Buscar

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0378_AV_201202211852 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201202211852 - MARIA AUGUSTA BARBOSA DA SILVA AZEVEDO
	Professor:
	CRISTINE ROSE MERA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 14/11/2014 13:26:23
	
	 1a Questão (Ref.: 201202386945)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma instituição deve-se considerar duas vertentes, o instituído e o instituinte, que significam respectivamente:
		
	 
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições porque as leis, as normas e as pautas são padrões essenciais à vida em sociedade e/ movimento de transformação constante que tende a modificar, operar mutações, transmutações na realidade, dando origem a uma instituição, provocando rupturas nas instituições existentes.
	
	momento inicial do processo constante de produção e criação de instituições e/ tem uma conotação estática, cumpre um papel histórico-social, importante de regulação da sociedade.
	
	momento de transformação das instituições existentes e momento de estabelecimento de novas instiutições.
	
	diz respeito a uma potência, a um movimento de transformação constante que tende a modificar as instituições existentes e/ movimento inicial do processo de produção e criação de instituições.
	
	diz respeito às mudanças que vão ocorrer nas instituições e momento de estabilização das instituições.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202390313)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em Lapassade entende-se, de modo geral, a análise institucional como a maneira singular de entender o que são as relações instituídas e a forma de trabalhá-las ou agir sobre elas enquanto psicólogo. Suas bases concretas encontram-se nas experiências da ______________________ que, criticando uma _____________________, procurou constituir uma outra que dimensionasse o espaço, o tempo e a relação educador-educando.
		
	
	teoria Psicoanalítica - abordagem escolanovista
	
	visão cognitivo comportamental - visão materialista histórica
	 
	pedagogia institucional - pedagogia autoritária
	
	visão escolanovista - pedagogia institucional
	
	visão cognitivo comportamental - abordagem da gestalt
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202393964)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo o livro "Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia",  uma regra social se institucionaliza a partir do processo de descoberta de forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. Com base na afirmativa, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Um hábito estabelecido por razões concretas, transforma-se, com o passar do tempo, em tradição
	
	Um hábito se estabelece quando uma forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar uma tarefa, repete-se várias vezes.
	 
	Um habito estabelecido por razões concretas, não transforma-se, com o passar do tempo, em tradição.
	
	O homem primitivo, no momento em que começou a ter consciência da realidade do seu entorno, passou a estabelecer regularidades comportamentais.
	
	Uma regra social foi institucionalizada quando a regra social estabelecida após gerações, perde sua referencia de origem.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202397381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola não só intervém na transmissão do saber científico organizado culturalmente como influi em todos os aspectos relativos aos processos de socialização e individuação da criança. Entre os aspectos transmitidos pela escola que influem no processo de socialização das crianças estão:
 
I. Desenvolvimento das relações afetivas.
II. Habilidade de participar de situações sociais.
III. Aquisição de destrezas relacionadas com a competência comunicativa
IV. Desenvolvimento da identidade sexual e da própria identidade pessoal.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	apenas I, III e IV
	 
	I, II, III e IV
	
	apenas I, II e IV
	
	apenas I, II e III
	
	apenas II, III e IV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202397374)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A família burguesa (ou moderna) dava ao homem o papel de provedor, responsável por sua manutenção e sustento. À mulher cabia o papel de educadora dos filhos, gerente do lar e da privacidade. Entretanto, essa estrutura familiar não corresponde ao observado atualmente. Analise as afirmativas abaixo quanto à estrutura familiar na atualidade.
I. Há uma nova assunção de valores e papéis sociais no núcleo familiar, quando a mulher sai para as ruas e passa a receber por sua força de trabalho um salário tal como o homem.
II. Essa troca de papéis produz lacunas na criação dos filhos; da mãe-educadora surge a mãe-trabalhadora e com isso todas as variáveis implícitas nela.
III. A crença de que a família não mais satisfazia suas funções mais básicas impediu a expansão das escolas e dos serviços de bem-estar social.
IV. A escola assume para si o cargo de educadora e disciplinadora das crianças, pois a família já não consegue dar conta da transmissão de valores.
Estão CORRETAS as afirmativas
		
