Buscar

Contabilidade e Gestão Pública

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA 
2º e 3º Semestres
CELI CELMA DA SILVA
JORGE DOS SANTOS VALARINI
LEANDRO SOARES DA SILVA
MAURO LÚCIO DE JESUS
NILTA PEREIRA DO SANTO ANJOS
SABRINA DE JESUS CAMILO
Polo – Planaltina-Goiás
 
Assuntos abordados para o desenvolvimento do trabalho
ACCOUTABILITY
Custos aplicado ao setor público
Auditoria no setor público
Contabilidade pública
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
Contabilidade na gestão pública
Objetivos do trabalho:
Mensurar conhecimentos adquiridos através do curso de gestão pública. 
A atividade também propõe mais conhecimentos acerca das execuções orçamentária. Assim como conhecer os processos públicos na visão de autores como Abrucio e Loureiro, Dall’Olio, Darós e Grateron, objetivando assim mais conhecimentos em relação ao tema, onde esses autores apontam caminhos para tornar as gestões mais eficazes e eficientes.
INTRODUÇÃO
Com o objetivo aprofundar conhecimentos adquiridos nas disciplinas do semestre, em relação a Contabilidade na Gestão Pública, conhecer o que vem a ser o termo accountability, aprofundar conhecimentos acerca de gestão de custos, auditoria nas gestões públicas, sistema de custos aplicados ao setor público, assim como a sua importância para as gestões.
CONTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLCA
ACCOUTABILITY:
Arbucio e Loreiro, definem accountability como a responsabilidade política do poder público em relação a sociedade.
Accountability é responsabilidade da soberania popular através do voto, o controle social da sociedade, assim como a garantia do direito individual e coletivo.
5
CONTABILIDADE DE CUSTO NA GESTÃO PÚBLICA
Para DallʹOlio a contabilidade de custos visa tornar os sistemas de contabilidade mais gerenciais com o intuito de otimizar e aperfeiçoar a aplicação do controle do dinheiro público.
Darós e Pereira classificam os custos do setor público, como os valores gastos pelos governos nos bens e serviços oferecidos a população. 
CONTABILIDADE DE CUSTO NA GESTÃO PÚBLICA
A contabilidade de custos é uma ferramenta para alcance e melhoria dos resultados, processos e análise de alternativas, possibilitando prestação de contas e transparência à gestão pública, seja pelo controle interno e externo social, principalmente no que tange à qualidade do gasto público, permitindo as gestões realizarem melhorias das gestões orçamentárias e financeiras com aperfeiçoamento nas avaliações dos programas (DALL’OLIO).
CONTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA
Contabilidade Pública é ramo da contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos do Poder Público, assim como o patrimônio público e suas variações. E tendo como escopo o controle e gestão dos recursos públicos, com relevância no balanço de resultados que tratam das despesas e receitas, e de que forma foi arrecado o dinheiro aplicado, diferente da contabilidade privada que visa o lucro, a contabilidade pública visa a gestão.
CONTABILIDADE NA GESTÃO PÚBLICA
Objetivos da Contabilidade Pública: 
Permitir a utilização eficiente, eficaz e econômica dos recursos públicos; 
Ajudar a determinar valores apropriados das taxas de serviços e produtos públicos; 
Facilitar a elaboração e avaliação dos orçamentos públicos; 
Apoiar as tomadas de decisões referentes a prestação dos serviços a população e facilitar a prestação de contas dos órgãos.
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
As despesas podem ser resultante da execução orçamentária, 
As fases das despesas orçamentária estão compreendidas em empenho, liquidação e o pagamento, chamadas de estágio Legal da despesa pública.
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
O empenho é a obrigação do pagamento pendente, e não poderá exceder os limites dos créditos, e são proibidas qualquer despesa sem prévio empenho.
A liquidação da despesa é a verificação do direito adquirido pelo credor, através de documentos comprobatório como nota fiscal e títulos dos créditos.
MODALIDADES DE LICITAÇÕES
De acordo com a Lei 8.666/93 são modalidades de licitação:
Convite; 
Tomada de preços; 
Concorrência pública;
Leilão; 
Concurso
MODALIDADES DE LICITAÇÕES
Pregão: modalidade de licitação criada pela Lei Federal de Nº 10.520 de 17 de julho de 2002, podendo esta ser presencial ou eletrônica. 
A modalidade pregão é utilizada para aquisição de bens e serviços comuns sem qualquer valor estimado, a disputa é feita por propostas e lances sucessivos, em sessão pública presencial ou eletrônica. 
MODALIDADES DE LICITAÇÕES
A vantagem da modalidade pregão, é que sem limite de valores, o vencedor é quem oferece o menor preço, assim os licitantes tem a oportunidade de dar os lances diretamente sobre as propostas escritas. 
Os pregões eletrônicos permitem a participação de mais empresas de qualquer lugar, gerando mais economia e processo transparente que objetiva o acompanhamento de toda a sociedade. Entre as vantagens dos pregões é que a administração pode negociar com os licitantes as propostas mais vantajosas.
Resultado e Discussão
Para aquisição dos Veículos devem estar previsto na LOA.
Modalidade de licitação empregada: Pregão
Considerações finais
O objetivo maior da Contabilidade Pública, é o de fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação.
REFERÊNCIAS
ABRUCIO, Fernando Luiz. LOUREIRO , Maria Rita. Finanças públicas, democracia e accountability: debate teórico e o caso brasileiro. Disponível em: <http://www.plataformademocratica.org/Publicacoes/10705_Cached.pdf adm>. Acesso em 20 mai. 2015
BRASIL, CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. 
COSTA, José Manuel. Contabilidade e orçamento público. São Paulo: Pearson Hall, 2009.
DALL’OLIO, Leandro Luis dos S. Custos no setor público. Disponível em: <http://www.jmleventos.com.br/arquivos/news/newsletter_adm_publica/arquivos/ANEXO_2_2_02.pdf> . Acesso em 20 mai. 2015
REFERÊNCIAS
DAROS, Leandro Luiz; PEREIRA, Adriano de Souza. Análise das normas brasileiras de contabilidade ao setor público – NBCASP: mudanças e desafios para contabilidade pública. disponível em: <http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos92009/467.pdf>. Acesso em 20 mai. 2015
 GRATERON, Ivan Ricardo Guevara. Auditoria de gestão: utilização de indicadores de gestão no setor público. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-92511999000200002&script=sci_abstract>. Acesso em 20 mai. 2015.

Continue navegando