Buscar

FRIEDRICH RATZEL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FRIEDRICH RATZEL
A GEOGRAFIA CLÁSSICA

	Friedrich Ratzel 		 (1844-1904)

A obra de Ratzel representou um papel fundamental no processo de sistematização da geografia moderna,
A obra de Ratzel contém a primeira proposta evidente de um estudo geográfico voltados para problemas humanos;
A importância de sua obra também emerge por ela ter sido umas das originárias manifestações do positivismo nesse campo de saber;

Ratzel abordou estudos que relacionavam sociedade e condições ambientais;
Estudos de Ratzel não voltam-se somente para a Geografia, Ratzel abordou estudos voltados para outros campos da ciências humanas: a política e a antropologia;
 

Além de estudos voltados para o contexto da sociedade, a obra de Ratzel possui grande interesse no campo da ciência Política. – ( Obra :Geografia Política);
Apesar de estar centrado na geografia, o projeto de Ratzel era basicamente interdisciplinar. Ele visava explicar questões essenciais para o conjunto da ciências humanas;
 

Etnografia: Do grego ethos( cultura) + grafhe (escrita), a etnografia é um método de estudo utilizado pelos antropólogos com o intuito de descrever os costumes e as tradições de um grupo humano. Este estudo ajuda a conhecer a identidade de uma comunidade humana que se desenvolve num âmbito sociocultural concreto.
Etnologia: estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas.

Para Ratzel a explicação da existência do estudo geográfico se justifica em nome de uma meta teórica ambiciosa que almejaria a explicação global da humanidade. A Geografia através de análises abordaria os diferentes quadros ambientais que compõem a Terra, pesquisando as suas influências na evolução dos povos.

De forma interna, Ratzel dividiu a geografia em 3 grandes campos: A Geografia Física, a biogeografia e antropogeografia.
Antropogeografia  Parte da Geografia em que se estudam os fatos concernentes ao homem e ao seu habitat. Sin: geografia antrópica; geografia humana, ramo da geografia que trata da distribuição humana na superfície terrestre e da relação dos seres humanos com o meio ambiente; geografia humana.

O objeto da antropogeografia, na percepção de Ratzel teria uma tríplice repartição;
 Primeira repartição De acordo com Ratzel a diversidade das condições ambientais explicariam, em grande parte, a diversidade de povos. A sociedade se desenvolve em íntimo relacionamento com os elementos naturais. O estudo da ação de tais elementos sobre a evolução das sociedades seria o objeto primordial da pesquisa antropogeográfica.

 Segunda repartição A localização atual dos grupos dever-se ia adicionar a investigação de sua modalidade passada, buscando pesquisar áreas passadas que foram habitadas por esses grupos e os caminhos percorridos por eles.
Terceira repartição Estudos voltados para a formação de territórios.

Ratzel foi um crítico do determinismo simplista, o qual na sua opinião prestou um desserviço a geografia ao tentar explicar a complexa questão das influências das condições naturais sobre a humanidade;
Ratzel teceu críticas a ideias obscuras do homem ser um produto do meio;
O homem para Ratzel, seria um ser da natureza que possui instintos, necessidades e aptidões. Possuidor de liberdade única no reino animal. A Terra para o homem é a sua mãe provedora, sua morada, o seu suporte de vida.

É nos quadros naturais que o homem deve conquistar a sua liberdade;
Na definição do objeto antropogeográfico, as condições na aceitação da existência de influências das condições naturais não implica na passividade total do homem;
Os condicionamentos da natureza são, portanto, atuantes na vida material dos homens através de suas necessidades, como recursos.

As condições naturais são entendidas como estímulos ou freios no desenvolvimento dos povos;
As condições naturais aparecem como determinantes de fatores relacionados ao progresso;
As influencias do meio sobre o homem

 Seria o equilíbrio entre a população e os recursos existentes no meio habitado;
Seria a disponibilidade de recursos existentes no território;
 Espaço Vital  Existência do Povo  Defesa do Espaço Vital é essencial.
Quando a sociedade se organiza para defender o seu território, promove a existência do Estado.
O Espaço Vital

Estado = Poder;
Recursos são essenciais para a sobrevivência do povo, sendo assim, seria sempre necessário a conquista de novos territórios  Expansionismo.
 O Estado movimenta-se a partir de seus próprios interesses  Apetite para novas conquistas territorias;
Ele comanda e organiza os objetivos de todo o povo.
O Estado em Ratzel

Filosofia: Positivista 
Palavra Chave: Território;
Método: Dedutico ( G P);
Método Corográfico;
Formação: Geologia e Militar;
Principais Obras; Antropogeografia ( 1882) e Geografia Política (1899);
	Perfil de Ratzel

Entregas de exercícios para estudo dirigido


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais