Buscar

Adm por categoria de produto

Prévia do material em texto

Apresentação da empresa.
A Natura é hoje a maior multinacional Brasileira de Cosméticos, com a primeira Loja em 1969, fundada por Luiz Seabra na cidade de São Paulo, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente.
Atuando no setor de produtos de tratamento para rosto, corpo, sabonetes,barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e infantil, tem como MISSÃO proporcionar o bem-estar-bem, relações harmoniosas do individuo consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Tem como seu maior VALOR a responsabilidade social e ambiental, pois a empresa é totalmente voltada para a sustentabilidade, e utiliza somente ingredientes naturais, embalagens recicláveis e refis; A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, tem como VISÃO ser uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.
Em 1983 a Natura foi a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiros e em 2007 passou a fornecer aos seus consumidores produtos de carbono neutro, devido ao Programa Carbono Neutro, que é destinado a reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa.O Programa de Carbono neutro levou a empresa ao reconhecimento internacional, recebendo assim o premio internacional Champions of the Earth 2015, na categoria "Visão Empreendedora", concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em reconhecimento ao compromisso da companhia em priorizar a sustentabilidade na sua estratégia de negócios.Sendo que esse prêmio é a mais alta honraria ambiental concedida pelo PNUMA, que reconhece lideranças mundiais em programas ambientais inspiradores em âmbitos de governo, negócios, pesquisa e ativistas.
Segundo site de referencia em1974 a empresa deixou de oferecer seus produtos em lojas e passou a vendê-los no modelo de venda-direta, atingindo 7.000 bilhoes de colaboradores em 2013, e de consultoras estimado em 1,5 milhão.
A empresa trabalha com o modelo da venda direta. É por meio das consultoras e consultores Natura, que os produtos chegam às mãos dos clientes.
Administração por categoria de produto
Um bom gerenciamento por categoria de produto é fundamental dentro da organização, pois traz uma agilidade e facilidade para as compras do consumidor, automaticamente deixando-o mais satisfeito. O objetivo do gerenciamento por categoria traz benéficos ao varejo, como a alavancagem da mesma;
Juntando as características de produto semelhantes tem-se as categorias; por exemplo como a empresa NATURA COSMETICOS detalhou em um dos seus canais de vendas (https://www.natura.com.br/a-natura) Assim facilitando para o consumidor, dando mais conforto, agilidade e clareza na hora da compra;
Segundo uma fonte de referencia no ano de 2007, a NATURA investiu cerca de 108 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, consagrando-se como a empresa de cosméticos da América Latina que mais investe nessa área. Para desenvolver seus produtos, as etapas de desenvolvimento e produção de seus cosméticos, a Natura não realiza desde dezembro de 2006 testes em animais e segue as mais rigorosas normas de segurança internacionais. A NATURA detém as certificações NBR ISO 14001 e NBR ISO 9001. A empresa abriu seu capital na Bovespa em Maio de 2004, tem suas ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo, no dia da estreia da empresa na Bovespa, a Natura conseguiu arrecadar R$ 160 milhões. Em 2014, a Natura foi a única empresa brasileira entre as cinquenta marcas de cosméticos mais valiosas do mundo, listadas pelo site Brand Finance. A empresa ficou na 17ª posição, avaliada em US$ 2 465 bilhões. A empresa trabalha com o modelo da venda direta. É por meio das consultoras e consultores Natura que os produtos chegam às mãos dos clientes.
Gestão de Pessoas e Equipe de Vendas
A Natura é uma das mais inovadoras e mais dinâmicas empresas do Brasil, por anos consecutivos a empresa sempre esta no ranking das cem melhores empresas para se trabalhar. Em alguns anos ela despontou como campeã e chegou a acumular um bi-campeonato na lista da Revista Exame. Ela é inovadora pela capacidade de construir redes de relacionamento.
Em 1969 começa a historia de Inovação da empresa quando eles deram os primeiros passos para uma complexa estrutura de Gestão de Pessoas: iniciaram um curso de Educação de Jovens e Adultos.
A Natura começou com a seguinte questão: o que vale a pena saber? Com base nos apontamentos de Stephen Sterling foram estabelecidas as seguintes diretrizes:
• Aprendizado (em detrimento de ensinamento) 
• Habilidades para a vida e “aprendizado para toda a vida” 
• Assuntos híbridos e multidisciplinares 
• Tecnologia da informação como aprendizado e instrumento de entrega 
• Aprendizado presencial e a distância 
• Organização que aprende 
• Reconhecimento da natureza transitória do conhecimento
O desafio da empresa é manter colaboradores engajados e integrados aos seus processos e á cultura ao mesmo tempo em que soma competências que sustentem os planos de crescimento;
A Natura divulgou um plano de crescimento futuro, com objetivos para os próximos anos que incluem, entre outros, novas categorias de produtos e um compromisso com a evolução do modelo da venda direta. Para vencer esses desafios, a companhia necessita fortalecer cada vez mais sua liderança e adquirir as novas habilidades que essa evolução vai demandar.
