Buscar

Currículo escolar

Prévia do material em texto

Currículo escolar
Questão 3/10
Os termos controle e regulação são constantemente mencionados quando o currículo é discutido por Jaehn para enfatizar o pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento.
 Com base no texto acima, avalie as afirmações que se seguem sobre o significado dos termos controle e regulação.
 
I – Controle: é externo e pressupõe a fiscalização da ação de um mecanismo. 
II – Regulação: corresponde a disponibilizar monitores nas escolas. 
III – Regulação: conecta-se as normas, regulamentos e autocontrole, uma produção intersubjetiva das relações entre saber e poder. 
IV – Controle: ocorre por meio de documentos que possibilitam controlar atitudes e posicionamentos dos docentes e discentes.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	As proposições I e II são as corretas
	
	B
	As proposições I e III são as corretas.
Você acertou!
A questão fala de currículo enquanto controle e regulação social e que torna-se o papel de ser uma “chave” de leitura para se referir a um conjunto de fatores que estão promovendo mudanças no campo curricular. Assim como falar em currículo, regulação e  controle social sem relacionar, em  síntese, a forma de relação entre conhecimento e poder, tanto para as teorias tradicionais quanto para as teorias críticas de currículo, embora com um viés diferenciado, o mesmo acontece agora com currículo e regulação social. Enquanto, o termo controle pressupõe um poder soberano e externo à própria escolarização, o termo regulação pressupõe pensar a forma como o poder produz e constitui a vida social; como o conhecimento pedagógico (curricular) é um elemento constitutivo e material do mundo contemporâneo. Enquanto controle se liga a um controle externo que fiscaliza a ação de um mecanismo, o termo regulação está conectado as normas, regulamentos e autocontrole, uma produção intersubjetiva das relações entre saber e poder. Sendo assim, a letra B está correta, pois as proposições I e III indicam que o termo controle é externo e pressupõe a fiscalização da ação de um mecanismo enquanto, a regulação conecta-se as normas, regulamentos e autocontrole, uma produção intersubjetiva das relações entre saber e poder. (p. 118)
	
	C
	As proposições II e IV são as corretas
	
	D
	As proposições III e IV são as corretas.
	
	E
	As proposições II e III são as corretas
Questão 4/10
Nas décadas de cinquenta e sessenta, estavam presentes, pela via da influência americana, tanto às tendências progressivistas quanto as tecnicistas, ambas vinculadas ao controle sobre o processo de elaborar e implementar currículos de modo que estivessem harmonizados com as necessidades socioeconômicas e políticas do país. Buscava-se um currículo que contribuísse para a coesão social, a formação do cidadão para um mundo em mudança e atendesse às necessidades da industrial.
 
JAHEN, Lisete. O pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento: controle e regulação social. Espaço do currículo, v.4, n.2, pp.114-124, 2012.
 
Considerando esses apontamentos, qual tendência influenciaram o ensino na década de 80?
	
	A
	Tendência Holística
	
	B
	Tendência  construtivista.
	
	C
	Tendência crítica
Você acertou!
	Comentário: Das alternativas apontadas, a correta é a letra C. A questão se apresenta na afirmação de Lisete Jaehn – no artigo O pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento: controle e regulação social, no qual, pode-se compreender que as emergências das teorias educacionais críticas, no Brasil, na década de oitenta, produziu uma mudança na forma da relação entre conhecimento e poder, cujo efeito produziu a tendência curricular crítica. Entende-se que foi uma mudança mobilizada pelos contextos relacionais – econômicos, políticos, sociais – tanto globais quanto nacionais. (p. 115).
	 
	JAHEN, Lisete. O pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento: controle e regulação social. Espaço do currículo, v.4, n.2, pp.114-124, Setembro de 2011 a março de 2012.
	
	D
	Tendência sociointeracionista
	
	E
	Tendência socialista.
Questão 5/10
O pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento podem propiciar o controle e a regulação social sob a ótica de duas perspectivas da história do currículo.  Na visão de Jaehn uma delas, diz respeito à história social; e a outra perspectiva, à que se refere?
	
	A
	Aos documentos do sistema nacional de atendimento às escolas da rede pública estadual.
	
	B
	Às legislações que permitem os estudos curriculares.
	
