Buscar

artrite reumatóide

Prévia do material em texto

PATOLOGIA: ARTRITE REUMATOIDE
A artrite reumatoide é uma doença crônica do tecido conjuntivo, cuja característica principal é uma sinovite inflamatória proliferativa, que envolve todas as articulações, com potencial deformante. Pode atingir muitos tecidos e órgãos, tais como vasos sanguíneos, coração, pulmões e músculos. 
Como é uma patologia com potencial deformante, a fisioterapia atua de forma a prevenir e retardar o aparecimento das deformidades, auxiliará na manutenção da trofia e força muscular, promoverá reeducação postural, promovendo qualidade de vida e possibilitando a realização correta das atividades da vida diária.
No tratamento não medicamentoso a terapia é recomendada uma cinesioterapia, bola suíça, hidroterapia, aplicações de laser, infra-vermelho e alongamento. 
Exemplo de um caso clinico:
Paciente M.L.C., 53 anos, sexo feminino, chegou à clínica de fisioterapia, com diagnóstico clínico de epicondilite lateral em cotovelo direito (que a inflamação nos tendões). Em exame de ultra-sonografia, apresentou o seguinte resultado: inserção dos tendões epicondilianos lateral espessa e hipoecóica (que é a tendinite), com presença de pequenos pontos de fibrose no local. No laudo da tomografia computadorizada, feita por motivos de algias em região lombo-sacra, apresenta hérnia discal lombar. O médico que a assistiu, relatou suspeita de diagnóstico de artrite reumatóide, sendo encaminhada para um reumatologista. Este solicitou hemograma com pesquisa de fator reumatoide e a realização da densitometria óssea foi observado o seguinte quadro: osteopenia em L2 e L4 (que é a perda de massa óssea).
Com a avaliação fisioterapêutica, foi proposta a conduta:
- alongamento de membros superiores e inferiores;
- infra-vermelho, por 25 minutos, objetivando diminuição do espasmo muscular e diminuição da dor;
- massoterapia em região lombar, para promoção de relaxamento muscular;
- uso da bola suíça para realização de exercícios.
- hidrocinesioterapia, com exercícios de série de marcha (2minutos cada), série de membros superiores (1 minuto cada), série de borda (1 minuto cada), alongamento cadeia lateral e cervical e relaxamento final.
- Laser.
ALGUNS EXERCÍCIOS DA AVALIAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA
(vamos mostrar alguns exercícios para artrite reumatoide)
Podemos concluir que por ser uma doença crônica, que evolui com o passar do tempo, e envolve não só as articulações como também órgãos vitais do corpo humano, a artrite reumatóide necessita de uma abordagem multidisciplinar, com ortopedista, reumatologista, dentista, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicoterapeuta e, em especial, fisioterapeuta.
A fisioterapia atuará de forma global no paciente portador de AR, com objetivos específicos, como retardar o aparecimento das deformidades, fazer manutenção e fortalecimento muscular, manutenção e ganho de amplitude de movimento articular e muscular, reeducação postural e para realização das atividades da vida diária, trabalho cardiovascular, melhora na qualidade de vida e melhora na interação interpessoal, através do contato paciente-terapeuta.

Continue navegando