Buscar

apanhadão avaliação educacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 
1. A ação de avaliar o aluno requer 1 compreensão do processo de conhecer e compreender. A prática de avaliação q pretende :C- Constrói seu conheci/o num processo contínuo de formulação e reformulação, organização e reorganização, mediado pela educação. 
2. Freitas (2009), ao discutir a avaliação da aprendizagem, podemos afirmar q a avaliação consiste em um instrumento: A- P/ possibilitar o desenvolvi/o global dos alunos num processo contínuo e permanente de formação, permitindo ao professor regular o processo de ensino e ao aluno a auto regulação de sua aprendizagem.
3. Leia a afirmação: é formativa toda avaliação q ajuda o aluno aprender e se desenvolver, que participa da regulação das apr. C- V, V, V, V e F V A avaliação deve permitir identificar o processo de aprendizagem dos alunos. V- A avaliação deve Orientar a intervenção do professor, sem classificar, certificar o u selecionar os alunos,. V- A avaliação deve permitir a auto-regulação dos alunos, possibilitando-os acomodar, diferenciar, reorganizar e enriquecer seus esquemas de conheci/ V- Avaliar requer uma comunicação contínua entre o professor e o aluno, . F- Ao avaliar, o professor não precisa conhecer os seus alunos para realizar 
7. Determinadas posturas sobre a avaliação nos levam a refletir sobre práticas seculares de correção de tarefas e provas pelos professores Charge Mafalda
A charge da personagem Mafalda nos mostra claro ex da forma de avaliação tradicional, além de... duas posturas mais utilizadas nas escolas. São elas: C- II e III (II Avaliação classificatória: correção de tarefas e provas do aluno para a verificação de respostas certas e erradas III Avaliação formal: diz respeito ao juízo que o professor faz do aluno, desde sua interação até suas práticas em sala de aula. É a relação que aprova/reprova em séries ou graus de 
8. Na perspectiva construtivista de avaliação, o ato de avaliar deixa de se no individuo, situando -se no processo de ensino-aprendizagem. podemos afirmar q: B A avaliação possibilita conhecer a situação de aprendizagem de cada aluno e repensar e rever a prática pedagógica, visando à continuidade do processo educativo. 
9. Leia as afirmativas a seguir e responda ao que se pede. A -Franco e Zibas (1999), ao finalizarem seu texto, pontuam: matrículas no Ensino Médio, p B
Se olharmos a evolução das matrículas do ensino médio no país, nos últimos anos, vamos perceber um fenômeno novo, D- II Ao analisarmos os estudos sobre financia/o da educação verificamos que teorica/e se acham associados às discussões de políticas. Esses estudos dependem de exame detalhado de dados quantitativos, com domínio da contabilidade pública e da legislação.Esses dados não prescindem de tratamentos adequados, pois, em bruto, pouco também informam. 
10. Ante o baixo desempenho de seus alunos, em Matemática, comparado com os resultados do Saresp, o grupo de professores da 3ª série do Ensino Fundamental de uma escola da Zona Sul de São Para avaliar a capacidade de relacionar propôs situações -problema contextualizadas que requisitaram dos alunos a utilização de conceitos estudados. Além disso, os rofessores priorizaalguns objetivos sócios afetivos, buscando avaliar os interesses e as condutas dos alunos em atividades de grupos. E- II e IV (II A descrição anterior contribui para mostrar que o valor da avaliação não está no instrumento em si, mas no uso que se faz dele e IV Embora baseada na Taxionom ia dos objetivos de Bloom, a prática avaliativa realizada pelos professores atendeu aos propósitos da avaliação formativa, de forma construtiva). 
11. analise a tira a seguir: Podemos afirmar a respeito da avaliação na escola que: 
 A- I II e IV (I Trata-sede uma avaliação classificatória, que exige dados quantitativos, sem se preocupar com a real aprendizagem do aluno, II O aluno fica intimidado, sentindo -se forçado a tirar uma nota boa na prova pra que não seja exposto a punições e reprovações e IV Na tira, a nota é um forte determinante na vida escolar do aluno, apresentando indícios de que há um único tipo de avaliação aplicada e que não há uma avaliação contínua por isso tanto medo por parte do aluno. 
12. Conforme o Art.24 da Lei 9.394/96(LDBEN),a verificação do rendimento escolar na Educação seguinte critério: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, de avaliação da aprendizagem escolar: C- Avaliação formativa
13. Relacione o texto a seguir e a tirinhA Em nosso cotidiano, estamos constantemente avaliando e sendo avaliados por aqueles que estabelecem conosco processos de interação. Pode-se afirmar que
 D- I, II, III e IV (I A desvalorização ,por boa parte dos prof., dos conheci/ q os alunos trazem de sua vivência no cotidiano faz com q muitas x estes fiquem qse totalme/ desmotivados para a aprendizagem, II Seoaluno não conseguiu apreender os conheci/ e competências pretendidos pela instituição, é classificado co/ fracassado, III A avaliação é vista pelos alunos c/ um castigo por meio do qual o professor demonstra sua autoridade e IV Uma avaliação feita de forma inadequada não apenas prejudica a aprendizagem do aluno, mas também traz como conseqüência prejuízos ao seu desenvolvimento).
14. A prof. Marta propõe uma ati// em que as crianças devem escrever um bilhete para um personagem. , a prof., percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes comentam as adequações e inadequações, concepçõesr? B Concepção: classificatória Propósito: Medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à escrita 
15. De acordo com Haydt, é interessante lembrar tb q não é possível medir toda a aprendizagem, mas apenas amostras dos resultados alcançados. P/ q/ a medição seja considerada válida, é necessário: Analisando a tirinha e o texto, estão corretas as afirmativas: 
 B- I, II e IV (I Que seja tão intensa qto possível, II Q as amostras sejam representativas e IV Q os instrumentos usados não sejam variados). 
16.Em seu livro Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann afirma q, para avaliar o aprendizado do aluno, é preciso q se tomem alguns cuidados na hora de elaborar questões dissertativas e objetivas para as provas, : C- I III e IV (I A avaliação deve ser prática diária, levando em consideração o conheCI/ de mundo dos alunos, III A ação de diagnosticar o processo de ensino pode contemplar outros instrumentos de avaliação, c/ seminários,debates,relatórios e observação e IV P/ uma avaliação eficaz, o prof. deve observar cada aluno individualmente.
17. Segundo Jussara Hoffmann, as escolas, tradicional/, enaltece os procedi/ competitivos e classificatórios com base no certo/errado por que: D- As afirmativas I, II e V (I Valorizam em excesso os acerto nas tarefas das crianças, II Apontam os erros na maioria das vezes como inaceitáveis V O professor se surpreende que o aluno não saiba alguma coisa, já q ele fez seu papel de ensinar) 
18.Qdo uma criança diz q 4+2=5, a reação da prof. zelosa para q a aprendizagem realmente se efetue é dizer: c/ foi q você chegou a esse resultado? P/ a melhoria das condições de aprendizagem, é fundamental que os prof. compreendam q: B- Os erros q traduzem uma determinada estrutura de pensa/ da criança para aprendizagens devem construir pontos de orientação para o estabelecimento de condições otimizadoras de seu processo de desenvolvimento cognitivo 
19. Qual é a diferença entre testar, medir e avaliar? B II e IV (II Embora testar tenha 1 significado + abrangente q medir e avaliar, é preciso observar q a testagem limita-se ao domínio socioafetivo e IV Enqto testar e medir limita-se ao domínio cognitivo, avaliar é mais abrangente, pq envolve
os conteúdos conceituais , procedimentos e atitudinais. 
20. Com a finalidade de obter subsídios para orientar o planeja/ de ensino, uma equipe de prof de Língua Port. A análise dos resultados ofereceu aos professores as seguinte conclusões: C- I III e IV (I A investigação sobre os hábitos de leitura dos pais, por meio de dados quantitativos, contribuiu para subsidiar as práticas escolares, pois permite relacionar os hábitos das famílias com o desempenho dos alunos, III A interpre tação dos dados evidencia as diferenças que não podem ser ignoradas nos ambientes escolare s, visto que, embora 37,74% não tenham hábitos de leitura, 29 ,87% dos estudantes pertencem a famílias cujos pais lêe m mais de 5 livros por ano e IV Mesmo que a pesquisa revele que a leitura é uma atividade pouco freqüente entre a maioria dos pais, é preciso observar que 62,27% deles costumam ler livros, mesmo que isso seja pouco, constitui-se em um dado importante a ser considerado pelos professores). 
22. Os registros e avaliação refletem a imagem da ação desenvolvida pelo professor. Tal reflexo tende ficar nebuloso e falso quando os código a serem utilizados não permitem uma representação clara, nítida e significativa do que se observou e do trabalho realizado junto aos alunos. de avaliação). E-I, III, IV e V (I Registros significativos são construídos pelo professor ao longo do processo. Sua forma final é apenas uma síntese do que vem ocorrendo, uma representação do vivido. III Está implícito o conhecimento como ato social, e esse educador faz história, IV Não existe sujeito do conhecimento sem apropriação de história e V É o registro que historiA fica o processo para a conquista do produto histórico). 
24. Mari Fernanda é prof do 3º ano do EMEF Pablo Neruda e vai conversar com sua amiga Letícia sobre a possibi// de mudar a forma de avaliar seus alunos. Quer desenvolver a autonomia e a iniciativao procedi/ inicial q pode levar a prof objetivosé: C- Buscar a origem do erro cometido pelo aluno, percorrendo com ele o caminho que o levou a dar tais respostas. 
25. A charge nos remete a diversas reflexões, mas a que mais retrata a indignação do avaliado está respaldada em: 
 C- percebemos que o processo foi fimr não meion e q a nota está representada por apenas um instrumento de avaliação em que os erros do aluno não estão sendo utilizados para rever o processo de avaliação. 
