Buscar

1º SIMULADO PESQUISA E PRÁTICA ED

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º SIMULADO PESQUISA E PRÁTICA ED. I
Ao estudarmos a história da universidade, sua missão e o processo de formação de educadores percebemos que a pesquisa é incorporada como um dos elementos norteadores do processo de formação docente, associando-se ao ensino e à extensão. Sabemos que abordar sobre a ação de pesquisar é refletir sobre a relação teoria e prática presente em todo o processo ensino-aprendizagem, assim como a necessidade de problematização do fazer pedagógico. Partindo desses pressupostos explique por que a relação existente entre o binômio teoria e prática é considerada indissociável.
Sua Resposta: A fundamentação teórica associada a uma instrumentalização técnica,resulta numa ação mais coerente com a realidade da sala de aula.A teoria não é apenas retratadora ou constatadora do existente, é tambémorientadora de uma ação que permita mudar a realidade. Quanto à prática educacional, ela é sempre o ponto de partida e o ponto de chegada. Desta forma, todos os componentes curriculares deveriam trabalhar a unidade teoria-prática sob diferentes configurações, para que não se perca a visão de totalidade da prática pedagógica e da formação como forma de eliminar distorções decorrentes da priorização de um dos dois pólos
Compare com a sua resposta: O aluno deverá discutir a relação entre o pensar e o agir.
A reflexão sobre a prática está associada a uma postura investigativa em que o professor precisa ser capaz de compreender, refletir, adaptar e programar criticamente suas ações. O que significa refletir sobre a própria prática e qual a atitude do professor que define uma postura investigativa?
Sua Resposta: Refletir sobre a própria prática é buscar constantemente a capacitação, o aperfeiçoamento e a qualificação com o propósito de reelaborar continuamente suas práticas docentes,interrogando-as e reconhecendo a possibilidade da transformação da própria prática a fim de melhorá-la tendo como compromisso pessoal, o pensamento voltado a educação como ¿processo de humanização¿ . O professor que assume uma postura investigativa têm a pesquisa, o ensino e a extensão com tripés do seu processo de ensino/aprendizagem.
Compare com a sua resposta: Refletir sobre a prática docente significa também uma busca pela superação dos obstáculos à aprendizagem dos alunos, em que o professor se reconhece como partícipe, como articulador de saberes e nunca como transmissor de conhecimentos, reconhecendo que a aprendizagem é um processo compartilhado em que aluno e professor aprendem. A postura investigativa do professor está relacionada com a busca de contínuo aperfeiçoamento de seu fazer através do estudo, da pesquisa e da reflexão, propondo-se a uma avaliação de suas ações docentes.
A LDBEN 9394/06 determina que os docentes de educação básica possuam o curso superior, ou seja, que a formação de nossos professores aconteça em cursos de graduação. Ao estudar a história da universidade no Brasil, encontramos nos educadores escolanovistas uma preocupação com os estudos superiores e a precária formação de professores existente. A frase abaixo confirma esta afirmativa:
"A falta de estudos superiores de tipo acadêmico havia de tornar extremamente precária a formação dos professores para os colégios secundários de que o Imperial Colégio Pedro II era o modelo e o padrão".
Esta frase faz parte da análise que um dos principais educadores e intelectuais escolanovistas fez sobre as escolas superiores oficiais que o Brasil teve até o final do Império em 1889 e o início da República. Podemos afirmar que o autor desta análise foi:	
Dermeval Saviani	
Darcy Ribeiro	
Plínio Leite	
Paulo Freire
 Certo	Anísio Teixeira
Segundo o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova (1932) a finalidade da educação se define de acordo com a filosofia de cada época. A nova educação deveria ser uma reação contra a educação tradicional (verbalista e enciclopédica). A sociedade estava mudando do modelo agrícola para o capitalismo industrial e a escola deveria atender esse novo cenário econômico. O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova reivindica uma ação firme do Estado, no sentido de assegurar educação: I - Pública (dever do Estado); II - Gratuita (direito de todos); III - Laica (sem ensino religioso obrigatório aos alunos); IV - Obrigatória (7 a 15 anos) e coeducativa (meninos e meninas na mesma escola).
