Buscar

AV Educação Especial Renata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201407043201 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201407043201 - RENATA MERTENS DE AGUIAR FERNANDES 
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9014/AA
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 17/11/2014 09:18:46 
	
	 1a Questão (Ref.: 201407109611)
	9a sem.: ALTAS HABILIDADES
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Qual o papel do educador , quando necessário, no processo de construção de uma proposta de educação inclusiva para o aluno com deficiência física?
		
	
Resposta: O papel do educador será o de remover barreiras e obstáculos, contando com o apoio de materiais e suportes que facilitem a acessibilidade dos alunos com deficiência física. Rampas, elevadores, materiais que facilitem a escrita no caso da deficiência atingir também as mãos. Enfim, levar este aluno a se socializar com o mundo em que vive, com a turma em que está inserido, para que ele não desista diante dos possíveis problemas de adaptação.
	
Gabarito: 
Resposta Oferecer recursos de tecnologia assistiva para o educando e criar adaptações no currículo e de acesso ao currículo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407088876)
	5a sem.: Deficiência Visual
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Em se tratando de pessoas cegas ou com baixa visão, assinale qual dos equipamentos abaixo NÃO pode ser utilizado por eles, por se tratar de uma incompatibilidade perceptiva. 
		
	
	Reglete para Braille
	
	Libras
	
	Programa DOSVOX
	
	Sorobã
	
	Bengala 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407279893)
	1a sem.: Educação Especial
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Educação Especial,  na perspectiva da educação inclusiva,  é uma modalidade do ensino  que:
		
	
	Não substitui  a educação comum,  tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
	
	Tem uma proposta de integração,  visando  garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades   inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
	
	Possui  como orientação um  modelo inclusivo, onde toda  criança com deficiência  deverá ser matriculada em escolas especiais.
	
	Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência.    
	
	Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407291834)
	sem. N/A: Inclusão
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A Educação Inclusiva requer um novo modelo de escola em que é possível o acesso e permanência de todos os alunos. Assinale a afirmativa que apresenta a orientação que deve ser adotada pela escola para tornar-se inclusiva:
		
	
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos que favoreçam a segregação social e aprendizagem. 
	
	Substituir mecanismos de seleção e discriminação por procedimentos de identificação e remoção de barreiras para aprendizagem
	
	Substituir mecanismos de inclusão por processos de trabalho individuais.
	
	Substituir mecanismos de segregação social por processos discriminatórios.
	
	Substituir mecanismos de discriminação por procedimentos que favoreçam a seleção dos grupos. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407089312)
	2a sem.: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Débora é uma jovem professora que iniciou a sua atuação docente numa pequena escola particular no subúrbio de Vila da Penha (Rio de Janeiro). Em sua primeira semana de trabalho foi convocada por sua diretora para uma reunião em que o aluno Matheus de 8 anos de idade e sua família seriam apresentados aos profissionais da escola. A diretora explicou para Débora que a inclusão de alunos deficientes é assegurada por lei e pôde complementar a sua explicação com mais um argumento que mostrava respeito à diversidade de formas de ensinar e respeito à cidadania de Matheus. Marque o único argumento que NÃO faz parte desta descrição qualitativa e, portanto, NÃO poderia ter sido usado pela diretora: 
		
	
	A diretora explicou que a escola é pequena e precisa do maior número possível de alunos para poder cumprir suas metas orçamentárias e receber o valor dos investimentos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). 
	
	A diretora se limitou a explicar que a decisão da professora não pode ferir a legislação nacional que obriga todos os estabelecimentos de ensino se prepararem para receber e educarem alunos com diferentes deficiências. 
	
	A partir do conceito de inclusão e acessibilidade a diretora provou que uma boa escola deve ser boa para todos, inclusive, para os alunos com deficiências e fraco desempenho acadêmico. 
	
	A diretora se solidarizou com a insegurança de Débora, afinal de contas essa seria uma experiência nova e desafiante para a jovem professora. Entretanto, a diretora logo apresentou uma serie de sites e artigos que ensinam como locomover crianças com diplegia. 
	
	A partir da legislação brasileira (LDB 9394/96 e Constituição Federal de 1988) a diretora pôde explicar para toda a equipe que Matheus tem direitos assegurados pelo simples fato de ter nascido em solo brasileiro. Portanto, a escola precisa se adequar o mais rápido possível para atender às suas necessidades. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407221727)
	4a sem.: Deficiência Física.
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No filme Meu Pé Esquerdo, o filho de uma família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que retira todos os movimentos do seu corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle somente desse membro, o jovem torna-se escritor e pintor. A respeito da paralisia cerebral, podemos dizer que:
 A) Pode ocorrer que a criança com paralisia cerebral também tenha uma deficiência intelectual, mas isso não acontece necessariamente.
 B) A paralisia cerebral não está associada diretamente à deficiência intelectual, mas pode ocorrer a combinação das duas deficiências numa só criança.
 C) O desenvolvimento cognitivo do aluno portador de paralisia cerebral, pode ser afetado e prejudicado em função de sua dificuldade em atuar sobre o mundo físico, decorrente de suas limitações sensório-motoras e de linguagem, o que pode vir a comprometer desenvolvimento das capacidades lógicas, de interação e de domínio das práticas culturais, que vão desde as atividades da vida diária até o domínio da leitura e da escrita.
 Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	
	A afirmativa A é a única correta. 
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407088889)
	6a sem.: Deficiência auditiva
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Maria possui um filho surdo e está em dúvida quanto à escolha da escola para ele. Atualmente, segundo a resolução nº 4 da Câmara de Educação Básica de novembro de 2009, a melhor orientação é:
		
	
	A inclusão de seu filho em turma de uma escola regular com o acompanhamento pelo professor especializado (AEE), na sala de recursos multifuncionais, no turno inverso.
	
	Frequentar somente as sala de recursos multifuncionais de uma escola pública.
	
	Matrícula na Escola Especial para surdos, com garantia de transporte para seu filho. 
	
	Matrícula em escolas católicas voltadas para a campanha da fraternidade.
	
	Frequentar somente a escola regular com as adaptações curriculares necessárias. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407089806)
	3a sem.: educação inclusiva
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O paradigma da inclusão das pessoas com necessidades especiais em todas as esferas da sociedade tem por base a ideia de direito à educação pública. A leide Diretrizes e Bases 9.394/96 garante o acesso à escola para as pessoas com necessidades especiais, entretanto, ainda há dificuldades de aceitação dessa legislação por parte do próprio corpo docente. Faça uma relação entre inclusão e mudança de mentalidade para discutir a questão colocada acima. 
		
	
Resposta: Nós, seres humanos em sua maioria, ainda achamos que pessoas com necessidades especiais são aquelas que estão destinadas a viver em um mundo paralelo, sem poder interagir com o que a cerca. Vemos isso em todas as esferas da sociedade, inclusive na educação. Para que a inclusão seja realizada de maneira completa, assegurando a educação para todos, sem restrição, precisamos enxergar a pessoa como um todo; se não consegue fazer certa tarefa da mesma maneira que a maioria faz, conseguiremos suportes e apoios pedagógicos para que ela consiga da maneira dela, sem deixar por isso de aprender e, consequentemente, participar do mundo ao qual está inserido. A questão não é "acabar" com a deficiência e, sim, adaptá-la da melhor maneira possível.
	
Gabarito: 
Atualmente temos diversas leis e documentos oficiais, a nível internacional e nacional, que promoveram a ruptura com a ideologia da exclusão, desencadeando políticas públicas de inclusão em todo mundo. 
A lei aponta para a integração, mas temos resistências, o próprio corpo docente ainda decide sobre o aluno "em função das suas condições específicas", trazendo, ainda uma forte herança do modelo médico-clínico, matriculando os alunos em escolas e classes especiais, segregando-os. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407088854)
	7a sem.: Deficiência Intelectual / Mental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Um escola da rede particular recebeu Pedro de 3 anos de idade para ser incluído numa turma regular de educação infantil. Pedro tem deficiência intelectual e será a primeira criança a ser educada naquela escola. Ao planejarem como será realizada a inclusão de Pedro optaram pelo paradigma interacionista sócio-histórico que postula o conhecimento como sendo: 
		
	
	Uma cópia da realidade, pois a criança nasce como uma tabula rasa e precisa aprender com as experiências da vida, copiando tudo o que aprende. 
	
	Um dom que é influenciado pela genética e pela aprendizagem que ocorre apenas nos dois primeiros anos de vida quando o sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento.
	
	Construído socialmente e internalizado a partir dos fatores de significação mais representativos para o sujeito.
	
	Uma pré-disposição psíquica relacionada à formação da personalidade que se dá até os cinco primeiros anos de vida. 
	
	Um dom genético que é transmitido pelos pais, desta forma, quem nasce deficiente deve ser educado como tal, com suas limitações sendo levadas em conta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407288447)
	9a sem.: Educação Especial
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No Brasil, o processo educacional do aluno com altas habilidades deve construir uma proposta pedagógica com base no modelo de enriquecimento e não de segregação. Assim, o aluno com altas habilidades deverá: 
		
	
	ficar somente no ambiente da Escola Regular, a professora deverá oferecer estímulos e desafios, reconhecendo o potencial do aluno .
	
	ser matriculado em uma Escola Especial, equipada com modernas inovações tecnológicas.
	
	ser inserido na classe comum de escola regular e frequentar o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
	
	ser somente promovido de séries, para que seu potencial seja respeitado.
	
	integrar um grupo de artes cênicas, para estimular seu desenvolvimento emocional e interpessoal.
	
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando