A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE SINDICALISMO E NEGOCIAÇÃO COLETIVA

Pré-visualização | Página 1 de 10

1-As contribuições têm como objetivo custear os gastos dos sindicatos, podendo vir de diversas fontes. Dentre essas receitas, temos as contribuições sindicais, confederativas, entre outras. Sobre essas receitas, analise as sentenças a seguir:
I-A contribuição confederativa tem caráter compulsório na qual fazem parte os sindicatos, as federações e as confederações. ERRADA
II-A contribuição confederativa é exigida apenas dos associados da categoria. CORRETA
III-A contribuição sindical é compulsória, o que significa que não depende da vontade do empregado ou do empregador o seu desconto. CORRETA
IV-A contribuição sindical é paga por todos aqueles que fazem parte de uma categoria, mesmo quando não é sindicalizado. CORRETA
2-Sindicato é uma associação de trabalhadores, cujo objetivo dessa associação é defender e representar os seus interesses e direitos profissionais. Os sindicatos têm o amparo legal sobre a sua formação e desenvolvimento, sendo que a liberdade sindical é assegurada para que o Estado não possa intervir em suas ações. Nesse sentido, classifique V ou F:
( V ) A convenção de número 87 dá direito aos sindicatos para que possam desenvolver seus estatutos e regulamentos.
( F ) O direito da liberdade sindical é também assegurado em países como Venezuela, Argentina e Espanha.
( F ) Como prega a CLT, o sindicato não deve trabalhar como órgão de colaboração com o poder público.
( V ) Quando o sindicato adquire personalidade jurídica, isto lhe confere direitos, como o de representar e defender sua categoria.
3-Os sindicatos foram desenvolvidos aos poucos a partir da consolidação das ideias dos operários. Assim, o movimento sindical teve base nas discussões externas, como Inglaterra, França e Alemanha. Neste sentido, o sindicalismo é marcado por, pelo menos, três fases distintas. Sobre essas fases, podemos afirmar que:
( X ) O anarcossindicalismo é voltado para as lutas diretas contra o capitalismo e pela extinção do Estado.
( ) O anarcossindicalismo é conhecido por incentivar a cooperação entre os sindicatos e o Estado.
( ) O sindicalismo autônomo é reconhecido por dispor de pouca liberdade de organização interna.
( ) O corporativismo sindical é conhecido como sindicalismo revolucionário, tendo como influência principal dos imigrantes italianos.
4-A formação dos sindicatos é livre. Isso significa que eles são constituídos conforme suas necessidades, porém essa formação e sua dinâmica de atuação devem estar previstas em seus estatutos. Quando falamos em Brasil, os sindicatos devem ser compostos por uma estrutura básica. Neste sentido, sobre os órgãos que compõem os sindicatos, classifique V ou F:
( V ) Uma formação mínima para os sindicatos no Brasil compõe um órgão de deliberação, um de administração e um de fiscalização.
( V ) Quanto à assembleia geral, esta é responsável por traçar as diretrizes e a forma de atuação dos sindicatos.
( F ) A assembleia é a formalização da tomada de decisão, podendo ser somente geral.
( V ) O órgão administrativo, formado por um presidente e demais membros, tem a função de representar o sindicato perante os órgãos públicos e empresas.
( V ) Ao empregado que participa ativamente da atividade sindical como dirigente eleito, é assegurada a estabilidade no emprego.
5-A Convenção de 87 trouxe para os sindicatos a sua democratização, além de delinear alguns parâmetros, tendo como fundamento a luta do sindicato contra o abuso do Estado com relação aos sindicatos. Neste sentido, podemos afirmar que:
( ) A Convenção de 87 foi totalmente ratificada pelo Brasil, pois seguem os mesmos princípios.
( ) A liberdade sindical proclamada pela Convenção de 87 da Organização Internacional do Trabalho é aplicada para a criação do sindicato com interferência do Estado.