 Certo	Estão corretos os itens I, II, III e IV.
	Somente o item IV está correto.
 	Estão corretos os itens I, II e III.
	Somente o item I está correto.
	Estão corretos os itens I e II.
A Reforma Francisco Campos efetuou-se através de vários Decretos, dentre os quais: Decreto 19.851 de 11 de Abril de 1931 que dispõe sobre:
 Certo	A organização do Ensino Superior no Brasil.
	A organização do Ensino Técnico no Brasil.
 	A organização do Ensino Secundário no Brasil.
	A organização do Ensino Normal no Brasil.
	A organização do Ensino Profissionalizante no Brasil.
O estudo do processo histórico sobre a formação dos profissionais de educação no Brasil nos leva a refletir sobre a função docente no século XXI. Desde a Idade moderna vivemos num mundo em que os avanços tecnológicos têm produzido diversas ferramentas que são utilizadas diariamente no processo de construção do conhecimento. Diante do exposto podemos afirmar que é papel do professor:
I - Estimular a pesquisa e a reflexão;
II - Preparar o discente para o futuro;
III - Estimular reprodução de conceitos;
IV - Preparar o discente para reproduzir o conhecimento midiático;
V - Estimular a aprendizagem e o senso crítico;
Estão corretas as afirmativas:
	I, II e III
	I, III e V
 Certo	I, II e V
	I, IV e V
	I, III e IV
A idade moderna trouxe para educação uma reflexão sobre o papel das universidades, gerando mudanças na forma como era entendida e organizada. Desejava-se assim romper com os propósitos do período de seu surgimento, assim como a implantação de inovações que atendessem ao desenvolvimento tecno-industrial. Segundo Jasper: "ensinar é participar do processo de pesquisa. Só o homem voltado para a pesquisa pode realmente ensinar; do contrário, ele reduz seu trabalho a transmitir um pensamento inerte, mesmo sendo pedagogicamente ordenado, no lugar de comunicar a vida do pensamento" (K. Jaspers). Partindo desse princípio, em relação ao ensino e pesquisa, podemos dizer que:
1. A pesquisa é uma atividade que deve ser realizada pela elite dos professores com formação sofisticada, considerados doutores.
 2. Professor é quem tem uma bagagem para transmitir via ensino e não deve se dedicar à pesquisa.
 3. O pesquisador deve se dedicar também aos processos de socialização do conhecimento.
 Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases acima e logo após marque a opção que apresenta a sequência correta.
	V F V
	F F F
	V V V
	F V F
 Certo	F F V
Ao estudar a história da universidade descobrimos que a formação numa instituição de ensino superior deve ser feita tendo como base em três aspectos:
	Pesquisa, aprendizagem e memorização de conceitos.
	Pesquisa, prática pedagógica e lazer universitário.
 Certo	Ensino, pesquisa e extensão.
	Extensão, obediência e vocação.
	Ensino, cognição e afetividade.
Estudantes de 10 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de energia para a população. O professor inicia a atividade com perguntas como: Quais os tipos de energia que existem atualmente? Toda habitação e população têm acesso à energia? Qual a relação da energia com o meio ambiente? As respostas são discutidas. O professor realiza em sala atividades práticas como: construção de uma maquete do sistema de captação de energia; pesquisa a respeito de quais equipamentos eletroeletrônicos mais consome energia. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental por meio da conscientização da população para o consumo racional de energia. Refletem sobre como o poder público trata da captação e distribuição de energia e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.A pesquisa realizada nesta escola de Ensino Fundamental se constrói por meio de um conhecimento que considera:
 	todas as dimensões da sociedade na realidade.
 Certo	múltiplas dimensões do ser humano e da sociedade na realidade.
	todas as dimensões do ser humano na realidade.
	algumas dimensões da sociedade na realidade.
	algumas dimensões do ser humano e da sociedade na realidade.
As _________________________ visam ao enriquecimento da formação do aluno e são decorrentes e articuladas às disciplinas, sendo orientadas pelos seus respectivos professores. Complete a frase:
 Certo	Atividades práticas
	Leituras
 	Pesquisas
	Escritas
	Aulas

Outros materiais