Buscar

A administração participativa como uma gestão motivacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A administração participativa como uma gestão motivacional, tornando os colaboradores mais engajados e consequentemente aumentando a produção e lucratividade da empresa.
Pontos a serem especulados, como implantar?
Qual a problemática?
Quais seriam as ferramentas complementares?
Empowerment
Modelo de Negócios Ágeis
Liderança participativa
Dessa forma, a gestão participativa surgiu com a ideia de trazer seu colaborador, funcionário, empregado, para dentro da empresa com outro olhar, um novo pensamento, fazendo com que o mesmo faça parte das decisões, tenha ideias e crie, compartilhe suas opiniões e seja responsável pelas decisões tomadas. Assim as designações dadas ás pessoas refletem o nível do valor que elas têm para a organização. 
Essa administração não está mais atrelada apenas ao aumento do salário ou benefícios financeiros, mas está relacionado o nível de importância em que o colaborador sente-se, o status, a autonomia e o incentivo que recebem dos líderes para continuar aprendendo e adquirindo conhecimento, gerando mais valor para empresa.
Utilizando as ferramentas de empoderamento, iremos aumentar o nível de responsabilidade dos colaboradores não apenas no seu setor, mas dando lhes autonomia para participar mais das estratégias da empresa, descentralizando a liderança e aumentando o comprometimento do colaborador.
O modelo de negócios ágeis, traz uma perspectiva maior, o mesmo ainda é uma ferramenta mais utilizadas nas startups, mas um de seus princípios é montar equipes de vários setores, para estudarem e criarem novos produtos/serviços e lançar as propostas, trazendo o intuito de compartilhar o conhecimento de todos os setores e o inter-relacionamento entre as áreas, instigando mais a busca pelo conhecimento.
Objetivos Gerais: Avaliar como a administração participativa pode ser uma estratégia para o desenvolvimento da empresa. 
Objetivos Específicos: 
Propor a administração participativa como ferramenta para o aumento do nível motivacional dos colaboradores
Avaliar a administração participativa como gestão inovadora, proporcionando quebra de paradigmas.
Segundo Walter Lerner (1991), a administração participativa deve ser entendida como modelo de gestão humanizada, que emprega participativamente o trabalho e os talentos humanos e se baseia na equitativa convergência de interesses com fornecedores/ empregados/clientes, tendo como objetivo criar melhores condições para a organização cumprir o seu papel social de produzir resultados adequados aos seus propósitos.
Pode- se compreender a administração participativa como uma gestão motivacional para os colaboradores consequentemente aumentando a produção e lucratividade da empresa.

Outros materiais