26.Bernadete gatthi(2004) estudos qualitativos em educação aborda subconjunto temáticos de trabalhos que utilizaram da abordagem quantitativa em educação. Dentre eles, estão: A- I , II, III e IV (I Analfabetismo, percurso escolar e fracasso escolar, II Fluxo escolar, III A questão do letramento e IV Políticas de educação básica) 
27.De acordo c estudo e pesquisas feitas por Regina Célia(1995), existem diversas técnicas instrumentos de avaliação q, na opinião dela, aprese/ vantagens de desvantagens. O importa, então, éD- Escolher a forma mais adequada p/ cada situação 
28. Jussara Hoffmann(2009) afirma que a teoria construtivista introduz a perspectiva da imagem positiva do erro . Dessa forma, auxilia a: E Procurar entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos. 
29. Maria Luiza, prof da 3ª série, do Ens. Fund, acredita q a prova dissertativa seja o instrumento + completo p avaliar seus alunos.pontos favoráveis: B- I e III (I Pode ser facilmente organizada e III Possibilita verificar a capaci// reflexiva destudante). 
30. Para Jussara Hoffmann (2009 ), em geral, as escolas valorizam demais o acertos das crianças apontam os erros como inaceitáveis, incompreensíveis , impondo dessa forma B Suas respostas precocemente, rabiscando o trabalho dos alunos, recriminando-os a cada erro q comentem e dizendo que estão trabalhando em benefício das crianças.
31. Para Luckesi (2005), a avaliação da aprendizagem nas escolas é algo normal e corriqueira está presente no nosso cotidiano, pois p/ os prof., pais e gestores, comprometidos c/ o processo de e coloque Verdadeiro ou Falso D- V, V, F, V, V 
32. Para Luiz Carlos deFreitas(2009), um dos equívocos dos manuais de didática é situar a avaliação c/ uma ativi// formal q ocorre ao final do processo de ensino -aprendizagem. distorção, é preciso: D Aumentar nossa compreensão sobre essa questão e não apenas advogar uma avaliação processual ou contínua. 
33. Portfólio, dossiê, relatórios de avaliação, todas essas nomenclaturas referem, no sentido básico, à organização de 1 visão evolutiva do processo A- I, II e III (I Eles precisam ser claros, nítidos e c/ um significa do válido, II Alguns prof. entendem q os registros ñ satisfazem seus anseiose III Os registros exigem dos prof. muita perspicácia e comprome/ c o trabalho
34.Regina Célia(1995 ) afirma que verificações periódicas fornecem um maior núm de amostras e funcionam c/ um incentivo. a eficácia da avaliação depende do erro construtivo, depende do fato de: C-O aluno conhecer seus erros eacertos, para poder reafirmar s acertos e corrigir os erros. 
35. A avaliação no âmbito do sistema público de ensino da educação básica, realizada de modo informal. Assinale a alternativa corresponde ao tipo de avaliação que ocorria: D- Avaliação pelos pares e técnicos e dirigentes. 
36. A grande utilidade de um sistema de avaliação educacional é: E- Permitir a identificação dos problemas e o estabelecimento de políticas educacionais visando à melhoria da qualidade do ensino 
37. Segundo Castro(1999), oBrasil avançou muito em relação às avaliações, elas não são + vistas c/ um instrumento de controle burocrático e centralizador. . A -Consolidação do Sistema Nacional d e Avaliação da Educação Básica (SAEB) 
38. São avaliações q/ produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira redes de ensino pública e privada nos estados e no DF, exame bienal , em Matemática e em Língua Portuguesa (leitura ), aplicado amostra de alunos de 4ª e 8ª séries do em. F e da 3ª série do ensino médio. A definição diz respeito ao: C SAEB 
39. A avaliação institucional é um dos pilares das políticas educacionais. pode -se afirmar que o verdadeiro papel da avaliação institucional deve ser o de:A- I, II e III ( I fornecer dados sobre a situação da educação II diagnosticar falhas III sevir como instrumento para se repensar os modelos de políticas educacionais mplementados pelo Estado). 
40. A prova Brasil é uma avaliação que compõe o Sistema (SAEB), ela é desenvolvida e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). Essa prova produz informações sobre o ensino oferecido pelo município ensino. Observe a questão da prova A Raposa e as uvas : E Estabelecer a relação causa/ conseqüência entre partes e elementos do texto
41. A avaliação institucional est voltada para a instituição escolar como um todo, em suas dimensões, pedagógica e refere-. afirmações sobre o tema da Avaliação Institucional: A- I IV e V (I A avaliação Institucional na escola deverá envolver todos os atores com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento, a partir dos problemas vivenciados por ela, IV O conceito de qualidade negociada significa debate ent re indivíduos e grup os que têm interesse em relação àrede educativa para definir co letivamente prioridades e objetivos e V O projeto político pedagógico deve ser uma referência para a avaliação institucional, pois se constitui em uma proposta de trabalho elaborada coletivamente que orienta a ação de todos.
42. A partir da atual LDB, a União, os estados e os municípios têm investido em sistemas de avaliação da rede pública e privada de ens. correto afirmar: B Constituem uma politica de Esta
do voltada p oferecer apoio técnico às escolas e p orientar a aplicação dos recursos. 
