Buscar

AD2 - MATEMÁTICA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Cindy Batista da Rosa Neves NOTA: 100
	Matrícula: 17216080124
	Polo: Santa Maria Madalena
Você está recebendo sua Segunda Avaliação a Distância (AD2) de Matemática na Educação 2. O foco desta avaliação é o estudo dos blocos “espaço e forma” e “grandezas e medidas”, sugeridos para o ensino na educação básica tanto pelos PCN quanto pela BNCC. Procuramos articular os conhecimentos matemáticos às práticas docentes, pois ambos constituem saberes extremamente importantes para a formação de um professor que vai ensinar matemática ou vai “ensinar a ensinar” matemática. Desta forma, propomos questões abertas que favorecem reflexões matemáticas e didáticas. Aproveite que estamos no início da primavera e deixe florescer toda a sua criatividade. Professores criativos podem formar gerações e gerações mais criativas. Boa sorte! 
(2,0 pontos) Iniciando o estudo da Geometria, na Aula 12, abordamos as noções de direção e sentido. Trata-se de noções fundamentais para o deslocamento no espaço e, consequentemente, sua observação. Nesta questão, você deve planejar uma atividade que leve os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental a compreenderem e utilizarem o vocabulário específico associado à direção e sentido. 
Resposta: 
 Plano de Aula
Disciplina: Matemática, Geografia e Educação Física.
Conteúdo: direção e sentido.
Turma: 3° Ano
Objetivo:
Explorar movimentos do corpo
Desenvolver noções de lateralidade
Observar a organização e o ambiente do espaço escolar.
Metodologia: 
Aula expositiva
Folha A4
Desenvolvimento:
Iniciarei a aula perguntando os alunos se eles já sabem dizer o que é direita, esquerda, se eles sabem explicar algum local quando alguém lhe pede informação, se quando a mãe ou o pai lhe pede para pegar algo, e explica as coordenadas, se eles conseguem achar ou sentem alguma dificuldade. A partir daí cada aluno irá pôr em uma folha de papel sem pauta o nome do lugar da escola que eles mais gostam e as coordenadas para se chegar a esse lugar, lembrando que deve conter no papel conceitos (direita, esquerda, atrás, em frente, em cima, embaixo). Após o termino farei a correção de cada um e depois os papeis serão colocados em uma caixa para ser sorteados. 
A brincadeira é “Guia Turístico”, a turma será dividida em grupos, e cada grupo irá escolher uma pessoa para eles guiarem, e essa pessoa escolhida estará com os olhos vendados. Cada grupo irá sortear um papel e orientar o turista sem dizer o lugar que ele está indo. E assim sucessivamente para cada grupo. 
No final pedirei que os alunos desenhem no caderno um mapa do lugar onde cada grupo foi.
Para finalizar no pátio da escola os mesmos irão dançar a música da Xuxa – vem que eu vou te ensinar, e no decorrer da dança os mesmos serão avaliados seus movimentos corporais.
Recursos: 
Aparelho de som.
Venda
Caixa (para o sorteio)
Avaliação:
A avaliação será feita a todo momento no decorrer da aula, observando a participação e o desenvolvimento dos alunos. 
(3,0 pontos) Na Aula 15, vimos que é possível desenvolver um processo de ensino diferenciado em que figuras planas e espaciais podem ser abordadas conjuntamente. A planificação de sólidos é uma boa estratégia para se estabelecer relações entre figuras planas e espaciais e, destacada a importância do uso de materiais manipulativos, embalagens e sucatas podem se transformar em recursos didáticos para o ensino de Geometria. Assim aqui você deve planejar uma oficina com cerca de 2 horas de duração, voltada para professores dos anos iniciais, com o objetivo de lhes apresentar atividades que envolvem planificações e têm nas embalagens e sucatas seus principais recursos didáticos.
Resposta:
1. Apresentação do problema:
É importante que o docente tenha conhecimento das figuras geométricas tanto planas quanto espaciais, e saiba manipula-las. Para passar aos seus alunos de maneira lúdica. Sem algo mecânico! Pois acaba sendo cansativo e maçante para a criança. 
Afinal todos nós gostamos de algo diferente que nos estimule.
É importante também relacionar figuras ao cotidiano do aluno, pois existem figuras geométricas que fazem parte do cotidiano deles e umas figuras são mais fáceis de achar do que outras.
2. Objetivo:
Conhecer e visualizar figuras planas e espaciais;
Saber tornar as planas em espaciais. 
3. Material necessário:
Embalagens (caixa de remédio, leite, sapato, bola, potes em diversos formatos etc.);
Papel cartãozinho, canetas, réguas e tesouras;
Fichas com nome das figuras geométricas.
Canudos, linha, bolas de isopor (pequena), palitos de churrasco.
4. Desenvolvimento:
Atividade 1: A oficina iniciará com uma explicação aos docentes sobre o que são figuras geométricas planas (são figuras que não são espaciais, ou seja, aqu\ela que não tem dimensão) e espaciais (são figuras que estão no espaço, ou seja, que possuem dimensões).
