Buscar

PRATICAS PEDAGOGICAS 3 ATIVIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA
Analise as diferentes práticas pedagógicas em estudo e identifique os aspectos que se assemelham a realidade profissional de sua atuação.
As diferentes praticas pedagógica tem como pressuposto a consideração de que as práticas pedagógicas se configuram na mediação com o outro, ou com os outros, e é esse outro que oferece às práticas seu espaço de possibilidade. Contraditoriamente, observa-se que as práticas podem funcionar como espaço de resistência e de reverberação de múltiplas dominações; portanto, como um espaço eivado de contradições. Os dados empíricos que permitiram a construção desses pressupostos decorrem de uma pesquisa-ação pedagógica
Vivemos um contexto de grandes modificações, reflexões, crises, questionamentos que se refletem na prática profissional. Dessa forma, há necessidade de examinar os fundamentos que permitem uma reflexão crítica a respeito das práticas escolares. Tardif chama de epistemologia da prática profissional o estudo do conjunto dos saberes (conhecimentos, competências, habilidades e atitudes) utilizados realmente pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas.
A finalidade de uma epistemologia da prática profissional é revelar esses saberes, compreender como são integrados, concretamente nas tarefas dos profissionais e como estes os incorporam, produzem, utilizam, aplicam e transformam em função dos limites e dos recursos inerentes às suas atividades de trabalho, visando também a compreender a natureza desses saberes, assim como o papel que desempenham tanto no processo de trabalho docente quanto em relação à identidade profissional dos professores. A Epistemologia da prática profissional sustenta, então, que é preciso estudar o conjunto dos saberes mobilizados e utilizados pelos professores em todas as suas tarefas (TARDIF S/D).
A teoria pedagógica conservadora (tradicional ou tecnicista) define a escola como o arquivo do saber acumulado, ou seja, o professor é o detentor do conhecimento e responsável em transmitir o saber acumulado. O aluno é o receptor do saber acumulado pelo professor, e as informações são transmitidas de forma metódica.
A pedagogia crítica leva o aprendiz a uma ação reflexiva da situação-problema, do conflito-cognitivo e da construção na interação social. É o meio de inserir o aluno num ambiente de questionamento, instigando-o a propor soluções, levantar possibilidades, explorar hipóteses, justificar, analisar, fazer simulações e justificar o resultado (fazer o estudo da pesquisa).
Ao longo de muitos anos o professor foi visto como um difusor de ideias incontestadas, como um profissional passivo, que apenas deveria repassar conhecimentos aos seus alunos, sem preocupar-se com a prática desenvolvida, nem com a contribuição da mesma para o avanço ou retrocesso da aprendizagem dos discentes.
Ressalta-se, porém, que concepções como estas vêm sendo cada vez mais contestadas e reelaboradas por pesquisadores e pelos próprios educadores, que percebem cada vez mais, a dificuldade enfrentada em sala de aula bem como a possibilidade de melhoria da mesma, sobretudo através da reflexão e do conhecimento voltado para a sua prática, que possibilitaria um novo olhar e despertaria novas perspectivas para a melhoria do seu trabalho como profissional da educação.
Identifico minha pratica pedagogia como a Crítica pois é mais reflexiva o aluno tem vez pode participar ativamente das aulas, tendo mais possibilidades de aprender e de passar seus conhecimentos.
Assim, a concepção voltada para a reflexão sobre a prática e na prática, promove uma série de mudanças no perfil do profissional da educação inserido em sala de aula que poderia através da reflexão e do pensamento crítico, identificar a atual situação de sua prática como docente, identificando o saber que está sendo construído verificando assim, sua legitimidade, sua validez enquanto ato que proporciona conhecimentos significativos para os educandos envolvidos.

Continue navegando