43. Em relação à Prova Brasil, é incorreto afirmar: D- Os alunos são, em uma segunda etapa, avaliados a partir das habilidades e das competênciasem disciplinas como Biologia e História. 
44. O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de SP (SARESP) foi introduz em 1996 c o objetivo de: D- Obter indicadores educacionais p/ subsidiar a elaboração de propostas voltadas p/ correção distorções do sist de ensino paulista. 
45. Segundo Peroni (200 9), são exemplos de Avaliação E- Provinha Brasil, SAEB e ENEM 
46 A avaliação institucional é um processo de apropriação da escola pelo seus atores, não na visão liberal da responsabilização do 
Estado pela escola, m), pode-se dizer que estão incorretas: A- I (I A qualidade negociada é uma estratégia utilizada pelo Estado para responsabilizar a unidade escolar pelo fracasso do sistema educacional). 
47. Entra exame sai exame e o diagnostic superior permanece o mesmo: as instituições particulares, onde estudam mais de 70% dos alunos, têm, em média, desempenho pior do que as públicas. O dilema que surge a cada vez que esses no país tem como um dos seus objetivos: A - Viabilizar a formação de mão de obra qualificada
48.os resultados da sabesp prova de port e matemática aplicada pelo governo paulista, mostram que, na rede estadual, o desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio não chega ao esperado para a 8ª série (Folha online 27/02/2010). Diante dessa informação , considerando os re ais objetivos da Avaliação Institucional, pode-se afirmar que: B- I, II , IV e V (I O Saresp cumpriu com a função de diagnosticar o nível da educação média, II O Es tado deve utilizar os indicadores para repensar as falhas da educação sem buscar e responsabilizar a unidade escolar, IV O indicado permiti analisar a falência do sistema educacional na rede estadual e V O indicador representa a média do re ndimento de todas as escolas da rede estadual) 
49. Podemos afirmar que a avaliação na quantitativa: A- O foco está naquilo que está programado para ser avaliado 
50. Saul (19 91) destaca algumas características da avaliação quantitativa .Assinale a alternativa que apresenta uma d essas características. C- Há uma tendência ao emprego de amostras de caso permitindo generalização 
51. A prof. Maria H. costuma fazer todo início d e aula uma avaliação para poder adaptar suas aulas às necess de seus alunos a, q tipo de conhecimento seus alunos trazem p sala de aula. tipo de avaliação é denominada de: A- Diagnóstica 
52 fornecee uma ampla amostra de conhecimento do aluno A- Testagem 
53. O processo de avaliação consiste em determinar medida os obj educ estão sendo alcançados pelo ens B- Ralph Tyler 
54. Sobre a avaliação pode afirmar q A- A avaliação adquire seu sentido na medida em q se articula um projeto pedagógico. 
55.Com base nessa tirinha, leia atentamente as firmativas : I- A avaliação escolar é explicada por meio das notas que os alunos conseguem obter... -Usualmente, a a valiação é vista pelo aluno como um ato unilateral para a promoção ... III- Podemos considerar a avaliação informativa de Perrenoud para melhor explicar a tirinha. corretas as afirmativas: A) I, II e III
56. Leia os textos a seguir e responda ao qspede. I- A___ainda não foi superada. Tendo assumido outros aspectos, está ancorada ainda na avaliação... II-A_______é aquele q tem função de controle, sim, mas com ênfase nos processos à medida que... A expressão q completa a lacuna do item I tem c consequência a situação da figura. P superá-los, é necessária a expressão q completa a lacuna do te m II, juntamente com seu texto. As expressões D) Prática da seletividade/ aval iação para organização do trabalho didático. 
 57. Leia os textos a seguir e responda ao que se pede. Na primeira infância 
A- Em 1995, os filhos de mulheres que tinham menos de um ano de estudo formal haviam passado, em... 
B- Consciente de o fracasso escolar está aí, o professor que age com rigor e razoavelmente a favor... II- Exerce a imparciabilidade, pois esta ajuda o aluno a distanciar-se da heteronomia e aproximar-se da autonomia 
III- avaliar para conhecer e não examinar para excluir. B) II e III 
 58. o que confere importância a instrumento de avaliação não é sua sofistificação, + ouso que fazemos dele e das inform que ele proporciona. discutidas nos textos e videoaulas: I- testes III- dissertativa IV- inquirição A ( técnica( correta(s): A- I,III IV
59. Prof. a da 3ª série do Ensino fundamental, Maria Luiza acredita que prova dissertativa seja o instrumento + completo : I_ poder ser facilmente organizada III possibilitar a verificação de capacidade reflexiva do estudante . B) I e III. 
