Buscar

ANÁLISE COMPORTAMENTAL NA PSICOLOGIA CLÍNICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANÁLISE COMPORTAMENTAL NA PSICOLOGIA CLÍNICA
 O Psicólogo Comportamental também conhecido como terapeuta comportamental  é o profissional de psicologia que orienta sua intervenção clinica baseado na análise do comportamento de seu paciente e aplica a Análise Experimental do Comportamento. Possibilita ao paciente a identificação dos seus comportamentos disfuncionais, ou seja os comportamentos que causam sofrimento e trazem prejuízos à saúde, prejuízos sociais, emocionais ou comportamentais.Com este protocolo de trabalho o psicólogo comportamental ajuda a desenvolver formas mais adaptativas e positivas de interação a partir da criação da possibilidade de novo repertório de atitudes e comportamentos ao seu paciente.
 A Terapia Comportamental baseia-se nas propostas do Behaviorismo de Skinner Os comportamentos disfuncionais que fazem as pessoas sofrerem são aprendidos, e neste sentido a terapia é a “escola” para a aprendizagem de novos comportamentos mais adaptativos. 
 “Interpretar um comportamento significa compreender sua função, que pode variar de um indivíduo a outro, entre situações e no tempo. De forma geral, as funções dizem respeito à obtenção de estímulos apetitivos (ou prazerosos) ou á evitação de estímulos aversivos. Pesquisas são conduzidas de forma a especificar, de modo genérico, as funções de condutas que tendem a ocorrer dados determinados contextos.O psicólogo comportamental desenvolve novos repertórios, ensina a identificar o que determinou o aparecimento de tais comportamentos disfuncionais e o quê os mantêm.”(Costa, 2002) 
 A Psicologia comportamental dá estuda e trabalha as interações entre as emoções, pensamentos, comportamento e estados fisiológicos.O comportamento tende a se repetir, se for recompensado (reforço positivo) ou se for capaz de eliminar um estímulo aversivo (reforço negativo) assim que emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado (punição) após sua ocorrência. Pela lei do reforço irá associar essas situações com outras semelhantes, generalizando essa aprendizagem para um contexto mais amplo.
 
 O psicólogo comportamental descobre, juntamente com seu cliente, os eventos que determinam seus comportamentos-problema e o que os mantém. Assim, um transtorno como a depressão passa a ser entendido como um conjunto de comportamentos, como por exemplo, alterações no sono e apetite, desesperança, choro excessivo, ideação suicida e outros.Tais comportamentos são analisados e serão identificadas tanto as situações que os determinaram como as situações atuais que os mantém. Para o psicólogo comportamental , pensamentos, sentimentos e comportamentos são acessíveis pelo relato que o paciente faz em terapia. Pensamentos e sentimentos são analisados e passíveis das intervenções do terapeuta comportamental. “Combate-se” os comportamentos-problema, ao mesmo tempo em que busca-se instalar e aumentar a freqüência de comportamentos adequados ao contexto, desejáveis, funcionais e geradores de satisfação e felicidade.
“É apenas quando analisamos o comportamento sob contingências conhecidas de reforço que podemos começar a ver o que ocorre na vida cotidiana. Fatos que inicialmente desprezamos começam a comandar a nossa atenção, e coisas que inicialmentenos chamavam a atenção aprendemos a descontá-las ou ignorá-las. (...) Em outros termos, não mais encaramos o comportamento e o ambiente como coisas ou eventos separados, mas nos preocupamos com a sua inter-relação.Procuramos as contingências de reforço.Podemos então interpretar comportamento com mais sucesso” (Skinner, 1975, p.184).

Outros materiais