Buscar

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	
	Simulado: CEL0354_SM_201307191975 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): BRUNA BREDA
	Matrícula: 201307191975
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 16/04/2015 20:05:55 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201307438778)
	
	Observe a definição de Saussure (p.22): "Considerando os aspectos iniciais, percebe-se que a língua é uma criação social, parte social da linguagem, ...exterior ao indivíduo¿ a) Elabore um parágro para diferenciar língua e linguagem.(1,0) b) Dê um exemplo de cada uma das definições:(0,5)
		
	
Sua Resposta: A)Formal é uma linguagem culta, correta, que obedece as regras gramaticais encontramos a linguagem formal em livros, revistas, jornais. Informal é uma linguagem mais familiar que não está preocupada com as regras gramaticais. B)se você conversa com um colega, um amigo, você fala de um modo. Usa uma linguagem. Se esse mesmo assunto for falado com uma autoridade, seu jeito de se comunicar será diferente. E mais, se esse mesmo conteúdo for dirigido a uma criança pequena, também você terá de mudar sua forma de comunicação. Essas diferenças de situação envolvendo o tema, a forma de comunicação e os interlocutores são chamadas de registro e elas determinam diferentes níveis de linguagem: mais formal, menos formal. Portifólio de Língua Portuguesa e Literatura (Selena Faro).
	
Compare com a sua resposta: A) A língua é uma criaçao social que preexiste a cada um de seus falantes. Ela é universal, um conjunto de sinais (palavras) e de um sistema convencional organizado e  estabelecido pelo grupo social que se comunica e interage. Já a linguagem. Já a linguagem é a capacidade do ser humano de se comunicar, isto é, processo comunicativo pelo qual ocorre a interação social e depende da existência de pessoas para que se estabeleça. B) Exemplo de Língua: Lingua Portuguesa. Exemplo de linguagem: Placas de trânsito.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307303155)
	
	
Malfada, personagem das tirinhas e histórias em quadrinhos escritos pelo cartunista argentino Quino, tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta. Por que podemos afirmar que nesta tirinha Mafalda faz uma crítica à escola e à alfabetização tradicional?
		
	
Sua Resposta: Porque as frases escritas pela professora na lousa não faz sentido para todos os alunos ali, alguns, podem até nem ter mãe. Para aprender a ler, precisamos de um processo real, significativo e palpável, para isso, é necessário conhecer o seu aluno em sua essência. Repetição é tortura e é essa metodologia que a escola tradicional usa, para alfabetizar seu aluno...
	
Compare com a sua resposta: Espera-se que o aluno responda que é preciso Alfabetizar letrando. A professora não ensina algo estivesse de acordo com as práticas reais de leitura e de escrita, daí a fala da Mafalda para que a professora ensinasse algo significativo, importante para aquele grupo de alunos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307777410)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O que distingue o homem dos animais é sua capacidade de comunicar ideias, expressar sensações emoções. Partindo-se dessa capacidade de comunicação, temos os conceitos de língua e de linguagem. Nas alternativas a seguir, qual apresenta INCORRETAMENTE o conceito de língua?
		
	
	Língua é um conjunto de sinais (palavras) e de um sistema convencional organizado e estabelecido pelo grupo social que se comunica e interage dentro de uma uniformidade de sentido e contexto
	
	A Língua existe em razão da fala, da comunicação, da expressão que os seres humanos realizam através da interação entre uns com os outros.
	 
	Língua é um conjunto de representações que a atividade humana construiu através de uma organização de símbolos verbais ou não verbais.
	 
	A língua varia, ou seja, mesmo dando sentido a um determinado grupo, possui níveis de ¿falares¿ dos seus diversos contextos de uso.
	
	É através da língua, um sistema particular de representações de signos de um mesmo espaço social e cultural que nós, seres humanos, selamos nossa adesão a um determinado grupo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307471812)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo em vista que o ensino da gramática é visto como instrumento norteador para uma melhor adequação das práticas orais e escritas da língua em diferentes situações de comunicação, assinale a alternativa que NÃO complementa adequadamente o texto abaixo: O professor deve trabalhar com textos de gêneros e tipologias variadas, adequados às diferentes necessidades de interação social, criando estratégias s através de práticas concretas e significativas tais como........:
		
	
	Aproveitar festas folclóricas e datas comemorativas como estratégia para mostrar aos alunos as variantes regionais, desenvolver a produção de gêneros como convites, anúncios, cartões de divulgação e ingressos; desenvolver habilidades de leitura e interpretação através de leitura dramatizada, encenação de peças teatrais, entre outras atividades afins.
	
	Propor uma atividade de gastronomia com seleção de rótulos que contenham receitas culinárias para desenvolver a leitura, a escrita e , entre outros fatos da língua, o modo imperativo.
	 
	indicar fontes diversas para coletar textos , por exemplo, jornais, revistas , anúncios e pedir aos alunos que copiem os textos selecionados no caderno. Pode aproveitar os textos para identificar as classes gramaticais como substantivos, adjetivos, etc.
	
	propor aos alunos a criação de um caderno de memórias, ou diário, aproveitando para desenvolver a descrição de lugares, pessoas, a narração de acontecimentos e o emprego dos tempos verbais característicos deste gênero
	
	Propor eventos em que os alunos concorram a prêmios para a escola e para si, compondo textos de diversos gêneros: concurso de poesia, conto, festival da canção, Olimpíada de Língua Portuguesa, entre outros.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307478476)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com o conteúdo programático, a professora de uma das classes iniciais do ensino fundamental tem de introduzir as seguintes noções de pontuação: Pontos de exclamação, interrogação, travessão e dois pontos. Assinale a alternativa correta quanto à prática pedagógica adequada , tendo em vista que o objeto de ensino e, portanto, de aprendizagem é o conhecimento linguístico e discursivo com o qual o sujeito opera ao participar das práticas sociais mediadas pela linguagem.
		
	
	Escrever no quadro os principais casos de uso e emprego destes sinais para que os alunos copiem
	
	Sugerir pesquisa sobre o tema
	 
	Planejar atividades como leituras dramatizadas, pequenas dramatizações em que se observem as falas dos personagens e do narrador, e levantar com os alunos o porquê de determinados sinais de pontuação .
	
	Indicar as páginas do livro em que estão expostas as regras de pontuação para que os alunos leiam em casa.
	
	Criar um texto para que os alunos pontuem exercitandoos sinais de pontuação, o exercício poderá ser feito com consulta à gramática.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307778223)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabe-se que a Linguística é a ciência que estuda a linguagem humana e que seus estudos têm contribuído para que se reveja o ensino de L íngua Portuguesa e o papel do professor em sala de aula. Qual das alternativas a seguir NÃO apresenta uma contribuição da Linguística ao ensino?
		
	
	Devemos considerar a variação linguística, pois a língua é fruto de uma produção diversa pelo contexto histórico, temporal, social e cultural.
	 
	O professor de Língua Portuguesa deve ignorar a língua trazida pelo aluno e ensiná-lo regras através de frases soltas e de exercícios de fixação.
	
	A aprendizagem deve fazer sentido para o aluno e o professor deve compreender os meios pelosquais ele deve iniciar o estímulo ao aprimoramento da competência e habilidade no uso da língua.
	 
	Estudar apenas a língua padrão é desconsiderar toda a diversidade de produção oral e escrita.
	
	É importante considerar que cada comunidade possui um conhecimento socializado da língua que produz.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307481599)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	     Segundo os PCN, o ensino de Língua Portuguesa deve partir de atividades que envolvam a língua em uso, o que engloba a produção e compreensão de textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, complementadas por atividades de reflexão sobre a língua e a linguagem com o objetivo de  aprimorar o nível de linguagem do aluno e desenvolver em sala as possibilidades de uso da língua.
     Nesse sentido, é correto afirmar que
		
	 
	o professor deve seguir a tradição gramatical, que analisa unidades menores como fonemas, classes de palavras, frases conforme  a metodologia de definição, classificação e exercitação.
	 
	o texto deve ser usado como unidade de ensino  através da qual,  considerem-se  os aspectos semânticos e pragmáticos que se encaixam em determinado  gênero textual, além de  aspectos gramaticais.
	
	a reescrita de texto não é uma atividade adequada para desenvolver a análise linguística, já que, por meio dela, não se apreende gramática
	
	 por meio da análise, não deve ser  abordada a constituição de sentido do texto,   coesão e  coerência.  
	
	o trabalho de análise linguística deve priorizar  a memorização de regras gramaticais antes de  aplicá- las aos textos  escritos. 
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307478443)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com os PCN de Língua Portuguesa, no que diz respeito à seleção de gêneros textuais para turmas iniciais de ensino fundamental, assinale a alternativa correta.
		
	
	O professor deve priorizar as fábulas porque têm um fundo moral
	
	Os gêneros textuais não devem ser sugeridos pelos alunos, devem ser selecionados pela escola de acordo com os livros disponíveis na biblioteca.
	 
	O professor deve apresentar aos alunos diferentes gêneros textuais. Nas séries iniciais, a seleção deve ser feita com base em observação dos gêneros que estão presentes na vida cotidiana do aluno.
	
	Os gêneros textuais não são especificados porque cabe ao professor observar quais gêneros os alunos desconhecem.
	
	O professor deve priorizar os gêneros literários tais como poemas e romances de autores consagrados
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307478426)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia o texto. Falar é um trabalho (certamente menos cansativo que outros). Ler e escrever são trabalhos. A escola é um lugar de trabalho. Ler e escrever são trabalhos essenciais no processo de aprendizagem. Mas, não são exercícios. Se não passarem de exercícios eventuais, apenas para avaliação, certamente sua contribuição para o domínio da escrita será praticamente nula. Para se ter uma ideia do que significaria escrever como trabalho, ou significativamente, ou como se escreve de fato ¿na vida¿, basta que verifiquemos como escrevem os que escrevem: escritores, jornalistas. Eles não fazem redações. Eles pesquisam, vão à rua, ouvem os outros, leem arquivos, leem outros livros. Só depois escrevem, leem e releem, e depois reescrevem, e mostram para colegas ou chefes, ouvem suas opiniões, e depois reescrevem de novo. A escola pode muito bem agir dessa forma... desde que não pense só em listas de conteúdos e em avaliação ¿objetiva¿. Sírio Possenti. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2000, (com adaptações). Assinale a alternativa que NÃO corresponde à prática metodológica proposta pelo autor.
		
	 
	Propor a elaboração de uma dissertação sobre um tema apresentado pelo professor como oportunidade para os alunos refletirem sobre a prática da escrita, e posterior avaliação do uso correto das normas gramaticais
	
	Criar situações de interlocução em que os alunos expressem e compartilhem ideias apreendidas nas experiências de leitura.
	 
	visando à prática escrita , sugerir pesquisa em jornais e entrevistas com moradores, sobre os problemas da cidade tais como abastecimento de água, transporte público, entre outros, para a elaboração de notícias para o jornal da escola.
	
	Selecionar tema de interesse dos alunos e sugerir entrevistas com pessoas da comunidade para apresentação de reportagens visando o desenvolvimento da oralidade;
	
	Visando à prática da escrita, apresentar aos alunos textos de gêneros diversos para leitura e criação de seus próprios textos com base na leitura realizada.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307303690)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(ENADE 2008).Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo. (Leonardo Boff. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997, p. 9.)
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise o seguinte enunciado:
Na leitura, fazemos mais do que decodificar as palavras
porque
a imagem impressa envolve atribuição de sentidos a partir do ponto de vista de quem lê. 
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando