Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Segundo Vitgotsky (1896-1924) uma criança apresenta dois níveis distintos de desenvolvimento, são eles: o nível de desenvolvimento real, que é aquilo que uma criança consegue resolver por sua própria capacidade, sem o auxílio de um terceiro e o segundo nível seria o de desenvolvimento potencial, no qual consiste numa ou mais atividades que uma criança não consegue realizar sozinha e depende do auxílio de uma terceira pessoa, independe se essa seja um adulto ou uma criança mais experiente, a partir de algumas orientações recebidas pela criança pelo mais experiente ela conseguira realizar as atividades que antes não eram possíveis apenas com o conhecimento já adquirido até o momento.
Com isso Vitgotsky (1896-1924) determinou que existia uma distância entre esses dois níveis de desenvolvimento e essa distância foi denominada de zona de desenvolvimento proximal, ou seja, são funções que ainda não estão maduras na criança, mas que estão em processo de maturação e atingirão sua maturidade a partir do conhecimento adquirido com o auxílio de pessoas mais experientes. 
Por esse motivo podemos ver clara a relação entre a zona do desenvolvimento proximal e a problemática a nós imposta, onde um pai ao mostrar um objeto para seu filho espera que o mesmo determinasse o que estaria vendo, nesse ponto da problemática pode ser identificado o primeiro nível de desenvolvimento, onde o pai espera que o filho determine o que veja sem qualquer tipo de auxílio. Com o conhecimento adquirido até o momento o filho tenta por duas vezes responder assertivamente. 
Após as duas respostas não serem assertivas o pai auxilia o filho dizendo que o mesmo deve prestar maior atenção em relação ao objeto e observar o mesmo como um todo e informa ao menino que se trata de uma pirâmide. Nesse ponto se caracteriza o próximo nível de Vigostky, o nível de desenvolvimento potencial, pois a partir do auxílio recebido por seu pai o mesmo consegue determinar qual era o objeto em questão. E a partir desse momento, em que esse conhecimento não estava presente no nível de desenvolvimento real e foi adquirido no nível de desenvolvimento potencial, o conhecimento adquirido com o auxílio de seu pai passa a estar presente no nível de desenvolvimento real, podendo ser utilizado pelo filho numa situação futura que exija o mesmo conhecimento.