	 
	apenas I, II e IV
	
	I, II, III e IV
	
	apenas I e II
	
	apenas I, II e III
	
	apenas II, III e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202476714)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.Com relação a esses pontos podemos considerar: I- A comunicação entre família e escola deve ser pautada na confiabilidade, na credibilidade transmitida pelos valores envolvidos, pelo respeito e pela integração. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que à escola não cabe exercer a função moral da família. II- A inversão dos papéis da escola e da família junto à sociedade é muito nítida, por exemplo, antes de um processo alfabetizador, a escola precisa integrar esse aluno, advindo de uma família que o criou até então como centro do universo. Essa não deveria ser apenas responsabilidade da escola, devendo ter sido trabalhada pela família. III- O diálogo entre família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos. Todos nós, de certa forma, já refletimos sobre de quem é a responsabilidade de educar as crianças e os jovens.A escola tem o papel único de ensinar para não distorcer o conhecimento. Estão CORRETAS as afirmativas
		
	
	I
	
	II
	
	I, II e III
	
	II e III
	 
	I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202393058)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A classificação proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias:
		
	
	divisível, conjuntiva e disjuntiva;
	
	aditiva, divisível e disjuntiva;
	
	aditiva, conjuntiva e divisível;
	
	exponencial, aditiva e disjuntiva
	 
	aditiva, conjuntiva e disjuntiva;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202390326)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Qual a diferença entre psicologia institucional e o trabalho psicológico em uma instituição?
		
	
Resposta: O trabalho da psicologia instituicional não deve ser feita por pisicologo e sim pelo assessor e monitor (colaborador) para não existir uma dependencia economica futura.
	
Gabarito:
Nesta diferenciação, Bleger (1984) afirma que o trabalho de Psicologia Institucional não deve ser desenvolvido por psicólogos em situação de empregado da instituição, mas sim, na de assessor ou consultor, para evitar que a dependência econômica e profissional interfira no manejo técnico das situações.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202397467)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No desenvolvimento de uma equipe, não basta juntar várias pessoas num mesmo grupo e deixar os resultados por conta do acaso. Algumas regras devem ser observadas paraque o trabalho em conjunto torne-se produtivo e contribua para o desenvolvimento da capacidade competitiva da empresa. Cite ao menos 2(dois) pontos necessários para que o trabalho em equipe seja produtivo.
		
	
Resposta: Etica em todo os setoresl, traçamento dos objetivos com metas estabelecidas, (planejamentos), determinação das regras escolhida pelo grupo, comprometimento com seu trabalho, disciplina coletiva e muito profissionalismo.
	
Gabarito:
O aluno deverá descrever entre os seguintes pontos.
 
- definir claramente metas e objetivos da equipe (todos os colaboradores necessitam saber qual o objetivo do trabalho a ser realizado, para que o esforço seja feito na mesma direção. Clareza na comunicação é essencial para se alcançar esse objetivo);
 
- estabelecer papéis (se os integrantes da equipe não sabem a função ou o papel a desempenhar, dificilmente poderão atingir o objetivo comum);
 
- aprender a lidar com conflitos (em uma equipe de trabalho, é inevitável que haja choque de opiniões, personalidades e estilos. Os desafios são valorizar as diferenças e tornar os conflitos impulsionadores do crescimento e da produtividade);
 
- avaliar e monitorar resultados (é essencial que cada integrante saiba do seu desempenho - em que e como pode melhorar. Informações insuficientes podem jogar por água abaixo o trabalho de qualquer equipe.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202397405)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O interessante em muitos conflitos é que o melhor para o indivíduo não é o melhor para o grupo como um todo.
Imagine que dois elementos foram presos por assalto a mão armada, mas a policia só tem provas para que eles sejam incriminados pelo crime, mais leve, de arrombamento. Ao levá-los ao interrogatório a polícia faz uma proposta a cada um: se concordar em depor contra o cúmplice, será solto, sem prisão. 
O que eles devem fazer? Confessar ou ficar calados?
O conflito em que cada um dos assaltantes está passando é denominado:
		
	 
	polarização do grupo
	 
	dilema social
	
	perda do processo
	
	pensamento grupal
	
	falha em transmitir informações exclusivas

Outros materiais