	C
	Aos estudos a partir de uma epistemologia social do currículo.
Você acertou!
	Comentário: A forma como o poder produzido pelo conhecimento limita e reprime ou expande as práticas sociais sofre mudanças face às contingências históricas em contextos sociais, culturais, educacionais, econômicos e políticos diferentes. Para Jahen, o pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento podem propiciar o controle e a regulação social sob a ótica de duas perspectivas da história do currículo, a partir de uma lente teórica que se pauta em duas perspectivas da história do Currículo: a história social e a epistemologia social, o que torna correta a alternativa C. (p. 114).
JAHEN, Lisete. O pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento: controle e regulação social. Espaço do currículo, v.4, n.2, pp.114-124, Setembro de 2011 a março de 2012.
	
	D
	Às técnicas construtivas para planejamento escolar.
	
	E
	Aos documentos reguladores do ensino público.
Questão 6/10
As formas como as relações de poder são construídas, a partir da escolarização, relacionam-se à uma mudança epistemológica e uma visão social, na qual interagem concepções e realidades sociais diferentes.  Para tal organização, há três “figuras” relevantes que regularizam socialmente a escola, dentro e fora. Uma delas é o Estado, outra, são as políticas neoliberais.
 
Qual seria a terceira figura apresentada por Jaenh?
	
	A
	As leis em prol da educação.
	
	B
	O sistema educacional.
	
	C
	A fragmentação da educação.
	
	D
	O discurso pedagógico.
Você acertou!
	Comentário: As novas formas de olhar a construção de verdades e relações de poder são construídas a partir da escolarização. Estas estão relacionada à uma mudança epistemológica, dentro de uma visão social, na qual interagem concepções e diferentes realidades sociais. Para tal organização, há três “figuras” relevantes que regularizam socialmente a escola, dentro e fora. Uma delas é o Estado, a outra, as políticas neoliberais e, por fim, o discurso pedagógico que corresponde como correta a letra D. Deve-se ter claro que as três figuras, influenciam a estrutura de currículo e regulação social que esta assume o papel de “chave” de leitura para ao se referir a um conjunto de fatores que estão promovendo mudanças no campo curricular de um movimento teórico complexo que não abandona totalmente a teoria crítica. (p. 118).
	JAHEN, Lisete. O pensamento curricular e a relação entre poder e conhecimento: controle e regulação social. Espaço do currículo, v.4, n.2, pp.114-124, Setembro de 2011 a março de 2012.
	
	E
	O processo de avaliação quantitativa
Questão 9/10
Durante uma reunião de pais na escola da professora Cida, a diretora e a coordenadora deixaram claro que, uma das funções da escola é “adaptar” o aluno para a vida em sociedade, prepará-lo para transformar a sua realidade histórica. Nas discussões sobre a função social da escola, a coordenadora pontuou que a escola é uma instituição plural e todos que a adentram carregam consigo marcas culturais e saberes.
 Considerando as funções da escola e a prática escolar na visão de Ogliari (2011) quais aspectos estão associados?
	
	A
	Cultura escolar, transformação social e reprodução social.
Você acertou!
A alternativa correta para a questão é a letra A pois, os aspectos que estão associados à função da escola e prática escolar na visão do autor refletem acultura escolar, a transformação social e a reprodução social (p.10385).
	
	B
	Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
	
	C
	Escola, estado e sociedade.
	
	D
	Ensino, aprendizagem e avaliação quantitativa.
	
	E
	Administração, técnica e teoria.
Questão 10/10
A produção do conhecimento escolar crítico requer que a teoria anunciada na forma conceitual se transforme em ações no contexto de vida do aluno para alcançar uma visão crítica que move o seu agir no mundo para superar a visão fragmentada da realidade.
FAVERI, J. E. Filosofia da educação: o ensino da filosofia na perspectiva freireana. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 44
 
 
 
Na perspectiva das ideias do fragmento de texto acima, analise as seguintes asserções.
 
As teorias da educação que vão de conservadoras à progressista; de não-críticas e crítico reprodutivistas, de históricas e críticas, norteiam as práticas educativas da escola, mas para a sociedade atual elas devem ser repensadas transmitir a função social da escola.
 
PORQUE
 
Na verdade, a escola tem por objetivo “adaptar” o homem para a vida em sociedade, prepara-lo para transformar a sua realidade histórica, escrevendo-a, uma vez que, admite-se que aquela é uma instituição plural em que os agentes que a adentram carregam consigo suas marcas culturais e seus saberes.
	
	A
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O enunciado da questão apresenta uma citação do livro Filosofia da educação: o ensino da filosofia na perspectiva freireana, de Faveri, que expressa os pressupostos teóricos do materialismo dialético, pelo qual o conhecimento escolar assume um papel crítico capaz de produzir ações transformadoras da realidade social. Em geral, tais pressupostos são defendidos pelas assim chamadas pedagogia dialética, seja a defendida por Paulo Freire (Pedagogia Libertadora) ou por Dermeval Saviani (Pedagogia Histórico-Crítica).
A alternativa correta é a letra “a”, pois as duas asserções têm um encadeamento lógico porque a função social da escola se move continuadamente entre aspectos de reprodução e de transformação, porém é função da escola “adaptar” o homem para a vida em sociedade, como também a ela compete preparar este mesmo homem para transformar a sua realidade histórica, escrevendo-a constantemente. Assim, o contexto contribui para adensar as discussões sobre a função social da escola, e admite que esta é uma instituição plural já que os agentes que a adentram carregam consigo suas marcas culturais e seus saberes. Contribuindo com o contexto, Ogliari considera que a percepção mais difundida de escola é aquela que a legitima como sendo a instituição social responsável pela transformação da sociedade.
As demais alternativas estão erradas porque propõem ou a negação de uma das asserções por ser falsa, ou negam o vínculo lógico entre as duas asserções.
 
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.
	
	B
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
	
	C
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	D
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	E
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Questão 1/10
O surgimento de uma educação inclusiva implica em uma flexibilidade pedagógica e curricular no sentido de modificar atitudes tradicionais e romper preconceitos. Para tanto, o que se faz necessário?
Analise as proposições abaixo, após assinale a opção correta.
	
	A
	Não se precisa pensar em estratégias que tornem o currículo flexível para que seja adaptado às diferentes situações que surgem nessa nova realidade escolar.
	
	B
	Um currículo pronto concebido como um fim em si, cujo caráter imutável, inflexível, irredutível e definitivo se mantém fechado em um único objetivo de transmitir informações ao educando.
	
	C
	Criar ambientes acolhedores para que as diferenças individuais não se tornem motivos de qualquer tipo de discriminação que redunde na desigualdade de direitos e de oportunidades.
Você acertou!
O ensino inclusivo planejado e organizado de acordo com condições favoráveis ao desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas no processo é enriquecedor. Nesse contexto, o currículo já não pode ser concebido como um fim em si, cujo caráter imutável, inflexível, irredutível e definitivo se mantém fechado em um único objetivo de transmitir informações ao educando. Precisa se pensar em estratégias que tornem o currículo flexível para que seja adaptado às diferentes situações que surgem nessa nova realidade escolar (p.122-123).
	
	D
	O ensino inclusivo não planejado e organizado de acordo com condições favoráveis ao desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas no processo é enriquecedor.
	
	E
	Criar ambientes  onde  as diferenças individuais  sejam enfatizadas.
Questão 2/10
“Os conteúdos são pensados com base em suas múltiplas determinações, ou seja, no objeto de estudo na sua totalidade. As questões econômicas, culturais, políticas e ideológicas são consideradas nesse processo”. 
Sobre qual concepção educacional o trecho acima  refere-se ? 
Analise as proposições abaixo, após assinale a alternativa correta.
	
	A
	Concepção tradicional.
	
	B
	Concepção escolanovista
	
	C
	Concepção tecnicista
	
	D
	Concepção histórico-crítica
Os conteúdos são pensados com base em suas múltiplas determinações, ou seja, no objeto de estudo na sua totalidade. As questões econômicas, culturais, políticas e ideológicas são consideradas nesse processo. Essa concepção é denominada pedagogia histórico-crítica (p.160).
	
	E
	Concepção  construtivista
Questão 3/10
O aspecto estrutural é o eixo central da estrutura escolar como uma instituição de ensino e demanda quatro subestruturas que regem o funcionamento escolar: estrutura física, ideológica, material e pedagógica. 
Considerando as subestruturas que compõe o aspecto estrutural, relacione a coluna A com a coluna B e, após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo. 
	
	A
	I – III – II – I V
	
	B
	II – IV – III – I
	
	C
	II – I – IV - III
	
	D
	IV – III – I – II
Você acertou!
A estrutura física representa todos os espaços e todas as condições físicas da escola que devem ser entendidas como espaço de aprendizagem; a estrutura material representa os recursos materiais e tecnológicos que fornecem diferentes possibilidades didático-pedagógicas de estimulação e múltiplas aprendizagens; a estrutura ideológica representa o conjunto de ideias que devem direcionar o que a escola pretende no ato de educar e a estrutura pedagógica representa os pressupostos teóricos, as bases didático-metodológicas e direcionam a atuação dos educandos e dos educadores, definindo e delineando os aprendizados no contexto escolar (p. 102- 103).
	
	E
	I – II – III - IV
Questão 4/10
Na elaboração de um currículo, é preciso compreender primeiramente como ocorre a organização da escola. O aspecto estrutural é o eixo central da estrutura escolar e demanda quatro subestruturas que regem o funcionamento escolar: estrutura física, ideológica; material e pedagógica.
Sobre a estrutura pedagógica é correto afirmar que:
Analise as proposições e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Representa o conjunto de ideias que devem direcionar o que a escola almeja no ato de educar.
	
	B
	Representa todos os aspectos físicos da escola.
	
	C
	Representa os pressupostos teóricos, as base didático-metodológicas e dão uma direção à atuação do professor e dos alunos.
Você acertou!
a estrutura pedagógica representa os pressupostos teóricos, as base didático-metodológicas e dão uma direção à atuação do professor e dos alunos. Definindo e delineando os aprendizados no contextoescolar. (p.103)
	
	D
	Representa os recursos materiais e tecnológicos.
	
	E
	Representa  o corpo docente e discente  da escola.
Questão 5/10
Analise a situação a seguir:
 
Na escola que Joana trabalha como professora, do ensino médio, houve recentemente uma discussão e estudo a respeito da elaboração do currículo e ficou entendido que a escola será responsável pela elaboração da proposta pedagógica. Segundo a equipe diretiva da escola, não existe um currículo único a ser seguido por todas as escolas, mas uma base nacional comum definida, que será complementada por uma parte diversificada.
 De acordo com o caso relatado acima, estas exigências apresentadas atendem a seguinte LEI:
Analise as proposições e marque a alternativa correta:
	
	A
	Lei n.º 9394/1996
Você acertou!
A Lei 9394/1996 (LDBEN) define uma base nacional comum e uma parte diversificada, mas indica que compete à escola a elaboração de sua proposta pedagógica (p.36).
	
	B
	Lei n.º 10.639/2003
	
	C
	Lei n.º 5692/1971
	
	D
	Lei n.º 5540/1968
	
	E
	Lei  nº  2524 / 1972
Questão 6/10
Luís é um aluno com necessidades educacionais especiais. Ele possui deficiência intelectual e sua família espera que as mudanças nos paradigmas da educação possam incluí-lo no sistema educacional regular. 
O que a família de Luís pode esperar da escola?
Analise as proposições abaixo assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, assinale a alternativa que contém a ordem correta.
(  ) As ações educativas devem ressaltar o convívio com as diferenças como uma interação fundamental na construção das identidades sociais, das individualidades.
(  ) O currículo subdividido em áreas específicas, apresentando conhecimentos estanques, isolados, enquadrados e classificados em um modelo pragmático pode não abarcar as necessidades educacionais vigentes.
(  ) A  pouca articulação, e dependência entre os conteúdos com a realidade do educando  torna o currículo  acessível para a inclusão.
(  ) Esse novo terreno de inclusão educacional revela incertezas pedagógicas que conduzem o educador a uma constante necessidade de formação continuada.
	
	A
	V – V – F – V
	Comentário
As  ações educativas devem ressaltar o convívio com as diferenças como uma interação fundamental na construção das  identidades sociais, das individualidades. Nesse contexto, o currículo subdividido em áreas específicas, apresentando conhecimentos estanques, isolados, enquadrados e classificados em um modelo pragmático pode não abarcar as necessidades educacionais vigentes.
	A pouca articulação, flexibilidade e interdependência entre os conteúdos com a realidade do educando pode tornar o currículo uma grande barreira para a inclusão (p.117).
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V-V-V-F
Questão 7/10
Patrícia, professora da Educação Básica, atua em sala de aula, apresentando os conteúdos didáticos apenas por meio do modo expositivo. Percebe-se, então, a partir dessa prática que o processo de ensino que permeia a pratica de Patrícia está baseado na: 
Analise as proposições  a seguir  e, após, selecione a alternativa que completa a frase:
	
	A
	Pedagogia Histórico-Crítica
	
	B
	Pedagogia Tradicional
A tendência tradicional no ensino foi amplamente usada até 1889 e, nesta perspectiva, os conteúdos eram selecionados da cultura universal (denominados, portanto, de humanísticos e enciclopédicos) e são apresentados como verdades absolutas. Os conteúdos são repassados aos alunos pela exposição verbal, dando ênfase à repetição e memorização, a partir de interrogatórios orais e escritos (p.49).
	
	C
	Pedagogia Crítico-Reprodutivista
	
	D
	Escola Tecnicista
	
	E
	Pedagogia Sócio- Interacionista
Questão 8/10
O projeto político – pedagógico , ao mesmo tempo em que exige dos educadores, funcionários, alunos e pais a definição clara  do tipo de escola que intentam, requer a definição de fins. Assim, todos deverão definir o tipo de   sociedade e o tipo de cidadão que pretendem formar.
Projeto Político –pedagógico da escola : uma construção possível / Ilma Passos Alencastro Veiga (org.).- Campinas, SP : Papirus, 1995. – ( Coleção  Magistério : Formação e Trabalho Pedagógico ) p.151 .
O Projeto Político Pedagógico é um documento que deve ser produzido coletivamente.
Sobre o processo de elaboração desse documento, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que contém os itens corretos.
I.        Não se deve convocar uma assembleia com toda a comunidade escolar para a apresentação do documento sistematizado somente pela equipe pedagógica.
II.        Depois de aprovado, não são todos que precisam ter acesso ao documento.
III.        Eleger uma equipe para sistematizar as discussões e elaborar o documento.
IV.        Ter clareza sobre: quem somos, o que queremos, onde queremos chegar, que problemas temos, nossos valores, metas, etc.
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
Você acertou!
Deve-se convocar uma assembleia com toda a comunidade escolar para a apresentação do documento sistematizado pela equipe e para aprovação do PPP. Depois de aprovado, todos que precisam ter acesso ao documento (p.175-176).
	
	D
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
Questão 9/10
O currículo é considerado um instrumento que tem como objetivo organizar pedagogicamente o trabalho formativo que ocorre nas instituições educacionais. Sobre o currículo é correto afirmar:
Analise as proposições  a seguir  assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) O currículo é um instrumento utilizado apenas pelas instituições educacionais que tem por finalidade um curriculo que considere a relação homem - conhecimento.
(  ) É preciso tornar o currículo um instrumento capaz de formar o educando para atuar em uma  sociedade, consciente de suas funções enquanto cidadão.
(  ) O currículo é um mecanismo social e cultural.
(  ) Refletir sobre currículo, é basicamente refletir exclusivamente sobre a relação de seleção dos conteúdos.
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – V – F
Você acertou!
O currículo, no que se refere à formação escolar, pode ser entendido como a espinha dorsal do trabalho pedagógico. Ao refletir sobre o currículo é necessário pensar além da seleção de conteúdos, é pensar na concretização de uma estrutura pedagógica que rege, ou deve reger, uma instituição escolar entendendo o seu cunho politizador. (p. 73-75)
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V - V - V - F
Questão 10/10
Em relação ao currículo, considerando a Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN), analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I.        Há um currículo único a ser seguido por todas as escolas brasileiras.
II.        É competência da escola elaborar a sua proposta pedagógica.
III.        O ordenamento curricular não é neutro, e condicionado por essa pluralidade de imagens sociais que nos chegam de fora.
IV.        Não é competência da escola elaborar a sua proposta pedagógica, mas sim seguir o que foi decidido por outras instâncias.
V.        Ao falarmos em currículo, estamos tratando da escola, ou seja, a maneira como os conteúdos são dosados.
	
	A
	Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições II, III e V estão corretas.
Não existe um currículo único a ser seguido por todas as escolas brasileiras, pois, no artigo 26 da Lei 9.394/1996 está definido que há uma base nacional comum e uma parte diversificadae que é competência da escola elaborar a sua proposta pedagógica (p.36).
	
	C
	Somente as proposições III, IV e V estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições  I, III   e V estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições  I e II estão corretas.
	
	
	
 Discursiva Questão 1/5
Tema: Prova Brasil
Em Grochoska (2011), encontramos que a Prova Brasil é uma forma de avaliação da educação brasileira, onde as escolas que realizam essa avaliação ajudam no levantamento dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Foi aplicada pela primeira vez em 2005 e passou a ser, desde então, realizada a cada dois anos. Nesse contexto, redija um texto dissertativo sobre a Prova Brasil.
Nota: 16.0
	As provas são aplicadas para os alunos de 4ª série/5º ano e de 8ª série/9º ano do ensino fundamental das redes pública e privada, das zonas rural e urbana, tendo como foco língua portuguesa (leitura) e matemática (resolução de problemas) (GROCHOSKA 2011, p. 77-78).
Questão 2/5
Tema: Pedagogo Escolar
De acordo com Grochoska (2011), há um parecer de como se encontra a situação das escolas no que se refere ao contexto pedagógico hoje. O que ela indica?
Nota: 16.0
	No que se refere ao contexto pedagógico, não há definição clara de políticas, faltam planos de formação continuada, não há valorização do magistério por meio de planos de carreira satisfatórios, processos democráticos de gestão, e o entendimento a respeito de um projeto político-pedagógico que de fato traga avanços para a educação. (p. 7)
Resposta:responsabilizar-se pelas aatividades pedagógicas, didáticas e curricular, propor estratégicas de diagnóstico e debate para elaboração de projetos planos e do PPP plano de aulas coordenar reuniões de pais professores acompanhar o processo de avaliação 
Questão 3/5
Tema: Ratio Studiorum
Os padres jesuítas mantiveram o monopólio da educação no Brasil por cerca de 200 anos e são considerados os primeiros educadores do Brasil. Os jesuítas trouxeram ao Brasil o Ratio Studiorum, um plano constituído de regras que delineavam as atividades das pessoas envolvidas de forma direta com o ensino. Com base na leitura de Zanlorenzi, Pinheiro e Lima (2011), discorra sobre este documento utilizado pelos jesuítas.
Nota: 10.0
	Em 1549, os jesuítas chegaram em solo brasileiro e já traziam em suas bagagens um programa bem definido, baseado no Ratio  Studiorum. Ratio Studiorum tinha de um lado um caráter universalista, pois foi dotado por todos os jesuítas. Por outro lado, era elitista, pois restringia-se à formação dos filhos de colonos, excluindo os indígenas. O plano era subdividido em etapas de ensino, começando com o curso de Humanidades, chamados Estudos Inferiores, cujo currículo tinha cinco disciplinas: retórica, humanidades, gramática superior, gramática média e gramática inferior. A formação continuava com os cursos denominados Estudos Superiores: filosofia e teologia (ZANLORENZI, PINHEIRO e LIMA, 2011, p. 48 e p. 80).
Resposta:o conhecimento é um bem comum devendo portanto ser socializado a todos é um percurso para os alunos e o curriculo é seu recheio seu conteúdo o guia de seu progesso
Questão 4/5
Tema: Papel da escola ao buscar novos encaminhamentos.
Em décadas passadas, de acordo com Grochoska (2011), as obrigações pedagógicas na escola eram cumpridas quando o professor propunha ao aluno atividades de memorização. Atualmente, com o acesso à informação facilitado, possibilita-se a inserção dos educandos em reflexões mais críticas acerca do mundo. Nesse sentido, como futuro pedagogo, reflita e escreva sobre o papel da escola ao buscar novos encaminhamentos que atendam as necessidades e interesses do aluno, na atualidade.
Nota: 20.0
	: Por meio da organização escolar, a instituição precisa repensar seus encaminhamentos para atingir os alunos: com objetivos claros sobre a educação que se deseja, a metodologia, a concepção de educação, o perfil do professor e especificamente o perfil do aluno que se deseja formar (p. 58).
Resposta:o aluno integral e integrado desenvolvemento a responsabilidade em todas as árias .faz considerações relevantes a integração escola família é determinante para o processo escolar 
Questão 5/5
Tema: Organização Curricular na tendência pós-crítica.
 
Com base nos apontamentos de Grochoska (2011) e Zanlorenzi, Pinheiro e Lima (2011), discorra sobre como deve ser a organização curricular na tendência pós-crítica.
Nota: 10.0
	O currículo deve ser elaborado a partir da preocupação com a formação da identidade do indivíduo e de acordo com os significados sobre a realidade expressa nos discursos desses indivíduos. A realidade, portanto, não pode ser concebida sem considerarmos a significação que esta tem para os indivíduos a que o currículo se destina (ZANLORENZI, PINHEIRO e LIMA, 2011, p. 94).
Resposta:o processo de elaborar e implementar curriculos de modo que estivesse harmonizados com as necessidades socioeconômicas e políticas . um curriculo que contribuisse para coesão social a formação do cidadão para um mundo de mudanças

Continue navegando