Buscar

Ferramentas para minimizar os efeitos do estresse dos funcionários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Instituição: UNAMA
Curso: Administração – EAD
Disciplina: Psicologia e Comportamento nas Organizações
Professora Executora: Alessandra de Oliveira
Tutor: Rodrigo Oliveira
Aluna: Ana Júlia Corrêa Costa
Caro(a) aluno(a),
Estamos chegando ao final das nossas atividades! Esperamos que todo o conteúdo transmitido ao longo desta disciplina tenha colaborado para o seu crescimento acadêmico e profissional.
Para esta atividade propomos que você reflita sobre a administração do estresse. Que ferramentas você, como gestor, utilizaria para minimizar os efeitos do estresse dos seus funcionários?
Imagine a seguinte situação: suponha que muitos deles estão com inúmeras dívidas financeiras sem conseguir quitá-las; todos pegam congestionamento no trânsito tanto na ida para o trabalho quanto na volta para suas residências; alguns funcionários estão na organização há mais de sete anos esperando uma promoção, mas a política da empresa não valoriza o crescimento profissional.
Agora, organize suas ideias em um texto de no máximo 30 (trinta) linhas.
Atualmente, nas organizações existe um alto índice de cobranças, onde na maioria das vezes, exige – se dos funcionários o cumprimento de metas, a todo instante. Essas exigências, podem gerar algo que é comum em todo ser humano, que é o estresse. 
O estresse é a resposta física do organismo a um estimulo, o estresse pode ser positivo, pois pode levar o funcionário melhorar seu desempenho, entretanto pode ser negativo. O ponto negativo que o estresse pode gerar, pode afetar na produtividade do funcionário, com isso o gestor da organização, terá que criar meios para atenuar esse estresse dos funcionários, ou seja, terá que administrar o estresse.
Na situação proposta, observo fatores internos e externos que provocam o estresse. Destacarei algumas ferramentas, que o gestor poderá utilizar, que são: identificar as causas do estresse, incentivar seus funcionários, oferecer treinamentos, inovar as políticas da empresa e criar cursos para os funcionários aprenderem administrar seus recursos e tempo.
Identificar as causas do estresse: Acredito que esse é o primeiro passo para o gestor tomar, pois quando ele identificar, poderá criar uma solução, que amenize essa problemática, para que a organização possa sair ganhando.
Incentivos aos funcionários: Na organização, existe alguns funcionários que estão esperando uma promoção há anos, seria viável o gestor adotar meios para incentivar esses funcionários, como: premiações aos funcionários que conseguirem atingir as metas e promoções.
Treinamentos: Todo funcionário espera algo de seu gestor, principalmente quando esse funcionário encontra – se desmotivado devido ao estresse. O oferecimento de treinamentos, capacitação, cursos, pode gerar uma melhoria, tanto para o funcionário, como também para o gestor.
Inovação das políticas da empresa: Vivemos na era da inovação, a empresa que não inova nas suas políticas, pode torna – se mecanicista, onde exigirá muito do funcionário, e isso causará um desgaste, que consequentemente levará ao estresse. Segundo uma pesquisa feita pelo site CarrerBuilder, 77% dos profissionais, dizem estar às vezes ou quase sempre á beira de um ataque de nervos em seus empregos. A inovação da política da empresa, visando o crescimento profissional de seus funcionários, este quadro de estresse poderá mudar,
Dormir na hora certa: A empresa deve incentivar os funcionários a criarem o costume de dormir na hora certa, pelo menos 8 horas de descanso noturno. Segundo uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia, o estresse mantém mais de 40% das pessoas acordadas. Descansar é importante, pois a falta de descanso, pode gerar um estresse.
Portanto, utilizando os meios corretos o estresse pode ser administrado. Observei que uma das principais causas do estresse de funcionários, são fatores externos, como: divida a pagar. A empresa pode oferecer cursos para os funcionários aprenderem a administrar seus recursos.
Logo, para a minimização dos efeitos do estresse, deve – se haver um trabalho conjunto entre o gestor e os funcionários. Enfatizo, que todos os membros da organização devem ter a inteligência emocional, ou seja, saber lidar com as diferentes situações, problemas. Ressalto que, empatia é a chave de todo sucesso empresarial.
 	
Referências Bibliográficas:
https://oglobo.globo.com/economia/emprego/como-minimizar-estresse-no-trabalho-8229512
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/como-administrar-o-estresse-no-trabalho/26653/
https://autoajudaemfoco.com.br/estresse-ansiedade/estresse-no-trabalho-como-reduzir-e-gerenciar

Continue navegando