 61. A avaliação ñ deve ser feita isolada/e, mas sim estar atrelada continuame/e ao processo de ensino e aprendizagem. A verificação prévia dos conheci do aluno.... . Serve ainda p informar aos professores s seu trabalho II- A avaliação informal ocorre ao longo do caminho da avaliação formal. III- entende-se por avaliação formal aquelas práticas q envolvem o uso de instrumentos de avaliação explícitos, podendo ser analisados pelo aluno. IV- na avaliação formal estão as provas e os trabalhos q conduzem uma nota. V na avaliação informal estão os juízos de valor q o prof deve saber utilizar : E) II,III,IV e V 
1: Leia o enunciado e considere as afirmativas que seguem. A avaliação não deverá ter a intenção de classificar ou promover o aluno para as etapas seguintes, mas sim de avaliar seus rendimentos escolares, II - Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. III - Possibili// de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. IV Obrigatorie//de estudos de recuperação, de preferência, paralelos ao período letivo, p/ os casos de baixo rendi/ escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos. :D)As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
2: Mº Adelaide é prof. da terceira série doEnsino Fundamental de uma escola pública de São Sebastião. Há vinte anos trabalha com crianças dessa sér ie, um detectados, em provas mensais, e são colocados numa fileira à parte, para que ela faça mais cobranças a eles. a como: C)Classificatória. 
 3: Leia o enunciado e considere as afirmativas q seguem.x No contexto das avaliações institucionais externas, algumas críticas têm sido feitas à adoção de exames nacionais para aferir os conhecimentos adquiridos no processo educativo. São críticas q põem em evidência a complexidade da construção de um instrumento único de avaliação, capaz de medir com equidade o potencial e o desempenho reais dos alunos e m um país com as proporções continentais como as do Brasil e com uma significativa variedade sociocultural. Levando em conta tais observações, é legítimo afirmar que uma avaliação institucio nal deve contribuir para o desenvolvimento de um processo avaliativo que: IV - Valorize a formação de cidadãos mais críticos e ativos. V - Considere a escola como espaço multidimensional multicultural. Assinale a alternativa correta: E) As afirmativas I, IV e V estão corretas. 
4: Marque AC (Avaliação Classificatória) e AF (Avaliação Formativa): 
I - Corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas. II - Acompanhar as hipóteses que vê m formulando a respeito de determinados assuntos, em diferentes áreas de conhecimento, de forma que exerça uma
ação educativa que lhes favoreça a descoberta de melhores soluções. III - Com base na verificação periódica, tomar decisões quanto ao aproveitamento escolar e à sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino. IV - Construir registros significativos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos C)AC; AF; AC; AF. 
5: Leia o trecho que segue para responder à questão. As tarefas são elementos essenciais para observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas, professores de todos os graus de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, considera que o professor tem papel: A)Fundamental, na construção do conhecimento, como investigador, esclarecedor e organizador de experiências significativas de aprendizagem. 
6: Zabala (1998) divide a avaliação formativa e m quatro momentos: I - Avaliação inicial. II - Avaliação reguladora. III - Avaliação final. IV - Avaliação integradoraRelacione os respectivos conceitos às definições a seguir: ( ) É entendida como um informe global do processo que, a partir do conhecimento inicial , manifesta a trajetória seguida pelo aluno, as medidas específicas que for am tomadas, o resultado de todo o processo e, especialmente, a partir desse conhecimento, as previsões sobre o que é necessário continuar fazendo ou o que é necessário fazer de novo. ( ) Consiste em conhecer o que cada um dos alunos sabe, abe fazer e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser, e como aprendê-lo. correta D)III, I, II, IV (segundo o gabarito) 
7: Leia o texto a seguir para responder à questão. Dificilmente podemos conceber a avaliação como formativa se não nos desfazemos de algumas maneiras de fazer que impedem mudar as relações entre o s alunos e os professores. Conseguir um clima de respeito mútuo, de colaboração, de compromisso com um objetivo comum é a avaliação formativa consiste em umB)Para possibilitar o desenvolvimento global dos alunos num processo contínuo e permanente de formação, permitindo ao professor regular o processo de ensino, e ao aluno, a autorregulação de sua aprendizagem. 
 8: A concepção de avaliação classificatória serve c/ instrumento p/medir a aprendizagem e classificar os alunos com fins de seleção. professor tem o papel C)Ser transmissor de conhecime/ acumulados ao longo da história, reiterando os valores dominantes da sociedades
5: Leia a seguir os relatorios descritivos de professores e analise as afirmativas. 1 a aluna é organizada/ 2 Marcio e fraterno/ 3mario se mostra dispersivo B) todas as alternativas estão incorretas
6- João e professor de uma sala do 4 ano ele tem 35... B)todas as afirmativas são incorretas
7: A avaliação não incorpora apenas objetivos escolares, mas tb ligados as funõoes escolares...assim podemos afirmar q segundo Freitas (99) E)Numa sociedade em q a mola polpusora é a competividade, avaliçao se torna uma arma ou uma vantagem formativa
1: explique as etapas da avaliação formativa -:Avaliação inicial: consiste em conhecer o que cada um dos alunos sabe, sabe fazer e é, e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser ,e como aprendê - lo. Nesta avaliação cabe ao educador responder às perguntas: o que sabem os alunos e m relação ao que quero ensinar? Que experiências tiveram? O que são capazes de aprender? Quais são seus interesses? Quais são seus estilos de aprendizagem? Avaliação reguladora: é o conhecimento de como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino /aprendizagem, para se adaptar às novas necessidades que se colocam. Avaliação final: são os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de ensino/aprendizagem. Avaliação integradora: refere se a o informe global da trajetória seguida pelo aluno, as medidas específicas que foram tomadas, o resultado final e as previsões sobre o que é necessário continuar fazendo ou o que é necessário fazer de novo. 
2 Observe a tirinha: .. descreva três características centrais das novas práticas de avaliação educacional.
Deve ser uma avaliação que permite identificar o crescimento do aluno no que se refere à elevação do seu patamar cultural, uma avaliação que oriente a intervenção do professor, sem classificar, certificar ou selecionar os alunos. Que seja um instrumento auxiliar da aprendizagem, preocupando-se com o crescimento do educando, descobrindo o nível de conhecimentos compreendidos e caráter participativo em que professores e alunos discutem juntos os objetivos e o nível de aprendizagem 
3: Observe a tirinha...A primeira coisa a ser feita, para que a avaliação sirva à democratização do ensino, é modificar a sua utilização de classificatória para formativa. Ou seja, a avaliação de verá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem.
a) A respeito de qual tipo de avaliação conversam os personagens da tirinha? A avaliação classificatória b) Relacione a tira com o texto. R Na tirinha os personagens estão conversando sobre como suas notas os classificam, aos olhos da sociedade e da escola, numa perspectiva de avaliação classificatória, que tem a finalidade de apontar a posição que o aluno ocupa em relação à aprendizagem do grupo classe e decidir sobre sua promoção ou reprovação , sob uma perspectiva tradicional de a valiação segundo a qual aprender significa reproduzir o conhecimento de acordo com algum modelo. Os princípios da avaliação mediadora contrapõem -se à prática tradicional da avaliação classificatória, em que a correção tem o objetivo de verificação dos acertos e erros para se tomar decisões quanto ao aproveitamento escolar do aluno, que visa à classificação e à tomada de decisões quanto à aprovação ou reprovação do aluno, com base em indicadores quantitativos. E m uma perspectiva construtivista, coerente com uma abordagem formativa, a prática da avaliação mediadora tem por objetivo analisar teoricamente as várias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem para: • acompanhar as hipóteses que formula sobre os assuntos; • favorecer a descoberta de melhores soluções acompanhar as hipóteses que formula sobre os assuntos; • favorecer a descoberta de melhores soluções; • reformular as hipóteses; 
4: Analise A tirinha ironiza de terminada situação do sistema de ens. -aprendizagem e considerando nossos eirinha denuncia:
b) A inadequação do nosso método de avaliação e a precariedade do nosso sistema de ensino, que, conforme se percebe claramente na situação da tirinha, nada faz e m além de atestar o fracasso do aluno. R: Alternativa B . A tirinha apresenta uma avaliação classificatória, considerada como um processo de seleção e m que se classificam os alunos em bons e ruins, conforme a nota da prova. Já a avaliação formativa, está a ser viço das aprendizagens. Com isso, percebe -se a importância de repensar as práticas avaliativas. Uma prática de avaliação formativa requer uma transformação na forma tradicional de correção de testes e tarefas de aprendizagem. Neste contexto, é de fundamental importância tarefa do professor na avaliação da aprendizagem. Cabe a ele discernir entre os erros construtivos – isto é, aqueles que evidenciam progressos na atividade mental – e aqueles que não sinalizam avanços na forma de pensar da criança.Justificar: A prof. usa a avaliação como instrumento de seleção com a finalidade de reter o aluno e não para refleti r sobre sua prática pedagógica. Ela aponta o erro sem dar atenção ao que ele apresenta de dificuldade de aprendizagem. Percebe -se uma avaliação vista e julgada quantitativamente levando em consideração o conhecimento adquirido e não o valor do conheciomento
