melhor e manter uma rede de relacionamentos em sua área de atuação e gostos pessoais. 
 A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria, que precisa ser respeitada e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento. Assim, podemos conceituar relações interpessoais como uma disposição interior, uma aceitação do outro que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, sobretudo, na forma de agir. 
 Demonstrar a importância da interação entre o funcionário e a organização; do papel do líder nessas relações; da reflexão sobre o processo grupal; da administração de conflitos; da capacidade na tomada de decisão e na negociação, interna ou externa. Identificar a complexidade do universo individual e da organização como um todo: seus aspectos macroestruturais, sua filosofia, missão, cultura, seus valores, sistemas de gestão, conciliando objetivos individuais e organizacionais. 
 Para concretizar todos os passos mencionados para o andamento efetivo da empresa deve-se destacar enfim, o orçamento empresarial.

Continue navegando