Buscar

APOL O1 Marketing de Relacionamento

Prévia do material em texto

APOL O1
100 PONTOS
Questão 1/5 - Marketing de Relacionamento
A definição de marketing do American Marketing Association é “uma função organizacional e um  conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.” No contexto do marketing de relacionamento valor para o cliente é (são):
	
	A
	O preço que o consumidor irá pagar em algum produto/serviço.
	
	B
	O quanto este consumidor vale para a empresa.
	
	C
	Os atributos que o consumidor valoriza.
	
	D
	Os preceitos morais do consumidor.
Questão 2/5 - Marketing de Relacionamento
Segundo um estudo realizado pelas empresas de marketing Loyalty One e Epsilon International em 2012, cerca de 27% dos brasileiros que fazem parte de um programa de fidelidade ficam motivados a comprar mais vezes da mesma empresa (GINESI, 2013).  Sobre programas de fidelização:
Fonte: GINESI, Camilla. 7 passos para criar um programa de fidelidade. 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/63/noticias/como-fazer-o-cliente-voltar>. Acesso em: 29 jun. 2016.
I - Manter os clientes atuais pode custar de cinco a sete vezes mais do que a satisfação e retenção de novos clientes.
II - Programas de fidelização não funcionam em pequenas empresas.
III - A empresa deve manter relacionamentos com todos os clientes.
IV - O banco de dados é a base de um programa de fidelidade.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa IV, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
Questão 3/5 - Marketing de Relacionamento
João tem uma panificadora em frente a um grande condomínio. Apesar do pão não ser muito bom, a panificadora sempre está muito cheia principalmente com os moradores deste condomínio. João é só alegria! Porém, para azar de João, abre uma nova panificadora uma quadra de onde ele fica que vende um pão maravilhoso e com o mesmo preço que ele pratica. Aos poucos, sua panificadora vai ficando cada vez com menos movimento até que um dia, ele precisa fechar as portas. Em relação a lealdade dos clientes de João, coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) João deveria saber  que não é porque os  clientes  compram dele todos dos dias que são leais a ele.
( ) Os clientes de João se enquadram na  “falsa lealdade” pois são aparentemente leais por realizarem recompra mas na primeira oportunidade mudam de empresa.
( ) Se analisarmos os clientes do João em relação a sua satisfação x lealdade, poderemos classificá-los como o tipo “mercenário” – estão satisfeitos com a empresa mas não tem lealdade.
Agora, marque a sequencia correta:
	
	A
	V, F, F
	
	B
	V, F, V
	
	C
	F, V, V
	
	D
	F, V, F
	
	E
	V, V, F
Questão 4/5 - Marketing de Relacionamento
Leia o texto abaixo:
Embora a alfaiataria tradicional tenha sofrido o impacto do desenvolvimento da roupa pronta, da adesão em massa à indumentária casual e das mudanças nas relações de trabalho, ela sobrevive em algumas dezenas de pequenas oficinas espalhadas na cidade, principalmente no Centro. Calcadas na divulgação boca a boca, elas, que estampavam grandes espaços publicitários nos jornais da primeira metade do século passado, são uma presença discreta, mas representam um contingente bem maior do que se imagina. Não contem ao pessoal do marketing, mas o corretor Rodolfo entrou na alfaiataria de dois por quatro metros com a “compra na cabeça”, já que realmente o modesto comércio não apresenta nenhum atrativo parecido com as reluzentes vitrines das lojas de shopping. Melhor retificar. O bom papo do dono melhora o humor de qualquer um que esteja passando por lá numa tarde carrancuda de Curitiba.
 
Fonte: BRITO, D. Os últimos Alfaiates. 13 de junho de 2010. Gazeta do Povo/Viver bem/Comportamento. Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/os-ultimos-alfaiates/> Acesso em: jul 2016.
 
Ao ler o texto acima, você poderia fazer qual inferência de seu conteúdo com o marketing de relacionamento? Marque apenas uma alternativa:
	
	A
	A profissão de alfaiate está fadada ao desaparecimento pois as pessoas querem rapidez nas suas compras e não tem paciência de esperar pela confecção de algo.
	
	B
	Atualmente busca-se justamente uma retomada desse  tipo de relacionamento entre fornecedor e comprador tão comum no passado e importante para o bom resultado das empresas.
	
	C
	Para as empresas terem sucesso hoje em dia, devem pensar em voltar a terem uma produção artesanal pois as pessoas valorizam a customização e seria uma maneira de se diferenciar.
	
	D
	O marketing não tem influencia em pessoas que gostam de contratar os serviços de profissionais exclusivos como um alfaiate.
Questão 5/5 - Marketing de Relacionamento
Imagine que você e seu amigo saindo do trabalho no final do dia estão com muita fome. No caminho até o estacionamento, recebem um folheto divulgando dois novos restaurantes no shopping: um japonês e um nordestino. Entram no e carro decidem jantar neste shopping.  Lá, depois de muita discussão do que comer, não entram em um acordo e cada um vai para um restaurante diferente. Você vai até o novo restaurante japonês comer sushis e seu amigo vai até o novo restaurante nordestino comer uma tapioca.
Baseado nos conceitos do marketing vistos em aula pode-se afirmar que:
I - A fome é um exemplo de necessidade.
II - A fome é um exemplo de desejo.
III - A vontade de comer comida japonesa ou nordestina é uma necessidade.
IV - A vontade de comer comida japonesa ou nordestina é um desejo.
V - O marketing gerou uma necessidade ao distribuir os folhetos dos novos restaurantes.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e IV, apenas.
	
	C
	Afirmativas II, III e V, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, IV e V, apenas.
	
	E
	Afirmativa V, apenas.

Continue navegando