Para isso, nos dois últimos anos, a Natura fez ajustes na sua administração, como a reformulação da vice-presidência de Pessoas e Cultura, antes integrada à Sustentabilidade, e o reforço da área de Tecnologia Digital ao criar uma vice-presidência específica para focar os investimentos nessa área.
Para seguir evoluindo, a VP de Pessoas finalizou em 2014 um novo planejamento para a equipe que inclui o fortalecimento dos valores e da cultura da Natura, revisão de processos, entre outros itens. “Nossa meta é crescer garantindo que, cada vez mais, nossos valores estejam presentes de maneira intrínseca às atividades de toda a equipe.
Abaixo o depoimento de uma colaboradora da empresa, (Entrevista) Denise Coutinho, Diretora de Unidade de Negocio.
De trainee a diretora, Denise Coutinho construiu sua carreira bem-sucedida na Natura a partir de uma visão ampla da empresa e do alinhamento com seus valores.
Qual foi o seu percurso na Natura?
Ingressei em 1997, recém-formada. Fiquei encantada com a cultura, as crenças e os valores da empresa, e isso definiu minha escolha.
Atuei em marketing e fiquei 11 anos na categoria de perfumaria. Para viver uma nova experiência, fui trabalhar com Recursos Humanos em um período muito rico profissionalmente. Em agosto de 2013, fui promovida a diretora dessa unidade de negócios.
Entrar como trainee foi importante para você?
São profissionais que a empresa escolheu no começo da carreira, em um recrutamento bastante competitivo, e está se dedicando a formar. O importante é que essas pessoas assumam o protagonismo de suas carreiras, acreditando que estão numa organização que oferece muitas oportunidades.
Que benefícios a mudança de área trouxe para sua carreira?
Essa visão, que transcende produtos e categorias, passando pela rede de vendas e por outros setores, foi muito importante para complementar a minha formação como gestora de negócios.
A Natura tem uma ferramenta formal que é o pipeline de sucessão. O caminho dos colaboradores que têm potencial para ocupar cargos mais seniores vai sendo mapeado por seus gestores. Além disso, o programa de recrutamento é aberto, todas as vagas são divulgadas de forma transparentee o público interno também é estimulado a se inscrever se tiver interesse.
O desenvolvimento dos colaboradores faz parte da Essência da Natura. Em 2010, foi lançado o Cosmos, um programa desenhado especialmente para as necessidades da Natura e que tem o objetivo de estimular simultaneamente o desenvolvimento de competências comuns a toda a liderança e das habilidades específicas de cada profissional. Deste então, quase 800 líderes já passaram pela formação, cerca de 57% dos gestores da companhia.
O programa de trainees também é uma importante porta de entrada e oportunidade de desenvolvimento aos colaboradores.
Em 2013, o índice de favorabilidade da Natura alcançou 78%, sendo o melhor resultado da pesquisa de clima desde que ela teve início, em 2006. A alta de 6 p.p. no indicador reflete as mudanças implementadas na área de gestão de pessoas não apenas em 2013, mas nos anos recentes.
De maneira geral, o bom desempenho foi verificado em importantes itens que compõem a pesquisa e entre os colaboradores, tanto das áreas administrativa e operacional quanto da força de vendas.
Para os próximos anos, a Natura pretende aprimorar ainda mais a metodologia da pesquisa de clima para que seja possível realizar análises cada vez mais aprofundadas e detalhadas sobre a satisfação dos colaboradores.
A Natura considera seus colaboradores parceiros estratégicos na superação das metas definidas pela empresa. A empresa declara que o maior desafio tem sido a manutenção deste importante capital que é o ser humano;
	Com relação ao Clima Organizacional a empresa acredita que um bom clima organizacional é fator fundamental para o sucesso da empresa, pois é através dele que podem vivenciar a razão de ser "Bem estar Bem" e criar condições para o alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores em torno de do desafios propostos;
A Natura trabalha com uma remuneração competitiva que nos possibilita manter e motivar OS colaboradores e também atrair novos talentos. A remuneração total baseia-se em salário e benefícios atraentes, e está baseada em um agressivo sistema de remuneração variável: participação nos lucros e resultados, bonificação por resultados e stock option. Os principais benefícios oferecidos aos colaboradores são: Assistência Médica e Odontológica, Seguro de Vida em Grupo, restaurante, Clube Natura, Venda Interna de Produtos (VIP) - produtos Natura com desconto de 40% do valor da tabela de sugestão de preços, transporte fretado e berçário.
