A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
perguntas e respostas sobre curriculo e prática internet

Pré-visualização | Página 1 de 5

“Agora, nesse início de terceiro milênio desponta a terceira grande transformação do saber de base gráfica, revolucionando a cultura e a comunicação entre os homens: a da informática. A escrita se refuncionaliza, na interação com diferentes signos e imagens. Encontramo-nos no início desta transformação, que não sabemos ainda como irá terminar, mas podemos ler alguns de seus sinais.
Para nós, educadores brasileiros, duas questões fundamentais se apresentam. Uma, a de que ainda temos uma dívida social do século passado a saldar, qual seja, acolher todas as crianças e jovens e oferecer um ensino que garanta sua permanência e aprendizagem continua [...] outra, tornar a escola contemporânea ao novo momento civilizatório que se descortina.” 
CASTRO, Amélia D. C.; CARVALHO, Anna M. P. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005. p. 36.
Com base no texto acima e nos conteúdos abordados no livro-base, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
( ) As mudanças necessárias à educação atual perpassam o campo curricular, que deve estar atento à realidade sócio-histórica dos indivíduos e adequando-se às suas necessidades reais.
( ) O ensino curricular disciplinar é o mais adequado ao momento atual, pois o conhecimento reduz o complexo ao simples, para que o aluno possa melhor compreender problemas e encontrar suas soluções.
( ) A inclusão de todas as pessoas no processo educacional, uma demanda atual, já está em plena concretização; é importante notar que para tal inclusão não devem mudar estratégias de ensino a fim de viabilizar aprendizagens, pois está ação se caracteriza como preconceituosa.
( ) Para que a educação seja menos excludente faz-se necessário que ela repense seus paradigmas e compreenda a multiplicidade de formas de aprender, os diferentes espaços para a construção do conhecimento e a especificidade de cada indivíduo.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, V
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	V, V, V, F
	
	
	
Questão 9/10
No Capítulo II, intitulado “Os princípios do conhecimento pertinente”, do livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Edgar Morin pontua que:
 
Existe um problema capital, sempre ignorado, que é o da necessidade de promover o conhecimento capaz de apreender problemas globais e fundamentais para neles inserir os conhecimentos parciais e locais.
A supremacia do conhecimento fragmentado de acordo com as disciplinas impede frequentemente de operar o vínculo entre as partes e a totalidade, e deve ser substituída por um modo de conhecimento capaz de apreender os objetos em seu contexto, sua complexidade, seu conjunto.
É necessário desenvolver a aptidão natural do espírito humano para situar todas essas informações em um contexto e um conjunto. É preciso ensinar os métodos que permitam estabelecer as relações mútuas e as influências recíprocas entre as partes e o todo em um mundo complexo.’
 
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.  São Paulo: Cortez, 2000. p. 14.
 
Morin faz uma crítica pontual à educação fragmentada ainda muito presente nos contextos educativos mundiais. Analise as afirmativas a seguir que tratam sobre a educação fragmentada:
 
 
 
I. Neste modelo educacional a educação é tida como um processo de busca, estando o professor sempre atento às demandas dos alunos.
 
 
II. O processo de seleção e organização dos conteúdos de cada área são o centro da prática pedagógica.
 
III. O modelo curricular que mantem as disciplinas de forma isolada reitera a ideia do aprendizado por padronização: todos os alunos “engolindo” os mesmos conhecimentos ao mesmo tempo.
 
 
IV.Neste modelo temos um olhar pedagógico atento às necessidades do educando e as especificidades de sua realidade.
 
São corretas as afirmativas:
 
 
            A         Afirmativas II e IV, apenas.
            B         Afirmativas III e IV, apenas.
            C         Afirmativa IV, apenas.
            D         Afirmativa II e III, apenas.
            E         Afirmativa I, apenas.
 
“Pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela, mas também, discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos.”
(Paulo Freire)
Sob a perspectiva de dar significado, sentido e criticidade ao que se ensina/aprende, Paulo Freire alerta para a necessidade de articulação entre os dois seguintes aspectos:
Parte superior do formulário
 a)
práticas sociais e autonomia acadêmica
 b)
conteúdos acadêmicos e cultura popular
 c)
saberes curriculares e experiência social
 d)
conhecimentos científicos e senso comum
 e)
exigências curriculares e necessidade social
_______________________________________________________-
Projetos pedagógicos alternativos de educação para o trânsito que adotam um problema da realidade vivida pela comunidade escolar como tema gerador, a fim de fomentar o diálogo e a busca de soluções coletivas para os desafios enfrentados como situações-limite, buscam amparo teórico na
Parte superior do formulário
 a)
Pedagogia Jesuítica.
 b)
Pedagogia crítico-social dos conteúdos.
 c)
Pedagogia Tecnicista.
 d)
Pedagogia Libertadora.
Parte inferior do formulário
__________________________________-
A formação oferecida pela Pedagogia Empresarial tem como objetivo
Parte superior do formulário
 a)
oferecer uma formação continuada como sendo uma extensão do Bacharelado.
 b)
formar o cidadão responsável e crítico, reforçando o mercado de trabalho exigente que tem como prioridade a competência e o individualismo.
 c)
compreender o contexto socioeconômico e produtivo da organização, objetivando situar o trabalho como processo educativo e ético, desenvolvendo metodologias adequadas à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas, habilitando o aluno para instituir programas de qualificação e requalificação profissional.
 d)
educar o aluno para o desenvolvimento de suas habilidades, para suprir o mercado de trabalho no âmbito escolar e formar a mão de obra mais acessível às empresas.
_____________________________________________--
No campo de estudo do currículo, há diversas teorias que procuram buscar seus diferentes significados em diferentes contextos. Acerca das teorias do currículo, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
 a)
Nas teorias tradicionais, a reflexão dá-se a partir das relações entre saber, identidade e poder.
 b)
As teorias tradicionais valorizam as teorias neutras ou científicas que estejam a serviço da verdade.
 c)
Nas teorias crítica e pós-crítica, a prática docente não é levada em conta para análise e compreensão do conceito de currículo.
 d)
Para a teoria crítica, as questões técnicas são mais importantes que o conteúdo propriamente dito. Preocupa-se com a transmissão dos conteúdos.
 e)
A teoria pós-crítica preocupa-se com questões relativas à organização curricular, e não com sua aplicação prática.
Parte inferior do formulário
______________________________________________--
O currículo há muito vem sendo entendido como um campo de estudos importante para a educação e tais estudos vem contribuindo cada vez mais para as práticas escolares. 
Em seu desenvolvimento na escola, os componentes do currículo são:
Parte superior do formulário
 a)
as etapas do processo didático-metodológico.
 b)
porque ensinar e aprender os conteúdos escolares.
 c)
a sequenciação dos processos de ensino.
 d)
o que, como e quando ensinar e o que, como e quando avaliar.
 e)
a hierarquização dos conteúdos das áreas de conhecimento.
O currículo compreendido como algo não estático, mas dinâmico e concreto, se expressa a partir de
Parte superior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.