Buscar

Aula 2 O Paradigma fordista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia nas instituições não escolares
Aula 2 O paradigma fordista
	 1a Questão
	
	
	
	Segundo Aline Costa Nascimento, em seu projeto "Desenvolvimento do Local e responsabilidade Sócio-Ambiental",  as mudanças nas concepções de desenvolvimento ocorreram também quando as empresas começaram a organizar-se em sindicatos e a manifestar-se contra absurdas jornadas de trabalho e a falta de incentivo por parte dos patrões. Como consequência disso, hoje existe várias leis que protegem os colaboradores contra abusos, assim como vários benefícios obrigatórios que as empresas devem pagar a seus colaboradores. Assim as empresas passaram a valorizar mais seus funcionários e perceberam um aumento significativo na produtividade, o que contribuiu para vivermos numa era em que o conhecimento assume novas configurações. Nesse contexto, a tarefa do pedagogo também se adequa a novas condições quando:
I. Passa a desenvolver novas competências nos funcionários.
II. Colabora com os processos de capacitação em serviço.
III. Avalia permanentemente para diagnosticar novas necessidades em função de cada contexto.
Estão corretos:
	 
	I, II e III
	 2a Questão
	
	
	
	Na década de 70, a Teoria de Sistema começou a mostrar como deveria funcionar uma empresa. Uma das ideias dessa teoria pode ser descrita como: 
	
	 
	nas organizações as pessoas não agem em função do que são mas, dos papéis que representam
	3a Questão
	
	
	
	Podemos dizer que o Fordismo baseia-se:
		
	 
	na produção em massa de produtos homogêneos utilizando uma tecnologia rígida e rotinas de trabalho padronizadas de trabalho
	 4a Questão
	
	
	
	Na sociedade capitalista, a história da relação capital/trabalho corresponde à história da submissão do trabalho humano ao capital. Essa relação caminha da submissão formal à submissão real do trabalho ao capital
A fase inicial do processo de acumulação capitalista vai até meados do século XVIII. Inicialmente os trabalhadores eram agrupados pelos capitalistas em um mesmo local de trabalho, de modo a favorecer o controle das horas trabalhadas pelos operários. Cada trabalhador realizava individualmente todo o processo de trabalho. Apesar de estarem juntos em um galpão, cada operário trabalhava sozinho. Os operários controlavam os instrumentos de trabalho, detinham a tecnologia. O capitalista dependia, para que houvesse a acumulação de capital, da habilidade do trabalhador, já que pertencia ao trabalhador o domínio do ritmo e do conhecimento sobre o trabalho, além da posse dos instrumentos de trabalho.
Essa forma de organização do trabalho foi denominada de:
	 
	Cooperação Simples
	5a Questão
	
	
	
	O paradigma fordista ou fordismo pode ser entendido como um regime de acumulação assentado sobre um uma forma específica de organizar o trabalho: o chamado paradigma tecnológico fordista. Esse paradigma tecnológico estava fundamentado numa produção e num consumo de massas, em economias de escala e a produção se realizava em uma estrutura de base rígida, metal mecânica.
Esse regime de acumulação fordista estava associado a um determinado modo de regulação, a um marco institucional, o:
		
	 
	Estado de Bem Estar Social
	 6a Questão
	
	
	
	O paradigma fordista ou fordismo pode ser entendido como um regime de acumulaçãoassentado sobre um uma forma específica de organizar o trabalho: o chamado paradigma tecnológico fordista. Esse paradigma tecnológico estava fundamentado numa produção e num consumo de massas, em economias de escala e a produção se realizava em uma estrutura de base rígida, metal mecânica.
Esse regime de acumulação fordista estava associado a um determinado modo de regulação, isto é, ao seguinte marco institucional:
	 
	Estado de Bem Estar Social
	 7a Questão
	
	
	
	A realidade do desenvolvimento das economias capitalistas dos anos dourados foi radicalmente alterada pela crise que se iniciou nos anos 70. Com relação a esta crise, não é correto afirmar que:
		
	 
	A elevação dos preços do petróleo em 2003, contribuiu para a ampliação da crise:
	 8a Questão
	
	
	
	Na sociedade capitalista, a história da relação capital/trabalho, corresponde à história da submissão do trabalho humano ao capital. Essa relação caminha da submissão formal à submissão real do trabalho ao capital. Na história do capitalismo foram três as formas de organização do trabalho.
O paradigma fordista se caracteriza pela presença da grande empresa e pela estrutura oligopólica, e é marcado pelo uso da máquina em grandes unidades produtivas e pela incorporação de grandes massas de trabalhadores
Nesse sentido, o paradigma fordista exemplifica a etapa da submissão real do trabalho ao capital, que corresponde à seguinte forma de organização do trabalho:
		
	 
	Maquinaria
		2.
		O paradigma fordista supunha a presença de um Estado planejador, regulador do processo de acumulação, articulador dos interesses conflitantes entre capital e trabalho.Estamos nos referindo ao Estado d eBem Estar Social. Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção que apresenta as informações corretas. I Esse Estado fazia intervenções e atuava como um grande regulador da economia. II O Estado passa então a realizar de modo sistemático o planejamento e a administração econômica do país, de modo a garantir a reprodução ampliada do capital. III O Estado de Bem Estar Social fazia intervenções nos mercados, estabelecendo subsídios, preços mínimos, estoques reguladores. IV O Estado de bem-estar promovia a redução das desigualdades sociais, através de rede de serviços sociais V Os sindicatos e as classes trabalhadoras o temiam o Estado de Bem Estar Social, pois esta forma de regulação da economia trazia para esta classe muitos prejuízos.
	
	
	
	I ,II, III, IV.
		3.
		Hobsbawm (1986), mostra que, no início século XX, havia uma crise estrutural no capitalismo, decorrente das dificuldades de regulação do sistema. O Estado não conseguia regular o sistema, isto é, não conseguia promover uma correspondência entre a estrutura produtiva, a estrutura de salários e os padrões de consumo. Neste sentido, podemos afirmar, EXCETO QUE
	
	
	Há uma elevação do poder aquisitivo dos salários dos trabalhadores e excesso de consumo
		4.
		O regime fordista de acumulação e seu modo de regulação: o Estado de Bem Estar Social entram em crise nos anos 70 e ocorre uma transição no regime de acumulação e no modo de regulamentação social e política a ele associado. A década de 1970 representou um momento histórico central, quando consideramos as mudanças ocorridas no âmbito do sistema capitalista. A partir desta década, podemos afirmar EXCETO QUE:
	
	
	
	
	
	A partir da década de 70 surge um novo regime de acumulação: o paradigma tecnológico taylorista;
		5.
		O Taylorismo propõe a separação entre projeto e execução, entre trabalho manual e trabalho intelectual, entre teoria e prática. Permanece até os dias de hoje enquanto organização científica do trabalho. (CATTANI, 1997)  São princípios do Taylorismo: I - Separação entre concepção e execução do processo de trabalho. II - Intensificação do trabalho pela determinação das formas "adequadas" para sua realização; III - Cada tarefa era realizada em um posto de trabalho, para o qual era recrutado "o melhor homem para o lugar".  IV - Havia o predomínio de uma estrutura democrática e coletiva.  Estão corretas as afirmativas:
	
	
	Apenas as afirmativas I , II e III
		6.
		Taylor intensificava o trabalho pelo estudo dos tempos e movimentos realizados pelos trabalhadores, propondo uma forma melhor, ideal, mais rápida e mais eficaz de realizar a atividade, eliminando os movimentos inúteis, os tempos mortos. Com isso, garantia o nível de produção e os lucros desejados pelo capital. São princípios Tayloristas: I Separaçãoentre concepção e execução do processo de trabalho. II Intensificação do trabalho pela determinação das formas ¿adequadas¿ para a realização do trabalho. III Cada tarefa era realizada por um grupo de colaboradores, que trabalhavam de forma solidária; IV Eram fornecidos estímulos, prêmios por produção. V Não havia o predomínio de uma estrutura hierarquizada. Assinale a opção que apresenta os princípios de Taylor.
	
	
	
	I, II, IV .
		7.
		A produção fordista, baseada na eletromecânica característica desta fase, de modo geral operava com equipamentos rígidos, adequados à produção em larga escala. A partir dos textos estudados, não é correto afirmar com relação a produção fordista que:
	
	
	Os trabalhadores passavam a exercer tarefas coletivas, integradas, significando uma real qualificação.
		8.
		O fordismo atingiu seu ápice nas décadas de 50 e 60. Este período foi denominado por muitos economistas de anos dourados e foi caracterizado por um conjunto de relações econômicas, sociais e políticas que asseguraram a conquista de um nível elevado de produção, consumo, produtividade e comércio que foram eficazes, durante quase 30 anos, na preservação do processo de acumulação do capital. Neste sentido é correto afirmar que são características dos anos dourados. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta. I Período que se caracterizou por altas taxas de crescimento; II Aumento de produtividade ; III Elevação dos salários; IV Decréscimo acentuado do consumo; V Expansão dos sistemas de proteção ao bem-estar dos cidadãos
	
	
	
	
	
	I, II, III, V;
		1.
		O fordismo, enquanto paradigma tecnológico, é um método de organização da produção do trabalho complementar ao taylorista. Assinale a alternativa que completa o pensamento acima.
	
	
	
	
	
	O fordismo caracteriza-se pelo gerenciamento tecnológico burocrático de uma mão de obra especializada.

Continue navegando