5 Qual a importância da Avaliação Institucional para a escola? 
A avaliação institucional interna pode acontecer através
de instrumentos e investigações realizadas pela própria escola e a avaliação institucional externa refere-se aos instrumentos avaliativos aplica dos pelos órgãos centrais da educação. Busca-se com a avaliação institucional construir um espaço coletivo de tomada de decisão sobre os encaminhamentos da escola por
 meio da identificação dos problemas e da busca de soluções através da negociação das ideias e dos conflitos entre os atores educacionais envolvidos no processo (funcionários, professores, gesto res, pais e estudantes. A avaliação institucional também serve como uma forma de prestar contas do serviço prestado à comunidade além de servir de referência para um e ensino de qualidade. É um instrumento no qual a escola pode analisar, com o coletivo da escola, os problemas, as dificuldades e os avanços das propostas e dos projetos implementados, permitindo o aprimoramento da prática educativa 
6 O bom profissional de direito não pode ser apenas conhecedor das leis. O mercado de trabalho exige mais. Agora, as faculdades começam a fazer o mesmo. A aposta é “quebrar” o conservadorismo da área e formar profissionais mais versáteis ... De acordo com haydt, podemos afirmar que os recursos de avaliação aplicados no exame de seleção da FGV foram: 
Para que a avaliação seja útil ao levantamento de informações sobre as aprendizagens realizadas pelo aluno e sobre suas dificuldades, é necessário rigor técnico na elaboração de instrumentos de forma que apresentem as seguintes características : • Validade : diz respeito à adequação do instrumento ao objetivo , ou seja, que o instrumento sirva para avaliar o que se pretende avaliar. É necessário que se pergunte: qual é o objetivo forma que apresentem as seguintes característica• Fidedignidade: é a coerência interna do funcionamento do instrumento, isto é, a estabilidade e o grau de consistência de seus resultados. Discrimina com exatidão o que pretende medir, o instrumento for repetida , o resultado será o mesmo ou aproximado. • Objetividade : embora não se possa eliminar a dimensão subjetiva , o instrumento deve ser elaborado de forma que reduza a interferência do ponto de vista do avaliador, recomendando se que as questões seja m apresentadas de forma clara e precisa e que o avaliador organize previamente uma chave de correção
7- A ed. infantil primeira etapa da educação básica, finalidade “é o desenvolvimento integral da criança n Explique qual a função da avaliação na educação infantil , destacando o papel do professor
 Deve se proceder à avaliação formativa por meio de observação e registro “das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas, o professor deve acompanhar o trabalho e planejar a ação pedagógica de forma adequada. as situações de aprendizagem criadas para a criança. os professores possam planejar o trabalho educativo considerando as informações oferecidas pela avaliação e estabelecendo as prioridades para o trabalho educativo
8- A Prof. Cristina, quando assume uma classe, busca reconhecer os conhecimentos prévios dos alunos ...Qual é a concepção de avaliação que referencia a prática dessa prof.? Apresente dois argumentos que justifiquem a sua resposta. 
A prof. tem uma pratica abordagem formativa, a prática da avaliação mediadora, que tem por objetivo analisar teoricamente as vá rias manifestações dos alunos em situação de aprendizagem. A avaliação mediadora possibilita ao aluno construir seu conheci mento, respeitando e valorizando suas ideias, ou seja, faz com que o aluno coloque em prática toda sua vivência, torna O processo de aprendizagem torna -se continuo, uma vez que o professor possui ferramentas de intervenção adequadas para que os alunos se apropriem de conhecimentos significativos, , o aprendizado ocorre de maneira natural com mais facilidade de internalização do conteúdo É necessário que a avaliação auxilie o aluno a aprender e a se desenvolver, como a avaliação mediadora que é capaz de compreender o aluno fornecendo indicações para mudanças nas práticas pedagógicas. 
12- Escola de quali// soc al é “uma escola que ofereça oportuni//de acesso.. A partir da afirmação e com base no estudo da unidade I, explique como a avaliação educacional pode contribuir para o p rocesso de democratização da sociedade e do 
 R: A avaliação educacional é uma tarefa didática necessária e permanente no trabalho do professor, ela deve acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objetivos propósitos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias.
13- Gatti (2004) afirma a necessidade e a importância dos estudos quantitativos em educação... . Explique como garantir que os dados quantitativos auxiliem na compreensão dos problemas educacionais. 
O estudo de Gatti possibilita o acesso às contribuições de alguns trabalhos fundamentados na abordagem quantitativa que levam à reflexão de temas, como: analfabetismo, percurso escolar e fracasso escolar; fluxo escolar /análise de cortes; letramento; políticas e educação básica; financiamento da educação/municipalização; fatores sociais e educação ; jovens e educação avaliação educacional; e temas variados. Para a autora, os estudos descritos exemplificam o quanto é importante a coleta e tratamento dos dados por meio de metodologias criteriosas que contextualizam a análise dos resultados fundamentados com a teorização , evitando dessa forma os possíveis “achismos” ligados ao senso comum de nosso cotidia no. Assim, reafirma a importância dos dados quantitativos para dimensionar, equacionar e compreender as questões sociais e educacionais. 
14- : Leia o trecho a seguir: A verdade é que tal sistema classificatório é tremendamente vago no sentido de apontar as falhas : A) O papel do professor no processo de avaliação. B ) O que significa o erro no processo de construção do conhecimento. 
É de fundamental importância a tarefa do professor na avaliação da aprendizagem. Cabe a ele discernir entre os erros construtivos – o papel do professor diante do erro da criança de forma que fica evidente a importância de sua intervenção e a função reguladora da avaliação sob a perspectiva formativa. 
 15- Hoffmann (1996) preconiza uma avaliação que abrange os procedimentos diversificados de análise e de reflexão das diferentes dimensões.. , diante de uma criança que diz: “o dia está com sol, então é ensolarado. O dia está com nuvem, então é “nuvado”, qual deve ser a reação da prof.p q a aprendizagem se efetue, considerando o erro como algo construtivo? 
R: O papel do professor diante do erro d a criança de forma que fica evidente a importância de sua intervenção e a função reguladora da avaliação sob a perspectiva formativa. S e a criança erra, o professor deve investigar a origem do erro e, perspectiva formativa., poderá em tal situação, oferecer contra propostas que permitam à criança continuar avançando em suas hipóteses, tomando -as mais abrangentes. 
