Buscar

Prova Online FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Online
Disciplina: 100751 - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A Resolução CEB/CNE 05/2012 define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. No artigo. 14, parágrafos 3.º e 6.º, é posto que na Educação Especial, na Educação do Campo, na Educação Escolar Indígena, na Educação Escolar Quilombola e de pessoas em regime de acolhimento ou internação e em regime de privação de liberdade, e na Educação a Distância, devem ser observadas as respectivas Diretrizes e normas nacionais que estão pautadas pelos princípios: 
a )
 Da igualdade social, da diferença, da especificidade, do ensino da língua portuguesa e inglesa para haver interculturalidade, fundamentos da Educação Escolar Indígena.
b )
 Da desigualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo e da interculturalidade, fundamentos da Educação Escolar Brasileira.
c )
 Da igualdade social, da indiferença, da especificidade, do ensino da língua portuguesa e inglesa para haver interculturalidade, fundamentos da Educação Escolar Brasileira.
d )
 Da desigualdade social, da indiferença, da especificidade, do bilinguismo e da interculturalidade, fundamentos da Educação Escolar Indígena.
 
e )
 Da igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo e da interculturalidade, fundamentos da Educação Escolar Indígena.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Quanto aos níveis de ensino, a LDB traz no Título V, capítulo II, seção I, suas disposições: No artigo 22 trata da finalidade de desenvolver o educando para o exercício da cidadania com meios para progredir no trabalho e estudos. O exercício de uma plena cidadania envolve ações voltadas para a diversidade e as singularidades. Podemos concluir que
a )
 A inclusão tem uma legislação própria e não precisa estar citada na LDB
b )
 A lei não dá subsídios para a inclusão
c )
 A lei e a inclusão são categorias diferentes, por este motivo não podem estar citadas no mesmo documento
d )
 A inclusão não está explicitada na lei
 
e )
 A lei dá subsídios para a inclusão
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
O artigo 210 da Constituição fixa os conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, há uma preocupação em assegurar os conteúdos básicos para formação comum, além de respeitar os valores culturais e artísticos nacionais e regionais. No que se refere aos conteúdos pertinentes ao Ensino Religioso, assinale a alternativa correta:
 
a )
 O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino Fundamental.
b )
 O ensino religioso, de matrícula facultativa, será ministrado em língua indígena, para assegurar a valorização dos preceitos religiosos de cada tribo.
c )
 O ensino Fundamental regular será ministrado em língua indígena, assegurada às comunidades indígenas também a utilização da língua portuguesa.
d )
 A obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas de ensino Fundamental.
e )
 A obrigatoriedade do ensino suas línguas maternas das comunidades indígenas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
A educação profissional e tecnológica é oferecida em escolas técnicas públicas ou privadas. É ofertada, sobretudo pelos estabelecimentos chamados "Sistema S" e instituições empresariais, sindicais, comunitárias e filantrópicas. O Sistema S é composto por várias escolas. Sua denominação e sigla apresentam-se corretamente colocado em qual das questões a seguir?
a )
 Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SEBRAE
 
b )
 Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI
c )
 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAR
d )
 Serviço de Apoio à Pequena e Microempresa - SENAC
e )
 Serviço Nacional de Aprendizagem na Empresa - SEBRAE
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
A diversidade está voltada para a variedade, a pluralidade e a diferença. Se formos analisar o contexto em que vivemos, perceberemos que são poucas as coisas não variáveis. Na realidade, raras são exatamente iguais. Vivemos em um universo ímpar, isto é, composto de elementos diversos. Com base nestas afirmações, analise as asserções a seguir: 
I. Na maioria das vezes, trabalhamos com padrões idealizados que desvalorizam o diferente.
II. Há a urgência de estudo sobre a diversidade na educação.
III. A escola não precisa trabalhar com os diferentes visto que seu papel é transmitir o conhecimento historicamente construído pela humanidade. 
Estão corretas as asserções:
a )
 Somente a II
b )
 Somente a III
c )
 Somente a I 
 
d )
 Somente a I e II
e )
 Somente a I e III
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
É responsável pela organização de práticas pedagógicas exploratórias suplementares ao currículo comum, que objetivam o aprofundamento e expansão nas diversas áreas do conhecimento. Pode ser efetivado por meio do desenvolvimento de habilidades, da articulação dos serviços realizados na escola, na comunidade, nas instituições de educação Superior, da prática da pesquisa e desenvolvimento de produtos; da proposição e o desenvolvimento de projetos de trabalho no âmbito da escola, com temáticas diversificadas, como artes, esporte, ciências e outras são denominados. Tal conceito refere-se a:
 
a )
 Estratégias para enriquecimento curricular.
b )
 Técnicas de orientação e mobilidade.
c )
 Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.
d )
 Ensino do uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa.
e )
 Ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
O Ensino Médio, Técnico e Profissional têm número pequeno de frequência de estudantes indígenas. Isso se dá pela falta de oferta de escolas nas aldeias e a dificuldade de deslocamento. Outro problema também é a falta de oferta de cursos em nível Médio que atenda às especificidades das comunidades. Daí a necessidade de discussões com os povos indígenas sobre a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes com adequações necessárias. São itens para reflexão sobre este assunto:
a )
 não há necessidade de refletir sobre este assunto.
 
b )
 demandas das comunidades indígenas.
c )
 demandas das comunidades industrializadas.
d )
 demandas das comunidades brasileiras em geral.
e )
 demandas da educação não escolar.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O mundo contemporâneo exige novas demandas de manipulação dos conhecimentos, no qual não basta apenas ter um diploma ou um certificado; é necessária competência, profissionalismo, ética e consciência política. Cabe ao professor trabalhar com essas categorias a fim de construir uma compreensão do mundo real e de suas exigências. 
Marque a única asserção que indica o papel social do professor:
a )
 ter a obrigação de ser um agente de mudança.
b )
 ser responsável pelos atos de seus alunos.
c )
 ser agente de mudança quando tiver seu salário compatível com suas funções.
d )
 não perceber que seu trabalho refletirá socialmente nos atos de seus alunos.
 
e )
 ter consciência de seu papel social ao perceber que seu trabalho refletirá socialmente nos atos de seus alunos.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais