Buscar

1387881 1387881 Projeto de TCC III 0 1038818

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ANA CLÁUDIA ROCHA BARBOSA RU: 1387881
POLO DE APOIO PRESENCIAL: BALSAS-MA
1 TEMA	
Dificuldade na aprendizagem da Matemática: Discalculia
2 PROBLEMA
O ensino da Matemática impulsiona o raciocínio e possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades que podem ser utilizadas na resolução de problemas do cotidiano. Apesar da grande necessidade do seu uso, atualmente percebe-se várias dificuldades dos educandos em relação à resolução de problemas matemáticos e habilidades com cálculos, dando destaque para a Discalculia, que segundo Garcia (1998, p. 37) “é um distúrbio neurológico que afeta a habilidade com números”. Diante disso quais são as causas e consequências da Discalculia e como os docentes podem intervir para minimizar as dificuldades de aprendizagem?
3 JUSTIFICATIVA 
A dificuldade na compreensão de cálculos é algo recorrente no ambiente estudantil é primordial que se entenda quais são os fatores que contribuem para essa deficiência, essa compreensão é necessária, pois a partir dela é possível desenvolver um trabalho de qualidade auxiliando de forma eficaz o aprendizado dos discentes.. 
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Caracterizar e compreender a Discalculia, causas desse transtorno de aprendizagem e as formas de tratamentos da mesma. 
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
Apresentar o que a Discalculia;
Elucidar as causas e consequências da Discalculia;
Identificar o papel do docente frente a essa dificuldade de aprendizagem;
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Matemática é uma ciência que está presente tanto no cotidiano das pessoas como nos centros de pesquisas para a produção de novos conhecimentos úteis na resolução de problemas científicos e tecnológicos nas diversas áreas do conhecimento. Devido a sua abrangência seu aprendizado não se deve limitar a um aprendizado mecanizado, segundo Freire (1996, pág. 52) “... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua própria produção ou sua construção. ”
Ao fazer referência à questão etiológica percebe-se que as causas das deficiências de aprendizagem são várias, que podem aparecer isoladamente ou conjuntas, esses problemas podem ser investigados no próprio aluno ou estarem relacionados a fatores externos. Um dos transtornos de aprendizagem dos discentes é a Discalculia, “tal distúrbio faz com que a pessoa se confunda em operações matemáticas, fórmulas, sequência numérica, ao realizar contagem sinais numéricos e até na utilização da matemática no dia-a-dia” (GARCIA, 1998, p. 37).
O aluno que apresenta tal transtorno tem dificuldade em realizar operações matemáticas, segundo Pain (1992, p. 54) essas dificuldades frequentemente estão ligadas a uma disfunção neurológica, lesão cerebral, deficiência de estruturação espaço temporal. Segundo Garcia (1998, p.43), ela pode ser classificada em seis subtipos: Discalculia verbal, practognóstica, léxica, gráfica, ideognóstica e operacional. 
Portanto são diversos fatores que dificultam a aprendizagem da Matemática, o trabalho de conclusão de curso aprofundará mais sobre a Discalculia e sobre as intervenções pra tal transtorno. 
6 METODOLOGIA 
Visando alcançar os objetivos propostos para elaboração do trabalho de conclusão de curso serão realizadas pesquisas de cunho bibliográfico, segundo Medeiros (2009, pag. 39) “a pesquisa bibliográfica constitui em fonte secundária. É aquela que busca o levantamento de livros e revistas de relevante interesse para a pesquisa que será realizada. Seu objetivo é colocar o autor da nova pesquisa diante de informações sobre assunto de seu interesse”. A pesquisa terá como base publicações de artigos científicos, livros, disponíveis tanto nas bibliotecas como no meio eletrônico. Quanto à sua natureza, será uma pesquisa aplicada, enfatiza que “não obstante a finalidade prática da pesquisa, ela pode contribuir teoricamente com novos fatos para o planejamento de novas pesquisas ou mesmo para a compreensão teórica de certos setores do conhecimento”, (FERRARI 1982, p. 171). 
REFERÊNCIAS 
FERRARI, A. T. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, J. N. Manual de Dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Art. Med, 1998. 
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. 
__________. O que é Discalculia? Disponível em: <https://neurosaber.com.br/o-que-e-discalculia/> Acesso em 14/03/2018.
__________. Possibilidades e Limitações: as dificuldades existentes no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/possibilidades-e-limitacoes-as-dificuldades-existentes-no-processo-de-ensino-aprendizagem-da-matematica/> Acesso em 14/03/2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais