Buscar

PROVA A5 FILOSOFIA DA ED.BRAS.

Prévia do material em texto

PROVA A5 FILOSOFIA DA ED.BRAS.
Diferente dos socialistas utópicos surge o socialismo científico, defendido por Karl Marx e Frederich Engels, que preconizavam:
	2. A existência de uma classe dominante reacionária que aprofundasse a divisão social de classes e mantivesse o controle econômico.
	1. A existência de uma classe operária que fosse centrada na obediência civil e, consequentemente, na subserviência ao capital.
	5. A existência de um Estado burocrático que promovesse a autonomia da classe trabalhadora para que esta assumisse o controle estatal.
	3. A existência de uma classe que defendesse a propriedade privada, os direitos e deveres do cidadão e, consequentemente, a ordem e o progresso social e econômico.
 Certo	4. A existência de uma classe operária revolucionária capaz de superar o Estado burguês e de criar uma sociedade a partir da supressão da propriedade privada dos meios de produção.
2. Ao refletir acerca do lazer na sociedade atual, Aranha (2006) considera que os educadores e, por conseguinte, as escolas estão desafiados a oferecerem aos jovens condições para que aprendam a ocupar o seu tempo livre de modo criativo. Assinale a única opção que contempla este desafio.
1. A direção da escola, assim como os professores, devem fazer da escola um espaço de reprodução do lazer oferecido fora do ambiente escolar para que os alunos se sintam em casa também dentro dos muros escolares.
2. Na escola parece importante que, os professores de arte e disciplinas similares, elejam como prioridade de suas aulas temas que remetam à formação de gostos culturais diversificados e que priorize as manifestações de massa já existentes.
3. Educar a juventude para ocupar de forma criativa o ócio é prepará-los para serem platéias dos espetáculos de lazer oferecidos pela indústria do lazer.
4. É papel dos educadores formar os jovens com base em conhecimentos críticos que lhes permitam analisar e se posicionar de forma livre, mas com fundamentos sobre todas as manifestações da vida, inclusive sobre as formas de lazer para, assim, poderem ocupar seu tempo livre de forma construtiva.
	Todas contemplam este desafio
 Certo	Apenas a 4 contempla este desafio
	Apenas a 1 contempla este desafio
	Apenas a 3 contempla este desafio
	Apenas a 2 contempla este desafio
3. Os principais teóricos do socialismo utópico foram Proudhon, Fourier, Saint-Simon e Owem. Sobre esta vertente teórica podemos afirmar que:
 Certo	5. Fizeram severas críticas ao liberalismo econômico, principalmente à livre iniciativa e à livre concorrência e defendeu a formação de comunidades auto-suficientes, onde os homens, através da livre cooperação - cooperativa de trabalhadores -, teriam suas necessidades satisfeitas.	
2. Defenderam o Estado controlado pela burguesia e a economia (processo produtivo) controlada pelos trabalhadores do campo.	
4. Defenderam o idealismo de Hegel e dos hegelianos de esquerda.	
1. Defenderam o liberalismo econômico, a livre iniciativa e a autonomia do trabalhador para vender a sua força de trabalho.
3. Fizeram severas críticas ao absolutismo e ao socialismo científico de Karl Marx e Frederich Engels.
4.Corresponde de forma sucinta ao ideal de uma educação comprometida com o combate a ideologia e que tem como principio formativo o ideal de igualdade social, marque a resposta correta:
1. A educação deve ser uma prática destinada a formar indivíduos conscientes de seu papel social e deveres profissionais.
2. A educação deve formar indivíduos neutros, pois na sociedade é que deve se vivenciar as questões políticas e a luta pela emancipação.
3. A educação pode ser libertadora sem ser política, pois a formação crítica nada tem a ver com política.
4. A educação deve ser pautada em opções políticas comprometidas com a emancipação e libertação, que opera como arma contra a alienação que privilegia os interesses individuais em detrimento dos coletivos.
	Apenas a alternativa 2 está correta
	Apenas a alternativa 3 está correta
 Certo	Apenas a alternativa 4 está correta
	Apenas a alternativa 1 está correta
	Todas as alternativas estão corretas
5. A educação é um fenômeno humano decorrente da relação do homem com a natureza mediada pelo trabalho, portanto, ela é uma exigência do e para o processo de trabalho, como ela própria é um processo de trabalho. Dessa mediação pode-se afirmar que:
I. A produção material e a produção não material (saber, o conhecimento, a cultura) da existência humana. Portanto, a educação se situa no plano não-material por ter como finalidade garantir a transmissão/assimilação do acervo cultural produzido historicamente pela humanidade.
II. A educação enquanto trabalho não-material tem uma peculiaridade: o ato da produção educativa não se separa do ato do consumo, ou seja, ao mesmo em que a aula é produzida pelo professor ela é consumida pelo aluno.
III. Sendo a educação algo natural independe da vontade do ser humano e sua transmissão é casual e espontânea.
IV. O ato educativo tem por finalidade produzir um habitus, ou seja, uma segunda natureza como sendo algo irreversível.
 Assinale a alternativa correta:
	5. Somente os enunciados II e IV estão corretos.
 Certo	1. Somente os enunciados I, II e IV estão corretos.
	4. Somente os enunciados I e III estão corretos.
	3. Somente os enunciados I, III e IV estão corretos.
	2. Somente os enunciados II, III e IV estão corretos.
6. De acordo com Demerval Saviani, as teorias liberais da educação partem do princípio que a prática pedagógica:	
é um exercício de qualificação técnica, o que faz com que essas teorias não se preocupem com o ensino universitário.
 Certo	é um exercício de homogeneização social, que tem a função de reforçar os laços sociais.	
é um exercício de crítica à ideologia, o que faz com que essas teorias possam ser definidas como marxistas.	
é um exercício de culto religioso, o que faz com que essas teorias possam ser definidas como desdobramento da escolástica medieval.	
é um exercício de alfabetização, o que faz com que essas teorias não se preocupem com os outros níveis do ensino básico.

Continue navegando