Buscar

MAPA conceitos de adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade MAPA de Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Acadêmica: Beatriz Alves Evangelista
RA: 17394775
Questionário
 Qual o nome do engenheiro(a)?
Carla Caroline Zepolato Zanatta.
 Qual a sua Cidade/Estado?
Anastácio – MS.
 Qual foi o tempo de formação?
5 anos.
  Perguntas para o profissional
 Qual é a função do gestor de operações de uma empresa?
O gestor de operações tem a função de gerir todos os processos de uma indústria, garantir a padronização dos processos e a correta execução dos mesmo, precisa trabalhar para que ocorra a sinergia entre os diversos setores de uma empresa, é fundamental que este profissional trabalhe constantemente visando uma maior produtividade de seus recursos e qualidade de seus produtos ou serviços. O gestor de operações também é responsável pela tomada de decisões em caso de alguma anomalia.
 Você acredita que o trabalho do engenheiro de produção seja necessário no setor de operações de uma organização? Justifique.
É fundamental o trabalho do engenheiro de produção no setor de operações, pois este profissional possui conhecimento abrangente e ferramentas fundamentais para garantir as operações de uma empresa. 
 Quais são as contribuições do engenheiro de produção no setor de operações?
O engenheiro de produção pode atuar na área de gestão da qualidade aplicando a metodologia para padronização, melhoria contínua, tratamento de anomalias, gestão de projetos, desdobramento de metas entre outros, pode atuar também na área de planejamento e controle de produção onde está diretamente ligado à todos os processos e produtos da indústria, desde a compra de insumos até o planejamento de expedição, na área de P&D desenvolvendo novos produtos ou serviços no mercado, ainda pode atuar na área de engenharia do trabalho, no estudo de tempos e métodos contribuindo com a eficiência direta de mão de obra e equipamentos.
 O que é de responsabilidade do engenheiro de produção que não corresponde às funções do gerente de operações (gestor)? Justifique. 
O engenheiro de produção atua na linha de frente, em contato direto com as operações e processos, já o gestor precisa ter uma visão mais estratégica do negócio.
 Por fim, após aplicação do questionário, você, aluno, deverá apresentar as suas próprias considerações, com base no conteúdo do livro, do enunciado, das respostas do profissional, e claro, em suas próprias convicções, de forma bem articulada, e responder a última questão: em sua opinião, qual é a necessidade de contratar um engenheiro de produção para atuar no setor de operações de uma empresa?
A contratação de um engenheiro de produção para atuar no setor de operações de uma empresa é muito importante, pois ele possui um conhecimento interdisciplinar que é de suma importância para esse setor. O engenheiro tem a capacidade de gerir os processos, fazer com que tudo ocorra da forma como foi planejado e com qualidade. Se todo esse conjunto for sincronizado, a empresa com certeza terá mais lucratividade e se tornará mais competitiva no mercado.

Outros materiais