Buscar

Adm enviar

Prévia do material em texto

Administrativo 
	Intervenção do Estado na propriedade privada
- É o estudo dos instrumento jurídicos de intervenção estatal na propriedade privada, limitando o patrimônio individual em favor do interesse público.
- ACf/88, em seu artigo 5º,xxii assegura o direito de propriedade ,inclusive atribuindo-lhe a natureza.
- Porém, a mesma CF que reconhece a propriedade como um direito assegurado, estabelece diversa limitações ao seu exercício .
-O fundamento geral que justifica todas essas limitações determinadas pelo Estado é o principio da FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE (Art 5º,XXIII, Cf)
-por isso fica claro que o direito de propriedade não é absoluto.
-Por isso, quem descumpre a função social de sua propriedade( exemplo: explora trabalho escravo,mantendo latifúndio improdutivo,terreno desocupado,
área não construída no centro da cidade , etc) pratica ato ilícito e sujeita-se a punições aplicada pelo Estado.Exemplo dessas punições são o confisco( art 243 da CF) e a desapropriação por interesse social(art 5º,XXIV).
O fundamento político da intervenção do Estado na propriedade privada é a noção de domínio eminente( dominus eminens).
*Pergunta : Como saber se a propriedade cumpre ou nãosua função social?
R. Depende. Há regra diferente dependendo se a propriedade é pública, rural ou urbana.
 Plano diretor. Art 182,parágrafo 2º da CF
Muito importante: o direito brasileiro estabelece penas para quem descumpre a função social da propriedade, tais como:
1 _Confisco sem indenização art, 243 CF, se a propriedade urbana ou rural for usada para trabalho escravo ou plantação de psicotrópicos.
2_ Se a propriedade que descumpre a função social for rural ar 184 CF, a União pode desapropriar por interesse social indenizando de forme justa mas em títulos da dividia agrária ( não é em dinheiro) trata-se de desapropriação extraordinária de caráter sancionatório .
3 _Se a propriedade que descumprir a função social for urbana art 182, parágrafo 4º CF o município exclusivamente poderá desapropriar a área por interesse social, pagando indenização previa em títulos da divida pública( não é dinheiro). É uma desapropriação extraordinária de caráter punitivo ( enquanto o TDA é resgatável em até 20 anos , o TDP é resgatável em 10 anos).

Continue navegando