	
Com o passar dos anos a Natura começa a sentir o impacto da força soberana do mercado, sentindo a necessidade de crescer e expandir.
Nos últimos dez anos, a Natura aumentou sua base de consultoras para quase dois milhões, porem seu modelo de de venda exclusivamente por meio de revendedoras não mais se sustenta sozinho.
No ano de 2014 eis que a empresa lança uma plataforma de comercio eletrônico aberta ao mercado, sendo assim qualquer um poderia comprar seu produto.
Essa decisão não foi nada fácil, houve investimento em tecnologia de ponta para criar um sistema de GEOLOCALIZAÇÃO que permite, com base no CEP do comprador, encontrar as revendedoras em um determinado raio de distancia e dividir a comissão de vendas entre elas.Foi uma estratégia de venda de preservar o que se tem e conquistar novos mercado;	
Reportagem por Ligia Correia (fonte nas referencias)
“Natura cria novas estratégias de vendas para driblar a crise”
A crise econômica pegou geral e as empresas de cosméticos estão entre as que vêm sofrendo quedas nas vendas. A Natura tem buscado, desde o ano passado, alternativas para aumentar o faturamento – No primeiro trimestre de 2016, a empresa registrou perda de R$ 69,1 milhões – Além de abrir a primeira loja física em São Paulo, em abril deste ano, diante do problema a empresa começou a vender produtos da linha SOU, para cuidados com o corpo e cabelo, em estações do metrô da capital paulista através de máquinas automáticas.
As “lojas ambulantes” podem ser encontradas nas estações Pinheiros, Paulista e Luz da linha 4-Amarela. Algumas máquinas também foram instaladas na Universidade Mackenzie, no Shopping Paulista e no Aeroporto de Congonhas, por tempo determinado.Os produtos para maquiagem, por sua vez, passaram a ser vendidos pelo Instagram por meio do serviço de e-commerce da marca. O perfil Maquiagem Natura já tem mais de 1 milhão de seguidores e as mercadorias são entregues normalmente, na casa do comprador.
Hoje a empresa busca diversificar seus canais e pontos de venda com o objetivo de expandir e explorar novos mercados. A Natura se transformou de marca especializada em venda direta através de catálogos e consultoras de venda, à varejista de peso no mercado de cosméticos, inclusive no mercado internacional. A marca conta com seis lojas no exterior, em países como França e Estados Unidos. Em 2016, a marca abriu a sua primeira loja física no shopping Morumbi, em São Paulo com o objetivo de atingir um público mais amplo e diversificado. Em 2017, a nova estratégia da marca propõe a abertura de franquias para as consultoras mais antigas e de maior sucesso da marca. Assim, a empresa torna oficiais os pontos de venda informais que já existem no mercado.
Em maio de 2017 a empresa passou a dividir as consultoras em estagios de acordo com o desempenho de vendas, com mudanças nos benefícios e remuneração.
Na prática, as que conseguem resultados melhores terão vantagens como margem de lucro mais elevado e acesso a consultoria e cursos de capacitação.
Depois de dividir as consultoras em "estágios" de acordo com o desempenho de vendas, a empresa começou a oferecer franquias para as pessoas que trabalham com a venda direta dos produtos da marca. O investimento em um ponto de venda foi disponibilizado apenas para as consultoras.
Modelo de loja física da Natura — Foto: Divulgação
Para que uma pessoa possa iniciar os trabalhos com um ponto de venda no modelo franquia, é necessário já ser consultora, pois terá de passar por um processo de validação de perfil da Natura, que também avalia o ponto comercial escolhido. O desempenho em vendas também é considerado, pois é preciso estar entre as consultoras que a empresa considera mais produtivas.
Segundo a empresa, as primeiras unidades de fraqnuia foram abertas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.
Produtos da Natura já eram vendidos em lojas físicas antes do anúncio da abertura do modelo de franquias. Em 2016, foi inaugurada a primeira loja física da marca. Em seguida, foram abertas outras 18 unidades, que ficam nos estados de São Paulo e no Rio de Janeiro, além de 2 no exterior.A Natura conta hoje com mais de 6,3 mil colaboradoresEm 2017 a empresa recebeu pelo quinto ano consecutivo, o prêmio Word’s Ethical Companies, que relaciona as empresas mais éticas do mundo.
REFERENCIAS
http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/HResources/rh_gestao_remuneracao.asp
https://www.natura.com.br/trabalhe-conosco
https://g1.globo.com/economia/pme/noticia/natura-passa-a-oferecer-o-modelo-de-franquia-com-vendas-em-lojas-fisicas.ghtml
https://www.marketingguerrilha.com.br/natura-cria-novas-estrategias-de-vendas-para-driblar-a-crise/
https://endeavor.org.br/marketing/multicanais-de-vendas-o-que-aprendemos-com-o-crescimento-de-natura-e-boticario/
https://www.relatoweb.com.br/natura/13/pt-br/gestao-de-pessoas
http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/gestao-de-pessoas-a-inovacao-organizacional-na-natura-com-base-na-gestao-do-conhecimento/24540/
https://ava.ead.unip.br/bbcswebdav/pid-490284-dt-content-rid-2650877_1/institution/2019/GRADE%20EAD/DISCIPLINAS/7119-60%20-%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20por%20Categoria%20de%20Produtos/Livro-Texto%20%E2%80%93%20Unidade%20I.pdf
https://www.natura.com.br/a-natura
https://pt.wikipedia.org/wiki/Natura
«"Alessandro Carlucci deixa a presidência da Natura"». Exame. Consultado em 19 de Agosto de 2014
↑ «NATU3:BM&FBOVESPA Stock Quote - Natura Cosmeticos SA». Bloomberg.com. Consultado em 10 de março de 2017
«Rel Nat 013PRINT» (PDF)
↑ «Home» (PDF). PNUD Brasil. Consultado em 10 de março de 2017
↑ «Em SP, Guerra faz discursos opostos sobre PSDB-DEM - Política - Estadão». Estadão
↑ «A Natura começou distribuindo rosas, não produtos»
↑ «História». Natura. 30 de novembro de 2015
↑ Estadão Conteúdo (20 de dezembro de 2016). «Natura conclui compra das ações de dona da Aesop». Exame. Consultado em 4 de julho de 2017
↑ Reuters (26 de junho de 2017). «Natura anuncia compra de 100% da britânica The Body Shop». Época Negócios. Consultado em 4 de julho de 2017
↑ «L'Oréal aceita aquisição da The Body Shop pela Natura». Folha de S.Paulo. 20 de junho de 2016. Consultado em 4 de julho de 2017
↑ «Consultora NATURA - Loja de CSGuedesCosmeticos». 3 de março de 2016. Consultado em 10 de março de 2017
↑ «Posicionamento da Natura sobre testes em animais». Natura. 30 de novembro de 2015
↑ Administradores.com (8 de abril de 2006). «Natura acredita numa gestão empresarial socioambientalmente responsável». Administradores.com
↑ «:: ABEVD:: Associao Brasileira de Vendas Diretas». 5 de dezembro de 2010. Consultado em 10 de março de 2017
↑ «Natura é a única brasileira entre as marcas de cosméticos mais valiosas do mundo..». Veja Economia. 22 de abril de 2014. Consultado em 27 de Agosto de 2014
↑ «:: ABEVD:: Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas». 2 de agosto de 2014. Consultado em 10 de março de 2017
↑ Saude e bem estar/natura inova refis para reduzir producao de residuos e emissao de co2
↑ NaturaCarbonoNeutro - Mensagem do presidente.
↑ «Votorantim e Natura vencem I Prêmio ÉPOCA de Mudanças Climáticas». 8 de dezembro de 2008. Consultado em 13 de abril de 2012
↑ «Arquiteturas: Fábrica da Natura». Sesc São Paulo. 10 de maio de 2013. Consultado em 25 de agosto de 2013
↑ Adm. do portal (2015). «Largest Brazilian Cosmetics Manufacturer Recognized with United Nations Top Environmental Award». PNUMA (Nações Unidas). Consultado em 1º de setembro de 2015
↑ «Natura vai acelerar expansão de rede de franquias comandadas por consultoras - ISTOÉ DINHEIRO». ISTOÉ DINHEIRO. 18 de dezembro de 2017
↑ «Natura abre 2º loja em Paris em plano de expansão internacional». Folha de S.Paulo
↑ «Natura inaugura sua primeira loja física no Brasil». Negócios. 27 de abril de 2016
↑ «Natura vai acelerar expansão de rede de franquias comandadas por consultoras - ISTOÉ DINHEIRO». ISTOÉ DINHEIRO. 18 de dezembro de 2017

Continue navegando