16- Gatti (2009) destaca os estudos quantitativos em educação no Brasil a partir d e 1970 e sua importância para o pensamento reflexivo no campo educacional...pesquisa que combinam abordagens quantitativas e qualitativas na formação de educadores. Dessa forma, aponte um dos problemas destacados pela autora em relação a tais abordagens. 
Segundo Gatti, com exceção das avaliações de rendimento escolar, ainda há poucos estudos quantitativos na área da pesquisa educacional no Brasil. Sobre a importância desses estudos, cita como exemplo a questão do analfabetismo, que só pode ser compreendido e discutido para definição de políticas por meio da análise dos dados sobre sua extensão e distribuição no país e variáveis como gênero, idade, condição socioeconômica , região geográfica, entre outras. Outro problema apontado é a pouca utilização do
banco de dados existentes sobre educação, pela dificuldade dos educadores em lidar com dados demográficos e medidas de modo geral. 
17- A verdade é que o sistema classificatório é tremendamente vago no sentido de apontar as falhas do processo. Explique a proposta de avaliação mediadora defendida pela autora. 
Hoffmann (1991) denomina avaliação mediadora o paradigma de avaliação que se o põe ao paradigma sentencioso, classificatório. Nesta abordagem, a ação avaliativa é uma das mediações pelas quais se encoraja a reorganização do saber, redefinindo o papel do erro na construção do conhecimento, sob uma perspectiva construtivista .Tem como princípios: • oportunizar aos alunos muitos momentos de expressar suas ideias. • cria r condições para discussão entre os alunos a partir de situações desencadeadoras• realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurano entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos. transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em se u processo de construção do conhecimento. 
18- Observe a charge e depois responda A partir d a reflexão suscitada pela charge de Tonucci, explique que aspectos são con siderados na concepção de avaliação classificatória. 
A avaliação classificatória avalia todos os alunos de uma mesma forma, igualmente, com se todos os envolvidos no processo pensassem e se comportassem da mesma maneira, não levando em consideração o desenvolvimento integral do aluno ou suas demais habilidades. Este tipo de avaliação leva a fragmentação da aprendizagem, não faz uma inter -relação entre conte údos ou disciplinas, e nem demonstra o trabalho do professor. Já a avaliação mediadora, prioriza todo o processo, pois é um dos elementos de ensino e aprendizagem, por isso é realizada de forma integrada e coerente com o processo como um todo. Respeitando o tempo de cada um, o professor assume a responsabilidade junto com o educando e a união dos dois for talece o desenvolvimento do aluno . 
20- Paulo, professor do 5º ano de uma escola pública, realiza no inicio do a no algumas atividades com seus alunos para que possa conhecer um pouco da realidade. critério presente na LDB e nos PCN queformativa de avaliação, permitindo -nos 
A atual legislação da Educação Básica no Brasil (LDB ,1996) apresenta os critérios que deverão ser observados par a a verificação do rendimento escolar. O critério de “avaliação contínua do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativo s e do s resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais” é expresso na concepção de avaliação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os anos iniciais do Ensino Fundamental, os quais se distanciam da visão tradicional ”A concepção presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) compreende a avaliação “como parte integrante e intrínseca a o processo educacional abordagem formativa da avaliação, uma vez que é entendida como fonte de informação para: o professor refletir sobre sua prática e ajustá -la às necessi// dos alunos; o aluno tomar consciência de suas dificul// e se reorganizar para superá-las; e a escola definir prioridad e ações de intervenção pedagógica
22 “Provinha Brasil” é uma avaliação diagnóstica sobre o nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas: uma no início e a outra ao término do ano letivo. destaque qual a importância e o objetivo da “Provinha Brasil”? 
A Provinha Brasil tem características de avaliação diagnóstica, na medida em que permite auxiliar os professores a identificar o desempenho dos alunos em processo de alfabetização. É muito importante, pois pode ser um diagnóstico para os professores, mostrando os conhecimentos prévios dos alunos e permite a interpretação dos resultados e indica as medidas que serão necessárias para a melhoria do trabalho. Um dos objetivos da Provinha Brasil é indicar distorções e permitir o investimento em medidas que garantam melhor aprendizado e melhorar a qualidade do ensino. é uma avaliação aplicada aos alunos do 2 º ano do Ensino Fundamental. É umaprova não classificatória, função principal é faze r uma avaliação diagnóstica
 23- Um Professor ao avaliar seus alunos deseja considerar o erro como algo construtivo. 3 procedimentos que permitam a esse professor alcançar os seus objetivos. 
O prof deve investigar a origem do erro e, conforme sua natureza, poderá: • oferecer contrapropostas que permitam à criança continuar avançando em suas hipóteses, tornando-as mais abrangentes; • fazer uso dos desequilíbrios dos alunos de forma a lhes propiciar condições para construír em novas estruturas cognitivas e chegar a no vos estados de equilíbrio, maiores e superiores aos precedentes • criar um ambiente propício ao diálogo, q ue pressione a criança a justificar e demonstrar as razões pelas quai s adotou um padrão de ação;• encarar o erro como desafio, como resultado de uma postura de experimentação, em que a criança levanta hipóteses, planeja uma estratégia de ação e a põe à prova.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando