Buscar

modelo projeto de estagio fsl quase pronto

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA da pesquisa	001
2 OBJETIVOS da pesquisa	002
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA da pesquisa	003
4 METODOLOGIA do estágio	004
5 CRONOGRAMA do estágio	005
REFERÊNCIAS do projeto	006
ANEXOS /APÊNDICE do estágio	007
�
1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA da pesquisa
 A instituição Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos está localizada na zona urbana de Campo Grande, MS na rua Antônio Estevão Figueiredo nº 204, a unidade escolar está situada no bairro conjunto Parati, dotada de sistemas online de boletim escolar onde os próprios alunos podem ter acessos as suas notas no decorrer do ano letivo.
           Com relação ao núcleo familiar 48% dos estudantes têm pais casados; e 52% dos educandos têm pais separados, sendo que destes 52% de pais separados 32% já constituíram uma nova família e os 20% restantes a mãe permanece como apoio de familiar. Em se tratando de habitação 45% dos estudantes moram em casa própria, 25% alugada e 30% moram em casa de avós.
           O período de funcionamento é de três turnos: manhã , tarde e noite ; sendo 17 salas de aula,118 funcionários, sala da Direção, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional Especializado (AEE) ,Quadra de esporte coberta, Cozinha, Biblioteca, Sala de leitura, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Dispensa, Pátio coberto e Pátio descoberto.
            A instituição possui elevado índice de aprovação pela comunidade externa. Quando perguntada a respeito da confiança no trabalho realizado pelos docentes e gestores da escola, todos garantem que estão satisfeitos com o ensino aprendizagem desenvolvendo na instituição.
            Esta instituição de ensino apresenta excelentes resultados nas avaliações interna e externa. Dotada de turmas do Ensino fundamenta –Anos iniciais , finais e Ensino médio. Podemos citar além dos demais descrito aqui neste texto possui em suas dependências:
Alimentação escolar para os alunos
Água filtrada
Água da rede pública
Energia da rede pública
Esgoto da rede pública
Lixo destinado à coleta periódica
Acesso à Internet
Banda larga
Para auxilio dos regentes listamos as seguintes tecnologias:
TV
Copiadora
Retroprojetor
Impressora
Ap Projetor multimídia (data show)
Fax
Câmera fotográfica/filmadora
arelho de som
Sala de tecnologia e multimeios
Área de concentração: A tecnologia a serviço da educação 
Tema: Ferramentas avaliativas no desempenho do educando
2 OBJETIVO da pesquisa
Os objetivos específicos se desdobram em fundamentar e identificar os conceitos escolares sobre a inserção da tecnologia em sala de aula, identificar como os professores administram a inclusão digital em sala de aula, verificar a percepção dos professores sobre a inclusão digital e sua repercussão pedagógica, averiguar a capacitação e aceitação dos professores em relação ao uso da tecnologia em sala de aula. Destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital.
Observando as aulas do regente optei a desenvolver uma ação na área da tecnologia onde se pudesse auxiliar o professor regente em sala de aula, buscando a atrair a atenção dos educandos e tornando as aulas mais atrativas e participativas. Apresentando também ferramentas eficaz de avaliação online onde auxilie o regente em suas avaliações mensal e bimestral. Com isso, podem buscar, em tempo real, informações diferentes das que constam nos livros didáticos e esclarecer dúvidas.
É uma oportunidade de abrir o diálogo e também de o professor dar dicas de como selecionar boas fontes para pesquisar na web.
Nesse aspecto, clareza de objetivos é fundamental. Uma atividade como essa precisa ser muito bem orientada para que cumpra seu papel.
Graças à internet, o professor pode mostrar aos seus alunos o museu de artes online e pode deslumbrar uma viagem sem limites nas artes de todo um povo.
Quando o estudante consegue visualizar, está ativando mais uma área do cérebro, o que facilita muito o entendimento.
Além disso, mostrar vídeos e simulações como essas faz com que a aula fique muito mais atrativa. Se o professor está disputando a atenção com os celulares da turma, deve estar pronto para isso. Outra aplicação da tecnologia a serviço da educação é a possibilidade de fazer conexões entre a teoria e como ela se aplica no mundo real, mostrando notícias registradas em qualquer parte do mundo. Os games educativos são outra prova de o quanto a tecnologia pode contribuir com a educação É uma forma de demonstrar que os conteúdos que estão sendo trabalhados têm uma razão de ser, ou seja, fazem sentido. Por meio deles, os alunos aprendem de uma forma mais divertida, e vivenciam situações, experimentam-nas. Portanto, o primeiro passo das instituições de ensino é investir na preparação dos profissionais para o uso pedagógico dos recursos tecnológico.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA da Pesquisa 
A ideia do tema escolhido para pesquisa surgiu, devido à experiência como Professor Gerenciador de Tecnologia (PROGETEC) onde atuei no ano de 2013 até o anno de 2018,tendo em vista as dificuldade que observei nesses anos juntamente com os professores regentes que tinham com seus alunos. O incentivo é para que seus alunos sejam protagonista de seus próprio conhecimentos oferecer aos regentes uma opção de aulas relacionadas com as novas tecnologias.
A educação constitui a base de toda a formação e organização humana. Os instrumentos usados durante todo este processo são de extrema importância para construção e reprodução de visão de mundo, para formação de cidadãos efetivamente participativos e estimulados. Partindo-se deste ponto é visível a necessidade de adequações didáticas de ensino/aprendizagem que alcancem tais expectativas, criando condições que permitam interconexões com o processo educacional e a evolução de recursos tecnológicos como meios para alcançar uma aprendizagem diferenciada e significativa. 
A educação no mundo de hoje tende a ser tecnológica, por isso, exige entendimento e interpretação, tanto dos professores quanto dos alunos em relação a essas novas tecnologias. Através do uso da tecnologia no ambiente escolar, ficam claros os diversos sentimentos em relação a postura dos professores frente a novos desafios, como a satisfação de estar participando de uma realidade tecnológica ou a ansiedade por enfrentar novas mudanças.
Para D´AMBRÓSIO, (2001),“é preciso substituir os processos de ensino que priorizam a exposição, que levam a um receber passivo do conteúdo, através de processos que estimulem os alunos à participação.”
Nesse contexto, o trabalho com imagens pode ser especialmente instigante e produtivo, tanto pelos resultados da investigação histórica, quanto pelo próprio percurso dessa investigação. Mas, sobre maneira, pelas significativas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o “desenvolvimento nos alunos, de um crescente interesse pela realização de projetos e atividades de investigação e exploração como parte fundamental de sua aprendizagem”. (PCN, 1988, p. 44).
 
Orientados pela ideia de Pedro Demo, a educação necessita de mudanças significativas o mais rápido possível, pois é inadmissível a “educação bancaria” (Freire, 1996). Paulo Freire é contra o ensino bancário, onde o professor é o depositante e o aluno o depositário, pois só forma-se pessoas alienadas, não críticas e passivas.
A sociedade contemporânea é, assim, caracterizada pela diversidade de linguagens, devido à constante inserção de meios de comunicação. A adaptação de práticas de ensino visa melhorar a qualidade, explorando a aplicação de imagens, movimentos, músicas e artes, moldando um universo imaginário transpostosobre a realidade que será trabalhada no conteúdo em sala de aula.
4 METODOLOGIA do Estágio
A instituição Escola Estadual Maestro Heitor Villa Lobos está localizada na zona urbana de Campo Grande, MS na rua Antônio Estevão Figueiredo nº 204, a unidade escolar está situada no bairro conjunto Parati, dotada de sistemas online de boletim escolar onde os próprios alunos podem ter acessos as suas notas no decorrer do ano letivo. A turma que apliquei está metodologia são Anos Iniciais 5ºA,6ºB,7ºA,7ºB, Anos Finais 8ºB,9ºA, Ensino Médio  1ºB,2ºA totalizando 10hs de observação. A regência foi pelas mesmas turmas Anos Iniciais 5ºA,6ºB,Anos finais 8ºB,9ºA e Ensino Médio 1ºB,2ºA totalizando 10 hs de regência com um total geral de 20hs de Estagio. O período de funcionamento é de três turnos: manhã , tarde e noite ; sendo 17 salas de aula,118 funcionários, sala da Direção, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para atendimento educacional Especializado (AEE) ,Quadra de esporte coberta, Cozinha, Biblioteca, Sala de leitura, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Dispensa, Pátio coberto e Pátio descoberto.
A unidade escolar esta dotada de equipamentos tecnológicos e uma sala de tecnologia que está em perfeito funcionamento e com conexão com a internet.
Observando as turmas do Ensino Fundamental- inicial 5ºA,6ºB, anos finais – 8ºB,9ºA e Ensino Médio 1ºB e 2ºA, pude observar neste estagio que inserindo novas ferramentas a estes educando, poderia alcançar e conquistar os mesmos com participações e fazer com que estes educando sejam protagonistas dos seus próprio conhecimento, uma vez que observada a grande incidência de alunos fazendo o uso de celular e tablet em sala de aula, o que favorecia grandes descontentamento entre o regente e alunos. Observando a cada aula esses acontecimentos corriqueiros elaborei um plano de aula onde pude usar a Sala de tecnologia e criar avaliações online pela plataforma da GOOGLE mais precisamente no googleforms, criação de formulário online onde o educando realiza suas atividades e o próprio sistema faz as correções e envia a nota ao regente daquele aluno, neste mesmo sentido busquei demostra aos alunos as pesquisas e a visita no museu online onde poderão observar varia obras de arte dos mais variáveis segmentos. Foi importante demostrar que com o uso da internet pode-se obter grandes resultados no aprendizado do educando. Mas para que essa metodologia tenha um efeito positivo no ensino, é necessário que o professor esteja capacitado para usar o computador como meio educacional, pois o professor é o mediador nesse processo de construção dos conceitos a serem usados. O computador não deve ser usado nas escolas para que seja ensinado apenas como usá-lo para trabalhos “mecânicos”, pois o aluno estará aprendendo apenas a apertar botões e teclas, não estará construindo um conhecimento próprio.
Um grande desafio na educação é estimular os alunos a pensarem, pois é bem mais fácil o professor passar vários exercícios repetitivos, do que desenvolver atividades que realmente estimulem e despertem o interesse dos alunos no decorrer das aulas. Mas temos que ter em mente que devemos utilizar o computador como um instrumento metodológico, facilitador da construção do conhecimento do aluno, e não como um instrumento que apenas serve para passar mais rápido as informações necessárias.
5 CRONOGRAMA do Estágio
	Data
	Turno e horário
	Atividade
	08/04/2019
	Matutino 07h00min/08h41min
	Observação
	09/0/2019
	Matutino 07h00min/08h41min
	Observação
	10/04/2019
	Matutino 07h00min/08h41min
	Observação
	15/04/2019
	Vespertino 13h00min/13h41min
	Observação
	16/04/2019
	Vespertino 13h00min/13h41min
	Observação
	17/04/2019
	Vespertino 13h00min/13h41min
	Observação
	22/04/2019
	Matutino 07h00min/10h43min
	Observação
	23/04/2019
	Matutino 07h00min/10h43min
	Observação
	03/05/2019
	Matutino 07h00min/09h00min
	Regência
	03/05/2019
	Matutino 09h03min/10h20min
	Regência
	06/05/2019
	Matutino 07h00minmin/9: 00min
	Regência
	06/05/2019
	Matutino 09h01min/10h19min
	Regência
	08/05/2019
	Vespertino 13h00min/14h41min
	Regência
	08/05/2019
	Vespertino 14:42min/15:48min
	Regência
6 REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth de; ProInfo: Informática e Formação de Professores – Vol. 1; Brasília: MEC/ Secretaria de Educação à Distância –, 2000. BARROS, A. J. da S. LEHFELD, N. A. de S. Fundamentos de Metodologia. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 2000. CHIAPINNI, L. A reinvenção da catedral. São Paulo: Cortez, 2005. D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da Teoria a Pratica. Campinas: Papirus, 2001. GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999. LUDKE, M. LUDKE, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, mostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. MEC – Ministério da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio; Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000. MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Papirus, 2007. SANCHO, D. Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995. TRIVINOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
7 APÊNDICES 
São apêndices do Projeto de Estágio os seguintes documentos: 
• Estágio I: Roteiro de observação e de entrevista. 
• Estágio II: Roteiro de observação e planos de aula.
APÊNDICE I - ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO (para os estágios I e II)
1 Caracterização da Instituição em relação à Educação Básica
Organização: 
• Turnos de funcionamento e respectivos horários; 
• Total de turmas para cada nível/ modalidade de ensino atendido; 
• Média de estudantes por turma; 
• Média da faixa etária por turma; 
• Quantidade de funcionários; 
• Existência de equipe de apoio (psicopedagogos, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos, intérprete, segundo professor) e em quais situações os pais se dirigem à escola; 
• Como está organizado o recreio? Há supervisão? Se sim, é realizada por qual profissional da escola? 
• Quanto tempo é dedicado ao recreio? Existe alguma atividade dirigida (formação artística, cultural ou esportiva) para este momento? 
• Com relação à alimentação, quem define o cardápio da cantina, o cardápio traz opções de lanches saudáveis e é acompanhado por um nutricionista? 
• Caracterização do conselho de classe: período de ocorrência, integrantes, ações decorrentes (existe algum modelo de documento preenchido, ata, plano de ação, outro a especificar); 
• Pauta (assuntos contemplados ao longo das reuniões); 
• Local de realização; 
• Política de comunicação acerca da realização das reuniões; 
• Socialização e acompanhamento das decisões e orientações.
Infraestrutura: 
• Descrição dos aspectos físicos da escola: tipo de prédio, conservação e limpeza externa e interna, estrutura das dependências (espaço para atendimento aos pais, biblioteca, laboratórios, salas de aula, sala dos professores, salas informatizadas, áreas de lazer, estrutura para a realização de esportes); 
• Espaço destinado à socialização de trabalhos realizados pelos estudantes e para informações pertinentes ao funcionamento da escola; 
• Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais; 
• Espaço destinado às refeições: a escola possui cantina, oferece lanche (merenda), os alunos trazem lanche de casa; 
• Quais equipamentos multimídias a escola possui; 
• Os estudantes recebem material (cadernos, livros, uniformes) da gestão pública; 
• Como ocorrem pequenos reparos necessários (quem é acionado, a escola possui fundosmonetários específicos).
Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar 
• Descrição dos fins e objetivos da proposta pedagógica da escola e quais documentos alicerçam esta proposta (Proposta Curricular do Município e Estado, Parâmetros Curriculares Nacionais, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e outros); 
• O PPP é rediscutido em quais momentos? 
• Caso ocorram inovações e/ou alterações, elas são comunicadas através de quais meios? 
• No PPP constam registrados e sistematizados eventos que envolvam e beneficiem a comunidade interna e externa? 
• Existe a organização de feira de ciências, matemática, viagem de estudos, jogos estudantis, entre outras atividades que favorecem o desenvolvimento cognitivo e psicomotor dos estudantes; 
• Como os conteúdos das disciplinas aparecem organizados; 
• Quais recursos didáticos e referenciais teóricos norteiam a prática do corpo docente e administrativo da escola; 
• Forma de avaliação e a recuperação de conteúdos aparecem descritas no PPP.
Caracterização do corpo docente
• Quantidade de professores atuantes em sala de aula e quantidade de professores que atuam na gestão escolar (diretor, supervisor, orientador, secretário); 
• Formação acadêmica (quantos possuem Curso Superior, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado), 
• Regime de trabalho, vínculo (efetivo ou contratado); 
• Os profissionais moram no bairro e/ou município no qual a escola está edificada; 
• A escola oferece possibilidades de formação continuada para docentes (atuantes em sala ou na gestão); 
• Os professores possuem formação específica para as disciplinas nas quais atuam?
Caracterização do professor regente
Aspectos gerais 
• Formação acadêmica; 
• Experiência profissional (tempo de atuação com a Educação); 
• Tempo de atuação na escola atual; 
• Quais recursos midiáticos e técnicas para a explanação dos assuntos são comumente utilizados; 
• Relacionamento com os estudantes; 
• Regime de trabalho; 
• Vinculo (efetivo ou contratado); 
• O professor mora no bairro e/ou município no qual a escola está edificada; 
• O professor busca formação/atualização profissional.
Planejamento didático-pedagógico 
• Com que frequência é realizado (diariamente, semanalmente, anualmente); 
• São definidos objetivos para cada aula; 
• Os objetivos são centrados nos estudantes e apresentados à turma; 
• A avaliação empregada está em conformidade com a descrita no PPP;
• O professor promove a igualdade de expressão; 
• Ocorre relação do que é planejado com a prática; 
• Quais alternativas o professor busca para lidar com limitações (espaço físico, falta de material pedagógico e número excessivo de estudantes); 
• Quanto à motivação dos estudantes, quais meios são empregados para esse fim? 
• Pontualidade do professor; 
• Divide o tempo (hora-aula) entre motivação, explanação, atividades práticas e avaliação dos objetivos propostos.
Caracterização das turmas em que realizará regência (somente para o estágio II)
Aspectos gerais 
• Número de estudantes; 
• Faixa etária (há alunos que estão fora da faixa etária prevista?); 
• Número de repetentes; 
• O espaço físico é adequado à quantidade de alunos; 
• Há recursos tecnológicos disponíveis, quais? 
• Existe algum aluno com necessidades educacionais especiais? 
• A sala de aula atende a tal necessidade? 
Aspectos pedagógicos 
• Receptividade ao planejamento do professor e às regras de rotina de acordo com a linha pedagógica adotada no PPP e defendida pelo professor.
Aspectos comportamentais 
Interesse, participação, cooperação, respeito entre os pares; 
Organização no que se refere ao material individual e coletivo (mochila, livros, cadernos...); 
Momento(s) e/ou assunto(s) no(s) qual(is) se infere(m) mais atenção, interesse e participação dos estudantes.
