Buscar

9ª aula de Consultoria Interna de RH

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Quando estamos tratando da implementação de uma consultoria interna de RH, devemos estar atentos para alguns pressupostos, para que seja possível viabilizar a moderna gestão de pessoas, bem como adotar a Consultoria Interna de RH. São eles, EXCETO:
		
	 
	Uma administração efetiva, por parte dos dirigentes das diversas áreas da organização.
	 
	Um balanço econômico-financeiro de todos os departamentos da empresa.
	
	Um exercício multidisciplinar ou polivalente da função gerencial na organização.
	
	Uma descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa.
	
	Uma cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança.
	
Explicação:
Antes de qualquer coisa é imperativo que a área de RH proceda à cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para que haja uma aceitação da mudança. Os dirigentes, as gerências, devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e conforme as diretrizes emanadas da área de gestão dos RH.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando estamos dentro de uma organização, com o objetivo de implantarmos uma Consultoria Interna de RH, devemos estar atentos a alguns pontos, EXCETO:
		
	
	A revisão, atualização e consolidação dos procedimentos de gestão de RH.
	 
	A revisão, atualização e consolidação dos custos de gestão de RH
	
	A revisão, atualização e consolidação das práticas de gestão de RH.
	
	A revisão, atualização e consolidação das políticas de gestão de RH.
	 
	A revisão, atualização e consolidação das normas de gestão de RH.
	
Explicação:
Para implantar um processo de consultoria interna de RH, Orlickas (2012) aponta os a necessidade dos seguintes passos: executar benchmark , conscientizar a todos na organização, desburocratizar e racionalizar, políticas de RH definidas, Job rotation , sustentação administrativa e funcional, capacitação de cada profissional de RH, definição do papel do consultor interno, profundo comprometimento da alta direção, gerentes de linha como gestores de seus recursos humanos, tornar a área de RH em uma unidade de negócios, porém não há necessidade de revisar, atualizar e consolidar os custos da gestão de RH. 
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Ao longo do processo de implementação de uma Consultoria Interna de RH, devemos estar atentos à questão da manutenção do processo. Como isso ocorre?
		
	 
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o pessoal do RH é bem visto por ter tido a ideia da Consultoria.
	 
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade.
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o gestor assume as decisões tomadas na Consultoria.
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto a equipe de direção valoriza a Consultoria.
	
	Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto os colaboradores estão se envolvendo todos os dias na Consultoria.
	
Explicação:
Esse acompanhamento e controle devem ser realizados periodicamente pela direção da área de RH junto aos clientes internos, para obter suas avaliações e opiniões sobre o serviço da consultoria interna. Os resultados são analisados e discutidos com os próprios consultores ( feedback ) e, posteriormente, reportados à alta direção para considerações e julgamento, no nível estratégico, quanto ao custo-benefício do investimento que representa a manutenção da Consultoria Interna de RH. Através do acompanhamento e do controle de como, e até que ponto o processo da Consultoria Interna de RH está cumprindo a sua finalidade. 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Não cabe apenas aos consultores internos de RH as responsabilidades sobre a conduta e aos resultados da gestão dos recursos humanos nas organizações. Entendemos que há necessidade de que a área de RH proceda à cuidadosa análise do nível de maturidade da cultura organizacional para a aceitação da mudança de enfoque, que representa a descentralização da execução das políticas e procedimentos da gestão de pessoas através das áreas funcionais da empresa. Portanto, os principais responsáveis pela gestão dos recursos humanos das organizações são:
		
	 
	os próprios empregados que devem assumir responsabilidades e autoridades para exercer suas funções com efetividade.
	
	aqueles dirigentes que decidem se envolver pessoalmente com a gestão de RH, não necessitando que todos os dirigentes se envolvam, para garantir que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
	
	os consultores internos de RH, pois cabe a eles identificar, mapear, compreender e propor soluções para os problemas das organizações.
	
	os dirigentes da organização que devem exercer suas autoridades hierárquicas garantindo o correto e efetivo cumprimento das diretrizes e parâmetros de produtividade.
	 
	os gestores, ou às gerências, de áreas que devem efetivamente administrar os recursos humanos sob sua supervisão e liderança, consoantes com as diretrizes emanadas da área de RH.
	
Explicação:
Os gestores de área passam a ser responsáveis por gerenciar seus recursos humanos e o RH descobre novas funções, caminhando mais para as atividades estratégicas. Assim ao termos um RH mais estratégico é preciso que tanto gestores, consultores e os executivos da Alta Administração percebam esse movimento de migração dos papéis, que eles compreendam os seus novos papéis e apoiem entre si. 
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quanto à implementação da consultoria interna de recursos humanos, na perspectiva do bom funcionamento de uma Consultoria Interna, assinala qual questão NÃO evidencia os aspectos que devem ser considerados, com base nos estudos realizados:
 
		
	 
	Determinação do limite de envolvimento das partes interessadas.
 
	
	Definição da amplitude do trabalho, estabelecendo a abrangência das atividades, a identificação dos segmentos envolvidos.
 
	
	Determinando o tempo a ser investido e os recursos necessários.
 
	
	Determinar as respectivas participações na implementação das soluções, no acompanhamento dos processos, na avaliação dos resultados e na manutenção do aperfeiçoamento obtido.
	 
	Determinação do espaço físico onde o consultor deverá permanecer.
 
	
Explicação:
A implantação do processo de Consultoria Interna de Recursos Humanos (CIRH) tem como principal objetivo a descentralização das informações da organização facilitando a difusão comunicação e oferecendo ao seu cliente melhor atendimento aproximando-se dele e conhecendo as suas reais necessidades, o que reduz o ciclo de tempo do serviço prestado. O espaço físico é indiferente para o bom funcionamento da Consultoria Interna de RH.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quando estamos implementando uma Consultoria Interna de RH, devemos ter uma atenção especial quanto à:
		
	 
	A solução dos problemas de custo de produção dos serviços de RH.
	
	A solução dos problemas de relacionamento dos fornecedores com o RH.
	
	A solução dos problemas de marketing pessoal da equipe de RH.
	
	A solução dos problemas de logística relacionados ao pessoal de RH.
	 
	A solução dos problemas e necessidades dos clientes em assuntos de RH.
	
Explicação:
O Consultor interno de RH é fundamental no processo de mudança planejada com foco na solução dos problemas e necessidades dos clientes em assuntos de RH.. E, se pensarmos que a implantação do processo de CIRH também é uma mudança, o envolvimento e a participação ativa da alta direção da empresa são fundamentais para incentivar, validar e acompanhar o projeto de CIRH. Para reduzir os ¿ruídos¿sobre o assunto e prevenir a constante resistência às mudanças deve ocorrer a ampla divulgação prévia da implantação da Consultoria Interna de RH. 
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Quando estamos implantando uma Consultoria Interna de RH, é preciso que estejamos prontos para fazermos uma devida revisão, atualização e consolidação de que?
		
	 
	Dos conceitos e dos temas a serem desenvolvidos no projeto.
	 
	Das políticas, normas e procedimentos de gestão de RH.
	
	Das estratégias de marketing, das regras de produção e dos custos.
	
	Dos objetivos, dos conflitos e dos interesses dos acionistas.
	
	Das metas em relação aos novos produtos a serem criados.
	
Explicação:
Para reduzir os ¿ruídos¿ sobre o assunto e prevenir a constante resistência às mudanças deve ocorrer a ampla divulgação prévia da implantação da Consultoria Interna de RH. Além desses aspectos é importante a revisão, atualização e consolidação das políticas, normas e procedimentos de gestão de RH para assegurar o embasamento formal correto e a uniformidade de atuação dos consultores internos junto aos seus futuros clientes, os dirigentes e respectivos colaboradores, no que se refere à legislação, às normas e práticas de gestão de pessoal
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A partir da implementação de uma Consultoria Interna de RH, sabemos que devemos fazer um acompanhamento constante. Esse acompanhamento e controle são realizados periodicamente por quem?
		
	 
	Pela direção da área de RH junto aos clientes internos.
	
	Pela direção do departamento pessoal junto aos clientes externos.
	
	Pela direção da área contábil junto ao setor de custos da empresa.
	
	Pela direção da empresa junto as equipes responsáveis.
	
	Pela direção de marketing da organização junto aos canais de mídia.
	
Explicação:
Esse acompanhamento e controle devem ser realizados periodicamente pela direção da área de RH junto aos clientes internos, para obter suas avaliações e opiniões sobre o serviço da consultoria interna. Os resultados são analisados e discutidos com os próprios consultores ( feedback ) e, posteriormente, reportados à alta direção para considerações e julgamento, no nível estratégico, quanto ao custo-benefício do investimento que representa a manutenção da Consultoria Interna de RH.

Continue navegando