A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
TCC em Letras (Inglês) AV 2018

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.: 201602342924)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. É uma pergunta da qual se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Apresente e explique o problema científico formulado em sua pesquisa.
		
	
Resposta: O objetivo do meu trabalho foi dar uma explicação teórica sobre as origens do pensamento e da linguagem em crianças, desde os momentos iniciais de sua vida, e fazer uma relação, tendo como base diversos estudos, destas características com o bilinguismo na infância. Para isso utilizei das teorias cognitivo-comportamentais impostas pelo psicólogo e linguista Lev Vigotski, e as relacionei com as fases do desenvolvimento infantil, para que pudesse responder algumas questões que me vi fazendo ao longo do curso e durante o desenvolvimento do meu artigo, como: crianças aprendem um idioma mais rápido que adultos? Como uma criança aprende a falar? Como se aprende linguagem e o que é bilinguismo?. Estas perguntas foram o que me permitiu redigir meu artigo.
	
Gabarito: O aluno deve apresentar o seu problema de pesquisa.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602342905)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	A justificativa de um trabalho acadêmico se refere sempre à importância desse para a sociedade em geral e/ou para uma área específica do conhecimento. Não se trata de justificar a importância do tema. Descreva a justificativa de seu trabalho. Ao fazer esta justificativa correlacione-a às aplicações e/ou resultados que pretende obter com seu trabalho.
		
	
Resposta: Quando comecei a pesquisar sobre o tema do meu trabalho, levei em consideração alguns fatores: afinidade pelo assunto, disponibilidade de material bibliográfico e sua relevância para a sociedade. Conheci as ideias de Vigotski estudando a disciplina "psicologia do desenvolvimento e aprendizagem" e também, nessa disciplina, pude entender um pouco melhor como funciona o processo de aprendizagem de uma lingua, o que me motivou a me aprofundar mais sobre o assunto, pois eu havia começado a trabalhar em um colégio bilingue, e meu interesse de elevou ainda mais pelo tema bilinguismo. Daí, surgiu a ideia de atrelar as teorias de Vigotski ao processo de aquisição de linguagem em crianças bilingues.
	
Gabarito: O aluno deverá descrever as justificativas de seu trabalho correlacionando-as com os resultados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602342898)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	A delimitação de um trabalho acadêmico se refere ao aspecto específico que o autor definiu para trabalhar dentro de uma temática ampla. Neste sentido, informe o título do seu Trabalho de Conclusão de Curso e, em seguida, apresente e explique o objeto de investigação delimitado para a sua pesquisa.
		
	
Resposta: O título do meu artigo é "Desenvolvimento da fala e bilinguismo: Uma perspectiva Vigotskiana". O objeto de investigação foi pesquisar sobre bilinguismo, aquisição de linguagem e psicologia do desenvolvimento. Dentre os vários estudiosos da psicologia do desenvolvimento, o trabalho foi com enfoque nas perspectivas de Lev Vigotski. Sua principal teoria, a cognitivo-comportamental, diz que as formas complexas de pensamento e linguagem tem suas origens em interações sociais entre diferentes individuos.
	
Gabarito: O aluno deverá abordar a relação entre o título e o objeto de sua pesquisa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602342909)
	Pontos: 2,5  / 2,5
	Em suas considerações finais você apresenta resultados que devem estar associados à proposta inicial desenvolvida nos objetivos do trabalho. Descreva esta associação e comente sobre o quanto você efetivamente atingiu este resultado.
		
	
Resposta: Após todo estudo teórico acessado e estudado para a elaboração de meu trabalho, pude chegar a conclusão de que quando refletimos sobre a aprendizagem de uma segunda lingua e suas especificidades, podemos considerar o bilinguismo como um encontro de linguas que coloca as pessoas em integração, pois há um processo de socialização acentuado, e que essa habilidade adquirida por crianças impulsiona seu desenvolvimento, pois dá a elas grau de pensamento mais elevado. E, seguindo uma perspectiva Vigotskiana, o aprendizado de uma segunda lingua não prejudica o desenvolvimento, nem da lingua materna, nem da L2, pois ambas em sincronia potencializam o pensamento crítico e capacidade de reflexão do indivíduo. "É pela linguagem que o sujeito se reconhece e se constitui no mundo em que vive (Vigotski, 2009). Posso considerar-me sucedido em meu trabalho, pois as minhas indagações sobre o tema foram devidamente sanadas com as pesquisas realizadas, e o trabalho teve sua proposta atingida.
	
Gabarito: O aluno deverá demonstrar que atingiu a proposta inicial de seu trabalho correlacionando os objetivos com os resultados atingidos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.