�
APÊNDICE II – ROTEIRO DE ENTREVISTA (somente para o estágio I)
Nome do(a) Estagiário(a).......................................................................................
Título do Projeto de Estágio: ................................................................................. Curso:.................................................................................................................... Disciplina:.............................................................................................................. 
Nome do Orientador: ............................................................................................
	A entrevista será feita com profissionais da área da educação (professores, coordenadores e ou gestores educacionais). Serão criadas de 8 à 10 questões considerando o tema e a área de concentração escolhida na pesquisa.
A entrevista seguirá a seguinte estrutura:
PRIMEIRA PARTE DA ENTREVISTA (QUESTÕES DE 1 À 5): 
Nesta primeira parte, você pode pensar e elaborar questões ligadas a:
Dados de identificação do profissional entrevistado (Formação acadêmica; Experiência profissional; Tendência Pedagógica que alicerça a prática; Recursos midiáticos e técnicos utilizados; Formação/atualização profissional)
SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA (QUESTÕES DE 6 À 10): 
Já nesta segunda parte, elabore questões buscando conhecer:
Dados que buscam relacionar a área de concentração e o tema de pesquisa com o profissional entrevistado.
	Caro acadêmico(a)! Antes de iniciar a entrevista com o profissional da área da educação, apresente sua pesquisa para ele entender o objetivo da entrevista.
APÊNDICE II - MODELO DE PLANO DE AULA (somente para o estágio II)
Dados de identificação da Instituição Concedente 
Nome da escola:................................................................................................................ 
Diretor (a):......................................................................................................................... Coordenador(a): ............................................................................................................... 
Tempo da aula: ................................................................ Período:.................................. 
Nome do(a) Estagiário(a): ................................................................................................
Conteúdo: Constar o assunto que será abordado na aula.
Objetivos: Elencar as habilidades/competências a serem alcançadas pelo estudante ao final das regências. (Atente que o fato de que os verbos dos objetivos devem ser redigidos no modo infinitivo, ou seja, com as terminações em ar, er, ir e or).
Recursos: Elencar os materiais/recursos necessários que serão utilizados para alcançar os objetivos propostos. Exemplo: jornal, livro didático, mapas, quadro de giz, computador, vídeo, DVD, CD, internet etc.
Sequência didática: Descrever a sequência da regência, citar os procedimentos/metodologias que serão utilizados para promover a aprendizagem dos alunos. Explicitar como ocorrerá a interação professor-estudante, estudante-professor, estudante-estudante.
Observação: Detalhar todo o passo a passo da aula, todos os conteúdos que serão abordados durante a aula: definições, exemplos, exercícios, o que será passado no quadro (se for uma atividade impressa, colocar no anexo). Na sequência didática você deve escrever todo o conteúdo (detalhado) que será apresentado na sala de aula para os estudantes.
Sugestão: Separar a sequência didática por momentos (1º momento da aula, 2º momento da aula, 3º momento da aula).
Avaliação: Averiguar se os objetivos propostos foram atingidos. A avaliação pode ocorrer por meio de observação e análise do envolvimento dos estudantes com as atividades realizadas durante a regência. Dessa maneira, pode-se fazer, com mais segurança e eficácia, as modificações necessárias para as próximas aulas.
Referências: Listar nomes de livrose jornais, CDs, DVDs e outros tipos de materiais utilizados na regência, de acordo com as normas da ABNT.
Anexos: Lista de exercícios, textos, entre outros, que serão entregues (impresso) para os estudantes.
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci
Marcelo de Oliveira Rodrigues
(TURMA: FLX 1934) 
� EMBED Word.Picture.8 ���
PROJETO DE ESTÁGIO 
CIDADE
ANO
� EMBED MSPhotoEd.3 ���
“Nós, educadores, temos de nos preparar e preparar nossos alunos para enfrentar exigências desta nova tecnologia, e de todas que estão a sua volta – A TV, o vídeo, a telefonia celular. A informática aplicada à educação tem dimensões mais profundas que não aparecem a primeira vista”. (ALMEIDA, 2000, p. 78)
Janssen afirma que o professor deve mapear as formas como os alunos aprendem para ter sucesso na educação, já Pedro Demo (2001), no seu artigo Professor/conhecimento, diz que “a aprendizagem adequada é aquela efetivada dentro do processo de pesquisa do professor, no qual ambos – professor e aluno – aprendem, pensa e aprendem a aprender (DEMO, 2001)”.
_1384186842.doc
_1156253328.bin
_1384186843.bin

Mais conteúdos dessa disciplina