( ) Pela Constituição de 1988 é assegurada a liberdade individual de entrar ou não em um sindicato e a cobrança compulsória de sócio e não sócio, já pela Convenção de 87 a cobrança compulsória para o não sócio, já pela Convenção de 87 a cobrança compulsória para o não sócio não compatível.
( X ) A Convenção de 87 não foi confirmada pelo Brasil, pois a Constituição de 1988 é contra a formação de mais de um sindicato da mesma categoria, o que pela Convenção de 87 é permitido.
6-O sindicato teve seu desenvolvimento baseado em diversas leis, dentre elas a mais importante foi a Constituição de 1988, fazendo com que o modelo corporativista avançasse em favor ao seu surgimento. Sobre os avanços da organização sindical, classifique V ou F:
( V ) Houve uma mudança com relação às funções sindicais. Com a antiga Constituição de 1946, eram aquelas delegadas pelo poder público, com a Constituição de 1988, passaram a ser a defesa do interesse coletivo ada categoria.
( V ) Com a Constituição de 1988, a criação da categoria passou a ser determinada pelo sindicato e não mais pelo Estado.
( F ) O Estado, com a Constituição de 1988, passou a ter o direito de interferir nas ações dos sindicatos.
( V ) O registro sindical passou a ser de controle da Justiça do Trabalho e não mais no Ministério, ficando a cargo deste somente como uma função cadastral.
( V ) As convenções coletivas precisam ser depositadas no Mistério do Trabalho e não mais homologadas.
7-A formação dos sindicatos, além da organização, é formada por sujeitos como os indivíduos, sujeitos coletivos e o Estado Todavia, para serem assim considerados, precisam ter um mínimo de organização para ter coerência em suas reinvindicações, bem como uma identidade. Nesse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Um ponto importante da formação sindical é o vínculo jurídico dos participantes. CORRETA
III-Devido ao reconhecimento jurídico dos sindicatos, os trabalhadores têm o benefício da organização sindical. CORRETA
III-Alguns dos benefícios do reconhecimento jurídico estão na determinação do número de sindicatos que podem ser criados em uma base territorial, bem como sua base de atuação. CORRETA 
IV-A formação dos sindicatos não leva em consideração a participação do Estado em sua constituição. ERRADA
8-Cabe ao Estado, a partir da Constituição de 1988, autorizar a fundação dos sindicatos, mas não interferir em sua organização. Com isso, os sindicatos ganharam algumas garantias referentes à liberdade sindical. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Cabe ao sindicato o direito de eleger seus dirigentes de modo livre. CORRETA
II-Cabe ao sindicato a liberdade sindical, mas esta não exclui a fiscalização estatal nas eleições sindicais. ERRADA
III-Cabe ao sindicato sua organização e gestão, mas com a ingerência do Estado. ERRADA
IV-Cabe ao sindicato desenvolver seus estatutos e regulamentos. CORRETA
9-A lei italiana presume que deve existir a homogeneidade sindical, o que significa que para cada categoria profissional deveria existir um sindicato correspondente dos empregadores e dos empregados, porém, no Brasil, isso não ocorreu da mesma forma. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I-No Brasil, o enquadramento sindical ocorreu de modo que abrangesse a atividade principal da empresa. CORRETA
II-A criação dos sindicatos apenas por categorias ou classes profissionais é contra o princípio da liberdade sindical. CORRETA
III-Categoria significa que os trabalhadores desenvolvem atividades totalmente diferentes. ERRADA
IV-Diferente do Brasil, no regime italiano o sindicato representa pessoa jurídica de direito público. CORRETA
10-A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) surgiu de diversas leis que estavam em vigor na época, com o objetivo de consolidar os direitos dos trabalhadores. Sobre a CLT, podemos afirmar que:
( ) A CLT teve como base a não vinculação do sindicato ao Ministério do Trabalho, sendo que este não podia intervir nas ações dos sindicatos.
( X ) A CLT manteve o sistema sindical que estava em vigor, sendo os principais pontos associação profissional, impostos, enquadramento sindical, entre outros.
( ) A CLT foi além de reunir as leis existentes