Na primeira mesa estará exposto em papel cartãozinho as figuras geométricas planas (círculo, decágono, octógono, heptágono, hexágono, pentágono, quadrado, retângulo, trapézio escaleno, trapézio, paralelogramo, losango, trapézio isósceles, trapézio retângulo, triângulo, triângulo isósceles, triângulo retângulo, triângulo escaleno, triângulo obtusângulo, triângulo acutângulo.). E também as mesmas figuras em espaciais já montadas com papel cartãozinho. Após a explicação no canto da mesa terá os nomes de todas as figuras ali expostas em um papel. O papel dos docentes será de nomeá-las as formas geométricas e juntar as planas com as espaciais. 
Agora é hora de tirar dúvidas pendentes dos docentes!
Atividade 2: Nesta atividade terá na próxima mesa (papel cartãozinho, tesoura, régua, moldes, lápis.) obs.: a quantidade destes materiais será o suficiente para que todos os docentes possam participar.
Todos os docentes irão montar todas as figuras geométricas apresentadas na atividade 1, com os materiais disponíveis. Lembrando que terá um molde de cada figura para auxiliá-lo na montagem. Os mesmos também terão ajuda e auxílio da pessoa que está apresentando a oficina.
Atividade 3: Nesta atividade também é importante que o docente aprenda a criar figuras geométricas espaciais com palitos de churrasco e bolinha de isopor pequena e também formas com canudos e linha. Isso os capacitará para fazer uma mais dinâmica com seus futuros alunos.
 (1,5 ponto) Ao estudarmos algumas grandezas e medidas, é possível constatar que a ação de medir está presente em muitos dos nossos afazeres. No entanto, muitas pessoas, quando questionadas sobre o que é medir, nos oferecem apenas exemplos de circunstâncias em que efetuam medições, mas não conseguem definir com clareza o que é esta ação. Por isso, nesta questão, você deve produzir um pequeno texto explicando o que é medir e a importância de estabelecermos unidades de medida padronizadas. 
Resposta:
Já parou para pensar que a todo momento no nosso cotidiano medimos as coisas? No mercado ao pesar algum alimento, quando viajamos a distância que percorremos para chegar a determinado local, quando vamos comprar um tecido pedimos determinada metragem, inúmeras outas coisas... então, tudo isso é importante na nossa vida e são situações que lidam com grandezas e medidas.
Afinal, o que são grandezas? São objetos que são possíveis de serem medidos. E o que são medidas? É a comparação das grandezas. Diz se for maior ou menor, pesado ou leve, porém tem que dizer o quanto é maior ou menor e o quanto é leve ou pesado. 
Se pararmos para pensar o quanto é importante medir tudo em nosso cotidiano ficaríamos surpresos. Pois todos os dias medimos objetos sem ao menos perceber. 
Mas se faz necessário medir com medidas padronizadas. O que são medidas padronizadas? São unidades que seguem um determinado padrão de tamanho, por exemplo a régua, metro e a trena. 
Já as medidas não padronizadas são o palmo, dedos, braço..., ou seja, essas medidas não tem uma medidafixa.
As medidas padronizadas são de suma importância, pois se as mesmas não existissem um mesmo objeto teriam diferentes medidas. Afinal o tamanho do palmo, braço ou pé de cada um tem um tamanho diferente, e estes são medidas não padronizadas.
(2,0 pontos) Por fim, nesta questão abordamos duas grandezas extremamente relevantes na matemática e no dia a dia das pessoas: o comprimento e a superfície. Como você estudou, estas grandezas estão associadas, respectivamente, às noções de perímetro e de área. Quando os alunos dos anos iniciais estão aprendendo estas noções, muitas vezes, confundem uma com a outra. Nesta questão, você deve descrever uma situação que possa ser vivenciada numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que permita aos estudantes diferenciar o conceito de perímetro do conceito de área.
Resposta:
Em um passeio na escola para observar o nosso prédio (escola), resolvemos parar na quadra de esportes. Na quadra os alunos resolveram medi-la, para descobrir o perímetro e a área. Como calcular o perímetro? A quadra será medida em dupla, cada dupla terá um pedaço de barbante medindo um metro. Conforme eles vão medindo eles irão marcar o chão da quadra com um giz. No final contar quantos metros deram. Supondo que deu 31 metros de comprimento e 18 metros de largura. 
E agora, como calcular a área? Com uma folha de jornal colocarei no chão da quadra (no canto) e explicarei que aquele jornal equivale a 1 metro quadrado. Ao invés de encher a quadra de folha de jornal para contar a área, até porque usaríamos muitas folhas, existem um cálculo a ser feito.
Já temos a medida do comprimento e da largura da quadra. Para descobrir a área basta fazer o seguinte cálculo:
 31
 × ̲1̲8̲
 248
 +̲3̲1̲ ̲ ̲
 558 R= A quadra tem 558 metros quadrados.
(1,5 ponto) Esta questão é referente à sua participação no segundo fórum. Assim que estiver disponível você terá mais informações sobre as atividades. Não perca o prazo! 
Atenção: Este fórum ficará aberto à participação de 04 a 11/10 .

Outros materiais