Buscar

ativ aula 4 leitura e produção de textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 https://www.google.com.br/ ENVIE ATÉ DIA 26/08 PARA QUE RECEBA A CORREÇÃO ANTES DA PROVA
Caro aluno(a),
Na aula 4, tratamos sobre a diferença entre corrigir um texto e avaliar um texto. Para proporcionar-lhe a oportunidade de refletir sobre esse assunto e, ao mesmo tempo, praticar a escrita, você deverá fazer uma resenha, de 15 a 20 linhas, da entrevista da página 6, do material disponível no arquivo (Entrevista com Lívia Suassuna, “Avaliar é preciso. Saber como, também”). 
Você aprendeu sobre resenha no primeiro semestre, porém, caso surjam dúvidas sobre como fazer, acesse “material de aula” e “arquivo”. Lá você encontrará arquivos que contém orientações sobre como se deve fazer uma resenha e encontrará, também, exemplos.
O valor total da atividade é 2.5. Envie a resposta por meio do Portfólio 4 - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.
Bons estudos!
NOME: Sabrina Telles
RGM: 053.18181
POLO: Itapuca-RS
	Lívia Suassuna, da Universidade Federal de Pernambuco Centro de Educação – Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e Programa de Pós-Graduação em Educação. Segundo a Professora Lívia Suassuna as produções devem ser confrontadas e discutidas pelo professor num processo de escrita e reescrita.
 	Os modelos de avaliação presentes em nossos dias têm marcas temporais definidas. Avaliação está preocupada apenas em saber o que o aluno sabe, o que não sabe e quais os conhecimentos domina. Essa forma de avaliar produz rotulação, repetência, fracasso, e coloca fora do sistema o aluno que não consegue atingir a competência esperada.
	A prática de avaliação deve ser discursiva. O diálogo precisa ocorrer o tempo todo. O professor precisa olhar, analisar o que o aluno está dizendo, o discurso que traz para a escrita. A força ainda está centrada na correção gramatical, onde muitos dos problemas dos textos não são observados. Os alunos tem escrito pouco, pois requer tempo para que o professor possa ler, refletir, organizar e reconstruir. 
	A escola tenta concordar com os princípios da avaliação, a dificuldade está em saber como fazer. Um dos caminhos para mexer com essa questão é a formação inicial e continuada dos educadores. O professor deve ter interesse autêntico por aquilo que o aluno escreve. É preciso continuar refletindo a respeito da avaliação.

Outros materiais