Buscar

RELATÓRIO DE TÉCNICA E DIETÉTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Os laboratórios são suportes no processo de ensino-aprendizagem e são utilizados pelos docentes e discentes do Curso de Nutrição da Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.
Este laboratório tem como objetivo desenvolver os fundamentos teórico-práticos dos principais métodos indústrias de conservação e preparação dos alimentos, bem como reconhecer as principais alterações sensoriais que acontecem durante o processamento dos alimentos.
Todas as atividades a serem desenvolvidas dentro de um laboratório, sejam elas quais forem, apresentam perigos químicos, físicos e biológicos, e desta forma, a inadequada utilização pelo usuário, pode resultar em acidentes pessoais e danos materiais em diferentes níveis de gravidade.
O Laboratório de Nutrição e Dietética é uma unidade de docência e pesquisa, a fim de apoiar o ensino de Técnica Dietética em seus aspectos práticos. Dentro do laboratório deve ocorrer o monitoramento constante de todas as modificações ocorridas com os alimentos durante o preparo e registro rigoroso de tais informações.
LABORÁTORIO DE TÉCNICA DIETÉTICA (LTD) Nesse laboratório, são elaborados protocolos de preparações com diversos grupos de alimento, estudar os indicadores e dimensionar pesos, medidas e porções de alimentos.
 OBJETIVOS DAS AULAS PRÁTICAS NO LTD 
Conhecimento dos alimentos in natura e industrializados 
Utilização correta dos procedimentos e das técnicas adequadas para aquisição, prépreparo, conservação e apresentação dos alimentos. 
Conhecimento dos pesos dos diversos tipos de alimentos e suas respectivas proporções. Avaliação e degustação das preparações culinárias. 
Prática das normas de higiene manipulação dos diferentes alimentos. 
Cálculo de valor nutritivo, indicador de parte comestível, indicador de conversão e de reidratação e custo das preparações. 
Elaboração de projeto de pesquisas desenvolvendo protocolos, preparações e experimentos de acordo com as técnicas dietéticas adequadas. 
Desenvolvimento do espírito de equipe na execução das tarefas para maior eficiência do trabalho com relação no tempo, qualidade do produto final, limpeza do local utilizado, equipamentos e objetivos de equipe. 
REQUISITOS BÁSICOS PARA FUNCIONAMENTO EFICIENTE DA COZINHA DIETÉTICA 
Espaço suficiente para execução das tarefas previstas de pré-preparo, cocção e distribuição das refeições. 
 Facilidades de abastecimento 
 Facilidades de remoção de lixo 
 Boa iluminação, ventilação e exaustão. 
 Área de refrigeração 
 Fonte de energia térmica 
 Água encanada: quente e fria 
 Equipamentos de cozinha de fácil higienização e resistente ao desgaste por atrito 
 Instalações de móveis e aparelhos colocados em alturas cômodas e acessíveis ao operador 
 Lugar de fácil acesso e apropriados para guardar os utensílios 
 Utensílios com tamanho e capacidades apropriados as quantidades de alimentos que devem ser preparados 
 Equipamentos que ofereçam segurança, evitando acidentes 
Verificação da real necessidade de cada equipamento, antes de adquiri-lo 
 Colocação dos equipamentos de acordo com a sequência das operações para economia de tempo e movimento 
 REGRAS E NORMAS PARA AULAS PRÁTICAS NO LTD
 Para o funcionamento adequado e rendimento do trabalho, algumas regras devem ser observadas com relação a: 
CONDUTA PESSOAL 
Ser pontual 
Não consumir alimentos, principalmente aqueles que estiverem sendo preparados
 Não usar joias ou acessórios que possam prejudicar a manipulação dos alimentos 
Manter bom relacionamento pessoal com os colegas, professores e funcionários 
Colaborar nas tarefas durante a preparação e degustação dos alimentos (degustar é experimentar)
 Empenhar-se em aprender a organizar e distribuir as porções de alimentos para degustação e avaliação 
Permanecer sempre no seu box de experimento
 A postura individual de cada profissional será observada sempre, em termos de apresentação, conhecimentos, habilidades, atitudes, criatividade, etc 
HIGIENE PESSOAL 
Usar, obrigatoriamente: Jaleco de manga comprida (sempre fechado), Touca branca prendendo todo o cabelo, Calça comprida, Sapato fechado, sem salto e antiderrapante. 
Lavar as mãos com água e sabão, ao entrar no LTD e sempre que se fizer necessário. 
Não fumar no LTD Conversar o estritamente necessário e em volume baixo 
Evitar perfume e maquiagem 
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE TÉCNICA DIETÉTICA 
Nesse laboratório, são elaborados protocolos de preparações com os diversos grupos de alimentos, com o objetivo de: desenvolver preparações culinárias, conhecer modificações ocorridas com os alimentos durante a manipulação, estudar indicadores, dimensionar pesos e medidas, rendimento, estabelecer custo e valor nutritivo. 
As relações interpessoais tornam-se importantíssimas para o aproveitamento da disciplina: Espírito de equipe na execução das tarefas 
Respeitar o próximo com ser humano 
Aproveitar bem o tempo e o material disponível
METODOLOGIA
Fizemos análise visual e anotações sobre os requisitos básicos que
precisa ter este ambiente do laboratório, o qual possibilita aos alunos o contato direto com alimentos in natura e a oportunidade de trabalhar com variadas formas de pré-preparo e preparo e conservação dos mesmos. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O Laboratório de Técnica é dimensionado sob medida para atender com exclusividade aos alunos, as instalações, o mobiliário e os utensílios foram planejados para dar oportunidade ao aluno de vivenciar a experiência de trabalho em um ambiente de cozinha.
O Laboratório possui balanças semi-analítica, forno elétrico padrão industrial, bancadas com água corrente e fogões embutidos, proporcionando condições ideais para o desenvolvimento de trabalhos em grupos. Soma-se ainda uma linha completa de aparelhos eletrodomésticos. O espaço conta ainda com armários para guarda de louças, talheres, liquidificadores, multiprocessadores, batedeiras, espremedor elétrico e todo o estoque de utensílios utilizados em uma cozinha modelo, para proporcionar conforto e facilidade para o trabalho.
CONCLUSÃO
Concluímos que o Laboratório de Técnica e Dietética da Faculdade de Juazeiro do Norte possui espaço, equipamentos e normas efetivas para o bom funcionamento do mesmo, atendendo as necessidades necessárias para o bom aprendizado dos alunos.
REFERÊNCIAS
ORNELAS, L. H-Técnica Dietética: Seleção e preparo de alimento. Ed Atheneu, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais