Buscar

Consultoria interna de Rh

Prévia do material em texto

CONSULTORIA INTERNA DE RH
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A competitividade tem sido uma das grandes questões empresariais brasileiras na atualidade. As transformações econômicas ocasionadas pela abertura de mercado e estabilidade monetária fizeram com que as estratégias empresariais se voltassem cada vez mais para a longevidade das empresas. A proteção de mercado e os ganhos financeiros em períodos de alta inflação contribuíram para que as estratégias focadas no negócio fossem tratadas em segundo plano por muitas indústrias brasileiras até o início da década de 90. Um exemplo disso é a globalização, uma dessas configurações do sistema, trazendo novos papéis e funções para os agentes econômicos de forma que eles encontrem condições de reproduzir o capital e sobreviver no sistema capitalista. A competitividade não pode ser vista como uma característica intrínseca da empresa, pois advém de fatores internos e externos, que podem ser controlados ou não por ela. Por definição, a competitividade é intrínseca à concorrência, pois onde há concorrência há competição e, portanto, competitividade, mas a própria competitividade transcende às características peculiares de cada empresa (Hayrton Rodrigues do Prado Filho). Se relacionarmos o texto acima com o fato da consultoria empresarial ser um dos segmentos de prestação de serviços que mais têm crescido no mundo, podemos entender que todos os itens abaixo pertencem aos objetivos de uma consultoria, MENOS UM:
		
	 
	Avaliar e propor a descentralização das bases competitivas, buscando políticas que trazem limitações aos recursos da organização.
	
	Introdução de novas ideias, concepções e métodos de gestão. Desenvolvimento de propostas de soluções para problemas identificados.
	
	Realização de diagnósticos, preparação de recomendações, propostas de programas e projetos e oferecimento de apoio técnico na implementação destes.
	
	Revisão e sugestões de aprimoramentos das políticas, procedimentos, sistemas, métodos e relações organizacionais.
	
	Formulação de pareceres sobre análises, planejamento, organização, operação e controle das várias funções organizacionais.
	
Explicação:
Nesta questão que tem como resposta a única alternativa incorreta, é necessário maior atenção na leitura, pois o próprio enunciado e as demais opções cuircundam o cenário próprio a Consultoria Interna, que visa principalmente aumentar a produtividade organizacional, e consequente competividade desta junto ao nicho de mercado atuante. 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência
	
	Cumprimento das rotinas operacionais
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
	Cumprimento da legislação trabalhista
	
	Valorização das Experiências
	
Explicação:
Ao entender o indivíduo como centro no contexto organizacional, como o potencial competitivo nas organizações, sua importância fica fundamentada e o evidencia como marco das soluções de melhoria para a organização, mesmo que a imputação seja orientada para o aspecto tecnológico, passa pela atuação qualitativa do colaborador como diferencial neste processo. 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Consultoria Interna de RH oferece oportunidades e riscos ao negócio. Um consultor interno é conhecedor das características da cultura da organização, seu ambiente informal, o que é uma clara vantagem para sua atuação. Para que tal conhecimento não se torne risco, o que ele precisa considerar na proposição de alterações que podem gerar resistências?
		
	
	Ser ético e pensar que numa empresa moderna, todos são éticos.
	
	Ser discreto basta.
	 
	Isenção e Discrição é algo necessário.
	
	Isenção e cuidado com que compartilha as informações, nem todos podem saber detalhes.
	
	Ser ético, mas considerar que tem pessoas que não são éticas e falar apenas com alguns.
	
Explicação:
A isenção na avaliação dos cenários e nos perfil dos profissionais é fundamental para êxito na Consultoria Interna, é o desafio do Consultor Interno. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A dinâmica do ambiente empresarial globalizado exige que as organizações busquem novas políticas de gestão de pessoas como é o caso da Consultoria Interna de RH. Vantagens significativas resultam da presença do consultor interno de RH junto aos seus clientes e aos dirigentes das diferentes áreas organizacionais atendidas. Essa proximidade representa a oportunidade de haver o atendimento imediato das necessidades e expectativas desses clientes internos. Entretanto, existem riscos e oportunidades que devem ser considerados e ponderados. Caracteriza um destes RISCOS:
		
	 
	O consultor interno de RH é um funcionário e conhece as características da cultura da organização, mas esta situação poderá representar um problema na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
	
	Na atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve prevalecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos.
	
	A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar os sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.
	 
	O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial, o consultor interno conhece e tem maior chance de resolver com presteza e agilidade.
	
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho.
	
Explicação:
A consultoria interna tem como justificativa a busca pela melhoria interna de processos e pelo aumento em sua produtividade, bem como qualidade de vida de seus colaboradores, mantendo a empresa competitiva e com bons resultados produtivos e financeiros. O CI de RH, por ser um funcionário regular da organização, pode perder a clareza na avaliação de cenários e na execução de colaboradores do quadro funcional, dada a sua proximidade a ambos. A isenção é busca constante deste profissional. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as AÇÕES, a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e administrativas
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	
	Valorização das experiências dos funcionáriosFocada em atingir os objetivos estratégicos com visão global e ação local
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	
Explicação:
A questão aborda, segundo Orlickas, que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as AÇÕES, a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:Focada em atingir os objetivos estratégicos com visão global e ação local
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Segundo Orlickas o papel do consultor Interno de RH é eminentemente:
		
	
	Operacional
	
	Assessoria
	 
	Administrativo
	 
	Estratégico
	
	Assistencial
	
Explicação:
A questão aborda, segundo Orlickas, o papel do consultor Interno de RH, que é eminentemente, Estratégico
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise as afirmações a seguir, cobre o conceito de competência e assinale a alternativa INCORRETA:
I - Para Dutra (2004), o conceito de competência está relacionado com a entrega, ou seja, algo que a pessoa entrega para a organização de forma efetiva e que permanece, mesmo quando a pessoa sai da organização;
II - Prahalad e Hamel (1990) discutem competências, associando-a a competência essencial, que constituem o aprendizado coletivo na organização especialmente como coordenar as diversas habilidades de produção e integrar as múltiplas correntes de tecnologia;
III - Gramigna (2002) afirma que competências essenciais são as que ajudam no sucesso da empresa, tornando possível um diferencial de mercado.
		
	
	Os conceitos apresentados trazem pensamentos distintos sobre o mesmo tema;
	 
	Os autores apresentam pontos de vista diferentes sobre competência, mas, convergentes em sua importância;
	
	Os autores apontam ser uma característica da pessoa, mesmo relacionando-a com aspectos organizacionais;
	
	Tais autores aborda o tema sob os prismas pessoas x organizações;
	 
	Apesar de trazer os conceitos de competência, os autores divergem sobre sua importância;
	
Explicação:
Os autores convergem sobre sua importância, ou seja, há um consenso desta importância. Os autores apresentam conceitos distintos porém, com a mesma idéia de valorização desta característica no profissional.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os OBJETIVOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Valorização das experiências dos funcionários
	 
	Valorização das competências e do Capital Intelectual e Humano
	
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	
	Cumprimento das rotinas operacionais e da legislação trabalhista
	 
	Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando-a para o futuro
	
Explicação:
A questão aborda a citação de Orlikas, que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, no entanto, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os OBJETIVOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser: Ajustamento das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando-a para o futuro

Continue navegando